placardpt
    Villarreal é o vencedor da Liga Europa 20/21

    Submarino amarelo: Feito para ir ao fundo, nunca tão longe

    Villarreal é a mais recente equipa espanhola a chegar à glória europeia na Liga Europa! Uma caminhada improvável, selada de forma inesquecível, que colocou o submarino amarelo no momento de mais profunda felicidade da sua história.

    De um lado estava o Sr. Europa League, a participar na sua quinta final desta prova, e do outro estava um favorito Manchester United, para jogar esta extremamente intrigante final em Gdánsk, mas a decisão não foi nada fácil. Foram necessários 120 minutos de futebol, seguidos de 22 grandes penalidades, para apurar o vencedor da competição.

    Semáforo amarillo

    Quem esperava uma final entusiasmante desde o primeiro instante certamente ficou desapontado, pelo menos nos minutos iniciais. O hino europeu foi substituído pelo letárgico som da antecipação, nuns 20 minutos iniciais cujo único acontecimento de destaque foi o choque de Foyth no joelho de Pogba, que deixou o argentino a sangrar e o Villarreal com menos um elemento durante cerca de 10 minutos.

    Era como se o semáforo estivesse fechado, impedindo qualquer jogada perigosa de passar pelas defesas adversárias, mas, como em qualquer outra via, não se manteve assim para sempre. O semáforo virou amarelo intermitente e deixou o submarino proceder com cautela, o que permitiu uma jogada de perigo, patrocinada por um belo cruzamento de letra de Bacca, antes de um momento que seria bem mais decisivo.

    Moreno deixou espanhóis em vantagem ©Getty / Janek Skarzynski
    Gerard Moreno, a grande figura deste Villarreal, chegou ao 30º golo na temporada no momento em que cravou o seu nome na história desta final. Foi num pontapé livre cobrado por Dani Parejo que o internacional espanhol ganhou o duelo a Lindelof para atirar para o fundo da baliza, deixando os comandados de Emery na frente do marcador.

    Final, dia da... indecisão

    A bola, neste caso a responsabilidade, estava claramente do lado inglês. O peso do favoritismo neste duelo não chegava às toneladas, mas era o suficiente para tornar a final um pouco menos desinteressante, por isso surpreendeu a vantagem espanhola que durante tanto tempo não teve resposta à altura. Ainda assim o golo chegou, de forma... fortuita, no mínimo.

    Greenwood tinha sido o red devil que maior perigo criou no decorrer do primeiro tempo, mas não esteve envolvido no lance que culminou com o golo de Cavani. Um remate de longe de Rashford foi contra McTominay e, sem qualquer fora de jogo, deixou o uruguaio isolado de forma gratuita, para assinalar o empate.

    Cavani empatou ©Getty / KACPER PEMPEL
    Foi um segundo tempo ligeiramente mais aberto do que o primeiro, mas ainda pautado pelo medo e nervosismo de ambas as equipas. Se era andante, virou moderado, graças a algumas ocasiões de Cavani e uma enorme oportunidade de Rashford (falhada, apesar de fora de jogo), mas nunca deixou de ser menos do que poderia ter sido.

    Até ao fim

    Um cabeceamento falhado por Pau Torres, a melhor oportunidade do Villarreal na segunda parte, deu por concluído o tempo regulamentar e atirou a decisão para o prolongamento. Nessa meia hora extra a força dominante mudou, e o submarino reemergiu como uma força a ter em conta nesta final. Houve  chegada à área, houve ocasiões, e até uma grande penalidade que poderia ter sido assinalada a favor dos espanhóis (VAR entendeu que não houve mão de Fred), mas o golo tardava em chegar.

    Também Solskjaer, que enquanto jogador foi tão preponderante a saltar do banco, tinha prometido suplentes a desempenhar um papel importante, mas deixou as alterações para a segunda parte do prolongamento, numa clara amostra do que foi esta final: expectativa e mais expectativa.

    Como sintoma do medo e do nervosismo, o jogo foi mesmo até à lotaria das grandes penalidades, onde impera o... medo e nervosismo.

    Mas aí desapareceram os nervos, e os primeiros 10 penáltis foram marcados, atirando a decisão para o mais longe possível. Mesmo os seguintes continuaram a entrar, e foi só na 22ª grande penalidade, cobrada por David De Gea, que a bola não entrou. O último jogador que faltava marcar foi o único que não conseguiu, e assim ficou um espanhol na origem desta noite inesquecível para o Villarreal.

    U Quarta, 26 Maio 2021 - 20:00
    PGE Arena Gdańsk
    Clément Turpin
    1-1
    (11-10 g.p.)
    Gerard Moreno 29'
    Edinson Cavani 55'
    PGE Arena Gdańsk
    Lotação43 608
    Medidas105m x 68m
    Inauguração2011
    Lances Capitais
    29´
    GOLO Villarreal!
    Gerard Moreno marca
    Gerard Moreno marca o seu 7º golo na prova (12 jogos)
    55´
    GOLO Manchester United!
    Edinson Cavani marca
    Edinson Cavani marca o seu 6º golo na prova (5 jogos)
    A Chave

    22ª grande penalidade: David De Gea atirou para a sua direita e Rulli mergulhou para lá, agarrando a bola e iniciando as celebrações.

    O Árbitro

    Houve pedidos de grande penalidade para ambos os lados, mas nenhum foi assinalado após recurso ao VAR. Tanto tempo de jogo, mas pouco trabalho para Clément Turpin.

    O Melhor
    Derradeiro desempate

    120 minutos de bola corrida foram incapazes de impor a paixão e entusiasmo que este duelo merecia, mas as grandes penalidades não falharam nesse departamento. 21 penáltis, todos certeiros, com os corações (mesmo os neutros) a palpitar em crescendo, até que Rulli defendeu perante o seu colega de posição

    O Pior
    Tantos nervos

    As finais já são jogos onde os nervos, por vezes, tornam os jogos um pouco menos interessantes do que deviam ser. Junte-se a isso o facto de chegarem no final desta temporada atípica, com tão pouco descanso, foi a receita para um duelo de pouco risco e muita expectativa.

    Forma
    Villarreal
    2020/2021
    58J
    31V
    16E
    11D
    103-55G
    Manchester United
    2020/2021
    61J
    35V
    14E
    12D
    121-68G
    Sabia que...by playmaker stats
    O Villarreal é o 29.º clube a conquistar a Liga Europa
    Unai Emery faz história e torna-se o treinador com + títulos na Liga Europa (4)
    O Villarreal conquista a Liga Europa, na sua 1.ª final europeia
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    VILLARREAL
    EMPATE
    MANCHESTER UNITED

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    WE
    Culpa do Solskjaer
    2021-05-27 14h22m por Weezard
    O treinador do Utd não teve ambição para tentar ganhar o jogo. A equipa esteve por cima uma boa parte do jogo, mas Rashford só fez porcaria e o Bruno Fernandes foi bem anulado. Porquê guardar as substituições para o fim do prolongamento, para meter apenas os melhores marcadores de penaltis? O Utd tinha obrigação de querer fazer melhor.
    Hidetoshi_Nakat a7
    2021-05-27 12h48m por Alexis7-Arshavin10
    Sem duvida! é um clube histórico em Espanha.
    HI
    Arshavin
    2021-05-27 12h38m por Hidetoshi_Nakata7
    Concordo contigo, o Zaragoza faz muita falta à primeira liga espanhola.
    HI
    Correção
    2021-05-27 12h06m por Hidetoshi_Nakata7
    Uma*
    HI
    Unai Emery
    2021-05-27 12h02m por Hidetoshi_Nakata7
    Mais um prova da grande qualidade deste treinador. Villarreal, não se importam de emprestar o Emery ao Porto para ver se conseguimos ganhar a liga Europa, outra vez?
    HI
    Parabéns Villarreal!
    2021-05-27 11h54m por Hidetoshi_Nakata7
    Já estava à espera que ganhassem, mas nunca depois de 22 grandes penalidades!
    Afilhado
    2021-05-27 03h28m por Alexis7-Arshavin10
    O Juanfran também era um bom lateral esquerdo, jogou no Levante também até bastante tarde. O Luccin do que me lembro também chegou a passar pelo Atlético.

    Em relação ao Ricardo Oliveira fui confirmar e de facto esteve no Milan na temporada anterior sim, sem muito sucesso.
    Afilhado
    2021-05-27 02h57m por Alexis7-Arshavin10
    Fui ver a equipa do Zaragoza para confirmar e tinham jogadores para lutar pela Europa sinceramente, na época 07/08. Acho que foi das descidas mais inacreditáveis face ao talento do plantel, tinham Ayala, Carlos Diogo (jogou no Real e andou a porrada com o Luis Fabiano xD, era bom lateral), Diego Milito, Ricardo Oliveira, Pablo Aimar, D`Alessandro, Matuzalám, Gabi. . . simplesmente inacreditável. A partir daí o clube nunca mais se encontrou e andam a deriva entre a segunda divisão e ...ler comentário completo »
    Afilhado
    2021-05-27 02h50m por Alexis7-Arshavin10
    Sim de facto o Luis García esteve pouco tempo no Topo. Em relação ao Sergio García, não era um craque, mas era bom jogador. Curiosamente e se não estou a confundir épocas, jogou com o Ricardo Oliveira, brasileiro que passou pelo Bétis, no Zaragoza, com o espanhol a ser o segundo avançado. Acho que acabaram por descer de divisão, mas até tinham uma boa equipa, na altura foi muito estranho sinceramente.
    BITW
    2021-05-27 02h42m por Alexis7-Arshavin10
    Esta a ser associado ao Everton, Tottenham e Arsenal. . . vamos ver, mas tem de sair esta época, se não começa a ser tarde para ele demonstrar a sua qualidade num clube grande. Acho que vem para o Emirates, o Pépé vai ser o intermediário eheh.
    Afilhado
    2021-05-27 02h29m por Alexis7-Arshavin10
    Outros jogadores espanhóis que floparam lá fora também foram o Bojan que prometia muito e o Lucas Pérez no Arsenal.
    Afilhado
    2021-05-27 02h24m por Alexis7-Arshavin10
    O Helguera pensava sinceramente que tinha feito a carreira toda no Real Madrid, não me lembro dele na Roma xD. Mas sim a muitos mais, só que agora tinha que fazer um exercício mental para me lembrar. Em relação ao Mendieta, sim, pode-se dizer que sim.

    Antes quando falaste do Riera, não estarias a confundir com o Luis García? Outro bom jogador que representou a Espanha. Fui ver e ganhou a Champions no Liverpool. Houve outro Luis García também que jogou no Espanyol, també...ler comentário completo »
    CO
    Emery e Bella Gutman
    2021-05-27 02h21m por coolstreamm
    Para os vários adeptos do Benfica que aqui sugeriram Emery para voltarem às grandes conquistas europeias, queria aqui recordar que a velha maldição de Bella Gutman inclui todo e qualquer treinador. . .
    Afilhado
    2021-05-27 01h54m por Alexis7-Arshavin10
    Muitos falam dos ingleses, mas se formos a ver, também a muitos espanhóis com qualidade que falharam fora de Espanha. Assim de repente lembro-me do Riera, Mendieta, Luque, Reyes (no Arsenal nem jogou mal, mas prometia muito mais), Iago Aspas mais recentemente. . .
    Afilhado
    2021-05-27 01h50m por Alexis7-Arshavin10
    O Figo já não escapa dessa mancha xD. Em relação ao Riera, acho que não, ele no Liverpool não conseguiu demonstrar a sua qualidade, mas se não estou em erro foi para lá quando o Torres e o Benayoun estavam em Anfield.
    Emery
    2021-05-27 01h38m por Neves_Shady
    Emery masterclass. Já vão 4!
    yellow_ledbette r
    2021-05-27 01h29m por slbmeireles
    Sim tambem acho que foi depois desse jogo. Opa isso é outra coisa que para mim não faz sentido, presidentes se candidatarem com treinadores atras. Primeiro candidata-se se ganhar ve o trabalho de quem está e decide se fica ou não.
    O problema de Mourinho é que não tinha curriculo na altura, era um Mourinho bem diferente daquele do Leiria.
    Maniche deu uma entrevista a dizer que não foi ele que quis sair, mas sim que o mandaram embora.
    Nessa altura so nos enterravamos,...ler comentário completo »
    Afilhado
    2021-05-27 01h24m por Alexis7-Arshavin10
    Pois, em 2000/01 pouco me lembro sinceramente. Acho que o primeiro jogo que vi em criança que me lembre foi no Mundial de 2002, a Coreia do Sul frente a Itália (o pessoal que fala de árbitros não deve ter assistido as poucas vergonhas frente a Portugal e especialmente frente a Espanha e Itália). Mas o Leo Franco e o Mono Burgos eram dois guarda-redes bons, especialmente o Burgos. O Luque jogou no Deportivo também, onde fez grande parte da carreira se não estou em erro, um extremo de qual...ler comentário completo »
    BestInTheWRLD
    2021-05-27 01h06m por MisticaEncarnada
    A questão é: onde é que vai estar o critério? E se em dois lances parecidos, num é assistência e no outro não?
    Relativamente aos golos nos lances individuais, a assistência pode ter uma importância gigante ou não. Há aqueles passes para um jogador em que ele finta um defesa, finta o GR marca um golão mas a assistência foi 1/3 de golo. Há outras assistência que é um passe curto a meio campo e depois o jogador pega bola, vai por ali fora e marca, aí já não deveria contar. . . mas d...ler comentário completo »
    slbmeireles
    2021-05-27 01h04m por El_Diablo_Red
    Não era presidente mas vai lá ver quem era o Diretor desportivo
    yellow_ledbette r
    2021-05-27 01h02m por slbmeireles
    Sim e Vilarinho que o mandou embora. Vilarinho este na primeira fase de recuperação do clube financeiramente, mas desportivamente cometeu muitos erros.
    So de lembrar que mandamos embora Mourinho para ficar com Toni.
    Mas lembro tambem de Maniche por exemplo.
    BITW
    2021-05-27 01h02m por Alexis7-Arshavin10
    Sem duvida. Ou remates falhados que depois contam como assistência lol.

    PS: Achas que o Arsenal contrata o Zaha ou vai para outro clube??? Ele já disse que quer jogar num clube com outras ambições :p.
    El_Diablo_Red
    2021-05-27 00h48m por slbmeireles
    Primeiro devias saber um pouco do clube antes de andares ai a dizer asneiras.
    Primeiro Mourinho e Heynckes quando estiveram no Benfica, Vieira nem sequer era presidente.
    Fernando Santos chegou ao Benfica bem depois de ter estado no Porto e não o contrário. Os outros que referiste tiveram numa fase de transição do clube, ainda nos primeiros anos de Vieira, em que se estava a recuperar o clube financeiramente, porque estávamos praticamente falidos.
    yellow_ledbette r
    2021-05-27 00h34m por El_Diablo_Red
    o Benfica precisa é de um presidente que tenha um projeto competivo e vencedor e não um que pense só em vender e em ganhar comissões, porque senão vejamos os treinadores do Vieira

    -Quique Flores teve a péssima época no Benfica e no ano a seguir venceu a Liga Europa com o Atlético de Madrid
    -o Fernando Santos foi despedido e ganhou o penta com o Porto
    -o Mourinho foi dispensado ganhou tudo em Portugal e na europa com o Porto
    -o Jupp Heynckes foi dispensado e f...ler comentário completo »
    Tekashi
    2021-05-27 00h30m por MisticaEncarnada
    Essa do Liverpool vs Tottenham foi má. Passei o jogo todo à espera que acabasse. Em relação à final deste ano, eu estou à espera de um jogo muito táctico e de 1/2 golos nos 90 minutos. No máximo um 2-1. Creio que o City tem valor para ganhar e considero-os favoritos mas acho que vai ser muito na retranca. Não vejo o City a esmagar muito e apostar tudo a ir à procura do golo desde o primeiro minuto.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...