placardpt
    Técnico falou mais de 20 minutos

    Responsabilidade, carinho e felicidade: O resumo da explosiva conferência de Jorge Jesus

    Não é normal fazermos resumos de conferências de imprensa, como não é normal começarmos um texto pela conclusão, mas decidimos fugir à norma. Neste artigo resumimos aquela que terá sido a conferência de imprensa mais explosiva de Jorge Jesus desde o regresso do técnico ao Benfica. A conclusão é dada já aqui: Jorge Jesus nem pensa em demitir-se.

    Poucos duvidariam que a ideia do técnico fosse essa, mas perante capas e críticas em canais televisivos, a quem Jorge Jesus não deixou de apontar o dedo, o treinador decidiu clarificar tudo em vésperas de Arsenal x Benfica. Depois do treinador, Pizzi lamentou o facto de não se ter falado da equipa londrina, mas a verdade é que foi mesmo o técnico dos encarnados a levar o tema da conferência para um ponto central: o momento atual do Benfica.

    De quem é a culpa?

    Não foi exatamente esta a questão que levou à explosão do treinador, mas para resumir aquilo que se falou esta parece a expressão perfeita. Afinal, de quem é a culpa? Diríamos que a questão ficou por responder, embora o treinador dos encarnados tenha voltado a reforçar que tudo se deveu ao surto de covid-19 que afetou o plantel do Benfica no início de 2021. Uma coisa é certa, para Jorge Jesus ninguém da estrutura do Benfica - treinador, jogadores e direção - tem responsabilidade pelo momento atual dos encarnados.

    O treinador do Benfica ainda começou por dizer que será «sempre responsável pelos bons e maus resultados», mas ainda antes de terminar a frase deu início ao tema da conferência de imprensa. «Não tenho a ver com esta crise do Benfica. Eu não treinava os jogadores do Benfica».

    Jorge Jesus voltou a lembrar as dificuldades de trabalho durante o surto de covid-19 e começou a responder a algumas críticas que têm sido evidentes, não sem antes referir que na viragem do ano o Benfica era segundo classificado, a dois pontos do Sporting (atualmente as águias estão a 15 pontos dos leões). As mazelas pós-surto terão deixado marcas e Jorge Jesus apontou mesmo o caso de Pizzi, ao seu lado na sala de imprensa, para destacar isso mesmo: «Não suavam a camisola como se estavam doentes e vieram de uma doença que não conseguimos controlar?».

    O foco do técnico benfiquista manteve-se na questão da covid-19 e nas dificuldades para trabalhar com a equipa, mesmo após os jogadores terem testado negativo. Afinal, de quem é a culpa? Para Jorge Jesus é certo que nem o próprio, nem os jogadores, nem Luís Filipe Vieira devem ser responsabilizados: «A estrutura não consegue controlar um surto que esteve durante 2 meses e meio aqui. Tivemos culpa em outras coisas mas chega de me responsabilizarem e ao presidente do Benfica, que não treina, e aos jogadores também (...). Isto que se está a passar no Benfica não tem a ver com falta de qualidade do meu trabalho, dos jogadores e da estrutura. Estão sempre a falar da estrutura... parece que o Rui Costa não é conhecedor. Não sabe? O treinador também não? O presidente, que recuperou este clube, também não, não é?».

    O carinho (ou falta dele)

    Da responsabilidade passamos ao carinho. Depois de afastar as culpas, Jorge Jesus deixou bicadas aos críticos dos jogadores e do trabalho da estrutura benfiquista, começando pelos jornalistas, passando pelos comentadores e acabando nos adeptos.

    Aos jornalistas, Jorge Jesus lembrou que alguns, quando o técnico orientava o Flamengo, no Brasil, pediram ao treinador para regressar a Portugal. Já aos comentadores afetos ao Benfica, Jesus diz sentir-se agredido com algumas palavras: «Não temos culpa nenhuma, precisamos de carinho».

    A palavra «carinho» também acabou por marcar a conferência de imprensa, especialmente depois de Jorge Jesus, informado esta manhã, ter falado de um buzinão que os adeptos e sócios do Benfica haviam agendado para esta quarta-feira, às 19h04, em protesto com o atual momento do clube: «Disseram-me que vai haver um buzinão. Devia era haver um buzinão para nos dar carinho! Não sabem o que sofremos durante dois meses».

    A (in)felicidade

    O tema com que Jorge Jesus fechou a conferência de imprensa foi o da felicidade. Felicidade ou falta dela. A essa questão, o treinador do Benfica procurou ser direto e começou por dizer que se sente feliz nos encarnados, mas prolongou-se no discurso e concluiu, visivelmente emocionado, que o atual momento e as críticas de que todos no clube têm vindo a ser alvo o deixam infeliz.

    «Claro que estou feliz... Não estou totalmente. Vim para o Benfica para ser campeão, para trabalhar normalmente com os meus jogadores e fui impedido. Por alguém? Não, por uma pandemia. Não me sinto feliz, pelo contrário. Todos os dias a levar com isto nas televisões e nos jornais. Posso sentir-me feliz? Ninguém vê a verdade? É essa.».

    Foi desta forma amargurada e emocionada que Jorge Jesus terminou uma conferência em que se falou pouco de jogo jogado, mas muito daquilo que se passa dentro do clube. A um dia de disputar a segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa e a 15 pontos do título numa jornada de Clássico, a pergunta mantém-se. Afinal, de quem é a culpa?

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ARSENAL
    EMPATE
    BENFICA

    Fotografias

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Só para nos rirmos um bocado
    2021-02-25 17h49m por rafaelmartins417
    "pandumia" e "vague" - novas palavras no dicionário
    ET
    Ainda bem que sabes
    2021-02-25 14h15m por etc
    A culpa da campanha constante não é da Oposição é da Pão demia é do VAR é dos árbitros é do PAOK!
    Que é que foi? Tambem levaste com um Paok? ehehhehe
    Depoispago
    2021-02-25 14h06m por ricardojsa17
    Eu faço parte dos 62 que votaram no bicho , e não é que o bicho comeu a oposição , ainda não admitiram a derrota e estão em campanha constante .
    Não são Benfica , querem a instabilidade no clube .
    Descobrir a verdade e retira los de sócio .
    Antes me pagasse , mas não , só estou aqui pelo Benfica e para dar força a minha paixão .
    Já sei que as coisas estão a correr mal mas não é com estes jogos de oposição que vai melhorar .
    DA
    A culpa foi do Paok
    2021-02-25 14h00m por DavidFM
    Sem qualquer tipo de picardia ou clubismo, a minha opinião vendo de fora foi a eliminação da champions que levou a esta situação. . . uma época que estava a ser preparada com esse ponto de partida a nível económico e psicológico e que fez ter que repensar esse tal patamar de projecto e andar a correr a trás do prejuízo como na venda do melhor central da equipa. . . O treinador com o ego de JJ depois de um ano onde como ele diz só não foi campeão do mundo e ao fim de umas semanas de trabalho f...ler comentário completo »
    FA
    Ego
    2021-02-25 13h47m por fabioleitao
    O ego deste homem atraiçoou-o.
    Se estivesse caladinho quando veio ninguém o chateava. Ele pode não ter conseguido treinar e bla´blá blá mas tenho a certeza que nenhum adepto o contestaria se ele disse-se "Vamos trabalhar para melhorar" em vez de "Vamos jogar o triplo e arrasar". JJ estás a ser vitima das tuas próprias palavras. Faz-te bem, de certeza que já te arrependeste muitas vezes do que disseste. Aprende com os erros e vais ver que ninguém te cai em cima. Só há um culpado pel...ler comentário completo »
    MA
    JJ
    2021-02-25 13h05m por Markes88
    As coisas até são relativamente simples. Se alguém dos supostos 62% não muda de opinião mesmo depois do que este excremento disse em confer. imprensa, pondo em causa tudo o que Rui Costa afirmou há 3 semanas e pondo toda a tónica no COVID quando Scp e Fcp também já tiveram casos e nos verdes implicou acesso à LE, então há pouco a dizer sobre a maneira de pensar de infelizmente a maioria dos sócios. . . .

    A última época e meia (de um total de 4 épocas deprimentes) tem sido fra...ler comentário completo »
    JJ
    2021-02-25 11h26m por Sir_devil
    "No dia 10 de fevereiro, quarta-feira, Jorge Jesus admitiu, em resposta à entrevista de Rui Costa, que a Covid-19 não era a única justificação do Benfica e que todos tinham de assumir a responsabilidade a nível interno. Hoje (ontem), o técnico disse que não pode ser responsabilizado pela crise porque esteve ausente durante algum tempo devido à Covid-19. "

    Contradições a torto e a direito. . .

    Com ou sem pandemia, o treinador tem que saber assumir as suas res...ler comentário completo »
    Ricardojsa
    2021-02-25 10h20m por DepoisPago
    ja percebemos que o vieira te deve pagar bem para publicidade e marketing
    Wantorp
    2021-02-25 09h22m por DepoisPago
    Cuidado q daqui a pouco começam a chamar t anti 😂
    Ricardojsa
    2021-02-25 09h19m por DepoisPago
    Uma pessoa nao pode dizer o que ve o que acha que é ANTI és só ridículo
    Usas os podres dos outros clubes para disfarcar o mau momento do Benfica e os outros é que sao antis?
    Só pq n apoio o Vieira e as suas palhacadas os seus esquemas por debaixo da mesa sou Anti Volto a dizer se em Portugal a justiça fosse séria e limpasse a corrupção que há nhm dos 3 grandes para n falar grande parte dos clubes que estao na 1 divisao n estariam lá
    És so um fanatico que vive com medo de um novo vale azevedo
    wantorp
    2021-02-25 09h15m por CapitaoHaddock
    Veio para destruir o que tinha sido contruido. . .

    Quer o Seixal. . . quer as contas. . . quer os resultados. . .

    É ridiculo, eu sei! mas:
    SINTO-ME UM SPORTINGUISTA. . . !!!!!
    wantorp
    2021-02-25 09h12m por CapitaoHaddock
    Pior do que isso é queimar jogadores como Grimaldo e Odysseias. . . .

    Grimaldo o nosso melhor atacante! e o Ody o melhor redes em Portugal
    pirou de vez. . .
    2021-02-25 09h09m por CapitaoHaddock
    já não tinha grandes caracteristicas de compreenção. . .

    Mas desta vez pirou de todo. . .

    O JJ precisa de cuidados psiquiatricos urgentes!!!
    Enfim depoispago
    2021-02-25 08h49m por ricardojsa17
    Mais um comentário de um anti Benfica .
    Podemos falar de todos os outros clubes :
    Sporting nem é preciso comentar , nos últimos anos muito fraco , sempre o outsider e acho que este ano vai ser a única exceção , secalhar vamos ver porque se o Porto ganha eles vão tremer .
    Porto tem ganho a nível nacional tanto como nos ou até menos , estão melhor nos jogos europeus pois já estão com aquela força de vencer que os adeptos lhe dão , mas este ano a nível interno não estão ...ler comentário completo »
    A responsabilidad e é minha
    2021-02-25 08h48m por wantorp
    Este gajos são ridiculos. Afinal a culpa é minha ? Quem faz a equipa todos os jogos ? , quem prepara os treinos ? Quem gastou aquele dinheiro todo ? Desculpa mas nem o 3º lugar e veremos o 4º.
    Esta equipa joga mal e porcamente desde o inicio com excepção de 2 ou 3 jogos, não ganhou a nenhuma equipa média/ grande (braga, Porto, rangers, Sporting, Vitória, etc. . ) , este "treinador" não muda a tática, não muda as "ideias" arrumou quem corre e sente a camisola para meter vedeta...ler comentário completo »
    Enfim
    2021-02-25 06h54m por DepoisPago
    Há pessoas q vivem no q aconteceu tetra mas esquecem s pq n ha penta. . . Depois defendem o vieira com unhas e dentes ainda devem sonhar com o seu discurso d Benfica campeao europeu a piada no meio disto tudo é q desde q ele comecou com isso as prestacoes europeias foram umas atras das outras desilusão outra era criar espinha dorsal com prata da casa
    Comecou com o vitoria continuou com o lage para acabar chega o jesus e prata q s lixe comeca a descartar e bota a gastar
    Lage chega ...ler comentário completo »
    FutebolMaravilh a1
    2021-02-25 06h34m por diogomoura983
    Desculpa que te diga, mas se há alguém que anda cego e surdo, esse alguém és tu.
    mais uma noticia tendenciosa
    2021-02-25 03h22m por FutebolMaravilha1
    se têm mesmo de acabar o artigo a perguntar de quem é a culpa é porque andam cegos e surdos e o que o JJ diz entra por um lado e sai pelo outro. continuem a alimentar a idiotice dos adeptos que isso é que falta no nosso futebol
    Devespensar
    2021-02-25 00h38m por diogomoura983
    Estou completamente de acordo contigo, péssimo timing para fazer isto. Neste momento silêncio era a melhor opção mas já que aconteceu, vamos esperar que seja um boost de revolta para os atletas. Mas a acontecer prefiro que seja isto, percebes?
    ricardojsa17
    2021-02-25 00h35m por diogomoura983
    Vê se entendes uma coisa. Ninguém está dizer que Vieira não fez boas coisas pelo Benfica, não é isso que está em causa. Mas a sua imagem, o discurso, a profetizaçao de falsos evangelhos europeus está demasiado desgastada. Está na altura de mudança e se essa mundaça não correr bem, quem a quis cá estará para dar a cara. Não somos cobardes e não nos vamos esconder
    Diogomoura
    2021-02-25 00h30m por ricardojsa17
    Só quero que entendas que os resultados não são o Vieira o culpado, ele já deu muitos anos da vida dele pelo clube , levantou o clube , mudou o muito , fez de tudo para termos a hegemonia mas assim logo tudo contra , pessoas que não reconhecem o trabalho que ele fez .
    ricardojsa17
    2021-02-25 00h29m por diogomoura983
    Prefiro gente fraca que não seja corrupta e não arraste o nome do Benfica na [. . . ]
    Porque força ganha-se, princípios é que nesta idade já é dificil
    Ratel
    2021-02-25 00h26m por ricardojsa17
    Sim tens razão fez muito .
    O meu é igual tbem dá a vida pelo clube .
    É a família dele é o clube .
    Como te digo as pessoas cansam se e qualquer dia o meu clube vai ficar entregue a gente fraca e aí é que se vai arrepender .
    ricardojsa17
    2021-02-25 00h25m por diogomoura983
    É exatamente isso que escreveste que é triste. Andas aí todo inchado porque pagas as cotas e quem não for da mesma opinião que tu é um Benfiquista de meia-tigela. Espero que mantenhas esse teu discurso até ao fim
    RATEL
    2021-02-25 00h23m por diogomoura983
    Há coisas que nem a rivalidade pode tirar, os princípios da vida. Ninguém merece passar por uma situação dessas
    jogos históricos
    U Quinta, 25 Fevereiro 2021 - 17:55
    Georgios Karaiskakis Stadium
    Björn Kuipers
    3-2
    Pierre Aubameyang 21' 87'
    Kieran Tierney 67'
    Diogo Gonçalves 43'
    Rafa Silva 61'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Norte-Americano
    Equipa reduzida temporariamente a 10
    A Major League Soccer já está em curso há vária semanas, mas só à jornada 10 colocou em prática uma nova regra: a dos 10 segundos.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Vic-54 26-04-2024, 08:15
    Inuyashapt 26-04-2024, 05:02
    moumu 26-04-2024, 03:12
    moumu 26-04-2024, 02:50
    moumu 26-04-2024, 02:49
    Diasmartins 26-04-2024, 01:43
    marciosantos321 26-04-2024, 01:34
    marciosantos321 26-04-2024, 01:24
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:55
    carocha2023 26-04-2024, 00:48
    AS
    asa_scouting 26-04-2024, 00:31
    brutal_power 26-04-2024, 00:14
    Ronaldinho-gaucho 26-04-2024, 00:06
    AN
    andra-alexandre485 26-04-2024, 00:00
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:52