placardpt
      Águias apontam o dedo a João Noronha Lopes

      «Indignação» e «calúnia»: a reação oficial do Benfica à ação judicial imposta a Luís Filipe Vieira

      2021/06/11 08:49
      Redação

      O Benfica já reagiu às acusações feitas esta quinta-feira contra Luís Filipe Vieira. Poucas horas depois da TVI noticiar que deu entrada, em tribunal, uma ação cível contra Luís Filipe Vieira por violação dos estatutos, o clube encarnado emitiu um comunicado e apontou a ligação familiar da acusação a João Noronha Lopes, candidato derrotado nas últimas eleições. 

      Segundo a mesma fonte, a acusação em causa foi apresentada por Jorge Mattamouros, sócio do Benfica que alega que Luís Filipe Vieira está a utilizar fundos do Benfica na esfera privada

      Posto isto, o Benfica emitiu um comunicado com seis pontos, assegurando que a direção do clube está «indignada» com o sucedido e que o autor desta ação «vai sofrer todas as consequências patrimoniais e associativas»

      Na mesma nota, o clube encarnado esclarece que Jorge Mattamouros, autor que apresentou a ação, é «cunhado de João Noronha Lopes»

      «Perante este anúncio, de uma Ação com vista à destituição de todos os Órgãos Sociais, Presidente incluído, cumpre ao Sport Lisboa e Benfica adotar as seguintes posições:

      1 – A Direção do Sport Lisboa e Benfica está profundamente indignada com mais um atentado à dignidade da instituição;

      2 – Para agredir o SLB, por via judicial, basta ter papel, lápis, advogado e pagar as custas;

      3 – Como se vê, toda a calúnia pode chegar a Tribunal, mesmo que desprovida de qualquer fundamento;

      4 – O autor desta Ação sofrerá todas as consequências patrimoniais e associativas por agredir o Benfica com a única finalidade de se promover.

      5 – É tempo, de uma vez por todas, para quem perdeu as eleições aceitar os resultados ditados pelos sócios e respeitar o mandato em curso.

      6 – Cumpre ainda esclarecer todos os sócios do Benfica que o autor desta Ação é apoiante e cunhado do candidato derrotado às últimas eleições, João Noronha Lopes»

      João Noronha Lopes também já reagiu e distancia-se das acusações

      Momentos depois do comunicado encarnado, foi a vez de João Noronha Lopes se manifestar sobre a acusação. Em comunicado nas redes sociais, o candidato derrotado nas últimas eleições confirmou a ligação familiar a Jorge Mattamouros, mas distanciou-se de qualquer intervenção no processo em curso

      No mesmo sentido, Noronha Lopes destacou ainda a «a celeridade com que a direção do Sport Lisboa e Benfica reagiu a este tema». Confira a publicação na íntegra: 

      «Cumpre esclarecer uma situação surgida nas últimas horas em vários órgãos de comunicação social.

      O autor da ação judicial noticiada hoje é meu amigo e familiar, mas a minha ligação à referida ação termina aí. Respeito a decisão do autor enquanto benfiquista livre e independente, mas distancio-me sem hesitações do rumo escolhido.

      Não é esse o caminho que preconizo para resolver os temas do presente e futuro do Sport Lisboa e Benfica. Tal como milhares de outros benfiquistas, defendo que muita coisa deve mudar no clube, e serei sempre um proponente ativo dessa mudança. No entanto, acredito que os problemas devem resolver-se dentro de casa, com a participação ativa dos sócios.

      Por fim, registo a celeridade com que a direção do Sport Lisboa e Benfica reagiu a este tema. Lamento que tal não tenha acontecido durante a última época desportiva em relação a muitos outros temas que justificavam a defesa do superior interesse do clube». 

      Portugal
      Luís Filipe Vieira
      NomeLuís Filipe Ferreira Vieira
      Nascimento1949-06-22(71 anos)
      Nacionalidade
      Portugal
      Portugal
      FunçãoPresidente

      Fotografias(97)

      Comentários (35)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      como é que o "Benfica" responde?
      2021-06-14 13h40m por EspecialistaDaBola
      Se a ação foi colocada ao LFV, não deveria ser LFV a responder? O comunicado não devia ter sido "emitido pelo Benfica" nem sequer pela sua direção, mas pelo sócio e presidente LFV acusado na ação.

      O Benfica não foi acusado na ação pelo que não tem nada a responder.
      ZH
      slbmeireles
      2021-06-11 13h50m por zhar
      Ok são uma empresa mas não ha sentido de responsabilidade? Se houver total liberdade para vender armas deve-se dar armas a qualquer pessoa sem problema? Veja-se o resultado nos states que diariamente morre gente. . . A violencia no desporto cresce a cada ano que passa e nao ha responsabilidades nem mudança. . . ja se devia ter imposto serios limites aos programas de debate , impor serias penalidades aos sistema de comunicaçao dos clubes , penalidades a serio a jornais que apresentem noticias...ler comentário completo »
      zhar
      2021-06-11 13h09m por slbmeireles
      Os jornais são uma empresa, quem gere o que importa para eles é números.
      Opa eu por um lado não os culpo, tem salários para pagar e tem de vender para conseguir.
      E no jornalismo toda a gente sabe como funciona, as pessoas consomem mais é polémicas e falar de transferências (dai todos os dias se falar de este e aquele reforço).
      Mas a sociedade é que define o que gostam de ver, eles limitam-se a entregar o que a sociedade pede basicamente.
      ZH
      slbmeireles
      2021-06-11 12h59m por zhar
      O problema ainda em cima disso hoje em dia é que a culpa fica sempre la nos olhos da sociedade. . . mesmo provada a inocencia mas não importa , importa é a imagem que passou. . . e os jornais são os principais cumplices disso. . . liberdade de imprensa é extremamente importante mas a etica fica a um canto. . interessa é vender. . . inflamam a sociedade e criam um clima constante de odio? que que interessa quando teem os bolsos cheios?
      *correcção
      2021-06-11 12h40m por slbmeireles
      mesmo que provem que és inocente
      zhar
      2021-06-11 12h39m por slbmeireles
      Na sociedade atual? és culpado menos que provem que és inocente
      Essa é a realidade, para denegrir a imagem de uma pessoa é muito facil, basta umas capas de jornais e a rede social faz o resto. Mesmo que mentira, vais sempre ser olhado como culpado.
      Não estou a dizer que Vieira seja inocente ou culpado, mas não me cabe a mim julgar, posso ter a minha opinião, mas os tribunais o dirão.
      Agora certos argumentos que se vê nas redes sociais são ridiculos, falam em comis...ler comentário completo »
      OrgulhoBenfiqui sta69
      2021-06-11 12h38m por tiger1974
      O que foi dito na AG não sei, não vi e não ouvi.
      Agora na AR, na comissão de inquérito? Não foi nada disso, por isso convém ouvir, compreender e depois comentar.
      Os bancos convidaram-no para assumir o Benfica dado que precisavam de recuperar o dinheiro que lá estava investido, e tendo presente a experiência empresarial enquanto dono da Obriverca, que desenvolveu vários projectos imobiliários em Lisboa e arredores, com o apoio financeiro dos banco, entre eles. . . BES.
      Agora se consegue ler nisto, outra coisa qualquer. . .
      Normal
      2021-06-11 12h32m por OrgulhoBenfiquista69
      O gajo que em plena assembleia disse que não tinha dinheiro para pagar e que foi metido no poder a mando de instituições bancárias.

      E isto não é a reação do Benfica, é reação do Bieira que meus uma vez usa o nome do Benfica.

      Rua vigarista!
      JO
      zhar
      2021-06-11 12h31m por jorslb1
      Estou totalmente de acordo com a tua opinião e com a de quem escreveu esse texto.
      A sociedade não pode funcionar assim.

      Infelizmente vemos a mesma estratégia utilizada em tantos outros temas sérios como racismo, xenofobia, covid, etc.

      Mas neste caso, o que foi analisado na comissão de inquérito foi baseado em provas. E as afirmações de que houve influencia nas eleições foram do próprio LFV nessa comissão.
      ZH
      jorslb1
      2021-06-11 12h20m por zhar
      Se ha provas tem negocios pessoais em conflito com a empresa sport lisboa e benfica mais uma vez é para ser apresentado o caso nas instancias proprias . . . ate ver é mais um dos 1001 supostos casos que ja falam a tanto tempo que nunca da em nada porque nunca esteve ali nada e os jornais ganham em fazer barulho para venderem e as pessoas comem como comem o lixo dos reality shows da sic e tvi. . . numa sociedade ha a presunção de inocencia ate prova de culpa. . . houve alguem a pouco tempo que...ler comentário completo »
      Estranho. . .
      2021-06-11 12h16m por tiger1974
      Não conhece os pormenores do que está em investigação (as tais supostas consultorias que não eram), mas mais estranho ainda é que alguém intente um processo judicial sobre matérias que estão em segredo de justiça, dado que a investigação ainda não foi concluída, e o processo avançado para acusação (não estou a avaliar o processo).
      O que este processo vai provocar é que o Vieira fiquei a saber o que o MP e a PJ tem em mãos, podendo minar a investigação dos mesmos, até porque querem q...ler comentário completo »
      JO
      zhar e slbmeireles
      2021-06-11 12h10m por jorslb1
      Não estou a julgar ninguem antes de ser julgado pelo tribunal, nem pertenço, nem nunca pertenci a nenhuma claque.

      Também não me identifico com nenhuma das 3 candidaturas que foram a votos.

      Mas é facto que:
      - foi revelado na Comissão de Inquérito influencia do estatuto Benfica em negocios pessoais. Assim como a chegada à presidência.
      - as eleições não foram democraticas.
      ss_fer
      2021-06-11 12h10m por slbmeireles
      Lá está mas o porquê de querer tanto o poder? ai está a questão que se tem de fazer.
      É que as campanhas da concorrência falaram e falam por si. Os argumentos apresentados é ataques a Vieira, mas propostas nem vê-las.
      O que eu gostaria de ver num candidato era chegar com propostas, ideias, algum projecto, e foi coisa que nunca vi. Um candidato que promova o seu trabalho, e nao tente destabilizar o clube e denegrir a imagem do atual presidente para se promover a si.
      ...ler comentário completo »
      ZH
      slbmeireles
      2021-06-11 12h02m por zhar
      Sim . . . vao perguntar ali ao restelo quando deixaram um destes advogados "sabe tudo" e "tenho sempre razao" "sigam-me como o verdadeiro profeta" chegar a presidencia do clube ( e ainda la esta) como correu. . .
      slbmeireles
      2021-06-11 12h01m por yellow_ledbetter
      ''Engraçado que já toda a gente anda a condenar Vieira, quando nem os tribunais o julgaram. ''

      N te faltam casos c/ tdas as provas escarrapachadas à frente dos narizes dos juízes, alguns até admitem q houve corrupção mas passou do prazo sabe-se lá pq ou provas obtidas ilegalmente q tb é outra desculpa gira, alguns mto mais graves q os de futebol, mesmo lesa-país, q passam pelos pingos da chuva. . . . estamos a falar de Portugal.
      ZH
      . . .
      2021-06-11 11h58m por zhar
      Para que fique claro repito o que ja escrevi 20 vezes . . . discordo imenso com muitas opçoes desta direção , mas em 20 anos não apareceu uma unica oposição com planos concretos. . . os unicos que aparecem só sabem fazer confronto com acusações pessoais e andarem nos jornais em vez de se focarem em apresentar planos para o clube e ideias inovadoras. . . não houve um unico que tenha dito ok xyz não estão bem temos ideia que abc pode ser ideal e fazendo fgh pode ser interessante a medio longo ...ler comentário completo »
      Vieira
      2021-06-11 11h57m por El_Diablo_Red
      só alguém muito burro ou com grande falta de noção consegue achar que o Vieira é inocente, isso ou gosta de comer gelados com a testa
      zhar
      2021-06-11 11h56m por slbmeireles
      A ultima vez que vimos um advogado meter o nariz no Benfica, as recordações não são boas.
      "Benfiquistas, hoje foi um dia histórico na vida do nosso glorioso clube" - quem se lembra desta frase? mal sabíamos nós o quanto aquela frase fazia sentido, mas não pelos melhores motivos.
      SS
      LFV
      2021-06-11 11h52m por ss_fer
      Esta situação, e repare-se que não é coincidência acontecer logo após uma época em que foi realizado um enorme investimento e o retorno desportivo foi nulo, é um sinal de que existe um grupo (pelo menos) que tem interesse em dirigir o clube num futuro próximo, aproveitando-se, ou tentando-se aproveitar, de alguma instabilidade diretiva que possa estar a haver. Este género de acusações far-se-ia com facilidade contra qualquer presidente de um clube de futebol em Portugal; agora, é daquelas...ler comentário completo »
      jorslb1
      2021-06-11 11h50m por slbmeireles
      Tu viste os documentos? sabes a veracidade dos mesmos?
      Engraçado que já toda a gente anda a condenar Vieira, quando nem os tribunais o julgaram.
      Agora falta saber qual o interesse por trás disto tudo. Salvar o Benfica? No meio desta historia toda o que menos interessa a estas pessoas é o Benfica. O que interessa é tirar de lá Vieira, como vejo muitos comentários por ai "custe o que custar". E falta saber para interesse de quem.
      ZH
      jorslb1
      2021-06-11 11h48m por zhar
      Vamos ver. . . tudo o que vejo é o habitual "diz que disse" "vi que me contaram" com zero provas concretas . . . tudo o que foi entregue são noticias especulativas que se veem diariamente pela net. . . de resto resume-se a um enorme barulho de auto-promoção tipico destes pseudo advogados. . .
      Vieira
      2021-06-11 11h46m por MisticaEncarnada
      Reacção do Benfica não. . . do Vieira.
      O Vieira até pode ter razão e serem queixas infundadas (duvido mas ok), agora dizer que o autor das queixas vai sofrer consequências abona muito a favor dele. . .
      Sim senhor, quando somos acusados de alguma coisa, estamos preocupados, logo na primeira vez em que tocamos no assunto, em ameaçar ao autor da acusação.
      Na minha opinião, apesar de algum bom trabalho desta direcção nos primeiros anos, que levantaram o Benfica de ...ler comentário completo »
      JO
      zhar
      2021-06-11 11h35m por jorslb1
      Conversas?
      As provas foram entregues pelo Mattamouros, são 114 documentos de prova.
      Fora vieira!
      2021-06-11 11h24m por yellow_ledbetter
      Tudo o q se soube, desde a OPA q envolve o gajo dos frangos, benfica e as dividas das empresas de vieira. . . terem sido os bancos a o quererem no benfica, às urnas q n se contam e desaparecem, mudanças de estatutos ao longo dos anos, às negociatas com o BES e o q o seu presidente admitiu sobre vieira dos avais, palheiros etc. . . . basta até ver como o BES foi gerido todos estes anos, uma cambada d trafulhas q souberam falir um banco centenário a desviar mundos e fundos. . . . alguém no ...ler comentário completo »
      ZH
      jorslb1
      2021-06-11 11h22m por zhar
      Se tem provas concretas de ilegalidades a esquadra mais proxima é já ali ao lado e pode seguir o caminho do familiar do candidato a seguir o caminho dos tribunais. . . essas conversas que sabem que aconteceu porque que primo do vizinho da enteada da empregada da limpza viu que lhe contaram é o que andaram anos a rir e gozar que se passava no outro lado da 2a circular. . . já não bastavam a vergonha que é as claques andarem recorrentemente em episodios de violencia agora ha os "qnons benfiquistas"
      12
      Tópicos Relacionados
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Euro
      Crónica
      Itália venceu e qualificou-se para os oitavos
      Depois de uma boa apresentação na jornada inaugural deste Euro 2020, a Itália voltou a mostrar que é uma seleção a ter em conta nesta edição da ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      slbmeireles 16-06-2021, 22:02
      AlexisS17_Arshavin10 16-06-2021, 22:02
      LO
      LolmacaEoS 16-06-2021, 21:59
      El_Diablo_Red 16-06-2021, 21:58
      tripeiroFCP 16-06-2021, 21:56
      El_Diablo_Red 16-06-2021, 21:55
      JotaFerreir 16-06-2021, 21:55
      FR
      Fragha 16-06-2021, 21:55
      El_Diablo_Red 16-06-2021, 21:53
      tripeiroFCP 16-06-2021, 21:53
      MisticaEncarnada 16-06-2021, 21:46
      Ultras-__FCP 16-06-2021, 21:39
      PedroFCP4life 16-06-2021, 21:31
      IM
      ImBlankSpace 16-06-2021, 21:30
      telmogomes 16-06-2021, 21:27
      IM
      ImBlankSpace 16-06-2021, 21:27