placardpt
    Gil Vicente avança na Taça após prolongamento

    Viriatos cantaram de galo e recolheram antes da hora

    Está fechado o lote de equipas apuradas para os quartos de final da Taça de Portugal, com muito sofrimento à mistura. Num jogo onde faltou inspiração coletiva, o Gil Vicente esteve por duas vezes em desvantagem, mas, no prolongamento, acabou por conseguir bater o Académico de Viseu (3x2) e marcar encontro com o FC Porto na próxima fase da prova.

    A missão foi cumprida pelo conjunto de Barcelos, num jogo onde a equipa teve de lutar muito para bater um organizado adversário, que lutou bastante apesar das limitações nas opções. Desta forma, os Viriatos não conseguiram repetir a chegada às meias-finais da última época, mas saem do Minho com uma sólida exibição, olhando para as diferenças de valores entre as equipas.

    Apatia inicial foi castigada

    Para desalento de Ricardo Soares, o Gil Vicente não teve uma boa entrada no jogo, apesar do técnico não promover grande rotação para a partida. O Académico de Viseu era a equipa mais agressiva em campo e acumulava duelos ganhos. No primeiro lance bem trabalhado pelos visitantes, o experiente Diogo Santos segurou a bola em zona perigosa e, perante alguma apatia adversária, serviu o lateral Tiago Mesquita, que atirou - a bola ainda desviou em Rodrigão - para o 0x1.

    Abbas faturou na estreia a titular ©Gil Vicente FC

    Parece certo que os Galos não queriam sofrer, mas este lance serviu para acordar a turma Gilista, que começou a ganhar o meio-campo e ter mais presença em áreas atacantes. Já depois de alguns lances perigosos de Lourency, o iraquiano Alaa Abbas deu o primeiro ar da sua graça desde a chegada a Portugal: trabalhou bem e atirou para o empate, num belo gesto técnico na resposta a um cruzamento de Joel Pereira.

    Apesar da maior toada atacante do Gil Vicente, a definição continuava a ser um problema para o emblema da Liga NOS. Quando a equipa conseguia derrubar a sólida dupla Diogo Santos e Kelvin Medina no centro do terreno, falhava passes para os seus avançados. O Académico de Viseu, solidário em todos os aspetos do jogo, conseguiu levar a eliminatória em aberto para o descanso.

    Andamento gilista fez a diferença

    Ao contrário do primeiro tempo, os homens de Barcelos apareceram agressivos no reatamento do duelo e controlaram a bola. Porém, a hesitação continuou a afetar o seu jogo, com vários lances prometedores a terminarem em passes falhados. Atento ao domínio adversário, Pedro Duarte procurou reforçar a sua equipa do banco, enquanto Ricardo Soares lançou Lucas Mineiro e Fujimoto na procura de mais inspiração ofensiva.

    Numa altura em que começavam a pairar os primeiros sinais de prolongamento, o Académico de Viseu voltou a revelar instinto matador. Após lance rápido e um cruzamento atrasado, a bola sobrou para Paná, que, num remate colocado, voltou a colocar os Viriatos em vantagem. Um tento contra a corrente do encontro, mas que não abalou a vontade gilista de seguir em frente na prova.

    Momentos mais tarde, Ygor Nogueira cabeceou à barra depois de um canto e, o improvável Talocha, aproveitou a recarga para empatar novamente as contas, algo justo para o que estava a acontecer em Barcelos.  Este tento animou a armada gilista, com Nogueira - grande defesa de Ricardo Janota - e Talocha a estarem perto da reviravolta, mas a resistência de Viseu levou a decisão para o tempo extra. 

    No prolongamento, notou-se uma grande quebra física dos visitantes, que foi aproveitada pelo Gil Vicente para selar o apuramento. Claude Gonçalves recebeu um passe no espaço e fez um chapéu a Ricardo Janota, com Samuel Lino, na sequência, a ganhar o duelo aéreo ao jovem Filipe Soares e a cabecear para o golo, num duro golpe nas aspirações do Académico Viseu.

    Samuel Lino teve mesmo a oportunidade de fechar o apuramento, no entanto, atirou para fora após ultrapassar o guardião adversário.

    jogos históricos
    U Quinta, 14 Janeiro 2021 - 20:30
    Estádio Cidade de Barcelos
    Tiago Martins
    3-2
    a.p.
    Alaa Abbas 28'
    Talocha 79'
    Samuel Lino 96'
    Tiago Mesquita 14'
    Paná 75'

    ESTÁDIO

    Estádio Cidade de Barcelos
    Lotação12 032
    Medidas105x68
    Inauguração2004
    Positivo
    Eficácia

    Num jogo com poucas oportunidades, ambos os conjuntos revelaram grande eficácia e os golos acabaram por animar a partida, que nem foi muito bem disputada. A maior força gilista acabou por fazer a diferença na reta final.

    Negativo
    Incapacidade de controlar

    Os homens de Viseu fizeram o mais difícil e estiveram por duas vezes em vantagem, mas não conseguiram segurar o resultado e revelaram pouca capacidade para controlar o duelo com bola. Após o 2x2, em especial, sentiu-se uma grande quebra na equipa de Pedro Duarte.

    Forma
    Gil Vicente
    2020/2021
    16J
    5V
    5E
    6D
    16-17G
    Académico de Viseu
    2020/2021
    19J
    6V
    7E
    6D
    20-20G
    O Árbitro

    Ficam dúvidas sobre uma saída de Ricardo Janota no primeiro tempo e uma eventual expulsão de Tiago Mesquita. Apresentou critério largo e o jogo foi intenso graças a isso.

    Fotografias(15)

    Taça de Portugal: Gil Vicente x Ac Viseu
    Taça de Portugal: Gil Vicente x Ac Viseu
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    GIL VICENTE
    EMPATE
    ACADÉMICO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Equipa precisa de puxão de orelhas
    2021-01-15 09h01m por wantorp
    Depois de um inicio bastante bom com o Ricardo Soares no comando, não gostei dos ultimos 3 jogos do GVFC. Equipa anda desconcentrada. É preciso não perder o foco a liga está equilibrada, mas equipas abaixo do Gil estão se a reforçar com qualidade, e o Gil nem por isso. Uma derrota e já ficamos na liga de água.
    SamuelLino
    2021-01-15 00h27m por Gund0gan
    Pelo menos trouxe o país inteiro para apoiar o Gil, neste momento acho que há mais adeptos iraquianos do Gil do que barcelenses.
    Gil
    2021-01-14 23h54m por SamuelLino
    Uma equipa que quer ficar no principal escalão não pode ter uma dupla de centrais que comete tantos erros. Não dá para jogar com Rodrigão e Nogueira. Quanto ao Abbas, notou-se algum nervosismo e cometeu alguns erros infantis, mas mostrou grande qualidade no golo. Espero que seja o PL que tanto procuramos.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Alemão
    Presidente honorário anuncia decisão para breve
    Uli Hoeness, presidente honorário do Bayern München, confirmou contactos com vários treinadores na tentativa de resposta à situação de instabilidade no clube. ...