placardpt
    Resultados comunicados à CMVM

    FC Porto apresenta resultados positivos de 34 milhões de euros no 1º semestre de 2020/21

    2021/02/10 12:33

    Tal como já era esperado, o FC Porto apresentou, esta quarta-feira, os resultados financeiros relativos ao primeiro semestre da temporada 2020/21. 

    Através de comunicado, os dragões confirmaram os lucros de 34,450 milhões: «Apesar do impacto adverso da pandemia, o resultado líquido consolidado apresentado pela Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, no primeiro semestre do exercício 2020/2021, foi positivo em 34.450m€».

    No mesmo comunicado, e apesar do «impacto adverso da pandemia», a SAD portista realçou ainda o aumento dos «proveitos operacionais», para 94,77 milhões.

    No que respeita ao ativo,  que agora se situa nos 380,39 milhões de euros, nota para o aumento de 76,699 milhões de euros em relação a junho de 2020.

    Confira o comunicado na íntegra:

    1. DESTAQUES

    • Conquista das duas mais importantes provas do futebol nacional, o Campeonato Naciona e Taça de Portugal referentes à temporada 2019/2020 e, em cima do final do período em análise, o FC Porto acrescentou mais um troféu ao seu palmarés, com a conquista da Supertaça Cândido Oliveira.
    • Apesar do impacto adverso da pandemia, o resultado líquido consolidado apresentado pela Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, no primeiro semestre do exercício 2020/2021, foi positivo em 34.450m€.
    • Embora se mantenha a interdição dos estádios ao público, e a consequente inexistência de receitas de bilheteira e Corporate Hospitality, os Proveitos operacionais excluindo proveitos com passes de jogadores aumentaram significativamente, atingindo agora os 94.777m€, fundamentalmente devido à participação do FC Porto na edição 2020/2021 da UEFA Champions League.
    • Os Custos operacionais excluindo custos com passes de jogadores crescem neste período,ainda que ligeiramente, devido a um aumento dos custos com o pessoal, uma vez esta rubrica inclui prémios que pertencem à temporada passada e que penalizaram o resultado em 9.498m€.
    • As rubricas relacionadas com passes de jogadores (Amortizações e perdas por imparidade com passes e Proveitos / Custos com transações de passes) tiveram um contributo bastante positivo, na ordem dos 28.185m€, para as contas da Sociedade, tanto pelos resultados obtidos com transações de passes, como pelas Amortizações e perdas por imparidade com passes de jogadores.
    • O Ativo, que se situa nos 380.339m€ em 31 de dezembro de 2020, registou um aumento global de 79.699m€ face a 30 de junho, principalmente devido ao acréscimo dos valores a receber de clientes e do montante que a Sociedade tinha em caixa.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    SA
    500 milhões!
    2021-02-11 02h44m por santossantos
    500 milhões de passivo é um valor absolutamente surreal para a realidade portuguesa.

    E o pior é que a tendência é para subir. Se subiu em tempo de vacas gordas vai parar agora?
    MisticaEncarnad a
    2021-02-10 21h27m por CreedEinsteinBratton
    "Estou à espera de me assustar com o relatório de contas do Benfica. É que pela primeira vez que me lembro a diferença entre compras e vendas é negativo"

    Provavelment e será negativo sim, mas estes 80 e tal em contratações não foram pagos a pronto logo não será a deblace que muitos esperam (e estão desejosos. . . ). E, tal como o FC Porto e qualquer outro, interessa no fim e aí é que estou curioso.
    RdC
    2021-02-10 21h22m por CreedEinsteinBratton
    Interessa é em junho mas já se esperava um resultado deste nível agora. Sem ultrapassar a Juve ou encaixar algum em vendas, dificilmente não dará prejuízo novamente em junho.
    MA
    tiger1974
    2021-02-10 20h39m por Markes88
    Ok, acompanho embora essa parte dos estádios não tinha ouvido. . .
    tiger1974
    2021-02-10 20h36m por MisticaEncarnada
    Sim, é um problema falhar a Champions porque entra menos capital "rápido" no clube. Por isso é que o Benfica levou com os 15M€ do Otamendi, qualquer coisa era boa para se chegar a acordo pelo Rúben Dias. . .
    MA
    MisticaEncarnad a
    2021-02-10 20h35m por Markes88
    Eu até acrescento que há uns que demoram tanto tempo porque simplesmente não têm qualidade para o Benfica. . .

    O Rafa é exemplo disso. No meio de uma equipa que raramente se mexe bem ofensivamente, teres um gajo que pela sua velocidade dá velocidade ao jogo, passe a redundância. É que de concreto ele pouco faz. E está lá há 4 épocas. É outro de fogachos. . . . pode marcar um golo ou assistir de vez em quando, mas não é consistente. E está na altura de o vender, 28 anos. ...ler comentário completo »
    MisticaEncarnad a. . .
    2021-02-10 20h27m por tiger1974
    Concordo, mas não te esqueças que a actividade de um clube de futebol é o espectáculo jogo a jogo, senão, os jogadores não eram activos, mas mercadorias.
    Daí o desfasamento das contas dos clubes portugueses, e a sua dependência da Liga dos Campeões.
    De cada vez que algum falha a LC é um rombo nas contas.

    Markes88
    Se acompanhaste os últimos dias de noticias sobre a pandemia/vacinação, o início da próxima época ainda está comprometido para o retorno dos adeptos aos estádios.
    Markes88
    2021-02-10 20h22m por MisticaEncarnada
    Os jogadores que vieram estão a demorar muito a adaptar-se e alguns deles têm lacunas que têm de ser laminadas (Pedrinho e Darwin). O Benfica, verdadeiramente, só contratou dois jogadores que têm estado a apresentar resultados (Otamendi e Vertonghen), embora eu tenha sido crítico do valor da transferência do Otamendi e o que ele jogava nos primeiros tempos.
    Ou seja, não se contratou ninguém para o presente, o agora, enquanto o Porto contratou o Taremi, o Sporting contatrou o Joã...ler comentário completo »
    MA
    MisticaEncarnad a
    2021-02-10 20h16m por Markes88
    É por isso que também a contestação será enorme, até porque no fim do campeonato e tudo concluído, é de esperar que nessa fase, sendo verão, as pessoas já possam sair à rua e talvez já existam jogos com pessoas na bancada de novo, a exemplo da época passada.

    Ninguém vai perdoar o JJ e o LFV e a verdade é que mesmo o 2lugar está muito complicado porque o Fcp não perde assim tantos pontos de forma atípica. E ainda há o Braga que embora não acredite que não os consigamos super...ler comentário completo »
    tiger1974
    2021-02-10 20h09m por MisticaEncarnada
    Está melhor se tiver 100 em caixa do que se tiver 100 em bens não convertíveis (facilmente) em dinheiro. O dinheiro permite investir, enquanto ter um grande património mas que não se pode transformar rapidamente em dinheiro não permite o crescimento financeiro de uma empresa. A não ser que esse património gere riqueza. O problema começa quando esse património não leva a lado nenhum por não se conseguir gerar lucro com ele nem se conseguir converter novamente em dinheiro.
    Por exemplo...ler comentário completo »
    MisticaEncarnad a. . .
    2021-02-10 19h47m por tiger1974
    Portanto tenho 100 em caixa mas devo 120, mas está tudo bem, porque tenho 100 em caixa?
    Isso só funciona se tiver investidores permanentemente para injectar dinheiro na empresa, porque há um momento em que a torneira fecha e o negócio para, e a empresa acaba.
    Da mesma forma que pode ter a caixa a zero e ter uma boa situação financeira se tiver activos convertíveis em dinheiro rapidamente.

    Agora imagine a situação da SAD que no curto prazo tem activos correntes ...ler comentário completo »
    Markes88
    2021-02-10 19h34m por MisticaEncarnada
    Exacto, agora nem um nem outro. E na Champions também vamos continuar com o apuramento (se formos lá) porque quase de certeza que se formos, temos mesmo de encontrar um grupo muito fraquinho para passar. É que basta calhar, por exemplo, Roma, Atlético de Madrid e Hapoel ou Dina Zagreb ou algo assim, que o Benfica não passa a fase de grupos e se fizer 6 ou 7 pontinhos não é mau.
    Pode ser só de mim. Eu não concordo com a saída do Jesus agora, por motivos de instabilidade porque ...ler comentário completo »
    MA
    Fcp
    2021-02-10 16h17m por Markes88
    A nível de LC o Fcp em apenas as épocas do SC (tenho ideia que foram 160M) bate totalmente o Benfica que também tem ido todas estas épocas mas vai lá para perder jogos à conta de fazer montra para a formação.

    Por outro lado, o Benfica foi vendendo imensos da formação ainda que conseguindo apenas os encaixes de entrada da LC, porque lá está, ia lá para perder. . .

    O meio termo de ambos os clubes era o ideal. O bom de um é o mau do outro. O Fcp tem as saídas a ...ler comentário completo »
    tiger1974
    2021-02-10 16h09m por MisticaEncarnada
    Ainda assim, é em caixa que se pagam dívidas. E que se compram jogadores, e se pagam ordenados. Podes pagar uma dívida a um banco ou a um fundo com a percentagem de um ou outro jogador mas não podes pagar ordenados nem dívidas a fornecedores, etc, com percentagens de passes ou outro tipo de património. O dinheiro, propriamente dito, serve para tudo, pagas qualquer coisa com dinheiro. Muitas empresas (e o clube é uma empresa) têm dificuldades em sobreviver porque a empresa em si até po...ler comentário completo »
    AN
    s9-engenhariaco nstru
    2021-02-10 15h57m por andre2894
    Faltam ainda os 12M de acesso aos oitavos, se juntarmos a venda de Danilo serão mais 30M "limpos" a entrar. Se não houver compra de jogadores antes do relatório de Junho estamos muito bem lançados.

    Mesmo que a venda de Danilo seja posterior à data a que se refere o relatório estaremos positivos sem grandes problemas com o contributo dos 12M que não entraram neste relatório semestral.
    MisticaEncarnad a. . .
    2021-02-10 15h48m por tiger1974
    Os jogadores da formação não têm valor, nem estão contabilizados no Activo de um clube, porque não houve uma transacção, pelo que, não se pode atribuir um valor no activo.
    Por isso, é que se vende jogadores da formação para ter "lucro rápido e fácil".
    MisticaEncarnad a. . .
    2021-02-10 15h46m por tiger1974
    Ter dinheiro em caixa não é a melhor maneira de ter activo.
    A SAD fez um comunicado e não apresentou o R&C por isso há muita informação em falta.
    Mas se vires activo corrente versus passivo corrente, a SAD está com um deficit grande e tem muito dinheiro em caixa, mas também tem muitas dívidas de curto prazo (até 1 ano).
    TryItOut
    2021-02-10 15h25m por MisticaEncarnada
    Certo, aquilo que eu tentei passar é que se o activo aumentar mais que o passivo, em princípio, não há grandes problemas. Claro que a melhor maneira de ter activo é em caixa (dinheiro), e não noutras coias.
    tiger1974
    2021-02-10 15h23m por MisticaEncarnada
    Os jogadores da formação não devem "valer" muito, por isso é que negócios como o do Fábio Silva são altamente rentáveis. Ele estava avaliado em quanto? 15M€ para aí. . . ou 20 que fosse. Saiu por 30 (+10 mas esses 10 não importam).
    JO
    contas
    2021-02-10 15h15m por jor280
    fecho de contas 30 de junho 2020 FC Porto apresentou um recorde negativo 116, 16 M
    hoje apresenta lucro de 34 M . . .
    116. 16 M - 34 M = - 82. 16
    LazyFox
    2021-02-10 15h10m por tiger1974
    Essa explicação vale. . . zero.
    Até podes estar a pagar a prestação ao banco, mas se a dívida for superior ao valor da casa, garanto-te que o banco te vai dizer para reforçares garantias, ou têm de rever as condições do contrato, dado que o risco para o banco aumentou significativamente.
    Quanto à parte do se deves 100, tens um problema, mas se 1M o banco tem o problema, isso é verdade em 2 situações, quando não há garantias, ou nas situações reputacionais/amizades. Na ...ler comentário completo »
    Ativo
    2021-02-10 15h00m por LeoMindSet
    A valorização da rúbrica de ativo nos clubes de futebol de pouco ou nada vale.
    Todos sabemos que o que um jogador hoje vale mil, amanha pode valer dez e vice-versa.
    Agora o resultado do período é algo factual e parabéns ao Porto por isso.
    Isto realmente, entre ter ou não ter a Champions é o suficiente para afundar um clube ou para mante-lo saudável.
    Vamos ver no que vai dar o desfecho do campeonato, mas ainda irão amealhar mais uns euros frente à Juventus e gan...ler comentário completo »
    A recuperar
    2021-02-10 14h53m por wantorp
    O Porto a recuperar financeiramente, muito bem, vendas de jogadores, participação na champions. Acho que o Porto devia apenas vender os jogadores em fim de contrato e fazer algum dinheiro com eles, em vez de os perder a custo zero.
    Sem conclusões possíveis
    2021-02-10 14h31m por s9-engenhariaconstru
    Este relatório semestral não diz nada do que vai ser o relatório anual a entregar em Junho. É verdade que melhora muito substancialmente em relação ao ano anterior, que tinha sido desastroso, mas mantêm dúvidas que possa ser suficiente para um resultado positivo em Junho. É que as grandes receitas já estão contabilizadas e as despesas continuam bem acima das receitas. Penso que poderá haver uma situação que ajude o FCP a equilibrar ainda as contas, embora não seja claro que seja suficiente...ler comentário completo »
    Lazyfox
    2021-02-10 14h08m por MisticaEncarnada
    Além disso, o problema com a banca, que deve ser de onde se deve mais, não é tão problema assim. Costuma-se dizer que se devemos 100 mil euros ao banco temos um problema. Se devermos 100 milhões o banco é que tem um problema para resolver.
    12
    Tópicos Relacionados
    Equipa

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    CA
    cao_raivoso-predador 27-04-2024, 01:50
    CA
    cao_raivoso-predador 27-04-2024, 01:44
    OJaime_Pacheco 27-04-2024, 00:41
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 23:50
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 23:48
    tipmaster 26-04-2024, 23:27
    BlackCat 26-04-2024, 22:55
    zlatan_21 26-04-2024, 22:38
    AN
    andretavares731 26-04-2024, 21:51
    VerdeRubro 26-04-2024, 21:12
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:54
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:52
    TheBlankSpace 26-04-2024, 19:36
    O_Pestinha666 26-04-2024, 19:23
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:50