placardpt
    Selecionador nacional explicou opções

    Do cansaço de Bruno Fernandes à chamada de Dalot: As explicações de Fernando Santos

    2021/07/10 11:02

    A participação de Portugal no Euro2020 já terminou há várias semanas e, em jeito de balanço, Fernando Santos explicou o motivo pelo qual tomou várias opções ao longo da participação na competição. 

    Desde a chamada de Dalot para o lugar de Cancelo à utilização de Bruno Fernandes, Fernando Santos abriu o livro e justificou as opções que foi tomando ao longo de uma competição que acabou por terminar antes do esperado para a equipa das Quinas.

    Apesar da satisfação total com a atitude dos seus jogadores, o selecionador começou por relembrar o cansaço acumulado nos atletas depois de uma época que praticamente se juntou com a anterior, realçando ainda o fator casa que acabou por se mostrar determinante na prova.

    «Estou satisfeito com o que os jogadores fizeram, globalmente, no estágio, foi brutal. Os jogadores deram tudo o que tinham, alguns já não tinham era mais, e acho que podem render mais. Mas tem que ver com a época atípica, jogar o que se joga normalmente em dez meses em oito [...]. Pensas sempre que consegues regenerar tudo, mas é evidente que nós percebemos que alguns jogadores tinham limites para a sua capacidade. Aconteceu com outras seleções. Quem sobreviveu melhor? As equipas que jogaram em casa neste estranho campeonato da Europa. Mas não estou a dizer que foi por isso que fomos eliminados», começou por dizer Fernando Santos em entrevista ao jornal O Jogo

    Bruno Fernandes? «Estava um pouco limitado»

    Entre as opções técnicas tomadas ao longo da competição, a utilização de Bruno Fernandes foi uma das que mais deu que falar. O médio goleador do Manchester United foi titular em dois dos quatro jogos, tendo somado 206 minutos dos 360 possíveis, e Fernando Santos explicou porquê. 

    «Ele estava de facto um pouco limitado, não por lesão. Foi o jogador que esta época mais jogos disputou [58 jogos no Manchester United]. Ele deu sempre o que tinha, foi até à exaustão. É um jogador com um caráter enorme. Ele chegava a uma fase do jogo em que queria, mas não conseguia. Não era só uma questão de pernas, a velocidade de pensamento não é a mesma com o cansaço físico. Mas ele foi fantástico na entrega», acrescentou. 

    Substituição de Cancelo e lesão de Nuno Mendes 

    Além do cansaço de Bruno Fernandes, também o eixo defensivo enfrentou alguns contratempos. A juntar ao teste positivo à Covid-19 que impediu João Cancelo de dar o seu contributo, também a lesão de Nuno Mendes acabou por condicionar um pouco as escolhas de Fernando Santos.

    «Penso que o Nélson Semedo foi um pouco injustiçado, pagou um pouco o preço do jogo com a Alemanha, mas não podemos dizer que a culpa foi só dele. E começa por mim. Na realidade, a perda do Cancelo trouxe-nos dificuldades, ao ponto de ter de chamar um jogador. No caso do Guedes, por exemplo, se não recuperasse não chamava ninguém, tinha alternativas. Qualquer um dos laterais que direitos que tenho, estes e outros, podem jogar à esquerda. Mas não há um lateral esquerdo que jogue à direita. O cenário colocado foi: Cancelo só pode sair da quarentena no dia 22, véspera do último jogo, até lá tenho dois jogos muito importantes e posso estar fora do Europeu sem o poder utilizar. Não podia iniciar o Europeu sem uma alternativa. O único jogador que lá tinha com algumas características para fazer o lugar, e se calhar vão-se rir, é o Bruno Fernandes. Para a esquerda tinha quem me resolvesse o problema. Gostava de ter tido o Nuno [Mendes] porque acho que nos podia ter ajudado bastante. A minha ideia sempre foi repartir a utilização entre ele e o Raphael, que vinha de uma época muito desgastante e nem sei como é que ele aguentou jogar tanto. Até podiam ter jogado os dois ao mesmo tempo. Fui buscar o Dalot, um dos jogadores que estavam de pré-aviso. Havia mais dos sub-21 porque não queríamos jogadores que estivessem há muito tempo parados. Acho que o Dalot esteve muito bem, mas chegou ali à seleção pela primeira vez, precisava de um momento de conhecimento», explicou Fernando Santos. 

    Ausência de Cancelo afetou Bernardo Silva

    Por fim, e questionado sobre Bernardo Silva, que mostrou muitas dificuldades nas missões defensivas no jogo contra a Alemanha, Fernando Santos explicou que também aí foi notória a ausência de Cancelo.

    «Acho que sim [que se ressentiu da ausência de Cancelo], sobretudo nos momentos ofensivos. Apesar do Nélson [Semedo] ter sido um forte apoio no ataque e o Dalot também. Eles conhecem-se bem e no City, quando Bernardo joga à direita, o Cancelo também entra muito nos momentos interiores, o Guardiola pede-lhe isso. O Bernardo sentiu essa falta, teve sempre de fazer os movimentos para dentro e com o Cancelo podia deixar a dúvida de como se iria movimentar. Além disso, o Cancelo é um jogador que finaliza. Traz isso. Com Israel, fez duas assistências e marcou um golo. Não é menosprezar os que cá estavam, mas lembro-me das primeiras páginas dos jornais a seguir a esse último jogo de preparação», concluiu o selecionador nacional. 

    Portugal
    Bruno Fernandes
    NomeBruno Miguel Borges Fernandes
    Nascimento/Idade1994-09-08(29 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoMédio (Médio Centro)

    Fotografias(75)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Santos
    2021-07-11 03h29m por TugaoDoSalpicao
    Nada nada, ganhas-te um euro com uma das maiores pissadas da historia, e com isso arranjas-te um tacho garantido até quando te apetecer reformar, basicamente.
    CO
    Cancelo
    2021-07-11 02h23m por coolstreamm
    Faço minhas as palavras já escritas abaixo, um erro verdadeiramente colossal e imperdoável não esperar para levar o cancelo, que me faz pensar seriamente se quem está a frente da selecção é tão altamente profissional como querem fazer querer. Estamos a falar (junto com Bernardo Silva) do corredor direito do actual campeão inglês com toda a dinâmica que isso traria a essa zona e a toda a equipa, ainda por cima jogadores com um pouco menos de jogos na época por exemplo que Bruno Fernandes mas ...ler comentário completo »
    AS
    shadyXneves
    2021-07-10 23h03m por ASNL
    Soa opções e qualquer uma era valida na minha opinião. Pelos vistos arriscava, se corresse mal (e tinha todo o potencial) caíam lhe em cima. Ele preferiu não arriscar e substituir o Cancelo. Não se pode concluir que correu mal por isso mas há quem critique essa opção.
    Sou sincero
    2021-07-10 16h13m por MisticaEncarnada
    Para dar explicações destas eu não dizia nada e durante a fase de qualificação já com vitórias em cima da equipa e um jogo melhor falava quando estivesse por cima. Assim o homem só desgasta a imagem dele.
    Ele fala do Bruno mas o Bruno nunca jogou onde devia. Não havia uma referência na área porque apesar do Ronaldo ser uma grande referência pouco tempo estava na área em zona frontal.
    A única amostra de bom futebol que se produziu foi a primeira parte do jogo com a França porque o Renato e o Danilo estavam endiabrados no meio campo.
    AS
    shadyXneves
    2021-07-10 14h47m por ASNL
    O jogo que interessava era contra a Bélgica dizes tu. Mas isso era se lá chegássemos. É que podíamos chegar ao último jogo do grupo a precisa de golear a França para passar.
    Tangas.
    2021-07-10 14h19m por Sotkio
    Levaste jogadores que não tinham capacidade de ajudar e deixaste fora do onze e do 26 muitos que teriam sido uteis. Além disso, tacticamente, andaste sempre atrás do prejuízo. Atingiste o teu nível de incompetência. Sai.
    FA
    Erros e teimosia
    2021-07-10 12h34m por FabioDS17
    É verdade que perder o João Cancelo pouco antes do Euro foi um choque e a afetou muito a tática. Mas não podemos nos esconder atrás disto sobretudo quando é uma das posições que tem mais potencial no nosso país. A prova esteve nos Sub21 onde foram 4 laterais direitos sem falar de Ricardo Pereira, Cédric ou Ricardo Esgaio.
    Gostaríamos todos ter uma justificação para ter levado o William Carvalho e ter deixado de fora o João Mário por exemplo. Ou então ter levado o Pedro Gonçalves que ...ler comentário completo »
    AS
    EddyParera
    2021-07-10 12h08m por ASNL
    Em relação ao Cancelo não concordo, acho que o FS fez bem.
    Agora diga-me qual foi o jogo em 2016 em que Danilo e WC jogaram, de início, ao mesmo tempo.
    E para mim esse não seria um problema, não fosse o WC estar com falta de ritmo e não jogassem lado a lado mas sim como o fizeram na liga das nações que vencemos.
    AS
    Análise do Fernando Santos
    2021-07-10 11h44m por ASNL
    Concordo com a sua análise do que foi o nosso Euro, mas não faltam explicações sobre um ou outro ponto:
    - Se não foi um erro ter levado WC apesar de já saber que vinha sem ritmo. Sendo por situações opostas ele e BF eram jogadores a menos.
    - Porque é que passamos a jogar num 4-2-3-1 quando temos jogado desde aquele ano da liga das nações numa espécia de 4-3-1-2.

    De resto concordo com:
    - Não sendo o motivo da eliminação as equipas que fizeram os seus jogos...ler comentário completo »
    FS
    2021-07-10 11h43m por EddyParera
    Então o Cancelo podia ficar disponível dia 22, a um dia do jogo com a França. Até esse jogo, o Nelson jogou bem e mesmo nos erros dele havia um outro problema principal (já lá toco). E estaria pronto a substituir o Nelson Semedo nesse jogo quando se lesionou e ter também jogado contra a Bélgica. O tempo de fora do Cancelo foi muito semelhante ao Nuno Mendes, portanto o Cancelo tinha de ficar em isolamento e ser reintegrado assim que tivesse luz verde (nada contra o Dalot mas o Cancelo é o ...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Técnico abordou a arbitragem do último jogo
    Nuno Espírito Santos, técnico do Nottingham Forest, recordou a arbitragem da última partida diante do Everton. O técnico português corroborou do comunicado do clube ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    AngelEyes 26-04-2024, 17:57
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 17:55
    VerdeRubro 26-04-2024, 17:53
    VerdeRubro 26-04-2024, 17:41
    DA
    Dassaev 26-04-2024, 17:41
    TH
    TheRocker 26-04-2024, 17:31
    moumu 26-04-2024, 17:25
    moumu 26-04-2024, 17:22
    ZH
    zhar 26-04-2024, 17:20
    moumu 26-04-2024, 17:20
    Tobin 26-04-2024, 17:17
    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 17:16
    moumu 26-04-2024, 17:14
    ZH
    zhar 26-04-2024, 17:10
    moumu 26-04-2024, 17:07
    ZH
    zhar 26-04-2024, 17:02