placardpt
      Análise
      Análise aos estreantes

      Sub-21 em renovação: como jogaram as novas peças do puzzle de Rui Jorge

      2021/09/07 10:30
      Ricardo Miguel Gonçalves

      Depois de ser vice-campeão europeu este ano, a equipa sub-21 de Portugal iniciou, esta segunda-feira, uma nova campanha de qualificação para o Euro da categoria a disputar em 2023. Naturalmente, a ocasião ficou também marcada pelo início de um novo ciclo na equipa de Rui Jorge, que se viu renovada devido às restrições etárias deste escalão.

      A equipa portuguesa ainda contou com alguns «repetentes» na vitória frente à Bielorrússia. Em primeiro lugar surge destacado Fábio Vieira, que deu seguimento às exibições que lhe valeram o prémio de MVP do Euro 2021 e fez um jogo digno de ser eleito pelo zerozero como o melhor em campo.

      Da mesma forma brilhou Vitinha, agora com a braçadeira, numa equipa onde já conhecia bem João Mário Francisco Conceição, uma vez que todos partilham o balneário no clube e o têm feito também nesta seleção. Tiago DjalóNuno Tavares Gonçalo Ramos são os restantes nomes que agraciaram o relvado novamente por este escalão da equipa das quinas.

      Como jogaram os estreantes?

      • João Gonçalves

      Não era fácil prever qual seria o titular entre os três guarda-redes convocados, mas João Gonçalves terá sido certamente aquele que mais impressionou nos treinos. Em jogo, por outro lado, pouco deu para ver do jovem guardião do Boavista. Fruto da qualidade da oposição, a baliza de Portugal foi muito pouco ameaçada e o dia de estreia pelas seleções jovens - é verdade, nunca tinha jogado em nenhum escalão por Portugal - foi muito tranquilo para este jogador. Fez duas boas defesas nos primeiros 10 minutos, mas mais nenhuma depois.

      • Eduardo Quaresma

      É um dos nomes mais conhecidos, por assim dizer, deste onze inicial escalado por Rui Jorge, mas não deixou de ser uma estreia para o jovem defesa que o Sporting emprestou ao CD Tondela. Ao lado de Tiago Djaló, Quaresma foi o central mais envolvido na fase de construção, ainda que tenha tido poucas oportunidades para se evidenciar a nível defensivo. Deverá ser esta a dupla titular.

      • Tomás Händel

      Este luso-austríaco de apenas 20 anos é mais um estreante absoluto com as cores de Portugal, uma vez que nunca tinha sido chamado em qualquer escalão. Para uma primeira vez, o médio defensivo do Vitória SC não se deu nada mal, embora tenha sido algo discreto. Mostrou qualidade no seu pé esquerdo, mas foi pouco aventureiro e na hora de reduzir o meio-campo a apenas três elementos foi o escolhido para sair.

      • André Almeida

      A nível de experiência de seleção há, também em Guimarães, um contraste absoluto a Händel. André Almeida estreou-se pelos sub-21 depois de já ter representado todos os escalões desde os sub-15 até aos sub-20. A camisola é a mesma, mas a responsabilidade é maior, o que não parece ter afetado este médio que foi um dos destaques de Portugal. Tem qualidade para se aventurar ofensivamente como Fábio Vieira e, a tempos, Vitinha, mas neste jogo foi mais um elemento equilibrador que mostrou sempre vontade de receber a bola.

      • Fábio Silva

      É, de longe, o jogador mais cotado desta seleção a nível internacional, fruto dos 40 milhões que o Wolverhampton pagou para o tornar no jogador mais caro da sua história, mas nem sempre se notou. Na estreia pelos sub-21, Fábio Silva mostrou-se confiante e envolvido. Foi, a par do outro Fábio (Vieira) o elemento mais perigoso de Portugal, mas a segunda parte trouxe uma notória quebra e, na hora de passar a 4-3-3, foi o escolhido para sair.

      • Gonçalo Borges

      Com alguma surpresa, o extremo do FC Porto B foi o primeiro jogador que Rui Jorge chamou a aquecimento e, a par de Francisco Conceição, o primeiro a entrar. Foi uma estreia promissora, embora inegavelmente frustrante. Na esquerda, teve muito mais bola do que Conceição na direita, mas nunca conseguiu fazer nada com objetividade. O seu toque charmoso de quem tem talento em abundância motivou aplausos das bancadas, só faltou foi soltar a bola no momento certo.

      • Paulo Bernardo

      Aos 19 anos destaca-se como uma das figuras de proa do Benfica B e conquistou, com mérito, a sua primeira internacionalização desde que em 2019 jogou pelos sub-19. Esteve em campo apenas 17 minutos, mas deixou clara a facilidade como, enquanto médio, chega à área com perigo. Pode vir a ser muito importante nesta caminhada.

      • Tiago Dantas

      Entrou ao mesmo tempo que Paulo Bernardo, mas não se destacou da mesma forma. O médio emprestado pelo Benfica ao CD Tondela, depois de um ano no Bayern, deixou a posição mais recuada do meio campo para Vitinha, mas não se destacou em nenhuma vertente do jogo, contribuindo para a passividade que se verificou nos minutos finais. Importante realçar que foi apenas uma estreia com cerca de um quarto de hora de jogo, uma amostra que impossibilita seja quem for (incluindo Rui Jorge) de deliberar acerca do promissor médio.

      Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      PORTUGAL
      EMPATE
      BIELORRÚSSIA

      Fotografias

      Qualificação Euro 2023 sub-21: Portugal x Bielorrússia
      Qualificação Euro 2023 sub-21: Portugal x Bielorrússia
      Comentários (11)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      VE
      RSoares66
      2021-09-08 11h35m por VerdadePura
      Não me interessam os numeros, interessa-me a qualidade demonstrada no contexto especifico

      O Nuno Tavares por exemplo é dos que mais provas dadas tem nesta Seleção mas não deixa de ser lixo
      Zero zero
      2021-09-07 15h56m por Road_Runner
      Nao tenho a certeza, mas podiam confirmar, penso que foi o Tiago Dantas que fez hm excelente remate de segunda linja que razou a trave. . .
      Se foi ele, podiam ter elogiado esse remate, pois a vossa critica foi um pouco destrutiva para este jogador. . .
      VerdadePura
      2021-09-07 15h08m por RSoares66
      Não é quantos jogadores do Porto elogiaste, é quando jogadores do Porto com provas dadas em contexto jovem, assim como na Primeira Liga, e na Premier League optaste por desvalorizar, ao mesmo tempo que decidiste elogiar jogadores que ainda só jogaram com juniores e com equipas da segunda. Clara dualidade de critérios.

      Sim, todos os jogadores sem cabeça são Rúben Semedos. Exceto, claro, na parte do terem cumprido penas de prisão por posse de armas, ameaças, e talvez (al...ler comentário completo »
      sub21
      2021-09-07 13h06m por yellow_ledbetter
      De todos eles, e dos poucos aspetos q posso louvar o ceição, é ter dado a oportunidade ao joão mário no clube. N é melhor q manafá a defender, mas tem mto + consistência atacante, sabe centrar. . . gosto de o ver jogar. . . na selecção principal, estará dificil pq de laterais n temos falta. . . .
      N vi o jogo, n faço ideia como jogaram. . . . mas percebe-se q os citados pelo slbmeireles são quem parecem ter melhores condições de ouvirmos falar deles nos próximos anos. . . .
      ...ler comentário completo »
      DANI10MM
      2021-09-07 12h56m por NandoSantosdoMendes
      Mas quando é que tiras esses óculos vermelhos e consegues ser o mínimo de sério e honesto??? Que fanático! Nem com a seleção nacional consegues deixar de ser fanático!
      Clubismos
      2021-09-07 12h41m por slbmeireles
      Da mesma maneira que apontaram o dedo a renato sanches, ruben dias e felix por serem benfiquistas, agora parece que fazem o contrário.
      A realidade é que nesta geração os jovens mais promissores são Fábio Vieira, Vitinha, João Mário e Gonçalo Ramos.
      São jogadores que já estão num patamar de discutir titularidade numa equipa grande portuguesa.
      Todos os outros ainda pouco provaram.

      DANI10MM
      2021-09-07 12h29m por RSoares66
      Que exagerado Daniel. É mesmo verdade o que eu digo, chamar alguém de banal está banalizado. Dos nosso sofás somos todos uns heróis, eu compreendo.

      O João Mário tem ainda bastante que aprender, mas é novo e irá evoluir com naturalidade como tem feito. Para o nível dos sub-21, é claramente acima da média.

      O Quaresma é um central de 19 anos. . . não sejas mesquinho, Daniel.

      O Djaló tem dezenas de jogos como central no campeão francês. É aci...ler comentário completo »
      CA
      E novidades
      2021-09-07 12h20m por Carago10
      Benfiquistas a chamar os jogadores do Porto de cepos. . . Onde é que será que já vi isto?
      VerdadePura
      2021-09-07 11h52m por RSoares66
      O conceito de banal realmente está muito banalizado.

      Salvo a geração anterior, todas as outras começaram fracas e acabaram fortes. É o percurso natural dos sub-21, numa idade em que 2 anos de evolução fazem toda a diferença. Esta também evoluirá com naturalidade.

      O "problema" é que a geração anterior deixou a fasquia muito alta. E é isso que te permite dizer barbaridades como que o terceiro central do campeão francês é "razoável", que o DD titular do Porto ...ler comentário completo »
      Seleção sub 21
      2021-09-07 11h37m por BragaManiac
      Há anos que não via uma geração tão fraca.
      Recordo
      2021-09-07 11h36m por sexydriver
      Esta seleção foi a geração que foi à final do Euro sub-19 perdendo para uma super Espanha de nomes como Ferran Torres, Bryan Gil, Abel Ruiz, Erica Garcia, entre outros.

      A verdade é que é uma geração com muito talento mas que não deu um salto qualitativo. . . mas pode ser que para o ano vejamos nomes a serem apostas fortes como o Vitinha, Fabio Vieira, João Mário, Baró, Pedro Álvaro, Gonçalo Cardoso, entre outros.

      De referir que nomes como Pedro Neto, G...ler comentário completo »
      jogos em destaque
      U Segunda, 06 Setembro 2021 - 19:00
      Estádio José Gomes
      Christian-Petru Ciochirca
      1-0
      Fábio Vieira 32' (g.p.)
      VIDEOS
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga dos Campeões
      com video
      Técnico descreveu os festejos dos golos
      Técnico mostrou-se muito satisfeito com a vitória sobre o FC Porto e contou as emoções que sentiu nos festejos dos golos
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      futebol11fc 08-12-2021, 00:58
      EagleRebornOnceMore 08-12-2021, 00:57
      Aleaotejano 08-12-2021, 00:57
      futebol11fc 08-12-2021, 00:55
      keyser_soze 08-12-2021, 00:54
      SI
      Simy 08-12-2021, 00:52
      Pormenortatico 08-12-2021, 00:51
      JotaFerreir 08-12-2021, 00:50
      EagleRebornOnceMore 08-12-2021, 00:49
      Pormenortatico 08-12-2021, 00:48
      BR
      Braguilha___comedia 08-12-2021, 00:47
      BR
      Braguilha___comedia 08-12-2021, 00:45
      Pormenortatico 08-12-2021, 00:44
      Sir_Harry_Kane 08-12-2021, 00:44
      futebol11fc 08-12-2021, 00:44
      futebol11fc 08-12-2021, 00:42