placardpt
    Belenenses SAD venceu Marítimo (2x0)

    Foi preciso estar aflito para deixar de o ser

    2021/04/17 20:04

    O futebol nem sempre é justo e basta olhar de relance para a estatística do encontro para perceber que o Marítimo foi a equipa mais perigosa, principalmente na segunda parte, mas o Belenenses SAD soube sofrer e fez-se valer da sua vantagem conseguida na primeira metade para arrancar um dos triunfos mais importantes de toda a temporada. No fundo, foi preciso estar aflito para, no fim, deixar de o ser.

    11 metros que fizeram a diferença

    O dia era de sol no Estádio do Jamor e até o relvado parecia finalmente em bom estado, pelo que estavam reunidas todas as condições para um belo espetáculo de futebol, mas a primeira parte deixou muito a desejar, com muita luta a meio-campo, ritmo nem sempre muito elevado e duas equipas que se iam anulando.

    O Marítimo foi a equipa a começar melhor, apesar das várias alterações forçadas no onze em relação à última partida, com Karo e Irmer a ficarem perto do golo. Ainda assim, os insulares nem por isso impressionavam, com as oportunidades a surgirem sempre através de bolas paradas ou da meia distância.

    ©Bruno de Carvalho / Kapta+
    Do outro lado, o Belenenses SAD mantinha-se fiel a si mesmo: forte e coeso a defender e rápido e vertical no ataque, na tentativa de explorar, sobretudo, a velocidade de Miguel Cardoso. Contudo, as dificuldades em chegar ao último terço durante a primeira parte foram evidentes até à primeira meia-hora de jogo. Só à passagem dos 30 minutos é que os azuis começaram a subir de produção, com Cassierra a dar-se mais ao jogo e a servir de apoio com qualidade, mas a baliza continuava longe, até que…

    Num desses lances que mostravam as melhorias azuis, Cassierra recebeu com espaço em profundidade, bateu Renê Santos e foi derrubado em falta por Lucas Áfrico, já no interior da grande área. Da linha dos 11 metros, Miguel Cardoso não tremeu e deu vantagem ao Belenenses SAD, que até ficou perto do segundo pouco depois, na melhor jogada de toda a primeira parte, mas o resultado manter-se-ia até ao intervalo.

    Aguentar o sufoco e matar o jogo

    Claramente insatisfeito com a primeira metade, Júlio Velásquez mudou o esquema para uma espécie de 3x4x3, com Rodrigo Pinho a juntar-se ao ataque formado por Joel Tagueu e Ali Alipour e com Rafik a juntar-se ao meio-campo para oferecer outra criatividade e capacidade de decisão no último terço. E as mudanças surtiram efeito.

    ©Bruno de Carvalho / Kapta+
    A equipa insular parecia transfigurada, completamente diferente daquilo que demonstrou na primeira metade e não tardou até que as oportunidades começassem a surgir, mas, para azar do Marítimo, também apareceu Kritciuk. Joel Tagueu por várias vezes, Ali Alipour e Rafik, que desperdiçou a melhor todas, todos tiveram nos pés (e na cabeça) o empate, mas o guardião russo, a barra e, diga-se, alguma falta de pontaria, não o permitiram.

    O Belenenses SAD já tinha recuado ligeiramente com a entrada de Cafu para o lugar do lesionado Cassierra, no final da primeira metade, mas ainda recuou mais na segunda parte, ficando praticamente limitado ao seu meio-campo. Mesmo assim, já quando nada o fazia prever, muito pelo contrário, numa das únicas saídas dos azuis para o ataque, Francisco Teixeira apareceu em boa posição e sentenciou a partida com um bom golo.

    No fim das contas, o Marítimo foi quem mais criou ao longo de todo o jogo, mas acaba derrotado por 2x0 e bem mais aflito do que o Belenenses SAD, que pode ter conseguido uma das vitórias mais importantes da temporada.

    jogos históricos
    U Sábado, 17 Abril 2021 - 18:00
    Estádio Nacional do Jamor
    António Nobre
    2-0
    Miguel Cardoso 37' (g.p.)
    Chico Teixeira 88'

    ESTÁDIO

    Estádio Nacional do Jamor
    Lotação37 593
    Medidas105x68
    Inauguração1944
    Lances Capitais
    37´
    GOLO Belenenses SAD
    Miguel Cardoso marca de grande penalidade!
    Miguel Cardoso marca o seu 5º golo na prova (24 jogos)
    88´
    GOLO Belenenses SAD!
    Francisco Teixeira marca
    Francisco Teixeira marca o seu 1º golo na prova (18 jogos)
    Positivo
    Gelo russo

    O Belenenses SAD é uma das melhores defesas da Primeira Liga. É factual e comprovado pelos números, mas esta tarde essa defesa foi posta à prova lance atrás de lance numa segunda parte sufocante do Marítimo e voltou a passar no teste, muito graças a Kritsyuk. O guardião russo agigantou-se em inúmeras ocasiões e manteve a baliza inviolável, segurando o triunfo azul com uma grande exibição.

    Negativo
    Desperdício insular

    É verdade que Kritsyuk esteve em grande forma e que o Marítimo fez por marcar com uma segunda parte de grande nível, mas é igualmente verdade que não se podem desperdiçar tantas oportunidades a este nível - o lance de Rafik é talvez o mais escandaloso. Com outra pontaria, os insulares podiam ter saída do Jamor com os três pontos.

    Forma
    Belenenses SAD
    2020/2021
    31J
    9V
    12E
    10D
    25-29G
    Marítimo
    2020/2021
    31J
    10V
    3E
    18D
    30-46G
    O Árbitro

    Arbitragem competente de António Nobre que acaba por não ter qualquer influência no resultado final.

    Fotografias(17)

    Liga NOS: Belenenses SAD vs Maritimo
    Liga NOS: Belenenses SAD vs Maritimo
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    B SAD
    EMPATE
    MARÍTIMO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Marítimo atacou mais. . .
    2021-04-18 11h28m por tcb9277
    . . . mas o B Sad ganhou à italiana
    B Sad
    2021-04-17 21h56m por Dylan
    das melhores defesas deste campeonato. prevem -se muitas dificuldades para o sporting na próxima jornada.
    Pra frente Belém
    2021-04-17 21h53m por AzulMais
    Bom resultado, Há que continuar para fazer melhor que na época passada. Saudações Azuis
    rrI
    2021-04-17 21h17m por alfineteiro
    quem merecia descer sao as equipas com saldos negativos e contas furadas que andam a fazer vida de rico,
    rrI
    2021-04-17 21h15m por alfineteiro
    2 equipas que mereciam descer de divisão ? percebes imenso de futebol nao haja duvida o belenenses Sad ate e das poucas equipas que tem lutado com as armas que teem, 60, 0% de jogadores portugueses, e a equipa que mais portugueses tem, ja para nao falar do portimonense que parece a seleçao brasileira, agora o maritimo tem quase tudo de mao beijada e este ano anda a passear nao sendo contra o marítimo, pois ambas merecem estar na 1 divisao, enquando azia cura-se com gaviscom
    B SAD
    2021-04-17 21h12m por yousandro
    parece que teremos de levar mais um ano com a pior equipa da liga
    nojo de treinador e nojo de equipa, é uma pena mas pronto. . .
    Quanto ao resultado
    2021-04-17 20h54m por ReturnoftheEagle
    É a vitória que, a meu ver, praticamente confirma a permanência da B-SAD. Os três últimos lugares estão quase compostos, porque as equipas imediatamente acima estão em subida de forma; resta saber quem desce diretamente e quem vai ao play-off. Gostava que fosse o Farense, porque dos três últimos é quem eu não quero que desça. Não tenho nada contra os madeirenses, simplesmente tenho vindo a ganhar apreço pelos algarvios.
    Vamo Maritimou!
    2021-04-17 20h06m por GrandeFumassa
    Rumo à sigunda, galera
    Zerozero
    2021-04-17 20h05m por ReturnoftheEagle
    Venceu por 2-0, não por 1-0- "Belenenses SAD venceu Marítimo (1x0)"

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Famalicão venceu em Chaves por 1-0
    Armando Evangelista analisou a partida em Chaves.
    10-05-2024 23:45E1