placardpt
    A crónica do Dortmund 2x2 Sevilla

    E tudo Haaland levou

    2021/03/09 22:06
    E8

    Erling Haaland está nos quartos de final da Liga dos Campeões. Ah, e o Dortmund também. Os germânicos não entraram bem na partida e tiveram de sofrer, tanto na primeira parte, como na reta final, depois de En-Nesyri surpreender com o empate, mas quem tem Haaland, tem (quase) tudo. Em dois jogos, o jovem avançado norueguês levou tudo à frente e garantiu a passagem aos quartos, com quatro dos cinco golos do Dortmund na eliminatória.

    Uns dominam, outros marcam

    Sem Rahpael Guerreiro ou Sancho e com uma defesa remendada com Emre Can adaptado a central, o Dortmund apresentou-se recuado e apostado em fazer-se valer da vantagem conseguida na primeira mão para garantir a passagem aos quartos de final. Por outro lado, o Sevilla sabia que precisava de marcar pelo menos dois golos e foi em busca disso mesmo desde o primeiro minuto.

    Reus e Halland combinaram para o primeiro da partida ©Getty /
    Com Acunã e Ocampos em destaque na ala esquerda, a equipa de Lopetegui encostou o Dortmund às cordas durante praticamente toda a primeira parte, mas sem efeitos práticos. Os vários cruzamentos raramente resultaram em perigo e, apesar do Borussia não ultrapassar o meio-campo, os lances mais perigosos do Sevilla foram um remate de Ocampos para defesa atenta de Hitz e outro de Suso às malhas laterais.

    O cenário (do jogo, não da eliminatória) parecia bem mais favorável ao Sevilla, mas bastou um erro para tudo mudar de figura. Num lance aparentemente inofensivo, Koundé permitiu a recuperação em zona proibida e tocou para Reus, que assistiu Haaland (quem mais?) para o primeiro golo da partida, que complicava ainda mais a já difícil missão dos espanhóis.

    A reação chegou tarde

    Contrariamente ao que seria de esperar, foi o Dortmund a entrar melhor no regresso dos balneários. Hazard ameaçou o golo logo a abrir, e Haaland (pois claro), marcou mesmo, pouco depois no seguimento de um lance bastante confuso – um golo anulado ao norueguês foi transformado num penálti que começou por ser defendido, mas teve de ser repetido e acabou mesmo no fundo das redes.

    En-Nesyri deixou tudo empatado, mas já era demasiado tarde ©Getty /
    Apesar da missão quase impossível, Lopetegui não podia baixar os braços e arriscou com as entradas de Luuk de Jong e Papu Gómez, com as melhorias a serem notórias e a traduzirem-se no 2x1, pouco depois. Marcou En-Nesyri, na conversão de uma grande penalidade, no mínimo estranha, com Can empurrar um adversário quando não tinha qualquer necessidade de o fazer.

    O jogo já tinha mudado de novo, com o Sevilla novamente por cima depois de reduzir a desvantagem e com várias aproximações à grande área contrária, mas, à imagem do que aconteceu durante um grande parte da primeira metade, com poucas oportunidades claras de golo. Só já para lá dos 90' é que En-Nesyri voltou a conseguir desfeitear Hitz, mas já era demasiado tarde para os homens de Lopetegui...

    jogos históricos
    U Terça, 09 Março 2021 - 20:00
    Signal Iduna Park
    Cuneyt Cakir
    2-2
    Erling Haaland 35' 54' (g.p.)
    Youssef En-Nesyri 68' (g.p.) 90'

    ESTÁDIO

    Signal Iduna Park
    Lotação81 365
    Medidas105m x 68m
    Inauguração1974
    Lances Capitais
    35´
    GOLO Borussia Dortmund!
    Erling Haaland marca
    Erling Haaland marca o seu 9º golo na prova (6 jogos)
    48´
    GOLO INVALIDADO
    Por falta sobre Fernando, mas a fita foi puxada atrás e antes de tudo há uma falta de ... Koundé. Vem aí penálti para o Dortmund.
    52´
    Erling Haaland (Borussia Dortmund) falha a grande penalidade!
    54´
    GOLO Borussia Dortmund
    Erling Haaland marca de grande penalidade!
    Erling Haaland marca o seu 10º golo na prova (6 jogos)
    68´
    GOLO Sevilla
    Youssef En-Nesyri marca de grande penalidade!
    Youssef En-Nesyri marca o seu 5º golo na prova (8 jogos)
    90´
    +6
    GOLO Sevilla!
    Youssef En-Nesyri marca
    Youssef En-Nesyri marca o seu 6º golo na prova (8 jogos)
    Positivo
    Um fenómeno

    Já não há adjetivos suficientes para descrever o que Haaland faz jogo após jogo. São 14 golos em 20 jogos na Liga dos Campeões, quatro dos quais nesta eliminatória. E estamos a falar de um jogador de apenas 20 anos! Um verdadeiro fenómeno, que, tal como na primeira mão, voltou a ser completamente decisivo e acabou com todas as esperanças do Sevilla.

    Negativo
    Erro decisivo

    A entrada do Sevilla foi muito positiva, mas acabou «estragada» por um erro que não pode acontecer a este nível, ainda para mais quando do outro lado estão executantes com a qualidade de Haaland. Se a vida dos homens de Lopetegui já era difícil, ficou bem mais complicada por culpa própria, num erro que manchou a boa exibição.

    Forma
    Borussia Dortmund
    2020/2021
    37J
    21V
    5E
    11D
    80-49G
    Sevilla
    2020/2021
    41J
    25V
    5E
    11D
    61-38G
    O Árbitro

    O jogo não foi fácil para Cuneyt Cakir, mas o experiente árbitro turco soube gerir o encontro, e, apesar dos lances não serem de análise de fácil, aceitam-se as decisões, tanto no golo anulado, como nas duas grandes penalidades.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BORUSSIA DORTMUND
    EMPATE
    SEVILLA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Returnoftheeagl e
    2021-03-10 05h16m por PSVIEW
    Bem observado se não tiver nenhuma lesão e a cabeça na terra, vai mesmo superar o Ronaldo ou Messi. So fosse esperto ficava mais um ano ou dois em Dortmund e só depois ia para o Barcelona ou Real
    Haland
    2021-03-10 01h27m por berdinho
    Está a precisar de baixar a crista e comportar-se como um homem. Golos não faltam, mas parecia um palhaço a celebrar.
    bigshaq
    2021-03-09 23h31m por reirocha12
    Este haaland é um fenómeno, nunca vi nada assim, facilidade que ele tem em marcae golos é ridiculo

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...