placardpt
    FC Porto vence em Barcelos

    À lei do míssil fica mais fácil

    2021/03/06 20:00

    O FC Porto voltou às vitórias no campeonato na sempre difícil deslocação ao Estádio Cidade de Barcelos e conseguiu arrancar a partida da melhor forma possível. Os dragões foram controladores na primeira parte, sofreram mais na segunda, mas seguraram o triunfo final em casa de um adversário a precisar de pontos. Os gilistas pecaram pelos 45 minutos iniciais menos conseguidos e sofreram dois golos em momentos cruciais do encontro (início e na melhor fase), que dificultaram imenso a missão final.

    Uribe abriu cedo, Gil nem tarde reagiu

    O momento e, sobretudo, o jogo para a Taça contra o SC Braga (também a receção ao Boavista) colocou o FC Porto em estado de alerta em relação aos arranques iniciais e a resposta teria de ser dada em Barcelos.

    E foi. Concentrada, a equipa de Sérgio Conceição conseguiu ser inteiramente superior nos primeiros 45 minutos. Pressionou alto, não se deixou surpreender pela aposta na profundidade do ataque contrário, baralhou marcações e, com uma linha muito subida, encostou o Gil Vicente bem atrás.

    A resposta apareceu bem cedo no encontro, após um lance de insistência do lado direito ter sobrado para os pés de Uribe. O colombiano, com uma bomba à queima roupa, inaugurou o marcador e deu a motivação necessária aos restantes colegas.

    Essa personalidade fez com que o Gil Vicente mostrasse desnorte no momento da transição defensiva, onde o trio Ygor Nogueira-Rodrigão-Talocha sentiu dificuldades constantes para segurar as movimentações de Taremi e Marega. Para além disso, com Manafá e Nanu projetados, os alas pouco ou nada acrescentaram no último terço e os médios não tiveram bola suficiente.

    A grande figura dos barcelenses acabou por ser Denis. O guardião brasileiro evitou um resultado mais dilatado com várias defesas de qualidade, muitas em jogadas trabalhadas com critério pelo adversário. À exceção de uma tentativa de Rodrigão na sequência de um canto, o Gil Vicente recolheu aos balneários a precisar de refrescar ideias.

    ©Vítor Parente / Kapta+

    Gil mudou, mas Sérgio fez de Uribe

    Perante os problemas físicos de Pepe e Corona, o técnico dos azuis e brancos colocou Luis Díaz e Sarr em campo, enquanto o adversário mudou de chip. O Gil Vicente subiu linhas, mostrou mais atrevimento com bola e causou mais problemas na retaguarda contrária, sendo que parte desse perigo nasceu da cobrança de bolas paradas.

    Mas no melhor pano caiu a nódoa. Quer isto dizer que num dos melhores períodos do Gil Vicente, Sérgio Oliveira disferiu um míssil de longe e virou um balde de água gelada sobre a turma de Ricardo Soares, que se viu numa situação mais complicada.

    Mesmo não baixando os braços - Marchesín passou a ter mais trabalho e Denis deixou de ter tanto protagonismo -, os galos, com Pedro Marques em evidência, falharam em intranquilizar os portistas com o golo que relançaria o encontro nos minutos finais.

    Com algum sofrimento à mistura, o FC Porto protegeu o 2x0 e voltou às vitórias no campeonato. A margem de erro, por esta altura, é praticamente nula...

    U Sábado, 06 Março 2021 - 18:00
    Estádio Cidade de Barcelos
    Nuno Almeida
    0-2
    Matheus Uribe 7'
    Sérgio Oliveira 60'
    Estádio Cidade de Barcelos
    Lotação12 032
    Medidas105x68
    Inauguração2004
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 22
    Lances Capitais
    GOLO FC Porto!
    Matheus Uribe marca
    Matheus Uribe marca o seu 3º golo na prova (20 jogos)
    60´
    GOLO FC Porto!
    Sérgio Oliveira marca
    Sérgio Oliveira marca o seu 10º golo na prova (21 jogos)
    90´
    GOLO INVALIDADO
    Evanilson emendou à boca da baliza, mas o lance foi anulado por posição irregular de Luis Díaz
    A Chave

    Início de jogo: a imagem portista nos momentos iniciais dos desafios passados não foi a melhor e a equipa estava obrigada a mudar de postura. A atitude em Barcelos foi bem diferente desde o apito inicial, o que permitiu tranquilizar e concentrar os jogadores para o resto da partida, até porque o adversário subiu de produção na segunda parte.

    O Árbitro

    Critério largo, com algumas decisões mais discutíveis. De resto, esteve bem nos lances capitais.

    O Melhor
    O golaço de Sérgio

    Além da beleza do golo, o internacional português marcou numa altura crucial na segunda parte, visto que o Gil Vicente estava a crescer e a assumir mais o jogo em busca do empate.

    O Pior
    Primeira parte de avanço

    Imensas dificuldades defensivas, pouca bola nos pés e uma primeira parte onde o FC Porto foi dominador de início ao fim. O intervalo fez bem, mas mais uma vez apareceu um golo na pior altura...

    Forma
    Gil Vicente
    2020/2021
    26J
    7V
    5E
    14D
    22-33G
    FC Porto
    2020/2021
    38J
    25V
    8E
    5D
    77-36G
    Sabia que...by playmaker stats
    Três jogos depois o FC Porto triunfa na Liga NOS 2020/21.

    Não vencia sem sofrer golos desde a vitória frente ao Rio Ave a 1 de Fevereiro.
    FC Porto somou o 14.º jogo invicto fora de casa (11 vitórias e 3 empates).

    Os dragões têm uma média de 2,18 golos/jogo fora de portas.
    Em comparação com a 22.ª jornada da época anterior, o FC Porto regista o mesmo número de golos (47), mas menos 8 pontos (48).
    FC Porto marcou dois golos em 5 dos últimos 6 jogos.

    Os dragões marcaram 77 golos em 38 jogos, uma média de 2,03 golos/jogo.

    Fotografias(30)

    Liga NOS: Gil Vicente x FC Porto
    Liga NOS: Gil Vicente x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    GIL VICENTE
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    azulibranco
    2021-03-07 19h23m por matrioska_russa
    Não, não sou fiel seguidor do Goebbels, nem mentiroso.

    Está ali no nono comentário desta página, com a tua autoria, sobre o Manafá:
    "Para mim muito melhor jogador para a selecção que um tal de Raphael Guerreiro. "

    Uma vez que Manafá nunca foi à seleção, comparar um jogador pelo seu trabalho na seleção e o outro pelo trabalho no Porto, não é uma comparação "com seriedade, objectividade e honestidade intelectual" (para usar palavras tuas, noutro coment...ler comentário completo »
    Porto
    2021-03-07 17h48m por petitor
    Vejamos bem falam das contratações, temos de olhar para o exemplo do Sporting e do Braga, na primeira liga temos optimos jogadores.

    Já temos PEPE contratado parece ser um optimo jogador.

    Saidas devem ser contabilizadas as vendas de Danilo, Vitinha, acredito que Corona tambem saia para nao ir a custo zero.

    Sairá o Otavio e o MArega a custo zero.

    Podemos ainda vender Diogo Leite que tem varios pretendentes.

    Sai ...ler comentário completo »
    MA
    Matrioska
    2021-03-07 14h59m por Markes88
    Ah. . . . li a primeira página, não li o resto. . . ok.

    Não sigo o campeonato alemão, pelo que não estou muito a par da regularidade do Raphael, mas tenho ideia que joga frequentemente. . . . o que posso dizer dele é em termos de selecção.

    Já aqui algumas vezes indiquei que o acho um lateral demasiado permissivo a defender, muito macio, como aliás, o Semedo também o era, este último no Benfica, pelo nível das outras equipas, parecia melhor a defender do q...ler comentário completo »
    CarracaFCP - Nelson Semedo
    2021-03-07 14h35m por matrioska_russa
    Está num declínio incrível, infelizmente. Não é para ser jogador do Sintrense, como alguém aqui disse, mas a verdade é que só está a jogar mais ou menos bem 1 em cada 3 jogos. Mas na sua melhor forma está ao nível do Ricardo Pereira (que também não recuperou a melhor forma depois da lesão).

    Agora, será que o Semedo algum dia vai voltar à sua melhor forma? Sinceramente, mesmo com 27 anos, temo que não.

    Manafá, Esgaio e Cédric tem um nível semelhante, cad...ler comentário completo »
    Markes88 - Manafá
    2021-03-07 14h25m por matrioska_russa
    A discussão nem era tanto essa. A discussão começou porque aqui foi dito que o Manafá era muito melhor jogador que o Raphael Guerreiro. Que dizes dessa?
    MA
    Manafá
    2021-03-07 13h44m por Markes88
    Reparei que existe aí para baixo a discussão sobre ele na selecção ou dar o salto para a premier também. . . .

    Pessoalmente, acho que é dos que mais tem evoluído. Não na época passada, mas nesta. Está mais solto, a sentir menos o peso da camisola, faz o corredor vezes sem conta e tem no drible em velocidade a sua melhor característica. . . . . em Inglaterra apreciam muito isso, porque trabalham muito o físico para melhorar a resistência dos jogadores. . . .

    ...ler comentário completo »
    HA
    JOGADORES
    2021-03-07 13h37m por Halibut
    Andamos aqui a falar de jogadores medianos, Zaidu e Manafá. . . Fora outros que temos no plantel. . .

    O nosso problema chama-se QUALIDADE, coisa que não temos em algumas posições, qualidade que falta em alguns jogadores para serem titulares num clube como o Porto.
    CarracaFCP
    2021-03-07 13h28m por MisticaEncarnada
    O Nelson Semedo é um bom jogador. O Barça também é uma casa a arder agora e nunca abdicaram de um jogador da cantera, o Sergi Roberto.
    Quem dizia que o Pizzi era melhor que o Bruno Fernandes é que sofriam da clubite, esses sim hahah
    O Manafá tem de ter calma mas eu vejo potencial nele. Não sei para chegar a uma Premier, isso nunca saberemos até lá chegar (ou não).
    Não podes meter tudo dentro do mesmo saco, não se pode generalizar, até porque muitos adeptos Portis...ler comentário completo »
    MA
    . . .
    2021-03-07 13h17m por Markes88
    E outro exemplo do ditado o JJ no Benfica. . . . . se bem que duvido que o despeçam e para o ano pode ser diferente. . . .
    MA
    azulibranco - Telles
    2021-03-07 13h15m por Markes88
    Também há o ditado do futebol do não voltes a uma casa onde foste feliz. . . . e no caso do Marcano, parece verdadeiro, lesão de 1 ano já com 33 anos na altura. . . . .

    É normal perto dos 27-28 anos os jogadores quererem o contrato da vida. . . . o United é um campeão dos salários estratosféricos. . . .

    Por outro lado, também só demonstra que um excelente jogador em PT não é obrigatoriamente excelente fora. . . . o que até parece óbvio, dadas as diferenças de competitividade dos campeonatos. . . .
    MA
    Fcp. . .
    2021-03-07 13h09m por Markes88
    Não vi o jogo, mas vi os golos. . . . . já contra o Scp foi a mesma coisa, este GR mandou um pato. Não sei que raio de reflexos o gajo tem, a bola passa-lhe mesmo ao lado do corpo, quase não salta quando se lança. . . . . chamaram um grande golo do Oliveira? Para mim foi um pato. . . . e o do jogo contra o Scp, ainda foi pior, que o Coates cabeceia com pouca força e até com os pés ele tirava a bola. . . . .

    Pelo que li nos comentários noutro sitio, o Gil nunca deu uma res...ler comentário completo »
    azulibranco
    2021-03-07 13h03m por MisticaEncarnada
    As carreiras de jogador são curtas. Eles estão habituados a um certo estilo de vida a com mais alguns milhões é mais fácil de a manter. Hoje em dia já existem muito poucos Tottis desta vida. O Alex Telles até podia ganhar mais 50% ou 70% se ficasse, se calhar foi ganhar o triplo para fora. . .
    ReturnoftheEagl e
    2021-03-07 12h39m por MisticaEncarnada
    As pessoas confundem um pouco o seu clube com os jogadores dos rivais. Também houve (e há) muitos Benfiquistas que acham que o Bruno Fernandes não é um grande jogador e até se chegou ao cúmulo de acharem o Pizzi muito melhor que ele, o que é, no mínimo, cómico. E como esses exemplos há muitos.
    Se fores Português e tiveres uma carreira brilhante só és um jogador de topo caso tenhas jogado no meu clube, se for noutro qualquer és um gajo cheio de sorte.
    Mas isto não se aplica a toda a gente, claro.
    HA
    azulibranco
    2021-03-07 12h24m por Halibut
    O Porto tem é que contratar 2 laterais, saiu Telles e levamos com Zaidu, e quando o Ricardo Pereira saiu nunca mais tivemos um lateral direito de grande categoria. . . Além disto mais um central melhor que Pepe e Mbemba, o Pepe já conta com 38 anos e há por ai muitos centrais que já fazem melhor que ele, o mesmo digo para o Mbemba, é bom central mas há melhores. . . Para mim seria contratar 1 lateral esquerdo e 1 lateral direito, um central para titular e Pepe e Mbemba que lutem pela vag...ler comentário completo »
    Delírios de clubite aguda
    2021-03-07 11h33m por matrioska_russa
    Vejo muitos portistas a queixarem-se da política de contratação do clube, das escolhas do Sérgio, da aposta em jogadores pouco "tecnicistas", de uma táctica com pouco charme que depende da parte física dos jogadores. Mas depois leio isto:

    "Manafá mete o Semedo num bolso, e neste momento é bem superior ao Guerreiro. "

    "não seria totalmente descabido ver o Semedo num Sintrense"

    Acho que, afinal, está tudo bem. Merecem-se todos.

    p...ler comentário completo »
    AP
    Da_ni
    2021-03-07 02h58m por apsd93
    Ui vir para aqui com factos não vale então?! Temos de fazer igual.
    Entre jogadores
    "Fds este Gil é tão fraquinho estamos a queimar jogadores para quê", "siga mase descansar para terça" e foi por causa disso que saiu o Pepe e o corona pq obviamente está na internet (supostamente) é verdade
    JS
    Sporting ganha ao Gil
    2021-03-07 01h02m por jsilva77
    Nos últimos minutos, quando um dos golos é na sequência de uma falta não assinalada e com o jogador do Gil no chão e fora da jogada que dá o empate . . . A seguir, e nos descontos, GR da um frango monumental, ao ver a bola entrar a morrer a centímetros dele e . . . Não se passa nada, tudo impecável . . . Luta . . . Garra . . . Querer e eles são mesmo bons . . .

    FCPorto num jogo sem espinhas e só não deu goleada na primeira parte pelos problemas do costume . . . Ah e ta...ler comentário completo »
    RATEL
    2021-03-06 22h41m por joaosousa367
    E ainda vão a tempo de convocar o Roberto :)
    RATEL
    2021-03-06 22h25m por joaosousa367
    Não te esqueças do Pau López também não davam muito por ele. .
    RATEL
    2021-03-06 22h02m por joaosousa367
    Se tivesses jogado contra ele dizias mesmo que o Paim era dos melhores
    Ratel
    2021-03-06 21h55m por DepoisPago
    Mas o parametro de comparação era os jogos de champions ou qualidade do jogador em si?
    Seleção
    2021-03-06 21h54m por joaosousa367
    Engraçado era voltarem outra vez as seleções B sempre dava para uns quantos jogadores do nosso campeonato saberem o que é vestir a camisola das quinas.
    Returnofeagle
    2021-03-06 21h48m por DepoisPago
    Epa se calhar a juve ate ficou a ganhar com a troca agora quem n perdeu foi o City 🤣
    Acho que cancelo encaixa muito melhor na PL que o Danilo
    Matrioska
    2021-03-06 21h41m por DepoisPago
    Ainda podes acrescentar Jorge Andrade xD
    Tmbm jogou no Porto era bom central ate ter as lesoes na Juventus
    azulibranco
    2021-03-06 21h38m por matrioska_russa
    Argumento infantil, enfim. . . Três dos melhores centrais que vi jogar pela seleção estão ligados ao Porto: Ricardo Carvalho, Fernando Couto e Pepe. Na direita lembro-me do Paulo Ferreira, sempre certinho, e Bosingwa teve a sua excelente fase. Ricardo Pereira antes da lesão estava a melhor nível que o Nelson Semedo e no Porto, quando voltou do empréstimo, era grande jogador. Já disse que gosto do Dalot e já gostava quando estava no Porto, tem um grande potencial que, infelizmente, e...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa
    Na análise ao empate a duas bolas no Estádio Cidade de Barcelos diante do Gil Vicente, Daniel Sousa admitiu que o Arouca perdeu o controlo da partida e, por consequência, ...
    26-04-2024 23:45