placardpt
    Sporting perde pontos pela segunda jornada seguida

    Treme o leão e animam-se os rivais

    O campeonato começa a mudar de figura. Pela segunda jornada consecutiva, o Sporting voltou a tremer e a ceder pontos e com isso FC Porto e Benfica recuperaram quatro pontos ao primeiro lugar. O efeito psicológico do golo do Moreirense fez-se sentir em Alvalade, onde o Sporting esteve abaixo do nível desejado para dar a resposta. Frente a um Famalicão revigorado isso custou caro. Salvou um ponto num empate a uma bola, mas não estaremos enganados se dissermos que o campeonato acabou de começar.

    Como prometido

    O empate em Moreira de Cónegos colocou a dúvida no ar: Será que este campeonato ainda tem muito por decidir? As vitórias de FC Porto e Benfica colocaram ainda mais ênfase nessa questão, até porque já se esperava que o Famalicão fosse capaz de causar muitas dificuldades ao Sporting. Com Ivo Vieira, os famalicenses estão transfigurados e foi com essa nova figura que a equipa visitou a casa do líder.

    Como correções ao jogo da jornada anterior, Rúben Amorim colocou Pedro Gonçalves no meio e João Mário a partir da esquerda, procurando com isso trazer o ex-Famalicão mais ao jogo. Em certa medida essa foi uma alteração que deu frutos, afinal houve mais Pote do que nos jogos anteriores, mas com isso houve muito menos João Mário e com isso menos capacidade para pautar o jogo leonino, que já sofria com a ausência por lesão de Gonçalo Inácio.

    Pedro Gonçalves marcou à antiga equipa ©Kapta+

    O Sporting procurava fazer o seu jogo habitual e explorar a profundidade, mas a resposta do Famalicão nos momentos sem bola foi positiva e com isso os centrais leoninos eram muitas vezes obrigados a bater longo e sem critério - Coates falhou muitos passes. Com três médios de contenção, a equipa de Ivo Vieira tratou de condicionar o corredor central dos leões e obrigou a equipa de Rúben Amorim a encontrar espaço pelos flancos, algo que poucas vezes aconteceu.

    O duelo tático estava interessante e no terreno de jogo a qualidade da partida também ia subindo, com os golos a provarem isso mesmo. Na reação à perda, Pote fez o 1x0 depois de um bola que ele próprio tinha recuperado, mas também na reação (ao golo) o Famalicão respondeu de imediato com o golo de Anderson Oliveira depois de uma excelente iniciativa de Rúben Vinagre.

    O que se esperava aconteceu mesmo. Obrigado a ganhar para manter o conforto pontual, o Sporting assumiu o jogo como gosta, mas sentiu muitas dificuldades para entrar em zonas de perigo. Por outro lado o Famalicão tratou de causar dificuldades em contra-ataque (muitas dificuldades de Feddal e Coates no controlo da profundidade), sempre na tentativa de aproveitar os erros na saída de jogo da equipa de Rúben Amorim, que tentou corrigir essa situação logo no regresso dos balneários.

    Acerto no passe não chegou à baliza

    A falta de qualidade com bola de Feddal e Palhinha levou o técnico leonino a chamar Matheus Reis e Daniel Bragança ao jogo. As intenções eram claras na teoria e tiveram alguns efeitos práticos, embora sem a influência esperada por Rúben Amorim. A qualidade de jogo da equipa leonina aumento, mas com o risco também apareceu espaço para o Famalicão explorar.

    Resposta ao golo de Anderson Oliveira nunca apareceu ©Kapta+

    Sem ter bola como desejava, a equipa de Ivo Vieira tentava construir a partir de trás para obrigar a defesa leonina a subir e com isso criar situaçlões de golo como a que Ivan Jaime teve à passagem do minuto 60, com Adán a fazer a primeira defesa em todo o jogo... com a cabeça. E foi com cabeça que Amorim tentou usar os últimos minutos de jogo.

    Sem mexer na estrutura, o Sporting procurou outras armas para mexer com o jogo. Eduardo Quaresma para jogar com bola no lugar de Neto, Nuno Santos e Jovane para dar mais dinâmica aos flancos. O Sporting cresceu, mas voltou a não ser suficiente. Pedro Porro, Paulinho, Daniel Bragança e Jovane, praticamente no final, tiveram boas oportunidades, enquanto o Famalicão procurou defender como conseguiu. Os famalicenses acabaram encostados às cordas, mas não caíram e com isso também não caíram os rivais do Sporting, com quatro pontos recuperados em duas jornadas. O campeonato acabou de começar.

    U Domingo, 11 Abril 2021 - 20:00
    Estádio José Alvalade
    Rui Costa
    1-1
    Pedro Gonçalves 25'
    Anderson Oliveira 27'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 26
    Lances Capitais
    25´
    GOLO Sporting!
    Pedro Gonçalves marca
    Pedro Gonçalves marca o seu 16º golo na prova (24 jogos)
    27´
    GOLO FC Famalicão!
    Anderson Oliveira marca
    Anderson Oliveira marca o seu 6º golo na prova (16 jogos)
    A Chave

    Falha de Jovane: Em cima dos descontos, o avançado tem uma oportunidade clara na pequena área, mas remata torto e sem direção. Essa foi a última oportunidade do leão.

    O Árbitro

    Arbitragem clássica de Rui Costa. Amarelo mostrado cedo e excesso de pausas para falar com os jogadores ou a equipa técnica, acabando por quebrar o ritmo do jogo e assinalar algumas faltas sem necessidade. Quanto aos lances de maior dúvida, há um possível penálti sobre Jovane que pode ter ficado por assinalar. É um lance de interpretação, pelo que a do árbitro terá sido que não havia necessidade à marcação da grande penalidade por considerar o lance uma disputa de bola natural.

    O Melhor
    Famalicão revigorado

    Como é que esta equipa andou no último lugar da Liga? Essa pode ser uma das questões da época, mas o facto é que esta não é a mesma equipa. Os jogadores são os mesmos, o clube é o mesmo, mas a chegada de Ivo Vieira mudou claramente o espírito da equipa. Com bola este nem foi o jogo mais conseguido, mas o resultado e a postura mostra que estes jogadores já recuperaram a confiança.

    O Pior
    O peso psicológico

    Ainda há margem de conforto, mas sente-se já um nervosismo em alguns jogadores, algo que Rúben Amorim terá de trabalhar para enfrentar a reta final do campeonato.

    Forma
    Sporting
    2020/2021
    34J
    26V
    6E
    2D
    65-21G
    FC Famalicão
    2020/2021
    28J
    7V
    9E
    12D
    31-40G
    Sabia que...by playmaker stats
    O Sporting perde quatro pontos e duas jornadas e tem agora "apenas" 6 pontos de vantagem para o FC Porto.

    Os leões ainda têm de visitar Braga e Benfica.
    O Sporting perde quatro pontos e duas jornadas e tem agora "apenas" 6 pontos de vantagem para o FC Porto.

    Os leões ainda têm de visitar Braga e Benfica.
    Sporting de Rúben Amorim iguala registo histórico de Lazlo Boloni (2001/02) com 26 jogos sem perder na Liga.

    É o melhor registo da história do Sporting no campeonato.
    Os leões são líderes há 20 jornadas consecutivas e tem a menor vantagem para o 2.º (6 pts) desde a 1.ª jornada da 2.ª volta, ainda faltam 8 jogos:
    Farense [F]
    B SAD [C]
    SC Braga [F]
    Nacional [C]
    Rio Ave [F]
    Boavista [C]
    Benfica [F]
    Marítimo [C]
    Desde Janeiro que o Sporting não tinha dois resultados negativos consecutivos:
    vs Marítimo, Taça (D 2-0) e Rio Ave, Liga (E 1-1)
    vs Moreirense, Liga (E 1-1) e Famalicão, Liga (E 1-1)
    Famalicão e o FC Porto foram as equipas que retiraram mais pontos ao Sporting nesta edição da Liga Portuguesa, quatro pontos, resultado de dois empates.
    Com Ivo Vieira à frente do Famalicão, os minhotos estão invictos, duas vitórias e dois empates frente a SC Braga e Sporting.

    Em quatro jornadas conquistou tantos pontos (8) do que as últimas 12 antes da sua chegada ao clube.
    Nos últimos quatro jogos, o Sporting marcou um golo em cada partida, os leões nunca tiveram uma sequência tão magra esta temporada.

    É o 2.º melhor ataque da Liga NOS 20/21 com 48 golos e a equipa com maior diferença de golos +35
    O Famalicão rematou apenas duas vezes e ambas à baliza. Em 17 remates, os leões só fizeram 4 enquadrados com a baliza.

    Sporting com + posse (63-37%), + tackles ganhos (18-9), mas a defesa famalicense foi eficaz defensivamente com 23 alívios

    Fotografias(20)

    Liga NOS: Sporting CP x FC Famalicão
    Liga NOS: Sporting CP x FC Famalicão
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    FC FAMALICÃO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Tekashi
    2021-04-12 18h21m por MisticaEncarnada
    Tendo em conta a vantagem de 10 pontos que tiveram recentemente o título teria de acabar lá de qualquer maneira, principalmente num campeonato como o nosso, que não é muito competitivo e os 3 grandes têm de longe mais recursos que os outros. Claro que o Benfica na temporada passada, por exemplo, estava numa situação semelhante.
    Sporting x FC Porto - Luta pelo título
    2021-04-12 18h17m por Tekashi
    Diria que SC Braga, Benfica e Rio Ave são os 3 testes de maior dificuldade para o Sporting até ao final.

    Já em relação ao FC Porto diria que Moreirense sem dúvida (Onde o Sporting escorregou), Benfica, Rio Ave, Famalicão (Onde o Sporting escorregou) e Vitória SC pelo bom plantel que tem e pelo seu historial é sempre um jogo com grau de dificuldade algo elevado.

    Portanto diria que o FC Porto até tem mais testes de fogo que o Sporting até ao fim, por isso sou da opinião que o título tem de acabar em Alvalade de forma obrigatória.
    PI
    franscisquinho3 42
    2021-04-12 17h36m por Pirisca
    Sim, já percebi. No caso do FCP basta uma simples formula matemática para justificar q os 13 penaltys aqui são "normais" dado são mais ou menos 50% na europa, 50% aqui. No caso do SLB, a gigantesca desproporção, já tem uma série de possíveis causas que não se esgotam nos números. . . . lol
    Saporte
    2021-04-12 17h33m por falcom5ever
    Ainda vai a tempo de acabar em 4o.

    Acredito que ainda haverá uma perda de 8 pontos devido à utilização irregular de um jogador suspenso através do recurso.
    BestInTheWRLD
    2021-04-12 17h26m por ReturnoftheEagle
    Pois, o Farense não marcou em cinco dos onze jogos que fez sob o comando de Jorge Costa. Não tem atacado muito bem. Contudo, é a mesma equipa que marcou dois na Luz, que marcou ao Braga nos dois jogos (a anulação do golo na Pedreira deixou muitas dúvidas) e que ficou a centímetros de fazer o 1-1 contra o Porto. Acredito que pode fazer um golo e talvez isso seja suficiente. O mais provável é o Sporting ganhar em Faro e duvido que não marquem, mas acho outro 1-1 bastante possível.
    ...ler comentário completo »
    JD
    Francisquinho34 2
    2021-04-12 17h21m por JDABM
    Mas quais explicações? Não consegues explicar nada aí, tens uma mão cheia de nada.

    Primeiro vens para aqui fazer o paralelismo entre penaltis que o Porto tem na Europa e no campeonato, que bate mais ou menos certo (ainda estou para saber porque é que consideras 9 jogos uma amostra credível, porque para haver uma amostra representativa de alguma coisa há alguns critérios que têm de ser respeitados, mas pronto, mandas postas para o ar, apanhe quem quiser. . . ) e depois quand...ler comentário completo »
    157_Nicks
    2021-04-12 16h51m por afonsofarense2000
    Usas discord? Se não devia usar, há comunidades de futebol que lhe assentavam que nem uma luva XDD, falo de comunidades sportinguistas principalmente
    ReturnoftheEagl e
    2021-04-12 16h45m por BestInTheWRLD
    sinceramente, nao vejo o farense capaz de fazer sequer um golo ao sporting. E cm duvido que o sporting nao marque, acho que acabara por ganhar. Pode nao ser facil é verdade, mas nao sera aí que vejo o sporting perder pontos. Qt ao belenenses, defendem bem ate, mas la esta, no ataque tb sao mt curtos em termos de qualidade. Ja fizeram surpresa contra o braga, outra em alvalade parece-me demais.

    sobre o porto, sao 2 vitorias super tranquilas, nem ha cm inventar aí
    ler comentário completo »
    157 nicks
    2021-04-12 16h39m por inform_again
    Foi tratar dos pombos
    PI
    GrandeFumassa
    2021-04-12 16h38m por Pirisca
    Eu também não acho q há relação, o nosso colega aqui do forum (franscisquinho3 42) é q acha, por isso confrontei-o com os dados dos jogos da SLB Europa/Portugal e os do FCP Europa/Portugal.

    Ele afirmou isto:

    ""Porto - Penalti na Champions -> 4 em 9 jogos ( praticamente 50% dos jogos com penaltis), Porto no Campeonato - > 13 penaltis em 26 jogos (50% dos jogos com penaltis) olha que há coincidências. . lá na Champs também marcam penaltis por nos atirarmos para o chão. . já sabemos! "
    BestInTheWRLD
    2021-04-12 16h37m por ReturnoftheEagle
    Claro que o próximo teste de fogo do Sporting é em Braga, mas não acho que os próximos dois jogos sejam facílimos. Aliás, penso que a deslocação a Faro é difícil. Este ano, o Farense já fez seis jogos contra os quatro da frente. Perdeu cinco, sempre pela margem mínima, e empatou outro. Como perderam na Madeira, os algarvios vão estar desesperados para pontuar e Jorge Costa, apesar de não ser um grande treinador (longe disso), consegue sempre que as suas equipas joguem na raça. É por...ler comentário completo »
    sporting
    2021-04-12 16h08m por BestInTheWRLD
    so daqui a 3 jornadas se vai perceber verdadeiramente se o sporting ta a "tremer". Nas 2 proximas jornadas o sporting tem 2 jogos facilimos e sao 6 pontos garantidos, dps vao a braga e isso sim pode ser um jogo dificil. O porto tb tem 2 jogos mt faceis nas 2 jornadas seguintes, portanto andara td na msma.
    LI
    Fim do Sporting
    2021-04-12 15h29m por Lion-Heart
    Se o Sporting não ganha o campeonato, é o fim total do clube a nivel de futebol.

    O Sporting sempre jogou pessimamente por razões extra futebol (não aponto o dedo só aos rivais, mas sim pior é a mafia interna), mas uma coisa nunca acabou, a esperança de dias melhores.
    Se o Sporting perder o campeonato, essa esperança morre de vez.
    Como podes equacionar uma equipa ganhar o campeonato se não consegue manter uma diferença de 10 pontos?!?!?
    O Sporting pode ...ler comentário completo »
    6 pontos
    2021-04-12 15h17m por stone23
    Que poderão ser 5. No entanto, creio que não sendo provável que o FCP ganhe mais do que 6 jogos . . . SCP continua, para mim, com margem para perder ainda 1 jogo e empatar 3.
    SCP4Lyfe
    2021-04-12 15h16m por JAM79
    1° não foi para ti a resposta!
    2° não vi esse lance ainda, pensei mesmo que muita gente falava desse do 90+3
    3° Taremi: já no Rio Ave fazia o mesmo, não ganhou a época passada 2 ou 3 penalidades no mesmo jogo em Alvalade? A isso antes chamavam inteligência, agora já mudaram o nome. . .
    futebol11fc
    2021-04-12 14h59m por ReturnoftheEagle
    Seria marcado se fosse o Seferovic? Lembro que o Benfica é, a par de Nacional e Boavista, a equipa com menos penáltis a favor no campeonato (um). Não foi marcado penálti por uma simples razão: não há penálti. Não é por ser o Sporting ou o Benfica ou o Porto.
    Lance(s) do Jovane
    2021-04-12 14h50m por futebol11fc
    O lance de que os sportinguistas se queixam não é o dos descontos, como muitos rivais quiseram fazer parecer, mas sim um lance uns minutos antes, em que Jovane vai rematar à baliza e há um jogador do Famalicão (penso que Rúben Vinagre) que se desinteressa do lance e derruba o 77 dos leões. Este lance não invalida os falhanços do TT, do próprio Jovane, do Pedro Porro, o erro individual do Porro no golo do Famalicão, mas não deixa de ser um penalti por assinalar para o Sporting e que na al...ler comentário completo »
    Pirisca
    2021-04-12 14h39m por GrandeFumassa
    Nunca entendi bem estes números. Qual é a relação de ter penaltis num lado e não ter no outro? Secalhar num lado é por existe e no outro não? Ah, na europa existe VAR e na NOS não, talvez? Hum, não? Então não percebo o que queres, que seja dado um penalti por jogo ao Benfica só porque sim?

    Estas coisas do X tem penalti e outro não. . . como se os jogos fossem iguais. E que se o Porto/SC privilegia o contacto na area para sacar o penalti? Se tem troncos no ataque que não sabem chutar uma bola com critério tem de tentar alguma coisa.
    PI
    franscisquinho3 42
    2021-04-12 14h17m por Pirisca
    Qual é a leitura q fazes em termos de amostra para este numeros?

    SLB na liga europa 8 jogos 6 penaltys

    SLB no campeonato 26 jogos 1 penalty?

    Só pode ser uma GIGANTESCA roubalheira interna, não é isso?

    Ou neste caso já não há problemas por não haver um relação de equilibrio entre a Europa e o Campeonato?
    LI
    Sportinguistas
    2021-04-12 14h15m por Lion-Heart
    Começem a acreditar que vão perder o campeonato, e não ponho de lado que a humilhação vai ser ainda maior, podemos facilmente acabar em 3º.
    O Benfica está a "apenas" a 9.
    Basta o Sporting perder com o Braga, Benfica e mais 1 ou 2 empates (ou mesmo derrotas) e acabou.

    O Sporting joga como equipa que tenta não descer. . . . e está em 1º.
    Não tem ambição, não tem fio de jogo, não tem velocidade, não tem qualidade.
    Dizer que "podiamos ter ganho o...ler comentário completo »
    Omg
    2021-04-12 13h16m por jafostept
    Andam todos aflitos, para começar futebol é apenas entretimento para as horas vagas. . Segundo lugar vocês ganham dinheiro para andarem pugilistas online por causa do futebol? Terceiro, onde está o problema do Sporting? Empatou 2 jogos, perdeu pontos para os rivais, e daí? Completamente normal, deveríamos estar contentes porque estamos muito acima das expectativas. . Por último é não menos importante, fiquem as energias a levantar um país que está uma vergonha. . Foquem-se no que é al ente é importante. Pobre sociedade
    Jam79
    2021-04-12 12h12m por SCP4Lyfe
    Sse soubesses ler irias ver que não estou a falar do lance ao minuto 93, mas sim de um lance antes em que o Jovane ainda remata e o jogador do Fama simplesmente desiste da bola e manda-se para cima do Jovane.

    Agora vamos ser imparciais, por mim isto até poderia não ser marcado, mas se vamos ser justos mais de metade dos penalties do Porto também não o poderiam ser. Por algum motivo se fala que taremis e afins cavam bem penalties, deixam o pezinho sofrem o toque e a partir da...ler comentário completo »
    MA
    SC/Amorim ou mesmo JJ
    2021-04-12 11h50m por Markes88
    Basta vermos o estado da justiça no país para percebermos que isso alastra para todas as áreas da sociedade, inclusivamente o desporto. . .

    Num país decente, com cultura desportiva e regras para cumprir e calar ou ser severamente castigado, os exemplos que se tem a treinadores dos Grandes ou ainda pior, os seus presidentes (excepção para o do Scp que está há muito menos tempo e não me parece que se tenha esticado assim tanto) já tinha tudo ido de vela com tanto castigo recorr...ler comentário completo »
    Sporting vs Famalicao
    2021-04-12 11h10m por Ruben_Ferreira
    So venho a agradecer pelos 250 paus. . .
    AntonioCarvalho
    2021-04-12 11h04m por Heimdallr
    Antes de mais agradeço os elogios.

    Eu não tenho nada contra os portistas, mas, tenho muita coisa contra a arrogância portista. E anda por aí muito boa gente com a mania de que é superior aos outros só porque sim. E eu não gosto de arrogância. . . Por não gostar de arrogância não gosto do Sérgio Conceição, por muito que tentem defender as suas atitudes, ele é um péssimo exemplo. É arrogante, é arruaceiro, tem a mania que é superior aos outros, é infantil e, ainda se q...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...