placardpt
    FC Porto vence a 22ª Supertaça

    Super Natal para o Dragão

    2020/12/23 22:46

    Em vésperas do Natal, o FC Porto já tem um belo presente debaixo da árvore. Nem é preciso desembrulhar, já todos sabem o que é: a 22ª Supertaça do historial dos dragões, que continuam a dominar esta prova como ninguém e conquistaram já onze das doze que disputaram com o eterno rival Benfica. Sérgio Oliveira e Luis Díaz foram os autores dos golos que derrubaram uma equipa de Jorge Jesus que, mais uma vez, não arrasou.

    Depois da dobradinha em 2019/20, época em que só a Taça da Liga escapou no plano nacional, a equipa de Sérgio Conceição fecha com mais um troféu um ano que, pese embora seja malfadado para tantos em tantos sentidos, foi brilhante no plano desportivo para o FC Porto.

    Já o jogo em Aveiro... tardou em ser minimamente brilhante, pelo menos se isso for avaliado pelo número e qualidade de ocasiões claras de golo. Na sua maioria foi mais um clássico de luta, equilibrado, de alguns despiques mais acesos, de ver quem menos errava nos momentos-chave... e quem menos errou e melhor aproveitou foi, mais uma vez, o FC Porto, que voltou a pintar de azul e branco o quarto clássico consecutivo.

    FC Porto conquistou o 79º título oficial do palmarés ©Rogério Ferreira / Kapta+

    Oliveira fez o que Grimaldo ameaçou

    As principais dúvidas foram dissipadas antes do jogo, com as presenças de Pepe (mascarado), Otávio e Corona no onze dos portistas, Otamendi e Rafa de volta ao onze benfiquista. Na medida dos possíveis, duas equipas próximas da máxima força, ainda que a influência do ausente Pizzi seja inegável.

    Pepe foi titular nos dragões e envergou uma máscara ©Rogério Ferreira / Kapta+

    Para acreditar num futebol de qualidade contribuía também a disposição das duas equipas, ambas com dois homens de ataque ao centro, com apenas dois homens de centro de meio-campo, na teoria mais abertas do que aquilo que veio de facto a acontecer. Pontapé de saída em Aveiro, duas equipas equilibradas nas forças e nas fraquezas, embora com um Benfica um pouco mais rigoroso no arranque do que o adversário.

    Na construção apoiada, tudo ia sendo anulado, fosse por boa resposta das defesas, fosse porque demasiados passes não saíam bem, fosse porque quase tudo dava em falta (tantas faltas e faltinhas...). Ambos os meios-campos fraquejavam e isso não ajudava nada. Foi já depois de um primeiro momento bem quentinho, com Otamendi (dos melhores elementos do Benfica no jogo) e Marega envolvidos numa discussão acesa depois de uma entrada arriscada do maliano, que o resultado foi desbloqueado, íamos ainda na primeira meia hora.

    E quem o desbloqueou? O especialista a conquistar penáltis que é Mehdi Taremi, já sobejamente conhecido por essa qualidade desde os tempos de Vila do Conde. Corona apareceu pela primeira vez com um excelente passe, o iraniano deixou-se derrubar por Vlachodimos e o FC Porto teve a primeira oportunidade de ouro, depois de longa demora para consulta das imagens (o avançado estava bem no limite do fora-de-jogo). Lá foi Sérgio Oliveira, o dono de quase tudo o que é bola parada no FC Porto, convertendo na perfeição e enviando o guardião grego para o lado oposto.

    Rafa, como Otamendi, voltou ao onze depois da ausência em Barcelos ©Rogério Ferreira / Kapta+
    Um Benfica em desvantagem procurava aproveitar as fraquezas dos dragões na transição defensiva, e ficava a ideia de que o podia ter feito bem melhor. Everton e Rafa eram flechas a partir dos flancos, mas raras foram as vezes que esses arranques criaram perigo logo na primeira metade, com um único lance a ser clara exceção: Grimaldo apareceu na grande área, atirou e Marchesín brilhou pela primeira vez na noite, negando uma clara situação de golo para o espanhol.

    Jogo abriu e Díaz matou a questão

    O Benfica precisava de se abrir, de procurar algo diferente para voltar a importunar Marchesín como Grimaldo o tinha conseguido fazer, mas foi só depois dos 60' que Jorge Jesus mexeu na equipa, colocando Seferovic ao lado de Darwin e sacrificando Rafa Silva. Até aí já o FC Porto tinha ameaçado o segundo golo por mais de uma ocasião, mostrando um melhor arranque do que na primeira metade. os dragões ganhavam o meio-campo, não só pelos dois homens do centro mas pelo apoio que Otávio dava e sempre dá enquanto terceiro médio-centro.

    Taremi desbloqueou mais um penálti a favor do FC Porto ©Rogério Ferreira / Kapta+

    Uribe mostrou-se com um remate a alguma distância em que Vlachodimos teve de se esticar muito para desviar, Otávio permitiu também a defesa do guardião e Marega não teve a pontaria certa quando apareceu mesmo na cara do golo, em esforço. Na bola corrida, os dragões criavam mais, o Benfica iria forçar Marchesín a mais uma grande intervenção num livre direto muito bem batido por Grimaldo.

    Luis Díaz fez o segundo golo do encontro perto do fim ©Rogério Ferreira / Kapta+

    Já contra uma dupla de pontas-de-lança (porque Waldschmidt nunca chegou a sê-lo propriamente), Sérgio Conceição ainda perdeu Mbemba por lesão, lançando Diogo Leite, e apostou na capacidade de rotura de Luis Díaz para o lugar de Taremi, antes de colocar Grujic e Toni Martínez para ajudarem a segurar a bola e o resultado. Do lado oposto, Jesus lançou três de uma vez perto do fim - Nuno Tavares, Diogo Gonçalves e Pedrinho -, já depois da melhor ocasião do Benfica em todo o jogo: um livre de Grimaldo (mais um) que levou a bola direitinha ao ferro, com Marchesín pregado à relva.

    Uma dessas muitas mexidas foi determinante para o golo que tudo fechou, numa altura em que o Benfica fazia o que sabia para reequilibrar forças. Taarabt perdeu uma bola, Toni Martínez deu em Corona e a bola foi parar aos pés de Luis Díaz, que a partir do flanco esquerdo bateu Vlachodimos, sentenciando o jogo e o troféu.

    Se dúvidas houvesse... 2020 é ano do Dragão.

    U Quarta, 23 Dezembro 2020 - 20:45
    Estádio Municipal de Aveiro
    Hugo Miguel
    2-0
    Sérgio Oliveira 25' (g.p.)
    Luis Díaz 90'
    Estádio Municipal de Aveiro
    Lotação30 127
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    Lances Capitais
    25´
    GOLO FC Porto
    Sérgio Oliveira marca de grande penalidade!
    Sérgio Oliveira marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    90´
    GOLO FC Porto!
    Luis Díaz marca
    Luis Díaz marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    A Chave

    Minuto 22: Taremi entra na grande área e sofre uma falta de Vlachodimos, conquistando um penálti que Sérgio Oliveira converteu. Visto que a reação do Benfica nunca foi suficientemente forte, esse lance tinha tudo para ser decisivo mesmo que Díaz não tivesse marcado.
     

    O Árbitro

    Alguma tendência para excesso no recurso ao apito em pequenas faltas, mas intervenções decisivas (no nosso entender, positivas) do VAR em lances chave.

    O Melhor
    Garra habitual portista em clássicos

    Mais do mesmo, pela quarta vez consecutiva: um FC Porto muito concentrado e aguerrido. Com falhas, nomeadamente na transição defensiva, mas com capacidade de reação nesses momentos. E além de quem estava em campo houve ainda os suplentes a formarem uma mini-claque na última fase do jogo.

    O Pior
    Fraca capacidade de reação do Benfica

    Houve remates muito perigosos de Grimaldo, mas não houve muito mais. O Benfica voltou a ser algo apático na reação à adversidade, que até surgiu bastante cedo naquele penálti. Os encarnados tiveram tempo suficiente para mexer mais com o jogo.

    Forma
    FC Porto
    2020/2021
    20J
    15V
    2E
    3D
    43-18G
    Benfica
    2020/2021
    21J
    13V
    4E
    4D
    49-25G
    Sabia que...by playmaker stats
    O FC Porto venceu as 8 últimas finais frente ao Benfica na Supertaça
    11.ª vitória do FC Porto sobre o Benfica na Supertaça. em 12 finais entre as 2 equipas
    4.ª vitória consecutiva do FC Porto sobre o Benfica
    5.º título de Sérgio Conceição como treinador: igualou os títulos conquistados ao serviço do clube como jogador
    Palmarés da Supertaça:
    22 FC PORTO
    8 Sporting
    8 Benfica
    3 Boavista
    1 Vitória SC
    FC Porto conquista a Supertaça pela 22.ª vez

    Fotografias(43)

    Supertaça Cândido de Oliveira: FC Porto x SL Benfica
    Supertaça Cândido de Oliveira: FC Porto x SL Benfica
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Depois de uns dias de repouso
    2020-12-25 16h12m por simaopedro1
    Voltei ao zerozero para ver o que se diz por aqui. Li muito comentario sem qualquer conteudo. Em relação ao jogo, vitoria indubitavel do Porto, com mais um banho de tática do aluno para o mestre catedrático (começa a ser hábito).

    PS: alguém sabe se o Darwin já chegou a Barcelona?
    slbmeireles
    2020-12-25 03h34m por pedrinho_dgl
    Isso é tudo teoria, qualquer equipa que tivesse sempre os jogadores no máximo rendimento era vencedora. O facto é que o Porto tem conseguido vencer a maior parte dos últimos jogos contra o Benfica mais pela atitude competitiva que tem e que o Benfica não tem.
    Porque na minha opinião o Benfica tem o melhor plantel do campeonato, mas isso não basta para ganhar troféus, e ficou provado neste jogo.
    trinta_cm
    2020-12-24 22h33m por kropotkin
    Não tenho dor de cotovelo, não sou adepto de nenhum grande. Agora, parece-me que de ano para ano há um claro desinvestimento por parte do FCP na sua equipa principal e um falhanço do lado do Benfica nas supostas "estrelas" que vai buscar. Compara o plantel do Porto (e o do Benfica também) com as equipas de há 10 ou 15 anos, há uma diferença de qualidade brutal!
    pedrinho_dgl
    2020-12-24 18h59m por slbmeireles
    contra os rivais ponto e virgula, o Porto entra sempre com uma garra extra contra o Benfica.
    Se o Porto jogasse todos os anos como joga contra o Benfica, ganhava os jogos todos (apesar deste ter sido o pior jogo que eles fizeram contra nós).
    Pepe
    2020-12-24 18h32m por pedrinho_dgl
    Palavra de apreço a este homem, continua numa forma brutal apesar das lesões. Já contra o Sporting foi decisivo. Oxalá esteja assim no Euro que se aproxima.
    Jogo
    2020-12-24 18h26m por pedrinho_dgl
    Resultado merecido, não ganhou a melhor equipa em termos de individualidades mas sim a melhor equipa no coletivo. O Porto entra sempre com esta garra e disputa dos lances nos jogos contra os rivais, enquanto o Benfica aborda os jogos como se jogasse com o Tondela todas as semanas.
    Ganhou a equipa que mais lutou pela vitória, portanto merecidissimo. O Benfica que se cuide, pq a pressão está a acumular e os jogadores sentem isso.
    Relativamente à arbitragem foi boa, penalti ...ler comentário completo »
    SomosPorto1989
    2020-12-24 15h26m por slbmeireles
    Mas é isso que eu tou a referir, muitos portistas começaram a época com o ego todo so porque tinham sido campeões que este ano era favas contadas, e depois de uma serie ma de resultados, a equipa ja nao valia nada, o treinador tinha de ir embora etc e tal. Tal e qual voces em Janeiro do ano passado. Agora ja começaram a ganhar uns jogos novamente já são os maiores outra vez.
    Os sportinguistas começaram a época com "varandasout" "treinador estagiário", que este ano nem para a liga...ler comentário completo »
    #fcporto
    2020-12-24 15h05m por PeevesThePoltergeist
    T R I P L E T E 🏆🏆🏆
    nA 22a é Nossa!!
    Bom Natal a todos os users do ZeroZero, saudações Portistas 🔵⚪️
    SO
    slbmeireles
    2020-12-24 14h52m por SomosPorto1989
    Falando particularmente dos portistas ninguém tá a cantar de galo se um ou outro o fazem isso não se aplica na generalidade aliás se veres bem os comentários os portistas são de longe os mais "exigentes" com a sua equipa. Se tamos com um pequeno ego depois desta vitória? Um pouco como é normal depois de um Verão inteiro a levar com capas e capas a promover a "super equipa", que iria jogar o triplo, que iria limpar tudo e se viesse o Cavani ninguém os iria parar enquanto que por outro o Port...ler comentário completo »
    ReturnoftheEagl e
    2020-12-24 14h24m por slbmeireles
    Sim é sportinguistas a fazer a festa como ja ganhassem o campeonato, é portistas com o egozinho do costume como fossem os maiores do mundo, mas ao proximo jogo que perderem ja vem choradeira do costume e as desculpas do costume, e é certos benfiquistas que são os adeptos das vitórias, so ca aparecem para criticar.
    O ano passado fizemos um primeira volta imaculada praticamente, so perdemos 1 jogo, e no final foi o que se viu. Muita coisa muda agora em Janeiro. As coisas não estão ...ler comentário completo »
    MA
    marcosilva941
    2020-12-24 14h20m por Markes88
    Quatro meses devia chegar. . . . e a verdade é que já vai para 5 meses, como aliás o JJ ontem frisou. . . . .

    O nosso problema cada vez mais parece vir de cima, e vem do tempo do Rui Vitória que, a dado momento, os jogadores ''embirraram'' e deixaram de querer correr. Lage sofreu na pele um desinteresse dos jogadores ainda maior e quebrou completamente, e tantas mudanças sem nexo deu para entender isso. . . . e JJ, que era conotado como disciplinador e com ele não fazem fa...ler comentário completo »
    ReturnoftheEagl e
    2020-12-24 14h18m por AcaroInformatico
    Amigo. . . o mérito tem que ser dado a quem o merece.

    Nesta equipa só há um jogador a quem eu tiro o chapéu, é o guarda-redes. Por sinal uma dos poucos que o JJ insiste em contratar mais um para titular. Tentem novamente o Roberto. . deve estar mais barato.

    Belo exercício de contabilidade. . . agora analisa o diferencial entre compras e vendas. . .
    B. Lage: +260M
    JJ: -22M

    De facto, a diferença é mesmo muito pequena. . . 240M
    MA
    Lamacha. . .
    2020-12-24 14h09m por Markes88
    Claro que o Otamendi fez aquele papel, ele sabia que à mínima borrada ia ter os holofotes todos em cima. . . . só dá é mais azo a que é um infiltrado, visto que em todos os outros jogos à excepção do penúltimo (já convinha não dar tanta cana) e deste, foi um fiasco autêntico. . . . .

    Não há nenhum benfiquista que sinta realmente o clube que esteja satisfeito com a contratação, porque infiltrado ou acabado, a verdade é que na esmagadora maioria dos jogos tem aquela atitude de...ler comentário completo »
    JS
    Heimdalrr
    2020-12-24 13h55m por jsilva77
    "E, não é pelo facto de terem passado a fase de grupos da Champions que faz com que o FC Porto seja melhor do que realmente é. Se conseguirem continuar na Champions - eu duvido - é porque a competição está pior do que pensava. "

    Comentário desagradável e que demonstra uma enorme falta de respeito para quem abre espaço para vocês irem às competições europeias sem irem às pré eliminatórias, precisamente para não serem logo eliminados . . . Se o FCPorto não sair da CL é porque f...ler comentário completo »
    da_ni82. . .
    2020-12-24 13h44m por AcaroInformatico
    Está bem. . .
    Tenham cuidado com o SCP, ou com o Sp. Braga que tem uma equipa muito bem estruturada e fora das competições europeias pode se tornar um caso sério. . .
    Com o SLB. . . ? Nem para a 3ª posição contam.

    Já agora. . . O problema de B. Lage e do R. Vitória foi, qualquer jogador um pouco acima da média era logo vendido, e para colmatar a saída eles tiveram que ir à equipa B ou ao Seixal. Tivessem dado 100M em jogadores a qualquer um deles, e a história teria sido outra. . .
    RA
    Halibut
    2020-12-24 13h44m por razga
    A meu ver o problema não está no médio defensivo, Weigl tem melhorado bastante, ontem fez um bom jogo, o problema está em quem joga com ele, a melhor opção atualmente é Gabriel mas também não é a ideal, tem bom passe e sabe aguentar a bola e tem físico mas falta-lhe velocidade, depois as outras opções são Pizzi (falta-lhe velocidade, agressividade e deixar de ter a mania), Taraabt (perde muita bola, ontem foi um disparate, é aquele típico jogador com bons pés mas burro) e por fim há Ch...ler comentário completo »
    MO
    100 milhões de euros
    2020-12-24 13h35m por Motamaral
    Não compram o amor à camisola. Parabéns Porto, parabéns Conceição.
    Minha torcida pelo Benfica
    2020-12-24 13h17m por CRUZPH
    Depois de todos os feitos do Jorge Jesus aqui no Brasil, eu sempre vou torcer por ele em situações de título, quer dizer, não se for última rodada do Campeonato Português e o Benfica e o Sporting estiverem disputando o título, porque. . . bom, sempre torcemos pela """""zebra""""", mas em outras ocasiões, e em competições internacionais, eu vou torcer pelo time dele, que agora é o Benfica.
    Hegemonia. . .
    2020-12-24 12h55m por AcaroInformatico
    Antes de mais, parabéns ao FCP por mais um titulo na era de SC.
    Nada a dizer, tal como tinha escrito ontem antes do jogo em jeito de prognóstico, era uma questão de saber por quantos iríamos perder.
    Foram somente 2, não foi mau. . . estava convencido que seriam 4 ou 5. Penso que o espírito natalício envolveu a estrutura do FCP, dirigentes, treinador, jogadores e adeptos. . . deixem lá esses coitados irem para casa somente com duas batatas. . . não lhes estraguem o Nat...ler comentário completo »
    SO
    Menteportista|d a_ni82
    2020-12-24 12h17m por SomosPorto1989
    Eles são sempre umas vítimas nem nunca fazem nada disso, só os do Porto é que são uns gandas mauzões e os únicos que intimidam toda a gente. Com isto claro que ninguém é santo mas virem fazer-se sempre de vítimas é sem dúvida hilariante.
    SO
    Heimdallr
    2020-12-24 12h12m por SomosPorto1989
    " Se conseguirem continuar na Champions - eu duvido - é porque a competição está pior do que pensava. "

    Pois, por isso é que somos a única equipa fora dos "Campeonato top-5" ainda em prova mas ya a competição tá mais fraca só porque o Porto lá tá, só se tivesse lá o Sporting é que ficaria mais forte.
    HA
    11 tipo
    2020-12-24 11h52m por Halibut
    Vlacho
    Grimaldo
    DD
    Ot amendi
    Vertonghen
    MDC
    nGabriel
    Pizzi
    Cebolinha
    Rafa
    Darwin

    HA
    razga
    2020-12-24 11h50m por Halibut
    O Benfica não tem um único médio ofensivo com qualidade suficiente para fazer esse trabalho, gastaram dinheiro em Darwin e Waldschimdt quando o Vinicius fazia tanto ou melhor para o emprestarem, tivessem poupado este dinheiro e tinham contratado 2 médios, 1 defensivo e 1 ofensivo, Gabriel ou Pizzi ocupavam o lugar de médio centro, um deles. . . Weigl tinham vendido. . .

    Ficavam com Samaris, MDC, Gabriel, Pizzi, Taarabt, Chiquinho, MOC. . . agora em Janeiro Gedson vol...ler comentário completo »
    FCP e Benfica
    2020-12-24 11h41m por kropotkin
    Espectacular jogo das estrelas Manafá e Marega, com igual resposta em campo de Taarabt e Gilberto. Realmente o futebol português nunca esteve tão bom.

    Em resumo: jogo fraco onde venceu o menos fraco.
    DS
    Benfica
    2020-12-24 11h40m por DSaraiva90
    Eu já tinha avisado. O Porto até pode não andar a jogar muito mas pelo menos têm raça e a atitude dentro de campo. Os jogadores do Benfica parecem bailarinas. . . ontem era para se jogar com meio-campo a três com Samaris a 6, Weigl a 8 e já que n havia Pizzi, Taraabt a 10 pelo menos ali podia fzr os passes marados que ele gosta de fazer que a bola estaria na defesa do Porto se calhar n criava tanto perigo po Benfica. . enfim. Qd o JJ cheguei fiquei entusiasmado porque as equipas dele joga...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...