placardpt
    Análise a todas as equipas do Euro

    GRUPO C | Macedónia: uma surpresa que quer voltar a surpreender

    Com o início do Euro 2020 ao virar da esquina, está na altura de conhecer todas as 24 equipas que vão participar no maior torneio de seleções do Velho Continente. Durante os dias que antecedem o pontapé de partida, o zerozero apresenta-lhe o perfil de cada seleção, assim como a sua figura e técnico.

    A Macedónia (além da Finlândia) é uma das estreantes em fases finais de Campeonatos Europeus e tem vindo a causar surpresas e a cumprir sonhos constantemente nos últimos tempos. A sua mera participação na fase de grupos deste Euro 2020 é um feito histórico para o futebol macedónio, tudo o que daí venha será o culminar do conto de fadas.

    Não há muito que faça crer que a Macedónia consiga passar da fase de grupos. Têm o astuto de underdog do grupo e claros argumentos inferiores à Holanda, Ucrânia e Áustria, ainda assim os macedónios prometem fazer de tudo para dar luta nos três jogos do grupo e não saírem com ares de humilhação dos mesmos. Pontuar passa pelo primeiro objetivo.

    Muito coração e qualidade crescente

    Engane-se quem pense que a Macedónia do Norte hoje é um país longínquo do futebol e sem cultura futebolística. Prova disso é que dos 26 convocados do selecionador Igor Angelovski, apenas três jogam ainda na Macedónia, sendo que vários estão nos principais campeonatos europeus, como a Premier League, Bundesliga, Serie A ou La Liga.

    Defensivamente, a Macedónia aderiu ao sistema «da moda», o 3x5x2, pelo que é muito provável que jogue no Euro com esse sistema de três centrais e dois alas. Os três centrais costumam ser Musliu, Ristevski e Velkovski, mas é nas alas que estão duas das suas principais figuras: Stefan Ristovski, antigo defesa do Sporting, e que por vezes até é utilizado a central, e Ezgjan Alioski, que conta com experiência na Premier League, ao serviço do Leeds United. A baliza fica a cargo de Stole Dimitrievski, que leva vários anos nos principais escalões espanhóis.

    Macedónia tem vindo a surpreender ©Getty /
    Quanto ao meio campo, esse é habitualmente constituído por dois jogadores de cariz mais defensivo. Aqui existe alguma rotação, mas Boban Nikolov e Arijan Ademi são os mais utilizados, embora Enis Bardhi (Levante) seja utilizado em certos jogos para fechar as alas. O médio mais ofensivo é um dos destaques da Macedónia e um dos que tem lugar cativo: Elif Elmas. O criativo do Nápoles é uma das figuras da equipa e um jogador com claros argumentos a nível técnico, essencial nos processos ofensivos da equipa.

    Para a frente de ataque, Angelovski chamou uma série de jogadores, cada qual com as suas respetivas características, mas há dois que se destacam e que são as duas maiores armas da Macedónia. Um deles é Ivan Trickovski, avançado de 34 anos que nas últimas cinco temporadas e meia fez um total de 105 golos ao serviço dos cipriotas do AEK Larnaca.

    O outro é a maior figura da história da Macedónia, o avançado Goran Pandev, que conta com uma vasta experiência nos principais campeonatos europeus e é o melhor marcador e o mais internacional de sempre da história da Macedónia. Além disso, foi ele quem marcou o golo que qualificou a Macedónia para este Europeu, na vitória por 0x1 frente à Geórgia.

    Esta vai ser a primeira participação na história da Macedónia do Norte numa fase final de um Campeonato Europeu de futebol, pelo que a história já está escrita. Será difícil para a Macedónia pontuar num grupo que conta com a Holanda, Ucrânia e Áustria, mas os comandados de Angelovski de tudo farão para tornar a vida dessas três seleções mais difícil e deixar uma boa imagem.

    A Estrela
    Goran Pandev

    A Macedónia tem vindo a crescer a olhos vistos nos últimos anos e vários jogadores têm surgido, mas nenhum se compara ao eterno Goran Pandev. O avançado está longe do auge da carreira, mas continua a mostrar toda a sua importância enquanto líder da equipa e prova disso é que foi ele quem marcou o golo que qualificou a Macedónia para o seu primeiro Europeu de sempre. É o rei da Macedónia.

    O Técnico
    Igor Angelovski

    É um dos nomes mais desconhecidos (assim como a sua seleção) no que a treinadores diz respeito neste Europeu e conta ainda com uma carreira bastante curta. Começou nos macedónios do Rabotnicki, destacou-se e em apenas dois anos e meio deu o salto para o comando da seleção, onde já inscreveu o seu nome na história do futebol.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Macedónia
    2021-06-08 11h21m por Tekashi
    Será extremamente difícil pontuar é um facto, mas apesar de considerar que não terão muitas chances desejo-lhes o melhor, é uma Seleção que simpatizo obviamente o motivo é o mpt Ristovski
    Pontuar e inclusivamente ganhar. . .
    2021-06-07 23h42m por Chupak
    frente à Áustria não me parece nada complicado ou impossível.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...