placardpt
    Real bateu Atalanta com grande golo de Mendy

    Arco do triunfo para salvar monotonia merengue

    2021/02/24 22:02
    E8

    Muitas baixas devido a lesão, de um lado, uma expulsão que deixou a equipa reduzida a dez por mais de 70 minutos, do outro, e um grande golo para dar a vitória. Foi esta a receita do jogo entre o Real Madrid e a Atalanta, que acabou por cair para o lado espanhol, com um grande golo do lateral Ferland Mendy a dar a vitória aos merengues na primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

    A atravessar um momento da temporada no que a lesões diz respeito, a turma de Zinedine Zidane viajou até Itália com apenas 13 jogadores da equipa principal disponíveis - Sergio Ramos, Dani Carvajal, Eden Hazard, Valverde e Benzema são alguns dos nomes ausentes -, recorrendo a seis jogadores que jogam, normalmente, pela sua equipa secundária, o Castilla.

    Face a essas limitações, foi notória a falta de inspiração ofensiva dos espanhóis, que mesmo com um a mais por mais de 70 minutos tiveram muitas dificuldades para ultrapassar a Atalanta. Isco a falso 9 ainda mexeu na equipa cerca de uma hora, mas no final foi um arco perfeito de Mendy a dar o triundo.

    Vermelho encostou italianos

    Apenas com Mariano Díaz disponível - assim como o jovem Hugo Duro, que apenas jogou uma vez pela equipa principal - para jogar na frente de ataque, o técnico francês acabou por surpreender os italianos a nível tático e optou por começar a partida sem um ponta-de-lança puro. O jogador escolhido para ocupar esse lugar foi Isco, mas a função do médio espanhol em campo acabou por ser a de arrastar consigo a marcação dos centrais para o miolo, criando espaço nas costas para os extremos - Vinícius e Asensio - cortarem para o meio e criarem desequilíbrios.

    O jogo começou muito partido e com a Atalanta mais próxima da baliza merengue, mas esse tal movimento de Isco acabou por ser fundamental à passagem do primeiro quarto de hora. O espanhol baixou para ter bola e permitiu a Mendy cortar para o meio e receber um passe a rasgar. O lateral francês foi travado em falta por Freuler à entrada da área e o árbitro Tobias Stieler expulsou o suíço por considerar que Mendy ia isolado para a baliza.

    A expulsão obrigou a Atalanta a baixar as suas linhas e a abdicar de um homem do meio-campo nos processos ofensivos, o que até acabou por retirar espaço de construção ao Real, uma vez que havia mais jogadores da Atalanta atrás da linha da bola e junto à sua grande área quando não tinham bola. Os espanhóis, um pouco à sua imagem, tiveram dificuldades em desbloquear esse aglomerado de jogadores e criaram perigo real apenas um par de vezes (embora tenham dominado por completo a posse de bola face às características do jogo).

    A primeira grande ocasião surgiu já nos dez minutos finais da 1ª parte, com Isco a baixar no terreno para ter bola e a arrastar novamente Romero para terrenos mais adiantados. O internacional espanhol fez um túnel à sua «sombra» dos primeiros 45 minutos e encontrou Vinícius Júnior, que acabou a rematar a rasar o poste de Gollini. Depois, já em período de compensação, foi Varane a obrigar o guardião italiano a mostrar os seus reflexos após um cabeceamento à boca da baliza.

    Desinspiração e a salvação

    Com o regresso dos balneários, a tendência da primeira parte intensificou-se, especialmente no primeiro quarto de hora, com os madrilenos a encostarem por completo os italianos à sua grande área, mas a terem dificuldades a furar a longa muralha de jogadores. Naquela que foi a primeira grande oportunidade dos segundos 45 minutos, Vinícius Júnior falhou uma chance clamorosa a escassos metros da baliza da Atalanta.

    Zidane começa a desesperar com a dificuldade em ultrapassar a defesa italiana e antes da hora de jogo desistiu do plano de Isco a Falso 9, retirou Vinícius Júnior de campo e colocou Mariano Díaz. O internacional pela República Domicana trouxe características diferentes ao jogo, com o Real a procurar mais o passe em rotura, mas a deslocação de Isco para a ala retirou imprevisibilidade no meio e facilitou a vida da Atalanta.

    O jogo foi avançando e o Real Madrid demonstrava cada vez mais dificuldades em construir jogadas pensadas no último terço, limitando-se a circular entre setores, mas a menos de cinco minutos do tempo regulamentar o golo acabaria mesmo por chegar à «lei do arco». Na sequência de um canto curto batido na esquerda, Mendy recebeu o esférico na zona central, ainda longe da fora da área, e com o seu pior pé, o direito, rematou num arco perfeito para bater por fim Gollini e dar a vitória importante ao Real Madrid. A segunda mão está marcada para 16 de março.

    jogos históricos
    U Quarta, 24 Fevereiro 2021 - 20:00
    Atleti Azzurri d´Italia
    Tobias Stieler
    0-1
    Ferland Mendy 86'

    ESTÁDIO

    Atleti Azzurri d´Italia
    Lotação24 642
    Medidas108x65
    Inauguração1928
    Lances Capitais
    17´
    Cartão vermelho para Remo Freuler (Atalanta) Remo Freuler vê o seu 1º vermelho na prova (7 jogos)
    86´
    GOLO Real Madrid!
    Ferland Mendy marca
    Ferland Mendy marca o seu 1º golo na prova (7 jogos)
    Positivo
    Coração italiano

    Foi sofrido e só não saíram da primeira mão com um empate devido ao grande golo de Mendy. A jogar com um a menos desde os 17 minutos, a Atalanta soube sofrer e defender o empate, demonstrando grande coração e inteligência tática e sendo apenas desbloqueada nos minutos finais.

    Negativo
    Decisão de Zidane

    Ao longo da primeira parte, a nota de principal destaque foi a função de Isco em campo, como Falso 9, que foi quem mais perigo conseguiu criar ao conseguir puxar a sua marcação para o meio. No entanto, Zidane optou por colocá-lo na ala na segunda parte e isso retirou toda a imprevisibilidade à equipa

    Forma
    Atalanta
    2020/2021
    34J
    18V
    10E
    6D
    72-44G
    Real Madrid
    2020/2021
    33J
    20V
    5E
    8D
    56-32G
    O Árbitro

    Tobias Stieler acabou por ver a sua exibição marcada logo no primeiro quarto de hora com a expulsão de Freuler. É verdade que Mendy ia em boa posição, mas talvez o vermelho tenha sido um pouco excessivo e acabou por condicionar os italianos para o resto da partida. Além disso, perdoou a expulsão a Casemiro nos últimos dez minutos.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ATALANTA
    EMPATE
    REAL MADRID

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Atalanta - Real Madrid
    2021-02-25 10h49m por A_MAIS_IMPORTANCIA
    Não vi o jogo completo mas pelo que vi , era uma Atalanta sempre á defesa (naturalmente , a -1 . . . ) , mas um Real que não conseguia criar situações reais de perigo . Se fosse 11 para 11 acredito que a Atalanta levasse a melhor do jogo , e é o que espero que aconteça na segunda mão . O futebol espanhol está fraquíssimo .
    Atalanta - Real Madrid
    2021-02-25 00h23m por JHendrix
    A expulsão absurda do Freuler, deixou a Atalanta muito presa cá atrás.
    A eliminatória ainda está em aberto e os bergamaschi têm qualidade e inteligência táctica mais que suficiente para, pelo menos, assustar e até entalar os espanhóis. A não ser que os sujeitos do apito façam os habituais serviços do costume em jogos "complicados" do Real Madrid. . .
    Isco?
    2021-02-24 22h14m por bmgb_bmgb
    Os únicos desequilíbrios do Real Madrid na primeira parte provieram ou de desmarcações rápidas a dois toques na esquerda (envolvendo Vini e Mendy) ou de iniciativas individuais de jogadores mais defensivos, como o Nacho (que teve um bom lance individual) e os médios, que se chegaram à frente para fazer um ou dois remates. O Isco foi dos piores do Real, a jogar no meio ou na ala. O facto de o Mariano ter entrado mal no jogo não desculpa a má partida do Isco, e esta análise tática do ZZ não ...ler comentário completo »
    Jogo
    2021-02-24 22h10m por pedropereira934
    Tinha tudo para ser um joga o, mas acabou depois da expulsão. Incrível a facilidade em apitar a favor do Real na Champions, vi o lance umas 10 vezes, e tenho quase a certeza que o Mendy não ia em posição frontal, parece me um lance claro de amarelo. Mesmo assim, sem Ramos, Carvajal e Casemiro para a 2 volta, quem sabe a Atalanta não faz uma gracinha.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Jogador argentino foi submetido a uma cirurgia
    Enzo Fernández, médio argentino que atua pelo Chelsea, foi operado com sucesso na manhã desta sexta-feira a uma hérnia inguinal como vinha sendo notícia. O ...