FC Porto x Benfica EM DIRETO

7 pontos de atraso? Soa bem, mas é melhor não arriscar...

3 de janeiro de 2019: o Benfica tinha perdido na véspera em Portimão e Rui Vitória não resistiu a mais um mau resultado. Nesse dia, o FC Porto ganharia por 0x1 nas Aves e as águias, em quarto lugar, ficavam a 7 pontos do líder. No fim, o Benfica foi campeão.
17 de janeiro de 2020: o FC Porto viu o SC Braga, de Rúben Amorim ganhar no Dragão e, horas depois, o Benfica ganharia por 0x2 em Alvalade. A acabar a primeira volta, os portistas ficavam a 7 pontos da equipa de Lage e com vida difícil. No fim, o FC Porto foi campeão.

Para que serve esta introdução? Até pode já nem fazer sentido à hora do primeiro apito de Luís Godinho, se o Sporting, a abrir a jornada, não for capaz de bater o Rio Ave em casa. Mas, se o conseguir, deixa em maus lençóis alguma equipa que perca este clássico. Não é um cenário irreversível (até porque estamos numa fase ainda mais atrasada da época do que as descritas acima) e, aconteça o que acontecer esta sexta-feira, nenhuma destas equipas deixa hipotecada a luta pelo título. Mas, imaginamos, nem Sérgio Conceição nem Jorge Jesus quererão arriscar tal, até porque brindes dos adversários não são eternos.

Para o jogo desta noite, a horas que agudizam o fresco, é justo começar por dividir o seu lançamento em dois pontos: o físico e o mental.

Começamos pelo físico. A época já é, por si, totalmente atípica. Que o diga Otávio, mais recente vítima da COVID-19, e que o digam todas as equipas do campeonato, embrulhadas numa constante incerteza, visível em treinos, concentrações, preparação de jogos. O futebol não parou, desta vez, mas o perigo é constante - um dos maiores desafios da carreira de todos estes intervenientes.

23 dias passaram desde a Supertaça ©Rogério Ferreira / Kapta+
Mas há mais. O meio da semana teve Taça e, é inegável, aí o Benfica foi mais feliz no capítulo físico. Pôde poupar mais, perante o Estrela, e guardar praticamente todos os titulares para este jogo (um momento raro, num ou noutro clube, tão castigados pelo calendário com dois jogos por semana). Menos sorte, por ter tido menos engenho (também é inegável), teve o FC Porto, que foi obrigado a 120 minutos no pesado campo da Choupana e que se viu necessitado de grande parte dos que, agora, também vão a jogo. O desafio de Sérgio está aí: conseguir minimizar os estragos para que, nos 90 minutos que se seguem, as sequelas sejam mínimas.

Seguimos pelo mental. Aí, está por cima o FC Porto. Não são só as 10 vitórias seguidas, não é o facto de não perder desde outubro (só um empate, contra o City), não é uma clara subida de produção, mesmo com contrariedades como a situação instável de Pepe. É um notório ascendente sobre o Benfica, espelhado em quatro vitórias nos últimos quatro clássicos  (vai dar recorde?), que renderam, no fundo, três títulos - Liga, Taça e Supertaça.

Há, no lado encarnado, um crescente e cada vez mais evidente bloqueio na hora de medir forças com o maior rival. A equipa tem sucumbido à maior capacidade portista para se superiorizar num jogo de força, mais físico e musculado, e não consegue sair daí. Podia tentá-lo por um futebol mais técnico, mas o lado mental, ora pois claro, tem impedido uma postura mais firme da águia. Não diríamos que é menos vontade, embora seja, certamente, uma questão de confiança. Nesse capítulo, Sérgio Conceição está cada vez mais especialista nestes duelos, e para Jorge Jesus reside aí o maior desafio: refrescar a sua equipa mentalmente e apresentá-la capaz de não se subjugar à primeira contrariedade.

Porém... Para o jogo desta noite, a horas que agudizam o fresco, é justo acabar a unir as duas forças que se defrontam no Dragão. As equipas com maior investimento, com maior historial, com mais credenciadas opções, com dois treinadores que são exímios vencedores, vão subir à relva para oferecer 90 minutos de grande tensão, incerteza e emoção. O maior dos clássicos, tantas vezes elevado a questões territoriais ou políticas, está pronto para ser jogado pela 246.ª vez. Que seja um grande jogo!

U Sexta, 15 Janeiro 2021 - 21:00
Estádio do Dragão
Luís Godinho
1-1
Moussa Marega 25'
Álex Grimaldo 17'
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 14
Convocatória
FC Porto
Benfica
R Castigos
[não há registo]
[não há registo]
a Lesionados

Marcano, Mbaye, Otávio (COVID)

André Almeida

p Restrições
[não há registo]
[não há registo]
R Em risco
[não há registo]
[não há registo]
w Outros convocados
[não há registo]
[não há registo]
Forma
FC Porto
2020/2021
24J
19V
2E
3D
57-23G
Benfica
2020/2021
25J
16V
5E
4D
58-27G
A diferença passa por...
FC Porto
Ordem para marcar

É verdade que foi a prolongamento, mas na Madeira o FC Porto voltou a chegar aos quatro golos marcados. Nestas 10 vitórias seguidas, marcou sempre pelo menos dois, e isso deve-se a vários fatores, um deles Taremi. O avançado tem sido o jogador em maior evidência nestes últimos tempos e é clara a importância crescente que está a assumir de dragão ao peito. Consigo num dia bom, há garantia de golos.

Benfica
Posição de Pizzi

Nesta antevisão, colocamos Pizzi ao lado de Darwin. Pode não ser bem assim, mas acreditamos que Jorge Jesus colocará o experiente português perto do avançado, pois assim reforça a zona central para os períodos sem bola e consegue, ao mesmo tempo, colocar mais próximo da baliza o médio com mais golo no plantel. A fazer uma época atípica, Pizzi tem galões para puxar e fazer a diferença.

Confrontos

Golos
Resultados

Estatísticas (Liga NOS 2020/21)

FC PortoBenfica
72Posição38
31Pontos31
735Golos marcados288
816Golos sofridos137
13
Jogos
13
7
Golos Marcados
7
Sabia que...by playmaker stats
JOGADORESSérgio Oliveira marcou nos três últimos jogos
JOGADORESDarwin Núñez é o jogador com mais assistências nesta edição da Liga NOS (sete)
EQUIPASO Benfica venceu cinco dos seis últimos jogos realizados na Liga NOS
EQUIPASNa Liga NOS, o Benfica não perde há seis jogos
EQUIPASNos 14 últimos jogos, o Benfica só perdeu um - precisamente frente ao FC Porto, na Supertaça Cândido de Oliveira
EQUIPASO Benfica não perde há quatro jogos
EQUIPASO Benfica soma duas vitórias consecutivas
EQUIPASCom Sérgio Conceição como treinador, o FC Porto só por uma vez não marcou em casa na Liga NOS: foi, precisamente, frente ao Benfica, em dezembro de 2017 (0x0)
EQUIPASNo Estádio do Dragão, o FC Porto marca na Liga NOS há 51 jogos
EQUIPASO FC Porto tem o melhor ataque desta edição da Liga NOS, com 35 golos marcados
EQUIPASO FC Porto marcou em todas as jornadas desta edição da Liga NOS
EQUIPASNa Liga NOS, o FC Porto soma sete vitórias consecutivas
EQUIPASO FC Porto marcou quatro golos em cada um dos dois últimos jogos
EQUIPASNos quatro últimos jogos, o FC Porto marcou sempre, pelo menos, três golos
EQUIPASNos 10 últimos jogos, o FC Porto marcou sempre, pelo menos, dois golos
EQUIPASO FC Porto venceu 15 dos 16 últimos jogos
EQUIPASO FC Porto não perde há 16 jogos
EQUIPASO FC Porto soma 10 vitórias consecutivas
TREINADORESJorge Jesus tem um histórico negativo frente ao FC Porto pelo Benfica: em 21 jogos, soma sete vitórias (duas no Dragão), quatro empates e 10 derrotas
TREINADORESJorge Jesus venceu o último jogo disputado no Dragão como treinador do Benfica: 0-2 em 2014/15
TREINADORESJorge Jesus perdeu os três últimos jogos em casa do FC Porto, todos ao serviço do Sporting
TREINADORESJorge Jesus apresenta vantagem nos duelos frente a Sérgio Conceição: em 16 jogos, soma sete vitórias, contra cinco triunfos do técnico do FC Porto
JOGADORESDos jogadores dos atuais plantéis, Sérgio Oliveira, Mbemba, Marega e Rafa Silva são os melhores marcadores do Clássico, com 2 golos
TREINADORESDesde que é treinador do FC Porto, Sérgio Conceição venceu mais de metade dos jogos frente ao Benfica: 6 vitórias em 9 jogos
CONFRONTOSA última vitória do Benfica frente ao FC Porto foi, precisamente, no Estádio do Dragão: 1-2, em 2018/19
CONFRONTOSNas três últimas épocas, registaram-se os três resultados possíveis nos jogos entre as duas equipas no Estádio do Dragão
CONFRONTOSO FC Porto venceu cinco dos seis últimos jogos frente ao Benfica
CONFRONTOSNunca no Clássico uma equipa somou cinco vitórias consecutivas: caso vença, o FC Porto faz história
CONFRONTOSO FC Porto venceu os quatro últimos jogos frente ao Benfica
CONFRONTOSNa Liga NOS, o FC Porto também apresenta vantagem nos confrontos frente ao Benfica: 86 vitórias em 172 jogos, contra 57 triunfos dos lisboetas
CONFRONTOSO FC Porto apresenta clara vantagem nas receções ao Benfica, tendo vencido mais de metade dos jogos: 67 triunfos em 113 jogos. O Benfica venceu em 17 ocasiões
CONFRONTOSFC Porto e Benfica defrontaram-se por 245 vezes, com vantagem dos portistas, que somam 97 vitórias, contra 88 triunfos dos encarnados

Fotografias(28)

Liga NOS: FC Porto x SL Benfica
Liga NOS: FC Porto x SL Benfica
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
BENFICA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
#Contratudoecon tratodos
2021-01-15 20h55m por AcaroInformatico
NO COMMENT
GANHAR GANHAR OU GANHAR!
2021-01-15 20h53m por PeevesThePoltergeist
FORÇA PORTO VENCE POR NÓS 💙🐲💪 #Contratudoecontratodos
Tutaemeia
2021-01-15 20h32m por DepoisPago
Jornalismo está podre e sem credibilidade nem profissionalismo nenhum nada d novo
minha previsao
2021-01-15 20h27m por fut_master
rival 0-1 benfica

marca o darwin
3D
Clássico
2021-01-15 16h46m por 3dA
Olhando para o que tem sido o Benfica esta época, o meu 11 seria um 4x2x3x1 com Weigl e Gabriel lado a lado, Rafa e Everton nas alas e Pizzi a médio ofensivo, no apoio a Darwin.
Meio campo reforçado e mais povoado e podia criar superioridade caso o Porto jogue apenas com dois médios (Uribe e S. Oliveira) dada a ausência de Otávio.

Será interessante ver qual o 11 de Conceição sem o seu maestro, se entra com dois avançados, Marega e Taremi, mesmo não tendo Otávio que...ler comentário completo »
JS
Estranho tanta confiança de alguns
2021-01-15 16h29m por jsilva77
Adeptos do FCPorto e tanto pessimismo por parte dos do SLBenfica . . . Trata-se das duas melhores equipas do campeonato, dando até algum avanço ao SLBenfica pela sua qualidade técnica e pelo mestre da tática . . . O FCPorto equilibra através de uma atitude e um espírito de equipa incutido pelo caráter e paixão particulares do seu treinador . . .

Ainda para mais, temos a ausência de Otávio, peça fulcral no esquema de SC e uns desgastados Corona e Oliveira, entre outros . . ....ler comentário completo »
Apostadores
2021-01-15 14h54m por zirel
Parece que já todos sabem que o Porto vai ganhar logo. Eu não sou dessa opinião. Acredito que o Benfica pode ganhar, porque apesar dos resultados recentes entre as duas equipas, não vi essa superioridade do Porto que muitos apregoam aqui.

"Jogo sem história", "Porto ganha fácil", "Benfica humilhado". . .

O Porto é uma equipa mais agressiva, mais forte fisicamente e melhor nos duelos, de forma geral. Arriscam o passe em profundidade, mesmo que o destinatá...ler comentário completo »
MA
Taarabt
2021-01-15 12h35m por Markes88
A chave da partida pende muito para a utilização ou não deste jogador. Se o JJ quer ganhar, o marroquino não pode jogar (nunca mais!!!).

É o jogador que mais perde a bola do Benfica, a par do Gabriel. É o principal desestabilizador da própria equipa em passes que por vezes parecem remates para os colegas, quando não dá a bola de caras ao adversário. (sendo que o brasileiro adora dar a bola ao adversário em bolas longas).

O Pizzi não é um gajo tão combativo n...ler comentário completo »
Romagnoli___30
2021-01-15 11h38m por Lazyfox
Pequeno joga o Sporting contra o Porto. Excepto a primeira temporada do JJ no Sporting, o vosso típico estilo de jogo é defender e apostar em transições rápidas. Seja em Alvalade ou no Dragão. Então se o jogo for a eliminar, vocês descem abaixo de um Tondela, pois a vossa única estratégia é apostar nos penaltys, onde efectivamente nos são superiores.

Salvo raras excepções, a diferença nos jogos entre Porto e Benfica passa pela atitude. Nunca vi o Benfica a inferiorizar-s...ler comentário completo »
prog
2021-01-15 11h09m por slb_pride
Vamos ganhar 2-1
Gilberto
2021-01-15 10h53m por tenshi
Coitado do Gilberto vai ser comido pelo Diaz.
LU
Vitória certa do FCP
2021-01-15 10h50m por lumialfe
Se o meu euromihões estivesse tão certo como a derrota do SLB, em breve eu estaria rico. Neste momento o SLB não tem qualquer hipótese com o FCP. E, mais grave ainda, o FCP não está a jogar grande coisa. É para verem ao ponto a que chegou o SLB - uma desgraça.
Dragunners. . .
2021-01-15 10h35m por AcaroInformatico
Infelizmente, nos últimos clássicos o FCP sentiu mais dificuldade contra equipas que estão para descer ou são do escalão inferior. Nem estou a mencionar a super taça em que sem jogar uma beata, foi suficiente para ganhar 2-0 e nós nem mexermos.

Final da taça. . . jogamos 75% do com mais um e levamos 2 batatas, mesmo que no final tivéssemos conseguido reduzir.

Época passada. . . , jogámos em casa só vitórias no currículo, 5-0 ao SCP, frente a um FCP que mal...ler comentário completo »
Falta de Nível
2021-01-15 10h25m por johnmartin
Comentários futuristas deste jornalista, faziam corar de vergonha, grandes jornalistas desportivos deste País, ja falecidos, como Vitor Santos e Alfredo Farinha.
Não conseguem disfarçar, apesar de estarem em Gaia, o seu amor pelo Dragão.
Romagnoli___30 & orgulhovermelho
2021-01-15 09h48m por AcaroInformatico
" O Benfica contra o Porto sofre do síndrome de clube pequeno porque entra com medo e a perder por 1-0. "

Sobre isto tenho a comentar que o SLB desde a 4 ou 5 jornada, tem entrado em campo ou assume a postura mais, mas parece uma equipa pequena durante largos e consideráveis períodos de tempo.

Será síndrome. . . ? Será da qualidade. . . ?
Síndrome pode ser certamente. . . , mas falta de qualidade também bate assim. . .
RamboRosa. . .
2021-01-15 09h43m por AcaroInformatico
Excelente comentário, no qual me revejo a 200%. . .

No entanto, uma coisa é o que tu, eu e restantes SLB's pedimos. . .

"Peço compromisso, combatividade e agressividade - do início ao fim. "

Outra coisa é o que eles nos dão.

Alteraria também o adjetivo "florzinhas medrosas " para "passarinhos", afinal foi assim que o JJ os apelidou.
Prognóstico:
2021-01-15 09h32m por Heimdallr
FC Porto 4⃣ - Benfica 0⃣

Romagnoli___30
2021-01-15 09h09m por orgulhovermelho
" O Benfica contra o Porto sofre do síndrome de clube pequeno porque entra com medo e a perder por 1-0. "

Tu deves sênti-lo sempre que defrontam o Benfica ** é que á uns anos para cá perdem praticamente sempre, lembro-me bem recente os 4-2 em Alvalade e os 5-0 na Supertaça. No Benfica não tememos nenhum adversário , respeitamos todos e entramos em todos os jogos para vencer.
Romagnoli___30
2021-01-15 09h08m por orgulhovermelho
" O Benfica contra o Porto sofre do síndrome de clube pequeno porque entra com medo e a perder por 1-0. "

Tu deves sênti-lo sempre que defrontam o Sporting é que á uns anos para cá perdem praticamente sempre, lembro-me bem recente os 4-2 em Alvalade e os 5-0 na Supertaça. No Benfica não tememos nenhum adversário , respeitamos todos e entramos em todos os jogos para vencer.
JOGO
2021-01-15 09h02m por orgulhovermelho
Temos de jogar para ganhar, temos de entrar fortes e sem receios, temos bons jogadores e a qualquer momento podemos fazer a diferença. Acredito que hoje vamos conseguir trazer um bom resultado do Dragão.

meu 11 para hoje :
Odysseas, Gilberto, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo, Weigl, Gabriel, Pizzi, Everton, Rafa e Darwin.

Não me importava de ver uma defesa com 3 centrais com Todibo a entrar na equipa, mas o JJ nunca faría isso.
Poucas dúvidas
2021-01-15 08h56m por wantorp
Vitória do Porto. É daqueles jogos sem história. Qualquer outro resultado para mim é uma enorme surpresa.
Quanto ao ficar a 7 pontos, nesta altura do campeonato não é nada. Não se esqueçam que vamos na jornada 14 apenas. O problema é que o Benfca a continuar assim vai perder muitos, mas mesmo muitos pontos.
E continuo a dizer o Porto vai ganhar o campeonato, continue a 4, fique a 6 ou 7 pontos. Isto porque acho que tem mais equipa e vai perder menos pontos nas 20J que f...ler comentário completo »
PO
Clássico
2021-01-15 05h22m por Porto-My-Home
É para ganhar ponto
Nem sequer há outro resultado possível na minha cabeça
Não gosto é de entrar em campo com o adversário já a dar se como derrotado porque isso por norma costuma correr mal para os nossos lados
Já agora o Chico foi convocado e seria engraçado vê lo entrar em campo amanhã

11 que acho que vai entrar
Marche
Mbemba
Pepe

Leite
Corona
Uribe
SO
Zaidu
Marega
Taremiler comentário completo »
FR
RamboRosa
2021-01-15 03h46m por Fragha
Louvo o teu comentário.

É isso mesmo. Enquanto não encararmos este jogos como um batalha, tal como os outros que estão do outro lado fazem sempre, é como andar com fisgas contra canhões.
Não tendo a pressão do público do Dragão, a única possibilidade é equilibrar com qualidade, sim, mas essencialmente com mentalidade lutadora e muita ratice, coisa que esta equipa não tem.
Sou do tempo em que até criolina metiam no balneário do Benfica, por isso, sei bem...ler comentário completo »
Porto vs Benfica
2021-01-15 02h28m por Roby_Analista
Este é daqueles tipos de jogos que não necessita de uma análise extensa porque a história é quase sempre a mesma, com umas exceções de longe a longe.

Ambas as equipas já se defrontaram esta época e toda a gente consegiu ver que o Porto é claramente favorito e ainda por cima joga em casa.

A mentalidade do Porto no clássico é completamente diferente da do Benfica. O Porto entra com as garras de fora, metem o pé, atiram-se para o chão, gritam com o árbitro e tu...ler comentário completo »
benfica
2021-01-15 01h30m por RamboRosa
Com a falta de atitude e de virilidade dos nossos jogadores, se o Benfica amanhã se apresentar com apenas dois médios. . . faz o penta. Ou seja, perde o quinto jogo consecutivo contra o principal rival. Estou praticamente certo disto. Para apresentar 2 médios, só se o esquema fosse com 3 centrais (mas não vejo JJ a fazer isso).

Contra os 3 cães raivosos do meio-campo do FCP, apresentar Taarabt e Weigl/Gabriel, é pedir para ser humilhado. Vai ser um festival de perder bo...ler comentário completo »
12

OUTRAS NOTÍCIAS

Países Baixos
Goleada contra o Heerenveen
Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...