PSG vence Barcelona por 1x4

Rei francês em Camp Nou

2021/02/16 21:53

Já tínhamos saudades! A Liga dos Campeões regressou com um grande jogo de futebol, entre Barcelona e PSG. Os parisienses não tiveram Neymar ou Di Maria, mas Mbappé brilhou de tal forma que ofuscou qualquer outra estrela e liderou um triunfo impressionante dos comandados de Pochetino com um hat-trick e constantes desequilíbrios através da sua velocidade e qualidade técnica.

Até foi o Barcelona a marcar primeiro, mas foi uma questão de tempo até ao PSG - mais agressivo, forte na recuperação e rápido a chegar a zonas de finalização - responder e, a partir daí, não houve nada a fazer, com os parisienses a conseguirem uma vantagem confortável para a próxima eliminatória. Veremos se será suficiente...

Parada e resposta

Um autêntico jogo de xadrez. Foram assim os primeiros minutos em Camp Nou, com a duas equipas a pressionar muito alto à procura de um erro na saída de bola ou de recuperar em zonas subidas para ferir o adversário. A primeira peça movida em falso foi do Barcelona, com uma perda de bola a meio-campo, mas Gana atirou ao lado, na primeira de muitas oportunidades para os dois lados.

©Getty /
O Barcelona não se importava de entregar alguma da iniciativa aos franceses e, quando tinha bola, eram as movimentações de Messi, pois claro, a fazer a diferença, com o argentino a baixar no terreno para receber e a lançar depois para o espaço que deixava em aberto e onde surgiam Griezmann ou Dembele. Numa dessas situações, o ex-Atlético Madrid teve tudo para inaugurar o marcador, mas permitiu a defesa a Navas.

Uma das formas de contornar a pressão alta passava por explorar a profundidade com lançamentos longos e foi num desses lances que De Jong acabou derrubado na grande área, permitindo depois a Messi abrir a contagem da linha dos onze metros, numa altura em que o domínio estava muito repartido.

O golo sofrido fez bem ao PSG, que respondeu com tudo e, depois de um susto que Dembele não aproveitou, demorou apenas três minutos a restabelecer a igualdade, com o génio de Mbappé a finalizar um lance coletivo espetacular que começou em Marquinhos e passou ainda por Kurzawa e Verratti. Os parisienses, mais agressivos, continuaram por cima até ao final da primeira parte, com Kurzawa, Kean e Icardi a ameaçarem o golo, mas o marcador não voltaria a mexer até ao final de uma primeira parte de grande nível.

Quem é que o agarra?

A primeira parte terminou com o PSG por cima e assim começou também a segunda metade, agora com Herrera no lugar do amarelado Gana. O endiabrado Mbappé assustou Ter Stegen logo a abrir e, pouco depois, foi Moise Kean, uma das surpresas no onze, a obrigar o alemão a (mais) uma grande intervenção.

Do outro lado, o Barcelona ia revelando dificuldades perante as linhas muito juntas dos franceses, que raramente permitiam o jogo entre linhas que os pupilos de Koeman tanto gostam, e, com isso, não deixavam que os blaugrana crescessem no jogo. Já depois de uma fase mais calma (não foram muitas), Paredes despertou o jogo com um grande passe para Florenzi, que cruzou rasteiro para o bis de Mbappé. Estava consumada a reviravolta!

©Getty /
Para além dos dois golos, Mbappé ia espalhando magia pelo relvado e foi por muito pouco que, depois de fazer o que quis de Dest, não aumentou a vantagem. Valeu, mais uma vez, Ter Stegen, mas o golo não tardou, com Kean a responder da melhor forma a um livre lateral, dilatando o resultado para 3x1 e confirmando a boa aposta de Pochettino, num lance em que Lenglet volta a ficar mal na fotografia.

Já com Trincão e Danilo Pereira em campo, o Barcelona procurava agora pressionar mais alto para tentar reduzir a desvantagem, mas o melhor que conseguiram foi um remate de Navas que acertou em Griezmann e saiu a rasar o poste. Mas pior do que as cada vez mais habituais dificuldades do Barcelona em organização ofensiva, foi o espaço que ficou em aberto na defesa e que Draxler aproveitou na perfeição, conduzindo um contragolpe que Mbappé (quem mais?) finalizou da melhor forma e sentenciou a partida.

Foi a cereja no topo do bolo, tanto para o PSG, que conseguiu um triunfo categórico em Camp Nou, como para Mbappé, que chegou ao hat-trick e, aos 22 anos, vai brilhando como poucos nos principais palcos do futebol mundial.

jogos históricos
U Terça, 16 Fevereiro 2021 - 20:00
Camp Nou
Björn Kuipers
1-4
Lionel Messi 27' (g.p.)
Kylian Mbappé 32' 65' 85'
Moise Kean 70'

ESTÁDIO

Camp Nou
Camp Nou
Espanha
Barcelona
Lotação99 354
Medidas105x68
Inauguração1957
Lances Capitais
27´
GOLO Barcelona
Lionel Messi marca de grande penalidade!
Lionel Messi marca o seu 4º golo na prova (5 jogos)
32´
GOLO Paris SG!
Kylian Mbappé marca
Kylian Mbappé marca o seu 3º golo na prova (6 jogos)
65´
GOLO Paris SG!
Kylian Mbappé marca
Kylian Mbappé marca o seu 4º golo na prova (6 jogos)
70´
GOLO Paris SG!
Moise Kean marca
Moise Kean marca o seu 3º golo na prova (6 jogos)
85´
GOLO Paris SG!
Kylian Mbappé marca
Kylian Mbappé marca o seu 5º golo na prova (6 jogos)
Positivo
Kylian Mbappé

Podíamos destacar o grande jogo de futebol, a bela exibição do PSG ou a estratégia de Pochettino, mas é impossível fugir aos 90 minutos de pura magia de Kylian Mbappé. É impressionante pensar que tem apenas 22 anos! Sendo certo que terá muitas grandes exibições daqui para a frente, é também certo que dificilmente se vai esquecer do dia em que tomou de assalto Camp Nou com um hat-trick.

Negativo
Resposta demasiado curta

O equilíbrio que se fez sentir na primeira parte esbateu-se com o passar do relógio e depois do PSG «arrancar», o Barcelona nunca mais o conseguiu apanhar. E se Koeman dificilmente pode controlar os erros de Dest ou Lenglet, tem certamente mais culpas nas dificuldades que os blaugrana demonstraram em ataque organizado na tentativa de reduzir a desvantagem, acabando mesmo por sofrer o 1x4.

Forma
Barcelona
2020/2021
35J
22V
5E
8D
78-40G
Paris SG
2020/2021
34J
24V
3E
7D
77-23G
O Árbitro

Boa arbitragem de Björn Kuipers, que não foi protagonista e soube liderar a partida. Nos dois lances capitais do encontro - o penálti sobre De Jong e uma eventual mão na grande área parisiense - decidiu bem.

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BARCELONA
EMPATE
PARIS SG

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
BestInTheWRLD
2021-02-17 19h39m por iSMURF4
Ah. . . se for numa analogia à academia faz sentido sim :b
Defesa do Barça
2021-02-17 14h57m por futebol11fc
Horrível horrível, até mete dó. Dest muito verdinho para este nível, ainda para mais apanhando um super motivado Mbappé, Piqué já não tem pernas (pessoalmente nunca o achei grande central, então nesta fase atual do Barça vêm ao de cima as suas debilidades), Lenglet horrível, sobretudo no lance do 3-1, se bem que (e não vi ninguém a falar disto), nesse lance Busquets e Piqué também se estavam a marcar um a outro, Jordi Alba também nunca conseguiu lidar com Moise Kean, jogador de que at...ler comentário completo »
Estatisticament e
2021-02-17 11h30m por GERRARDandRONALDINHO
A bola está jogável e o Griezmann pisa-lhe o calcanhar, impedindo-o de continuar a disputar a jogada. É penalti.
Koeman
2021-02-17 08h55m por fmn_69
Não é treinador para um clube desta dimensão. . Messi joga desmotivado, tem medo de tirar os velhos no banco (pique e busquet) quando este vinha para renovar a equipa. . . Despachou Suárez para ficar sem 9 de jeito. . Já vão com sorte ficarem nos lugares de champions
Messi
2021-02-17 08h49m por fmn_69
Com esta derrota é muito possivelmente a saída da champions, Messi não deverá renovar e sair. A coisa não parece melhorar assim tão depressa e Messi com a idade que tem n pode estar a espera dos dirigentes comprar uma equipa nova. . City deverá ser o destino.
Mbappe para o ano está no
Real.
AlexisIbrahimov ic
2021-02-17 07h57m por aiderdacosta
O facto de tu não gostares de um jogador não significa que o mesmo não é bom. Para de fazer analises com base nos teus gostos, nem sou muito de comentar aqui no zerozero mas quando alguém diz que Mbappé é um jogador sobrevalorizado, desculpa la acho que a pessoa rouçou o ridículo com essas declarações.
Mbappé
2021-02-17 03h04m por eduardonlirio
Que jogador!!
Barcelona
2021-02-17 02h46m por DepoisPago
Deixar sair suarez ja foi o q foi manter pique busquets comprar dest pjanic. . . Despachar arthur n e fantastico mas fazia mais que o pjanic q esta em descendente parabens bartolos enterraste o clube em pouco tempo
P0
Mbappé
2021-02-17 02h38m por P0P1
Ele não vai ser um fenómeno. . . ele já é um fenómeno. Os números e as exibições falam por si, apesar de ainda só ter 22 anos. Quanto às bolas de ouro e essas tretas todas, virão mais cedo ou mais tarde, pouco importam.
Moise kean
2021-02-17 01h14m por canelax
N sei como a juventus deixou sair este jogador. . . mbappe a mostrar q neymar n e necessario e que ele e a estrela da equipa
bitw
2021-02-17 00h57m por iSMURF4
O belenenses de Inglaterra?

primeira vez que vejo isso 😂😂
PSG
2021-02-17 00h54m por iSMURF4
Jogaço hoje. . . . hoje muito se fala do Mbappe que esteve bastante bem, mas isto é como digo se lhe deram espaço para correr. . .

fiquei foi encantado a ver Verratti a jogar. . . ele se tivesse menos lesões era um caso (mais) sério.
bigshaq
2021-02-17 00h51m por iSMURF4
e acredita que o Barcelona vai ser pior. . . se o Messi sair de lá.

No Milan saiu o Zlatan e o Thiago Silva cruciais no titulo de 2011, e depois foi sempre a descer a pique. . .
Liga dos Campeões
2021-02-17 00h20m por JHendrix
O PSG foi uma senhora equipa em Barcelona!

Nem precisou daquele badameco do Neymar para nada, quando tem o maior fenómeno futebolístico dos próximos anos, Kylian Mbappé. . .
PSG
2021-02-16 23h53m por Avalanche27
Neymar foi para o PSG para ser a estrela, mas Mbappé é para mim a principal figura dos franceses.
HI
E isto sem Neymar!
2021-02-16 23h51m por Hidetoshi_Nakata7
Como ficaria o jogo se o craque brasileiro jogasse?
YH
AlexisIbrahimov ic10
2021-02-16 23h30m por Yharnam
Pois, tenho q ser sincero q não vejo todos os jogos do PSG para poder dar uma opinião 100% completa, o que disse baseia-se apenas nos jogos q vi até hoje (foram alguns mas longe de ser todos de facto). De momento acho que vai mesmo ser um fora de série se continuar no bom caminho, e pelo menos dos melhores dos próximos 10 anos. Agora se vai ser o melhor e destacar-se de todos os outros, ya é esperar para ver xD exato, hoje foi luxo vê-lo jogar
Yharnam
2021-02-16 23h28m por AteOBragaMarcar
"Eu nunca usaria um nick com o nome de um clube se não gostasse dele, mas há pessoal para tudo"
😅
YH
FIFAforever_ret urns2
2021-02-16 23h26m por Yharnam
Já não via um comentário teu há algum tempo, até tinha saudades xD Vejo que continuas com uma abordagem muito saudável em relação ao futebol ahaha
YH
AteOBragaMarcar
2021-02-16 23h25m por Yharnam
Exato concordo, ultrapassa-los no momento vai ser uma coisa, mas a longo prazo é realmente mt dificil.

Eu nunca usaria um nick com o nome de um clube se não gostasse dele, mas há pessoal para tudo xD
Tudo a falar de boca cheia
2021-02-16 23h21m por rs24bfc
Sendo o Barça o clube que menos gosto no futebol não posso deixar de notar a quantidade de pessoal a falar como se a realidade do Barça se comparasse com o futebol portugues. . . Ponham o Barça a jogar contra um dos "3 grandes". Quero ver a quem vao chamar cepo no fim do jogo. . . É mesmo facil ser treinador de bancada e vir para aqui bater no ceguinho. Um ceguinho capaz de dar goleada a todas as equipas portuguesas. Há uma coisa que gosto menos que o Barça no futebol: arrogância
Yharnam
2021-02-16 23h19m por AteOBragaMarcar
"no q diz respeito ao legado dos jogadores, " E msm longevidade. Destas novas "estrelas" não tou a ver ninguem a passar os 30 com a mesma ambição e motivação desses dois. Milhões no bolso e seguidores no insta faz a cabeça de muito jovem futebolista infelizmente.
"caso contrário não usaria Braga no nick, seria estranho xD"
Ya muuuuito estranho ahah
YH
AlexisIbrahimov ic10
2021-02-16 23h11m por Yharnam
Não pode ser pq o mantoapedrejado não é braguista, mas este user é (caso contrário não usaria Braga no nick, seria estranho xD)
YH
AteOBragaMarcar
2021-02-16 23h07m por Yharnam
Passar-lhes a perna no momento, não necessariamente no q diz respeito ao legado dos jogadores, q isso já fica mt dificil de ultrapassar Messi ou Ronaldo

Sim, vai xD
YH
AlexisIbrahimov ic10
2021-02-16 23h06m por Yharnam
Oh pá concordo que é em transição que muitas vezes mostra o seu melhor. Mas por outro lado, qualquer jogador tecnicista não é propriamente beneficiado quando joga contra uma equipa que joga "fechada lá atrás". Nem Messis nem Ronaldos resistem a autocarros que sejam mt bem estacionados xD
De qualquer forma continuo sem ver em que aspeto é que o achas sobrevalorizado, apenas apontaste um possível ponto fraco do jogador.

Estamos a falar de um jogador de 22 anos que já p...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Países Baixos
Goleada contra o Heerenveen
Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...