placardpt
    Portugal x França em Budapeste

    “Nobre povo, nação valente…”

    “Teremos sempre Paris”. A frase que se cravou no imaginário planetário através do cinema, pela voz de Humphrey Bogart em “Casablanca”, ganhou uma dimensão mística para os portugueses a 10 de julho de 2016. Aconteça o que acontecer, agora e sempre, teremos sempre Paris. E se há povo que sabe tirar prazer do viver das memórias é o nosso. Mas a hora é de olhar em frente.

    O 23 de junho de 2021 – a noite quente de Budapeste – pode não abarcar a importância daquele remate divino de Éder há cinco anos, mas vai marcar o futuro imediato de Portugal no Campeonato da Europa de 2020. Pela frente estará a França, a mesma nação que figurará para sempre no postal mais belo do nosso futebol; e a missão só pode ser ganhar.

    As contas (evitáveis)

    Tão clássico como a imperial em Lisboa ou o fino no Porto é a tendência histórica para os portugueses fazerem contas à vida; quantos dias e quantas noites se passaram a somar e a subtrair pontos e golos na equação da felicidade futebolística. Também agora, e depois de Munique, os lusos «esgotaram» o stock nacional de calculadoras.

    Mas antes disso, a certeza maior: uma vitória ou um empate arrumam qualquer folha de cálculo. E é sobre essa segurança que a equipa portuguesa e o selecionador Fernando Santos devem assentar todo o plano de jogo para esta quarta-feira. E os mágicos seis pontos até podem servir para Portugal acabar como líder do «monstruoso» Grupo F.

    Mas se não for possível prevenir e a seleção tiver de remediar, puxe-se da máquina. Em caso de derrota com a França, tudo vai depender dos números dessa mesma derrota e do resultado entre a Hungria e a Alemanha, no outro jogo do grupo. E aí, só a vitória dos húngaros é que pode eliminar Portugal.

    Mexer, mas onde?

    Fernando Santos confiou nos mesmos onze jogadores nas duas primeiras jornadas mas já admitiu que vai ter de refrescar a equipa. A questão para quem está de fora é: onde? A entrada de Renato Sanches na equipa é um cenário cada vez mais forte, até pelas boas indicações dadas pelo médio do Lille. Em detrimento de William? De Bruno Fernandes? Só o Engenheiro saberá.

    Mas nem só no meio-campo pode haver mexidas. Ainda sem qualquer minuto neste Europeu, João Félix pode muito bem ser o «Ás» de Portugal no choque com a França. O avançado do Atlético de Madrid pode render Bernardo Silva ou Diogo Jota no tridente ofensivo da seleção portuguesa. Tudo cenários hipotéticos. Tem a palavra o selecionador.

    E agora o «por maior» desta história: a França. A campeã do mundo é uma «máquina» composta por peças topo de gama e que bem oleada deixa pouca margem para falhas. Mas acontecem, como provou a Hungria na 2.ª jornada do grupo. Didier Deschamps mudou apenas uma posição do primeiro para o segundo jogo (Lucas Digne por Lucas Hernández) mas com a qualificação garantida já prometeu alterações... mas a mesma vontade de ganhar.

    U Quarta, 23 Junho 2021 - 20:00
    Puskás Aréna
    Mateu Lahoz
    2-2
    Cristiano Ronaldo 30' (g.p.) 60' (g.p.)
    Karim Benzema 45' (g.p.) 47'
    Puskás Aréna
    Lotação67 889
    Medidas-
    Inauguração2019
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo FJornada 3
    Convocatória
    Portugal
    França
    R Castigos
    [não há registo]
    [não há registo]
    a Lesionados

    Nuno Mendes

    Ousmane Dembélé

    p Restrições
    [não há registo]
    [não há registo]
    R Em risco

    Rúben Dias

    Benjamin Pavard

    w Outros convocados
    [não há registo]
    [não há registo]
    Forma
    Portugal
    2020/2021
    13J
    8V
    3E
    2D
    27-11G
    França
    2020/2021
    13J
    10V
    3E
    0D
    24-7G
    A diferença passa por...
    Portugal
    Estabilidade emocional

    A equipa não esteve à altura das exigências que a Alemanha colocou em campo e Fernando Santos admitiu que os jogadores lusos precisaram de tempo para refletir sobre o sucedido. Pede-se agora estofo mental e concentração competitiva para fazer frente a um obstáculo tão ou mais duro do que o anterior.

    França
    Trio… Kanté, Pogba e Rabiot

    Se muitos apontam a constelação ofensiva composta por Griezmann, Benzema e Mbappé como a «joia da coroa» francesa, a verdade é que muito do sucesso desta equipa passa pelo setor intermédio. N’Golo Kanté é o «varredor» silencioso, Paul Pogba o homem que faz a equipa galgar metros e Adrien Rabiot uma espécie de «criativo» entre os dois.  

    Confrontos

    Golos
    Resultados

    Estatísticas (Euro 2020)

    PortugalFrança
    83Posição17
    83Pontos47
    75Golos marcados28
    84Golos sofridos17
    2
    Jogos
    2
    7
    3
    Golos Marcados
    1
    8
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTUGAL
    EMPATE
    FRANÇA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Portugal
    2021-06-23 20h35m por _Krusty_
    O 11 escolhido era aquele que eu apostava. A experiência de Moutinho aliada à irreverência do Renato será a chave para seguirmos em frente. Falam mal de Danilo mas neste momento é o melhor trinco que temos, um verdadeiro pilar.
    11 de Portugal
    2021-06-23 18h50m por MrHyde
    Como já era esperado Fernando Santos mexe pouco na equipa. Saíram 2, entram outros 2. . . Mas pronto, pelo menos William não está em campo. Preferia que jogasse Palhinha, é um jogador muito mais agressivo e, Danilo foi um dos responsáveis pelo desastre que foi o jogo com a Alemanha. Com Renato Sanches Portugal fica com um meio campo mais forte, velocidade, intensidade, com mais chegada à área adversária. Com Moutinho Portugal fica com mais qualidade com bola, já que é um jogador cap...ler comentário completo »
    DD
    Portugal Apurado
    2021-06-23 18h29m por DD9
    Com os atuais resultados( Suécia a vencer por 2-1 e Espanha a vencer por 3-0), estamos praticamente apurados, caso a Hungria não vença a Alemanha, Portugal só ficaria fora se perder por 5 ou mais golos contra a França.

    Contudo dado o emparelhamento da fase a liminar hoje seria fundamental ganharmos e a Alemanha ganhar de modo a ficarmos em segundo, aliás acredito mesmo que hoje a Alemanha, França e Portugal vão jogar para tentarem ficar em segundo

    se Portugal ...ler comentário completo »
    DD
    O meu 11
    2021-06-23 18h16m por DD9
    Visto que todos os laterais que temos são fracos defensivamente e o Nuno mendes ainda não se sabe cmo reagirá e se adaptará numa linha de 4 apesar de a seleção não estar habituada jogar neste sistema a maioria dos jogadores joga ou já jogou neste sistema nos clubes por isso se fosse eu ia num 3-4-3

    Rui Patrício
    Semedo
    Ruben Dias
    Pepe
    Fonte
    Guerr eiro
    Ruben Neves( Ruben neves para aproveitar a dupla do Wolves e já habituado a jogar neste si...ler comentário completo »
    Correção
    2021-06-23 18h12m por CostaTripeiro
    Este 11 ficou um bocado estido XD, melhor tirar o Jota
    O meu 11
    2021-06-23 18h03m por CostaTripeiro
    Patricio
    Dalot
    Pepe
    R Dias
    R Guerreiro
    Danilo
    R Sanches
    S OLIVEIRA! (pelo amor de Deus Nando! não mandes o moço prá bancada outra x homem! pró teu estilo n tens como este e o Sanches!)
    B Silva
    C Ronaldo
    A Silva
    D Jota
    O meu 11
    2021-06-23 15h51m por championshipmanager
    Patricio , Semedo , PEPE , R. Dias , Guerreiro , Palhinha , Renato , B. Fernandes , Bernardo S. , André Silva , Cristiano Ronaldo . Vamos, tugas!!!!!
    Portugal
    2021-06-23 14h36m por petitor
    A manter o 4 2 3 1 de Fernando Santos

    Rui Patricio
    Dalot
    Nuno Mendes
    Pepe
    Rúben Dias
    Danilo
    Rúben Neves
    Bruno Fernandes
    Bernardo Silva
    Cristiano Ronaldo
    André Silva

    Renato Sanches, Diogo Jota e João Félix para mexer com o jogo

    Mas acho que o Fernando Santos jogará da seguinte forma

    Rui Patricio
    Nelson Semedo
    Rafael Guerreiro
    Pepe
    Rúben Dias
    Danilo
    João Moutinho
    Renato Sanches
    Bernardo Silva
    Diogo Jota
    Cristiano Ronaldo
    a minha equipa seria
    2021-06-23 14h31m por CapitaoHaddock
    a inclusão do Ruben Neves e Sanches e tirava o Danilo e William
    PE
    Melhor onze!!!
    2021-06-23 14h01m por PedroS_2312
    Gr-Rui Patricio. Dd- Nelson Semedo. Dc- pepe. Dc- Rúben dias. De- Rafael regueiro. Mdf-ruben Neves ( se jogasse noutra equipa era titular). Mc-Renato Sanches. Mc- joao Moutinho. Ed-Bernardo. Pl-Ronaldo ee-Diogo jota
    Hackerportista
    2021-06-23 13h59m por Taument_da_Silva
    Dificilmente podemos ter 3 "vagabundos" a este nível, isto não é o tugão. Os alas são demasiado importantes na manobra defensiva da equipa.

    Seja como for, conhecendo o Nandinho como o conhecemos, seguramente vai entrar com os mesmos "nabos" no meio campo e insistir em Bernardo/Fernandes, que estão fatigados e em sub-rendimento.

    Também tenho quase a certeza que já declarou aos jogadores que isto é para jogar não para a vitória nem tão-pouco para o empate, mas...ler comentário completo »
    11's prováveis
    2021-06-23 13h28m por MisticaEncarnada
    O Deschamps não disse que ia mexer na equipa ou é impressão minha?
    Quanto ao nosso 11, faria só uma ou duas mudanças.
    No meio campo saía o William e entrava o Sanches e corrigia o posicionamento do Bruno para MC. Na frente ou ficava tudo na mesma ou metia o André Silva, Guedes ou Félix tirando apenas um da frente conforme o Nando quisesse alguém mais móvel para o Ronaldo jogar a PL ou alguém mais fixo para o Ronaldo aparecer nas costas.
    Fernando Santos. . .
    2021-06-23 13h19m por Chupak
    uma pessoa de fé, mas que não trouxe o Éder para este Europeu! Sabendo que íamos calhar com França, tinha de estar presente, para meter medo aos gauleses e para o nandinho manter a sua fezada! Assim, vamos perder por 2-1. Para quem acredita em fezadas e mete sempre os mesmos, hoje era dia para pôr o Éder aos 79 minutos!
    HA
    11
    2021-06-23 12h21m por Halibut
    Gostei da dinâmica do Renato no último jogo, mas acho que mudar muito também pode prejudicar, deixava o William no banco e entrava o Renato, o Danilo ficava encarregue de estancar o meio campo, ajudar bastante na defesa quer centrais quer laterais, não podemos permitir novamente que as nossas laterais sejam exploradas como foram, pede-se também aos alas que se sacrifiquem mais em prol da equipa, Jota e Bernardo que ajudem mais a defender.
    Whaaat?
    2021-06-23 12h13m por Hal21
    Jogar contra a França com Bruno Fernandes, Renato Sanches e Joao Felix no meio campo?

    Aos já só estará o Danilo a ocupar a posição dele (e a passo). . .

    O Zerozero lá terá uma aposta aberta na eliminação de Portugal, só pode.
    As apostas não nos dão como favoritos. . .
    2021-06-23 12h07m por Artemis
    . . . É que nem os sites de apostas portugueses. . .

    Lá foi o patriotismo varrido pela lucid€z. . .



    Rui_Malheiro199 8
    2021-06-23 12h02m por Artemis
    Muito mais cuidado com aqueles jovens que param 100m depois do STOP, já pouco inteiros, ainda jovens, mas pouco vivos. . .
    Tão nobres e corajosos como os outros. . .
    2021-06-23 11h59m por Artemis
    . . . mas até nisso o hino nacional espelha o crónico complexo de inferioridade português.

    O eterno fingir e auto-afirmar-se como melhor por se temer ser pior. . .
    .
    2021-06-23 11h51m por CabraCega
    Se o william nao jogar, ta ganho
    buzinao_de_cari nho
    2021-06-23 11h39m por CapitaoHaddock
    assino por baixo
    ED
    Melhor 11
    2021-06-23 11h17m por eduscp11
    Patricio
    DD-Nelson semedo
    DC-Ruben Dias
    DC-Pepe
    DE-Guerreir o
    MDF-Palhinha ( Não faz sentido outro para hoje ou para qualquer dia. Quando entrar vão perceber porquê)
    MC-Renato Sanches(Mais ofensivo quando estamos a atacar para o bruno fazer as funções dele)
    MC-Bruno Fernandes ( organizador\construtor de jogo)
    ED-Bernardo Silva
    EE-Diogo Jota
    PL-Cristiano Ronaldo
    Este era o meu 11 para o Euro desde o incio. Sei que hoje vou falhar uns 3 ou 4 jogadores, mas deixei aqui a minha opinião e não a do FS
    Portugal
    2021-06-23 09h21m por reginacosta
    Pese embora quase apurados, gostaria de ver Portugal jogar taco a taco.
    Quero ver garra, atitude e amor à camisola.
    Força PORTUGAL!
    XI
    2021-06-23 08h41m por Slbarbosa
    Sinceramente, estou à espera de mexidas, mas não tantas quanto estão a prever. . .

    Renato merece a titularidade (e nós precisamos que assim seja!), mas de resto não prevejo grandes mexidas; talvez na defesa (à direita) e mesmo assim, não sei. . . Para não afectar psicologicamente o Nélson Semedo (que poderá interpretar a sua substituição como um "castigo" pelo que aconteceu no jogo contra a Alemanha), não sei se o Fernando Santos vai mexer. Mesmo assim, apesar de até gos...ler comentário completo »
    11 provavel do zz
    2021-06-23 08h29m por unsub
    não vai ser esse 11 , o fernando santos abdicar dos 2 trincos para meter o joao felix
    até parece que não conhecem o homem

    eu acredito que finalmente tire o william que não está minimamente em condições de jogar, e meta o moutinho e pode trocar o bernardo pelo renato
    não acredito em mais mudanças e acredito que vamos jogar para o 0-0
    O pior que podia acontecer a Portugal
    2021-06-23 08h06m por MrHyde
    Já aconteceu. Portugal mesmo que perca este jogo pode passar à fase seguinte, por isso, não é preciso correr muito, com o correr muito digo: que não é preciso correr grandes riscos. Fernando Santos como bom covarde que é não vai mudar muito a forma de jogar da equipa, talvez mude 1, 2 ou 3 jogadores, mas, Portugal vai jogar sempre para não perder. A França já está apurada para a fase seguinte, vai jogar sem qualquer pressão, e talvez deixe no banco alguns dos seus melhores jogadores,...ler comentário completo »
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Oficial
    Já ocupava a posição de forma interina
    Pedro Rocha foi proclamado esta sexta-feira o novo presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), depois de receber o apoio da maioria dos membros da assembleia da ...