placardpt
    Sporting elimina FC Porto

    E do banco nasceu um finalista

    2021/01/19 21:51

    Foram mesmo a jogo e foi o Sporting que garantiu bilhete para o jogo decisivo na primeira final four da Taça da Liga realizada em Leiria. Jovane Cabral foi herói dos leões com dois golos em cima do fim do encontro, respondendo a um golo de Marega que parecia mesmo encaminhar os dragões para a final de sábado.

    Depois de uma ante-câmara marcada por trocas de acusações entre as instituições e numa partida com quatro baixas associadas a Covid-19 em cada equipa (nos casos de Nuno Mendes e Sporar, por imposição da DGS), houve falta de qualidade durante largos períodos do jogo, ascendente portista durante a maior parte do encontro, raros momentos de inspiração e esses dois momentos de um extraordinário Jovane, vindo do banco, fizeram a diferença.

    Braga ou Benfica estarão pela frente da equipa de Rúben Amorim na final de uma competição algo assolada pelo momento crítico que o país e, por consequência, várias das equipas participantes na prova atravessam. Para o FC Porto é mais um ano em que a Taça da Liga escapa.

    Encaixados, mas com mais azul

    É bem mais habitual vermos o Sporting do que o FC Porto com esta disposição em campo, mas neste contexto de exceção vimos os portistas numa espécie de fotocópia tática do que é habitual com Rúben Amorim. Se numa perspetiva de adaptação ao adversário ou de aproveitamento dos jogadores disponíveis (muito menos do que o habitual e com várias peças-chave de fora), só Sérgio Conceição o poderá dizer.

    ©Kapta+ / Movephoto

    A verdade é que esse ajuste pareceu nessa fase beneficiar os dragões, mais capazes de aproveitar os poucos espaços que apareceram numa primeira parte com o metro quadrado muito inflacionado. Os jogadores de meio-campo (Palhinha e João Mário, Uribe e Grujic) estavam muito encaixados e os dragões iam-se superiorizando nos corredores, beneficiando de Felipe Anderson (belo jogo) e Corona e, talvez mais ainda, dos menos convincentes Porro e Antunes... e sim, Nuno Mendes fazia muita falta.

    Nessa primeira fase faltava aos dragões um Marega em melhor forma (mas calma...). Mesmo assim, os portistas terminaram a primeira etapa com clara superioridade nos remates e até com uma bola ao poste pelo avançado maliano, depois de João Mário ter dado um valente a Antunes no flanco. De resto, a distribuição de Corona e até do guarda-redes Diogo Costa permitiam descobrir os tais raros espaços.

    Para o Sporting foi uma primeira parte em que esteve demasiado dependente de Pedro Gonçalves, porventura o único realmente capaz de explorar o espaço nas entre-linhas e de dar alguma imprevisibilidade ao jogo dos leões. Faltava que o aniversariante João Mário conseguisse fazer mais do que ocupar espaços no miolo, menos inconstância de Tiago Tomás e faltava a tal verticalidade nos ataques pelos flancos que só os dragões conseguiam mostrar (se Zaidu cruzasse melhor...). E acima de tudo... faltava ainda Jovane.

    Raros momentos de inspiração

    Os leões até tinham conseguido esbater diferenças e afastar mais os portistas da zona de Adán no fim do primeiro tempo, mas no pós-intervalo voltou a ver-se mais FC Porto. Ainda com as equipas encaixadas, mas com os leões a acusarem mais a falta de inspiração individual e algo incapazes de atacar nesses primeiros momentos de segundo tempo. Só mais tarde, por Nuno Santos, começariam a criar ameaças claras, antes da aparição do suplente de ouro.

    Uribe tinha desperdiçado uma oportunidade aos 47', o Sporting lá acabou por responder numa combinação de Pedro Gonçalves com Nuno Santos e o esquerdino a puxar para o centro antes de rematar para as mãos de Diogo Costa. Mais tarde, Rúben Amorim trocaria o desinspirado João Mário por Matheus Nunes (melhoria nessa zona), optando por manter Palhinha que tinha já arriscado uma expulsão. 

    ©Kapta+ / Movephoto

    E íamos nos 73 minutos quando Felipe Anderson fez algo que lhe poderá bem ter valido a aprovação da massa associativa e do treinador. Nuno Santos recebeu uma bola em profundidade, isolou-se, contornou Diogo Costa... mas seria difícil que tivesse previsto o pique que o brasileiro fez para, de forma heróica, cortar a bola. Curiosamente, diante do mesmo adversário contra o qual tinha perdido a bola de tal forma que lhe custou então a confiança do treinador.

    Viu-se nesse lance um momento fulcral em que os dragões se chegaram a segurar na partida, repuseram a ligeira superioridade de até então e acabaram por conseguir saltar para a frente num lance de inspiração de alguém que andava bem desinspirado: Moussa Marega. Contra qualquer expectativa, o maliano pegou na bola e foi por ali fora com ela, descobrindo os poucos espaços antes de fazer um remate que, mesmo enrolado, com o pior pé e longe de ser bonito... valeu golo.

    Foi um momento de inspiração que poderia bem ter resolvido a partida caso Jovane Cabral não tivesse tirado dois coelhos da cartola no último fôlego. Num lance de bola parada que até parecia que não iria dar em nada, oito minutos depois de ter saltado para o campo e já com 86' no cronómetro, o extremo fez um brilhante remate sem hipóteses para Diogo Costa. Já nos descontos apareceu perante o guardião... e consumou uma reviravolta que parecia muito improvável à entrada para os últimos dez minutos.

    Até ao último suspiro há sempre jogo, o Sporting mostrou que bem o sabe e marcou lugar na final... e o FC Porto volta a deixar esta prova com sabor amargo, com o sabor que já se tornou habitual na luta pelo título informal de campeão de inverno.

    U Terça, 19 Janeiro 2021 - 19:45
    Estádio Dr. Magalhães Pessoa
    João Pinheiro
    2-1
    Jovane Cabral 86' 90'
    Moussa Marega 79'
    Estádio Dr. Magalhães Pessoa
    Lotação23 888
    Medidas105x68
    Inauguração1958
    FaseMeias-Finais
    Lances Capitais
    40´
    Moussa Marega (FC Porto) remata ao poste! O lance começou com Zaidu a tabelar muito bem e a ganhar a linha, mas a cruzar demasiado longo. João Mário não desistiu e rematou contra Coates, com a bola a ficar à mercê de Marega, que falha de forma escandalosa!
    79´
    GOLO FC Porto!
    Moussa Marega marca
    Moussa Marega marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    86´
    GOLO Sporting!
    Jovane Cabral marca
    Jovane Cabral marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    90´
    +4
    GOLO Sporting!
    Jovane Cabral marca
    Jovane Cabral marca o seu 2º golo na prova (1 jogos)
    A Chave

    Minuto 78: Rúben Amorim lança Jovane Cabral para o lugar de Tiago Tomás e a entrada do extremo acaba por tornar-se decisiva. Dois golos em dois momentos de inspiração e o carimbo dos leões para a final da prova.

    O Árbitro

    Arbitragem competente mas não extraordinária da equipa liderada por João Pinheiro, sendo que o principal lance polémico foi o de João Palhinha, que poderia ter visto um segundo amarelo. Pelo menos, duvidosa a decisão nesse lance. De resto, mostrou cartões aos dois bancos. 

    O Melhor
    Entrada de Jovane Cabral

    Que dizer? Entrada absolutamente decisiva do extremo do Sporting, autor de dois belíssimos golos a responder ao golo de Marega. Um jogo que ficará na memória deste leão para sempre.

    O Pior
    Tanto tempo sem desequilíbrios

    Duas equipas muito encaixadas, com alguma falta de qualidade individual e um jogo que por muito tempo foi de pouca inspiração. Valeu a reta final nesse aspeto.

    Forma
    Sporting
    2020/2021
    21J
    16V
    3E
    2D
    47-17G
    FC Porto
    2020/2021
    26J
    19V
    3E
    4D
    59-26G
    Sabia que...by playmaker stats
    Ainda não é desta: o FC Porto vai continuar sem conquistar a Taça da Liga, que já tem 14 edições
    Nos 90 minutos, o Sporting não vencia o FC porto desde abril de 2018 (1x0 em Alvalade, na Taça)
    Sporting levou sempre a melhor sobre o FC Porto em 4 eliminatórias da Taça da Liga
    Sporting continua invicto frente ao FC Porto na Taça da Liga: 5 jogos, 2 vitórias, 3 empates
    Sporting na final da Taça da Liga pela 5.ª vez

    Fotografias(38)

    Taça da Liga: Sporting x FC Porto
    Taça da Liga: Sporting x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    AC
    HT
    2021-01-20 14h32m por acordarparavida
    Alguém aqui conhece e joga o HT, mais conhecido como Hattrick?
    FJ
    Halibut
    2021-01-20 14h26m por fjpinto
    AH?
    Pelo lado esquerdo do sporting so se for, lado direito da defesa do porto. o Zaidu tem 0 responsabilidade nos golos, ALIAS ele nem em campo estava no 2

    Deves estar a confundir com o Nanu que entrou para enterrar
    HA
    Gund0gan
    2021-01-20 13h18m por Halibut
    Também
    TryItOut
    2021-01-20 13h17m por Gund0gan
    No 2º golo do Sporting também há culpas a atirar ao Toni Martinez, que perdeu posição e atirou-se para o chão, esse descuido descompensou a equipa toda do Porto que estava balanceada para o ataque.
    HA
    da_ni82
    2021-01-20 13h09m por Halibut
    Ódios? Nada disso, não disse que foi culpa dele mas que podia ter estado melhor podia, assim como digo para o Zaidu digo para outros, é a minha opinião, laterais medianas para um clube como o Porto, estou mal habituado.
    HA
    Jogo
    2021-01-20 12h52m por Halibut
    Joguinho mediano de ambas as partes, o Jovane marcou 2 bons golos e passou o Sporting que foi eficaz, nada a dizer. . .

    De resto é mais daquilo que eu tenho visto, as nossas laterais eu não me lembro de umas tão fracas, Zaidu não é aquilo que fazem dele, tem muitas falhas e ontem podia ter estado melhor nos dois golos que sofremos, foram ambos pelo lado esquerdo. . .

    Temos laterais muito ofensivos mas que a defenderem pecam bastante, em primeiro lugar um la...ler comentário completo »
    AC
    johnmartin
    2021-01-20 11h32m por acordarparavida
    Este só vem para aqui meter veneno com a conversa que já cansa do ZZ é mesmo azul. Poça, mete uma rolha.
    Site Portista e Regionalista
    2021-01-20 10h56m por johnmartin
    Desta vez, e é sempre assim, quando o Porto não ganha ou perde uma Taça, não colocou este comentário ao jogo em primeira página, imagine se, colocaram o Athletic de Bilbau, la longe do País Basco, como isso fosse importante, para os leitores. . . enfim critérios do site de V. N. Gaia, há sportinguistas e benfiquistas, que ainda confiam na isenção deste site, abram os olhos, não leiam gato por lebre, este site é mesmo azul, mas mesmo assim o negócio lá vai, cada vez mais publicidad...ler comentário completo »
    43 faltas
    2021-01-20 10h12m por OLobomau
    São isto os clássicos. Mais parados do que jogados. Como é que se apita tanto? Como é que não se aplica amarelos para ver se os jogadores parem de recorrer tanta à falta? Porque é que se apita sempre que os jogadores caem no chão?
    Incrível como ninguém no futebol português olha para isto e vê o problema grave que temos.
    De resto foi um jogo dividido, ganhou quem foi mais eficaz.
    Jogo
    2021-01-20 06h49m por Judgement
    Do que vi esta noite e analizando em termos individuais. . Adan não esteve bem no golo, que sendo chouriçada ou não a bola entrou tão devagar que é notório o mau posicionamento no lance. . Já por duas ou três vezes que Adan não está bem enquadrado no lance, mas no geral apesar do maior caudal ofensivo do Porto não teve de fazer uma defesa digna de registo. . Centrais, gosto muito o G. Inácio, teve um ou dois lances onde ele não acompanhou o seu opositor e podia ter sido fatal. . Fedal e...ler comentário completo »
    Meia final . .
    2021-01-20 02h09m por 14K
    Foi uma meia final que deu para retirar algumas coisas boas . . Defensivamente acho que temos centrais com alguma qualidade e temos 2 jogadores jovens que ameaçam sempre a titularidade apesar de achar neste momento Gonçalo Inácio um pouco melhor que Eduardo Quaresma . . No meio temos um Matheus Nunes a evoluir bastante bem , e temos 2 titulares bastantes bons , laterais com qualidade e um Antunes que vai dando para joguinhos mais fracos , claramente necessitamos de um defesa esquerdo um pou...ler comentário completo »
    João Mário
    2021-01-20 01h45m por LeoMindSet
    Ruben Amorim já percebeu o que eu tenho dito relativamente ao meio campo do Sporting.
    Palhinha é o monstro defensivo, o polvo que recupera as bolas. João Mário é a calma e a experiência. Mas com apenas estas 2 peças falta a construção e a irreverência de levar a bola para a frente e criar espaços.
    Foi pela falta desta tal peça que criámos 0 com o Farense, com o Rio Ave e agora com o Porto.
    A partir do momento em que entra alguém no meio campo o jogo muda sempre de rit...ler comentário completo »
    3D
    SCP_SUPPORTER
    2021-01-20 01h08m por 3dA
    Sem dúvida, espero que Amorim não entre com o melhor 11 e faça algumas poupanças. Eu abdicava de J. Mário e N. Santos (estão a precisar de estar no banco) e regressavam N. Mendes e Sporar

    O meu onze era algo deste género:
    Adán
    G. Inácio, Coates, Feddal
    Porro, Palhinha, D. Bragança, N. Mendes
    P. Gonçalves, Sporar, Jovane
    acordarparavida
    2021-01-20 00h51m por Gund0gan
    Eu ando de papo cheio? fui o primeiro a dizer que esta vitória pouco significava e que tinha os pés na Terra, seja coerente em vez de fazer ataques fáceis e não fundamentados. Além disso eu sempre apoiei o Varandas pois é o presidente do meu clube, assim como quando vier outro terá o meu apoio.
    Acabou-se o tempo de antena para si.
    JDABM
    2021-01-20 00h51m por moreno07
    Entendo a tua opinião. Mas já contra o nacional e contra o benfica grande parte da culpa nos golos foi dele. O pepe tem ENTERRADO desde que voltou
    Manto-Apedrejad o
    2021-01-20 00h46m por Gund0gan
    Sim, não é segredo que a casa ardeu e o fogo veio de dentro. Aos adeptos que criticam o varandas, fazem-no pq é fácil. Agora a verdade é que foi o presidente que assumiu um clube que ardeu por dentro e com adeptos divididos, tem um trabalho ingrato e tem as armas todas apontadas a ele.
    Muitos "adeptos" do Sporting infelizmente são parte do problema, pensam que as coisas mudam de um ano para o outro, não entendem a gravidade do que se passou no clube.
    FO
    Não vi o jogo
    2021-01-20 00h26m por Formiga1979
    E vim ler a crónica e os comentários ao jogo.
    Depois de ler os comentários, fiquei a saber que o Sporting é uma equipa cheia de sorte. Uma equipa que, em não sei quantos jogos, só perdeu com o Marítimo (num jogo que, mesmo jogando mal, poderia ter ganho) e com o Lask, quando a equipa estava em início de época, tinha vários casos de Covid e os austríacos já iam com 7 ou 8 jogos oficiais nas pernas (mas claro que isso, num início de época, não faz qualquer diferença), mas ainda ...ler comentário completo »
    Meret1
    2021-01-20 00h22m por sporting4leReturns
    Tem calma com a azia. . .

    Toma um rennie! Conheces poucos sportinguistas e não sabes que haviam tantos? Então ainda deves conhecer menos portistas.

    Dorme bem
    Já agora
    2021-01-20 00h21m por sporting4leReturns
    O que é que o Amorim está à espera para meter o Bragança no lugar do João Mário e o Jovane no lugar do Nuno Santos? Irra parece que têm lugar cativo, não andam a jogar nada.
    ENORME SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
    2021-01-20 00h20m por sporting4leReturns
    Grande garra! Não fizemos de longe um dos nossos melhores jogos, tivemos alguma sorte, mas fomos eficazes no momento certo. O Porto falhou e nós marcámos. Já agora, aquele golo do Porto minha nossa Senhora, como é possível ter entrado?

    Agora na final é para ganhar e dar o primeiro título a Amorim com a camisa Verde e Branca!

    SPOOOOOOORTING
    Pepe
    2021-01-20 00h16m por moreno07
    Incrível como ninguém repara no velho, a culpa do 2º golo é dele, ainda decidem renovar com ele até aos 41 anos "LÓGICA". . Renovar com o otávio, corona é que tá quieto. .
    Já perdemos um campeonato graças ao ele, pois o pedroto 2. 0 decidiu meter o pepe a jogar e o militão a lateral, quando a dupla felipe - militão estava a resultar na perfeição
    Depois tenho que repetir isto, com estes laterais vamos a algum lado?
    MisticaEncarnad a
    2021-01-20 00h04m por moreno07
    Os clássicos serem decisivos é um pouco subjetivo para min, pois por exemplo, na época passada, estávamos a 7 pontos quando o benfica foi ao dragão se tivéssemos empatado ou perdido era o fim do campeonato e mais não digo. Mas por outro lado se ganhares apenas os clássicos, em uma época inteira, de nada adianta, pois o campeonato ganha-se contra os clubes pequenos.
    Temos ( o fcp) tido azar na taça da liga, é um facto, já perdemos pelo menos 3x com o sporting nos últimos anos e n...ler comentário completo »
    AC
    rrere, Manto-Apedrejad o, TryItOut
    2021-01-20 00h03m por acordarparavida
    e jolokiabhut.

    Bora juntar-nos à mesa, marcar um jantar ou algo do género e discutir o futuro do nosso clube como à antiga. Para ver se ajudamos a dar um novo rumo ao nosso clube. Que dizem? Marcamos jantar no Porto? Para ser sincero até preferia num sítio mais pacato, onde houvesse boa comida e se estivesse à vontade.
    AC
    rrere
    2021-01-19 23h55m por acordarparavida
    Sim, também acho que o gajo não é nenhum craque. Mas, a tê-lo que seja por boas razões. Cepos do plantel: Manafa, Marega, Nanu, F. Anderson (para já), J. Mário, Uribe, Cepo Martinez, Marcano (não esqueço esse traidor). Pelo menos estes são.
    AC
    rrere
    2021-01-19 23h48m por acordarparavida
    Concordo. Boa análise.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Alemão
    Presidente honorário anuncia decisão para breve
    Uli Hoeness, presidente honorário do Bayern München, confirmou contactos com vários treinadores na tentativa de resposta à situação de instabilidade no clube. ...