Brasil e Argentina discutem Copa América 2021

Se o título é continental, a rivalidade apaixona o mundo

Por todas as contingências em redor desta competição, a Copa América 2021 não tem sido marcada por muito espetáculo ou razões de alegria, mas o cartaz da final promete, pelo menos, um duelo acesso entre dois gigantes pelo título mais prestigiante de seleções da América do Sul.

De um lado, o Brasil entra para o jogo com várias razões de otimismo: joga em casa, é o campeão em título e tem, sem grandes dúvidas, um elenco mais forte que o adversário. No entanto, a Argentina pode não ter os nomes de outros tempos, mas tem criado uma boa dinâmica coletiva desde a entrada de Lionel Scaloni... e há um certo astro desejoso de conquistar o primeiro título pela seleção A das Pampas.

Desde 2007 que os gigantes não se encontravam na decisão

Os dados estão lançados e os olhares de milhões de apaixonados adeptos vão estar concentrados no mítico Maracaña, com o salutar da presença de algum público para alegrar a festa. Recheado de talento, o conjunto brasileiro tem realizado um percurso seguro neste torneio e continua a misturar dinâmica ofensiva com um forte equilíbrio nos setores mais recuados, uma tendência desde a chegada de Tite ao escrete.

Messi é o atual melhor marcador da prova ©Getty / NELSON ALMEIDA
Grande

Neymar continua a ser peça de destaque, mesmo com uma posição mais central no ataque do escrete. O craque do Paris Saint Germain procura a primeira Copa América da sua carreira e é importante que outras peças continuem a aparecer - tem revelado uma excelente dinâmica com Lucas Paquetá.

Após vários anos de desilusão, o chip dos argentinos parece ter mudado com a entrada de Lionel Scaloni. Longe de ser o maior nome que passou pelo cargo, o técnico teve o mérito - e coragem - de adaptar as suas escolhas a jogadores que encaixam na sua filosofia de jogo, deixando pelo caminho alguns craques.

A Argentina é uma equipa consciente das suas qualidades e bem organizada, com Messi a liderar as tropas a um grande nível. Numa carreira recheada de glória, um título pela sua seleção seria o completar de uma fantástica odisseia, num reconhecimento justo para os anos de entrega que o pequeno génio tem dado ao seu país. Na quinta final vai chegar o título?

U Domingo, 11 Julho 2021 - 01:00
Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)
Esteban Ostojich
0-1
Ángel Di María 22'
Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)
Lotação78 838
Medidas105x68
Inauguração1950
Convocatória
Brasil
Argentina
R Castigos

Gabriel Jesus

[não há registo]
a Lesionados
[não há registo]
[não há registo]
p Restrições
[não há registo]
[não há registo]
R Em risco
[não há registo]
[não há registo]
w Outros convocados
[não há registo]
[não há registo]
Forma
Brasil
2021/2022
Argentina
2021/2022
A diferença passa por...
Brasil
Espírito de campeão

O Brasil continuou ao longo do torneio a dar sinais de ser, neste momento, o conjunto mais forte do continente sul-americano. Na madrugada deste domingo é tempo de completar a missão e revalidar o título, consagrando esta nova era do escrete com o estratega Tite no comando. Não cair em facilitismos é importante, pois garra não faltar do outro lado.

Argentina
Ultrapassar os fantasmas

A sequência de finais perdidas é preocupante e, para complicar ainda mais as contas, o histórico recente com os brasileiros não é favorável. O país está desejoso de consagrar novos heróis e esta geração, apesar de não ter os nomes de outros tempos, tem condições para quebrar a malapata. Ganhar em território adversário seria a cereja no topo do bolo.

Confrontos

Golos
Resultados

Estatísticas (Copa América 2021)

BrasilArgentina
712Golos marcados118
72Golos sofridos38
6
Jogos
6
8
2
Golos Marcados
4
7
Sabia que...by playmaker stats
JOGADORESMessi já venceu o Mundial Sub 20 e os Jogos Olímpicos, mas ainda procura o seu 1.º título pela equipa principal: já perdeu a final da Copa America por três vezes (2007, 2015 e 2016)
JOGADORESLionel Messi é o jogador com mais golos (quatro) e assistências (cinco) desta edição da Copa America
JOGADORESLautaro Martinez marcou nos três últimos jogos
JOGADORESLucas Paquetá marcou nos dois últimos jogos
EQUIPASA Argentina perdeu as quatro últimas finais da Copa America que disputou, três delas no desempate por grandes penalidades
EQUIPASA última derrota da Argentina foi, precisamente, frente ao Brasil, na última edição da Copa America (2-0)
EQUIPASA Argentina não perde há 19 jogos
EQUIPASA Argentina ainda não perdeu nesta edição da Copa America, após seis jogos (quatro vitórias e dois empates)
EQUIPASO Brasil venceu as cinco últimas finais disputadas na Copa America
EQUIPASO Brasil só perdeu um dos 17 últimos jogos disputados na Copa America (0-1 frente ao Peru, em 2016)
EQUIPASNa Copa America, o Brasil não perde há 12 jogos
EQUIPASNos 16 últimos jogos, o Brasil só perdeu um - precisamente frente à Argentina
EQUIPASO Brasil não perde há 13 jogos - soma 12 vitórias e um empate neste período
EQUIPASO Brasil soma cinco vitórias e um empate nos seis jogos disputados nesta edição da Copa America
JOGADORESPelé o goleador dos duelos entre Brasil e Argentina: o Rei marcou oito golos em 10 clássicos
CONFRONTOSO último jogo entre as duas equipas foi em novembro de 2019, com vitória da Argentina por 1-0, num jogo de preparação disputado na Arábia Saudita
CONFRONTOSA última final da Copa America entre as duas equipas foi em 2007, com vitória clara do Brasil por 3-0
CONFRONTOSA última vez que a Argentina levou a melhor sobre a Argentina numa eliminatória da Copa America foi em 1993, quando venceu no desempate por grandes penalidades - foi no ano que a Argentina venceu a competição pela última vez
CONFRONTOSO Brasil venceu as cinco últimas eliminatórias frente à Argentina na Copa America
CONFRONTOSA última vitória da Argentina sobre o Brasil no tempo regulamentar foi em 1991, quando venceu por 3-2
CONFRONTOSNos 90 minutos, o Brasil não perde frente à Argentina na Copa America há seis jogos
CONFRONTOSEsta é a 3.ª vez que as duas equipas se defrontam na final da Copa America: em 2004 e 2007, o Brasil levou a melhor
CONFRONTOSNa Copa America, as duas equipas já se defrontaram por 33 vezes, com vantagem da Argentina, que soma 15 vitórias, enquanto o Brasil venceu em 10 ocasiões
CONFRONTOSClássico do futebol mundial: Brasil e Argentina já se defrontaram por 106 vezes, com vantagem da Canarinha, que soma 43 vitórias, contra 38 triunfos dos argentinos
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BRASIL
EMPATE
ARGENTINA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
MESSIAS. . . Dale Dale Campeones
2021-07-11 03h48m por Homo_libero
Melhor jogador, melhor marcador e campeão. Agora é só sair do Barça e continuar a brilhar por mais 2 anos. Sobre o Neymar, sim ele sofre muitas faltas, mas está sempre a discutir. É isso que os adversários querem, ele perde a cabeça facilmente e atrapalha o jogo dele. Também os colegas do ataque não ajudam, para não falar do treinador, muito fraco.
Tink
2021-07-11 03h20m por Uniforme90
Excelente comentário, alguém que saiba comentar neste site
Samu. . .
2021-07-11 03h19m por Uniforme90
Samu que? Sabes ler ao menos? Eu referi me a final, queres que diga que jogou bem, que foi um grande jogo, que a seleção Argentina foi 100 por cento limpa em campo, etc. O 10 do outro lado mostrou o porquê de hoje ser o melhor playmaker do mundo atualmente mesmo tendo sido caçado o jogo todo.
TI
Final
2021-07-11 03h15m por tink
Messi fez uma excelente copa América, só se esqueceu de aparecer para a final. Argentina mal passou de meio campo e De Paul foi o melhor em campo. Di Maria como sempre a aparecer nas decisões, enquanto no Brasil muitas unidades abaixo do que se esperava. Paquetá, Neymar, Gabigol foram os que mais remaram contra a maré, Everton e Vinícius foram 0 no lado esquerdo do ataque.
U90
2021-07-11 03h11m por Samurai44
Nem vou meter o nick completo. . . Não merece xD
Ao menos o Messi jogou a final, não? E ajudo a ir lá 4 golos 5 assistências ;)
Messi
2021-07-11 03h11m por TomPen
Quanto ao homem, o mito, a lenda.
Quem me conhece no site sabe que não é o meu preferido de sempre, e casquei-lhe bem mal em 2016.
Mas pá. . . quem não fica contente com a cara de alegre que ele meteu quando o jogo acabou não tem coração.
Arshavin
2021-07-11 03h02m por Uniforme90
Fartou se de jogar. Melhor em campo e carregou mais uma vez a seleção so que não. Conseguiu ser dos piores em campo, pior so o Lautaro Martinez. Agora que ja ganhou uma, peço a comebol que deixe de fazer esta competição todos os anos e que comecem a faze la durante um periodo de tempo certo. Prova super mal organizada, mal jogada, relvados pessimos, arbitragens pessimas, etc. Normal que se banalize isto comparado com o euro.
Um jogo à Sul-Americana
2021-07-11 03h00m por TomPen
Um golo num erro defensivo.
E um Brasil com pouca fluidez.
A Argentina acaba por ser um vencedor justo desta final, porque meteu uma lá dentro e o Brasil não. Aproveitou a chance capital que teve, e defendeu bastante bem. Essa surpreendeu-me pela positiva. Se calhar ainda há um futuro em Scaloni.

Parabéns à Albiceleste, está quebrado o jejum desde 1993. Parabéns a Leo Messi. Ganhará a sua sétima com toda a justiça. Se bem que acho que isso pouco lhe importa agora!

Que festejem!
Que jogo triste
2021-07-11 02h58m por andyves
Fiquei acordado por pensar que seria um jogo bom. . . . afinal. . . . que desilusão. . . . . . . só o de paul apareceu no jogo. Grande jogo que fez o médio. . de resto o jogo foi nada. O Messi não fez nada e o Neymar também não. Só arrancadas para arrancar amarelos e mais nada. . . . tristeza. . . . parabéns à Argentina pelo título.
Jogo
2021-07-11 02h52m por DepoisPago
Tao fraquinho
Craque Colombiano
2021-07-10 20h15m por tato_gomes
Se não fosse Luiz Díaz essa Copa América teria sido tudo menos espetacular*
DI
Brasil
2021-07-10 14h54m por Diego_Forlan
deve ganhar isto com relativa facilidade equipa mais organizada mas tomara que o tite deixe de ser tao pragmatico o brasil habituou a bom futebol nao foi a este futebol aborrecido ainda que eficiente
bludouro
2021-07-10 14h35m por pedropereira934
Onde viste isso? Tenho algumas dúvidas sobre as limitações pela Covid na América do Sul, e se os argentinos poderão viajar para o Brasil sem restrições. Mas caso seja verdade, erro meu.
bigshaq
2021-07-10 14h34m por Rui_Malheiro1998
É uma previsão. . . Convém fazê-lo com um mínimo de confiança
Vamos Argentina
2021-07-10 14h12m por pedropereira934
Apesar de esta Argentina ser bastante limitada, este Brasil também não é o bicho papão que costuma ser. A grande diferença é na defesa, onde aí sim existem diferenças abismais entre as equipas, uma tem Marquinhos e Thiago Silva, com Militao no banco, a outra tem Otamendi quase acabado e Pezzela, a recuperação de Romero seria uma notícia brutal, mas não acredito que aconteça. Mesmo os laterais do Brasil, Danilo e Lodi, apesar de não serem nada do outro mundo, são bastante melhores que...ler comentário completo »
Spoilers
2021-07-10 14h10m por KingDevil
1) vai ganhar o Brasil, afinal, É A ARGENTINA. . .
2) o Messi vai falhar um penálti. . . outra vez
3) vai haver mais um jogador brasileiro a fazer uma entrada homicida como a do Gabriel Jesus no último jogo (se o Felipe Melo fosse à seleção apostava nele)
4) ninguém vai ver o Neymar em campo, estou a sentir

Em suma, ganha o Brasil (duh?), a Argentina prossegue a ser um lixo a nível de seleção e o Messi vai continuar a não ganhar nada pela seleção (o que...ler comentário completo »
Brasil
2021-07-10 02h33m por Rui_Malheiro1998
Tem isto mais que no papo. Deve ganhar este jogo nos 90 minutos e sem sofrer golos
VA
O final
2021-07-10 02h08m por vaicomtudo
O Brazil tem melhor jogadores na baliza, na defesa e no meio campo mas para mim o ataque de Argentina e superior. Gomez melhor que cebolhinha, lautaro melhor que richarlison e messi melhor que neymar.
Final Copa América
2021-07-10 00h54m por Tekashi
Espero sinceramente que o Messi consiga finalmente conquistar um título pela sua Seleção!

O Brasil é ligeiramente mais forte, e joga em casa é sempre um ponto que lhes favorece independentemente se isso tem ou não um grande peso, mas a Argentina tem todas as condições e mais algumas para contrariar esse pequeno favoritismo brasileiro, portanto é esperado um jogo equilibrado, e que seja desta que Argentina conquista a Copa América com Messi no comando da equipa, é o meu desejo.

shadyXneves
2021-07-10 00h36m por miguelucio
A Conmebol o suspendeu por dois jogos

OUTRAS NOTÍCIAS

Países Baixos
Goleada contra o Heerenveen
Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...