placardpt
    Tática e novas peças

    A margem encurtou, mas o que mudou para além disso? Fomos analisar o novo Sporting

    Mexidas no sistema, perda de rotinas, entrada de novos elementos e perda de pontos. O Sporting já liderou o campeonato com uma margem de conforto assinalável, mas os resultados da última jornada deixaram o FC Porto a apenas quatro pontos dos leões e fizeram soar os alarmes em Alvalade.

    Embora Rúben Amorim e os seus jogadores não queiram falar da questão do título, o facto é que esse é o grande objetivo do clube nesta fase da época, até tendo em conta todo o trajeto feito até aqui no campeonato. Em tempos esta parecia uma questão quase resolvida, mas com seis jornadas para o fim e com deslocações ao terreno do Sporting de Braga e do Benfica percebe-se que mais uma vez o campeão será decidido na reta final.

    Na segunda metade da época, a equipa de Rúben Amorim já perdeu mais pontos do que em toda a primeira volta. Neste artigo apontamos alguns aspetos do Sporting atual, que podem ter influência para a recente quebra da formação leonina e a reabertura da luta pelo título.

    Mudança tática

    © Vítor Parente / Kapta+

    A rigidez tática de Rúben Amorim foi muitas vezes apontada como um dos seus defeitos, mas nas últimas jornadas o treinador leonino fez mudanças para encaixar peças que antes não faziam parte do onze inicial. Falaremos delas adiante, mas comecemos por olhar para a tática.

    O 3x4x3 passou a ser um 3x1x4x2, alterando as dinâmicas da equipa leonina, especialmente no aspeto ofensivo. Com esta mudança, o Sporting passou a ter mais um jogador no meio-campo e a dar ainda mais foco ao corredor central, que já era bastante procurado antes da alteração.

    Isso levou a que João Mário fizesse alguns jogos como falso extremo do lado esquerdo e Nuno Mendes passou a assumir um papel ainda mais importante. Com isto, Rúben Amorim procurou ter um maior controlo da partida com bola, permitindo menos oportunidades ao adversário. 

    Apesar da mudança, importa ressalvar a insistência de Rúben Amorim em manter os três centrais, algo que sempre fez, mesmo em situações de desvantagem no marcador.

    Novas peças

    © Kapta+

    A nova tática não surgiu por acaso. Rúben Amorim percebeu que os adversário do Sporting estavam a encontrar uma forma de contrariar a equipa e por isso sentiu necessidade de mudar, até porque em janeiro chegou o avançado que o técnico tanto desejava.

    Com a nova tática surgiram também novas figuras e consequentemente outras desapareceram. O nome de Paulinho salta imediatamente à vista. O avançado contratado ao Sporting de Braga tem características únicas no plantel leonino e por isso não foi de estranhar que depois de recuperar dos problemas físicos passasse a assumir a titularidade, mas não foi caso único.

    Se Pedro Gonçalves, embora com outras funções, continuou no onze (natural tendo em conta o estatuto de melhor marcador do plantel e segundo melhor da Liga), o mesmo não se pode dizer de Nuno Santos. O ex-Rio Ave perdeu espaço e no último mês e meio só foi uma vez titular. Por outro lado, Daniel Bragança tem vindo a ganhar espaço e no mesmo período foi titular em três ocasiões. A partir do banco, destaque para Matheus Nunes, que continua a sair do banco, mas tem vindo a somar menos minutos, deixando de ser uma primeira escolha na hora de mexer.

    A todos estes nomes podemos ainda acrescentar o de Matheus Reis. O brasileiro, reforço de verão do Sporting, estreou-se a titular em Faro e manteve esse estatuto, embora neste caso não seja uma questão tática, mas sim pelo facto de Feddal estar a cumprir o período de Ramadão. Ainda assim, destaque para a presença consecutiva em oito encontros, seis deles desde o banco de suplentes.

    Mais oportunidades

    © Vítor Parente / Kapta+

    Uma conjugação de fatores fazem com que este Sporting seja forçosamente diferente do da primeira metade da época. A nível pontual já concluímos que a equipa de Rúben Amorim regrediu, mas tendo em conta a primeira volta do campeonato isso acaba por nem surpreender. A questão que deve ser feita é: E a nível futebolístico?

    Se este é um melhor Sporting ou não isso caberá a cada um decidir, até porque os gostos e estilos variam de pessoa para pessoa, mas os números não enganam. A equipa de Rúben Amorim está a criar mais oportunidades e situações de golo, tendo mesmo atingido o máximo de remates na primeira parte de um jogo na última partida com o Belenenses SAD.

    A eficácia que tantas vezes foi apelidada de «estrelinha» está a faltar. Nesta fase, a equipa de Rúben Amorim precisa de criar mais para marcar... menos. Se olharmos para os últimos seis jogos dos leões, só no empate (2x2) com o Belenenses SAD é que a formação verde e branca marcou mais do que um golo. Paulinho tem sido apontado como um dos culpados pela quebra goleadora da equipa, mas também tem mérito nas soluções ofensivas que deu a este Sporting, claramente mais perto da baliza do que noutra fase da época. Falta o acerto ou serão outros fatores?

    A pressão: Como será em Braga?

    © Kapta+

    Este talvez seja o tema do momento no que toca ao Sporting. A questão tática e a influência, positiva ou negativa, de Paulinho, também são destaque, mas adeptos e adversários têm vindo a destacar a pressão nesta reta final do campeonato como fator para a equipa leonina estar a perder pontos e a permitir a aproximação do FC Porto, que, por outro lado, não está a vacilar.

    Se os leões de Amorim estão a acusar a pressão é difícil saber. Lembrando o que escrevemos atrás, talvez essa pressão possa ser associada à dificuldade para finalizar, mas este não é um fator relacionado diretamente com a juventude do plantel. Se elementos como Coates ou Adán (esquecendo o erro no jogo com o Belenenses SAD) têm vindo a destacar-se, o mesmo pode ser dito dos jovens Gonçalo Inácio e Nuno Mendes, que mantêm um rendimento alto. Por outro lado, há jogadores num momento de menor fulgor - João Mário, o próprio Pedro Gonçalves e sobretudo Pedro Porro têm tido exibições menos conseguidas nos últimos tempos.

    Para finalizar, que Sporting iremos ver em Braga? Os sinais dados na reta final do jogo com o Belenenses SAD podem fazer Rúben Amorim voltar um pouco atrás e regressar ao 3x4x3, com Nuno Santos no flanco para dar mais velocidade e verticalidade ao futebol leonino. Com mais quatro pontos do que o FC Porto, o Sporting sabe que ainda pode escorregar e este é, na teoria, um dos jogos mais complicados até ao final da época, mas nova perda de pontos deixaria a equipa de Rúben Amorim numa situação complicada depois de a distância ter estado na casa das dezenas.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SC BRAGA
    EMPATE
    SPORTING

    Fotografias

    Liga NOS: SC Braga x Sporting
    Liga NOS: SC Braga x Sporting

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    titulo a fugir
    2021-04-24 17h38m por fut_master
    o paulinho nao está a encaixar mas é bem superior à alternativa, um banal tt com muito defice tecnico. . . no entanto dos jogos que tenho visto o maior peso morto é o joao mario que parece um idoso a jogar, do mais lento que ha ate os passes dele sao a 10 à hora quando se pede para soltar rapido. . grande bidao de ouro é bom masé na tatica do mastiga. . . outro que me pareceu nao estar em sintonia foi o tabata, mt individualista em campo e agr 'lesionou-se' ate ao final.
    PO
    O dinheiro da champions
    2021-04-24 17h23m por PORTOTUGA2
    Já está investido, no Paulinho e no Amorim.
    O Scp nunca terá uma conjuntura tão apetecível como a deste ano para ser campeão. . . e se perde ou empata em Braga, não vai ter estaleca para lá chegar. . . e mais 20 anos?
    As perguntas já estão antecipadas:
    1 treinador a perder com 10 pontos de avanço no último terço do campeonato.
    Não há dinheiro para investir(já foi investido)
    Tem de vender Nuno Mendes e provavelmente Pote, para pagar dívidas. . .
    Que plantel para a próxima época?
    Com adeptos, com mais jogos, mais pressão?
    Mudança de tática
    2021-04-24 15h22m por LeaodoCasalVentoso
    Eu prefiro o 3-1-4-2, porque melhorámos imenso no aparecer em zona de finalização! Temos é de voltar á eficácia antiga de cada chuto cada golo 😇 se a eficácia voltar nos últimos 6 jogos, fico tranquilo, sabendo que ninguém nos vai parar!!! 🦁 mais um á parte. . . pela maneira que o Porto anda jogar, tenho a certeza que eles ainda vão perder mais pontos do que nós!
    Paulinho
    2021-04-24 15h02m por SCP4Lyfe
    Pode não valer os 16M, mas ele não é o único culpado como muitos fazem crer. Ele dá muito à equipa, a equipa é que não dá muito a ele, tem pouquíssimas chances de finalização durante o jogo, relembro o jogo contra a B-SAD que foram às dezenas cruzamentos a morrer no primeiro poste, parecia que os jogadores não tinham força. Depois as vezes que a bola lhe chega com qualidade ele não é ganancioso, e se houver colegas em melhor posição ele dá nesses colegas. Dois passes para o JM no jogo p...ler comentário completo »
    FM
    Gestão danosa
    2021-04-24 15h02m por FM12ZZ
    Esta época está a fazer esquecer muitos negócios maus. O primeiro é o de Rúben Amorim: uma fortuna dada ao Braga de Salvador que de maneira irónica ainda nos ultrapassou na tabela classificativa, para um humilhante 4º lugar. Começa a época, e somos eliminados da Liga Europa pelo LASK por 1-4 em casa. Sem competições europeias, sem os trocos da Liga Europa, com menos pontos no ranking para Portugal e para o próprio clube, que precisa urgentemente desses pontos para não ficar no 3º ou 4º p...ler comentário completo »
    Amorim
    2021-04-24 12h27m por Gund0gan
    Nesta fase do campeonato começar a fazer experiências táticas tinha tudo para correr mal, isto mostra alguma inexperiência também do treinador. Chegamos a um ponto do campeonato em que a crença e o coração vão ser mais importantes que qualquer nuance tática, é uma altura em que é preciso perder tempo a motivar jogadores e não a encher a cabeça com tarefas táticas, o Sporting quando jogava em 343 tinha um modelo de jogo simples, há que voltar a meter esse modelo, os jogadores precisam de al...ler comentário completo »
    SPorting
    2021-04-24 12h16m por berdinho
    Vamos equipa. O único reparo é voltar ao 4-3-3 e pôr o N. Santos na ala esquerda. Jovane também merece mais minutos. Precisamos de jogadores mais verticais e rápidos, em jogos como este.
    JD
    Paulinho
    2021-04-24 11h56m por JDABM
    Já ti há comentado entre amigos que o negócio Paulinho não foi bom para o Sporting. E não é pela cantiga de que desde que ele é titular que o Sporting joga menos. É mesmo porque acho que o Paulinho, com a idade que tem, não vale nunca os 16M, e penso que nem é por 100% do passe.

    Sao aqueles negócios que ninguém questiona no Sporting porque se vai em 1 do campeonato. . .
    HR
    Melhor 11
    2021-04-24 11h38m por HRSPORTING
    Neste momento e para o Braga:
    Adan
    Porro Inacio Coates Feddal (se tiver disponível, o M. Reis comete muitos erros) N. Mendes
    Palhinha e D. Bragança (eu gosto do João mario, teve uma grande primeira passagem pelo Sporting mas neste momento está muito longe da forma que tinha e o levou a ser titular no Euro. A razão para ser titular é a "calma" que dá ao jogo e a inteligência mas neste momento o d. Bragança, a jogar ali, dá quase o mesmo e com muito mais intensidade.
    ler comentário completo »
    Sporting
    2021-04-24 10h42m por thekarga5
    Não mudou grande coisa na verdade, a unica coisa que se altera todas as semanas é a distância para o fim do campeonato, e com a pressão e constantes deslizes, a distância pontual para o segundo classificado.
    Há quem possa dizer que toda a sorte que tivemos ao longo do campeonato se esgotou e agora estamos a pagar por isso. Não sei se é verdade, mas nota-se claramente a pressão na mente e corpo dos jogadores e tanto na hora de defender ou de finalizar alguns jogadores tremem. Obviam...ler comentário completo »
    Paulinho
    2021-04-24 10h16m por GrandeFumassa
    Nunca deviam ter ido buscar este PL, nunca vai servir para uma equipa que quer ser campeã. 16M por um marreco, irra.
    Atual crescimento
    2021-04-23 23h53m por Pedroboss3
    So não ve quem não quer que esta equipa está a acusar pressão pela idade da equipa pelo contexto do Sporting e ser coates não existe outro jogador com espírito de liderança.
    Eu entendo a mudança tática que ocorreu em uma altura em que criavam os e rematavamos pouco e está tática tem criado mais oportunidades mas tem 3 problemas não temos um ponta de lança finalizador os 2 que temos não sabem rematar e assim fica difícil marcar pois são os mais próximos da área, o nosso melhor finalizado...ler comentário completo »
    *
    2021-04-23 23h49m por Josnei
    esqueci do porro
    11 do sporting
    2021-04-23 23h48m por Josnei
    se todos tiverem bem o 11 tem que ser este :

    adan
    inacio( apesar de eu achar o neto cumpriu nesta epoca)
    coates
    feddal
    nuno mendes
    palhinha
    joao mario
    pote
    nuno santos
    TT
    coelhobravo
    2021-04-23 23h41m por Pedroboss3
    Felizmente não ainda marcava para gozar com a nossa cara
    CO
    SPORAR
    2021-04-23 23h34m por coelhobravo
    Vai jogar contra o Sporting?
    Sporting
    2021-04-23 23h07m por Tekashi
    Nuno Santos, Bruno Tabata ou Jovane para o 11 inicial, Paulinho para o banco.

    Em relação ao Meio-Campo, Matheus Nunes tem de ter mais tempo de jogo, foi encostado no momento em que mais evoluía. João Mário tem de ser titular, com todo o respeito pelo Daniel Bragança.

    Lá atrás, preferia ver Feddal a Matheus Reis, mas não é nada de por aí além.

    jogos históricos
    U Domingo, 25 Abril 2021 - 20:00
    Estádio Municipal de Braga
    Artur Soares Dias
    0-1
    Matheus Nunes 81'

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Destaque
    Levantamento dos clássicos perto do 25 de abril
    Portugal, país do futebol, o desporto do povo. Abril, mês da revolução, pela liberdade do povo. 

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:19
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:16
    joaobencatelense 26-04-2024, 10:14
    mario1953 26-04-2024, 10:13
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:11
    BM
    bmsantosousa 26-04-2024, 09:54
    moumu 26-04-2024, 09:48
    Vic-54 26-04-2024, 08:15
    Inuyashapt 26-04-2024, 05:02
    moumu 26-04-2024, 03:12
    moumu 26-04-2024, 02:50
    moumu 26-04-2024, 02:49
    Diasmartins 26-04-2024, 01:43
    marciosantos321 26-04-2024, 01:34
    marciosantos321 26-04-2024, 01:24
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:59