placardpt
    Benfica vence Lech Poznan na Luz

    Batalha vencida contra um exército polaco sem armas

    O Benfica está nos 16-avos de final da Liga Europa. Os encarnados não precisaram de muito para levar de vencida o Lech Poznan (4x0), um adversário que se revelou bastante frágil e que não teve capacidade, nem discernimento, para criar qualquer perigo junto à baliza à guarda de Odysseas Vlachodimos durante os 90 minutos.

    O triunfo começou a ser escrito ainda na primeira parte, através de Vertonghen, e tudo ficou decidido bem perto da hora de jogo, quando Pizzi ofereceu um golo a Darwin e marcou ele outro. Tudo isto num espaço de dois minutos. Simples.

    A cabeça no sítio certo

    Num primeiro tempo sem grande história, praticamente jogado a um ritmo de treino, mas com a diferença de qualidade entre as equipas bem evidente em campo, o Benfica teve em Pizzi o grande desbloqueador de jogo. O capitão dos encarnados começou por obrigar o guarda-redes Bednarek a excelente intervenção, aos 21 minutos, numa jogada que terminou com Darwin a enviar o esférico para a bancada no momento da recarga.

    Após esse bom momento, o conjunto de Jorge Jesus continuou por cima do jogo, sem forçar em demasia, e acabou por encontrar o caminho para a baliza polaca através de um lance de bola parada. Rafa conquistou o pontapé de canto em esforço, Pizzi bateu com conta, peso e medida e Vertonghen teve a cabeça no sítio certo para apontar o primeiro golo de águia ao peito.

    O jogo prosseguiu a ritmo baixo, sem grande resposta por parte do Lech Poznan, de uma incapacidade atroz para contrariar um Benfica que nem precisou de carregar muito no acelerador para fazer mossa, e o resultado ao intervalo lá ficou pela vantagem encarnada pela margem mínima.

    Valeu a segunda parte. Os encarnados regressaram dos balneários mais espevitados e encontraram um Lech ainda mais amorfo. Resultado? O natural.

    Weigl marcou o quarto ©Kapta+

    Pizzi a servir e a marcar

    Depois de dar um a marcar no primeiro tempo, Pizzi não descansou enquanto não ofereceu outro, desta feita a Darwin, que se redimiu assim de um desperdício flagrante minutos antes. Tudo começou num erro de Bednarek, quando o guarda-redes do Lech procurava lançar o ataque e acabou por oferecer o 2x0 ao Benfica.

    Ainda se escreviam as linhas acima e já o Benfica marcava outro. Sem misericórdia para com o adversário. 3x0. E o Lech sem perceber muito bem como tudo aconteceu. A verdade é que Chiquinho recuperou a bola, entregou em Rafa, que por sua vez deu a Pizzi, que desta vez finalizou de pé esquerdo com um remate colocado.

    A formação polaca não reagiu e continuou a permitir mais investidas por parte do Benfica. Everton tentou a sorte, mas Bednarek, desta vez, defendeu. Seguiu-se Seferovic, um dos três homens lançados por Jesus à passagem da hora de jogo, que mostrou algum desacerto na finalização, e, por fim, Julian Weigl.

    O médio alemão, de regresso às opções depois de recuperado da infeção pelo novo coronavírus, tal como Darwin, aproveitou o muito espaço concedido pelos defesas do Lech para fechar as contas do desafio com um tiraço a escassos minutos do final do encontro.

     

    U Quinta, 03 Dezembro 2020 - 20:00
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Srdjan Jovanovic
    4-0
    Jan Vertonghen 36'
    Darwin Núñez 57'
    Pizzi 58'
    Julian Weigl 89'
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Lotação64 642
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo D
    Lances Capitais
    36´
    GOLO Benfica!
    Jan Vertonghen marca
    Jan Vertonghen marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
    57´
    GOLO Benfica!
    Darwin Núñez marca
    Darwin Núñez marca o seu 5º golo na prova (4 jogos)
    58´
    GOLO Benfica!
    Pizzi marca
    Pizzi marca o seu 5º golo na prova (5 jogos)
    89´
    GOLO Benfica!
    Julian Weigl marca
    Julian Weigl marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
    A Chave

    Minuto 57: Darwin dilata a vantagem para 2x0 e, apenas um minuto depois, é Pizzi que faz o 3x0. Um minuto de desconcentração fatal para o Lech Poznan.

    O Árbitro

    Noite tranquila para o árbitro sérvio Srdjan Jovanovic, que não teve qualquer influência para o resultado final deste encontro.

    O Melhor
    Injeção de confiança

    Mais pelos números do que pela exibição, a equipa de Jorge Jesus ganha outra moral após o encontro desta noite, não só pelo apuramento, mas também por ter terminado sem golos sofridos, algo pouco comum esta temporada.

    O Pior
    Polacos sem poder de fogo

    O Lech apresentou algumas alterações e ainda perdeu o avançado por lesão na primeira parte, mas os polacos apresentaram poucas ideias para bater Vlachodimos e o lance de maior perigo acabou mesmo por surgir nos descontos, através de um remate de Ramírez que bate na barra.

    Forma
    Benfica
    2020/2021
    15J
    10V
    2E
    3D
    37-19G
    Lech Poznan
    2020/2021
    20J
    9V
    4E
    7D
    40-31G
    Sabia que...by playmaker stats
    Nas últimas cinco épocas Julian Weigl sempre pelo menos um golo em cada temporada.

    Weigl marcou sempre em Lisboa os seus golos nas provas europeias:
    vs Lech (Benfica)
    vs Sporting (Dortmund)
    Benfica continua invicto em casa para a UEFA Europa League, soma 20 vitórias e 5 empates (formato desde 2009/10)
    Equipas portuguesas invictas em casa na UEFA Europa League (formato desde 2009/10):
    25 Benfica (20V, 5E)
    3 Marítimo (1V, 2E)
    3 Académica OAF (1V, 2E)
    Benfica marcou 16 golos nesta edição da Europa League, é o 2.º melhor ataque, juntamente com Arsenal, melhor só o Leverkusen (17).

    Em casa marcou, sempre, pelo menos três golos em três partida.
    Foi a 10.ª vitória do Benfica em 15 jogos (2E, 3D) em 2020/21.

    Foi a 4.ª goleada na temporada, a 2.º na Europa League (Lech, Standard Liège) ambas em casa. Na Liga Portuguesa, goleou sempre fora de casa (Rio Ave e Famalicão.
    Foi a 3.ª vez que os encarnados marcaram 4+ golos nesta temporada:
    Lech x2, fora e em casa
    Famalicão (5), fora

    As águias voltam a não sofrer golos na Luz um mês depois (Lech, Standard Liège)

    Fotografias(22)

    Liga Europa: Benfica x Lech Poznan
    Liga Europa: Benfica x Lech Poznan
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    LECH POZNAN

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    FR
    BestInTheWRLD
    2020-12-04 20h50m por Fragha
    Viste o comentário do Maldini no Lateral Esquerdo sobre o Chiquinho?
    Weigl
    2020-12-04 14h09m por CapitaoHaddock
    Espero que este golo não faça o Weigl mudar de ideias relativamente a voltar para a Alemanha. . . O Hertha de Berlim estava lançado. . .
    AL
    Parabens ao Braga
    2020-12-04 13h40m por alsardone742
    Como e que ganham confianca a jogar com equipas tao fraquinhas? Se eles nao titivessem passado com o grupo mais fraquinho da liga Europa seria muito mau.
    Pizzi e Weigl
    2020-12-04 10h35m por zirel
    Os críticos do Pizzi aí andam a dizer que não serve, pra suplente e nada mais. Ontem, apesar de não ter feito uma grande exibição, mais um golo e duas assistências. 5 golos em 5 jogos da Liga Europa.

    O Weigl entrou muito bem e continua a ser o meu preferido para jogar a trinco. Muita qualidade com a bola, precisa apenas de aumentar a agressividade e não ter medo de sair da posição de trinco, em frente aos centrais, espero que o Jesus o ajude a ganhar confiança para fazer isso.
    Meu caro giuvc. . .
    2020-12-04 10h08m por diogomoura983
    . . . Critico quando tenho de criticar e aplaudo quando tenho de aplaudir. Hoje é dia de aplaudir, tal como na Madeira foi dia de criticar(Independentemente da vitória). Depois de semanas bastante penosas, consegui ver o Benfica voltar a jogar futebol. Não consigo, no entanto, dizer se a equipa vai manter o ritmo ou voltar ao mesmo sofrimento. É verdade que este Lech Poznan não é nenhum papão Europeu(Nem perto disso), mas dizer que em Portugal lutava para não descer, é brincadeira. Ap...ler comentário completo »
    É o Benfica que se espera
    2020-12-04 09h56m por OLobomau
    Foi um bom jogo apesar de uma primeira parte fraca. Pizzi foi o melhor e jogou onde acho que deve jogar, que é atrás do avançado, onde pode abdicar do processo defensivo e estar mais perto das zonas de definição. No entanto, foi um jogo que teve muito espaço e pouca pressão por isso, no futuro, pode não ter o mesmo rendimento.
    Chiquinho não foi mau mas o Benfica tem de ter muito melhor na posição. Continuo a dizer que não tem lugar nesta equipa.
    Weigl entrou muito bem. ...ler comentário completo »
    Bom Jogo
    2020-12-04 09h06m por wantorp
    Incontestavél vitória do Benfica.
    Algumas notas, boa exibição do Pizzi (continuo sem perceber as criticas dos benfiquistas é o abono de familia à várias épocas), Darwin (aqui eu dou o braço a trocer, critiquei o valor da transferência, mas o valor do jogador é inegavel) e Julian Weigl (outro craque mal explorado pelo Benfica não é um recuperador de bolas, mas sabiam que é o jogador com maior percentagem de passes acertados do SLB e da liga portuguesa ? este outras boas caracteristic...ler comentário completo »
    Jogo de Liga Europa. . .
    2020-12-04 08h27m por AcaroInformatico
    Foi um jogo QB do SLB na Liga Europa, o adversário se jogasse em Portugal pertenceria claramente aos escalões inferiores. . . relembrar os desempenhos dos três últimos classificados frente ao SLB, Boavista, Marítimo e Farense. . . muito longe do jogo "à vontadinha" que este foi.

    Obrigação cumprida. . . 10 pontos, passagem às eliminatórias. Faltaria o 1º lugar, mas o G. Rangers é equipa de UCL. . . mas todos nós já sabemos como o SLB joga frente a equipas de UCL. . .
    FR
    Nada de especial
    2020-12-04 04h07m por Fragha
    É sempre bom ganhar, e se for por muitos ainda melhor, mas convenhamos. . . esta equipa polaca, da maneira que se apresentou hoje na Luz, lutava para não descer em Portugal.
    Fizemos quatro golos sem forçar muito, mas não notei nada de especial ou de evolução em relação aos últimos jogos. Claro que ter Darwin ou Seferovic na frente faz toda a diferença, mas foi um jogo morno.
    Uma palavra para o Jan. Gosto muito dele e tem tudo para terminar a carreira em bom plano no Ben...ler comentário completo »
    bludouro
    2020-12-04 01h45m por jorslb1
    Em termos de equipas apuradas para a Champions e LE pouco muda, só a segunda da LE não precisa de playoff.

    Mas em termos de imagem do futebol português, estar no TOP5 pode mudar muita coisa em termos de investimento e receitas para os clubes.
    Markes88
    2020-12-04 00h13m por Minnowkr
    Para mim seria uma desilusão ele ser vendido na próxima janela de transferências, pois finalmente estamos a começar a ver as suas qualidades e ia ficar a sensação que podíamos ter perdido um grande jogador que só precisava de mais uns meses de adaptação.
    E depois vinha o William?? Por uns 20 milhões e com 28 anos?? Não desgosto dele, mas não me parece que seja uma grande opção tendo em conta o dinheiro e idade, e sinceramente é um bocado cepo no que toca a distribuir jogo, nesse aspe...ler comentário completo »
    Amarelos por mostrar a. . .
    2020-12-03 23h33m por GERRARDandRONALDINHO
    Otamendi, Rafa e Gilberto.
    MA
    Minnowkr
    2020-12-03 23h22m por Markes88
    Por acaso, sobre o Weigl, ele pareceu-me dar a entender que a incapacidade dele no pressing na posição que joga levam-no a apostar noutros. . . .

    Pessoalmente, para tentar reequilibrar o plantel em Janeiro, parece-me que é o gajo mais talhado para tentar vender na cabeça dos dirigentes do Benfica.

    Em parte, dá alguma pena nunca o termos visto no seu melhor, mas parece um trinco mais dotado para meio campo com três jogadores. . . . com apenas dois, falta-lh...ler comentário completo »
    Jaime_Pacheco
    2020-12-03 23h00m por CreedEinsteinBratton
    "O Porto apanhou o Boavista numa boa altura"

    E o SL Benfica também. O Boavista esta época por enquanto só teve o jogo contra nós em condições.
    Jaime_Pacheco
    2020-12-03 22h56m por CreedEinsteinBratton
    "Contra o Paços quero ver como o Pepa se vai portar. Contra o Porto berrou, saltou, chorou de alegria quando nos venceu e vou estar atento ao jogo a ver se a sua equipa vai apresentar a mesma garra que teve contra nós. "

    O Pepa é íntegro. Não tenha dúvidas acerca disso. E já agora é dos melhores treinadores que temos na nossa (fraca) liga.
    Markes88
    2020-12-03 22h52m por Minnowkr
    No momento, o Gabriel é a melhor opção pela intensidade que dá, mas o Weigl a evoluir como está em termos de intensidade, vai ser o titular de caras. . . aliás o próprio JJ o disse na flash interview
    Weigl
    2020-12-03 22h50m por CreedEinsteinBratton
    Muito contente por ele.

    Pizzi só pode ser opção a 9. 5 ou seja a suplente do Luca. . .
    Ele nestes joguitos acaba por se safar.
    MA
    Benfica
    2020-12-03 22h35m por Markes88
    Deu jeito estar um frio desgraçado, permitiu que hoje a equipa se mexesse. . . .

    Pizzi no sítio certo!!!, Chiquinho esteve bem(para todos os efeitos, a 8 é muito melhor que o Pizzi e parece-me que é melhor a defender que o Taarabt que costuma ir a todas e desgasta-se sem nexo) . . . . é algum caminho andado para podermos fazer alguma coisa nos jogos. . . . .

    Os polacos a defender deram muito espaço, algo que o Benfica costuma aproveitar bem. . . . no entanto, ...ler comentário completo »
    slbmeireles
    2020-12-03 22h35m por LoboDasNeves
    "entao o Boavista so veio ao campeonato matar-se contra o Benfica, porque foi a unica equipa que eles ganharam e logo por 3-0. De resto tem 4 empates e 3 derrotas. "
    Não posso falar no global mas cá no Norte e na minha zona (e isto excluindo portistas) ninguem curte mt os encarnados mas SOBRETUDO o JJ. Vale o que vale. Quanto ao Boavista mereceu ganhar ou pelo menos pontuar maioria dos seus jogos.
    Benfica - Lech
    2020-12-03 22h25m por ItEzzWhatItEzz
    Bom jogo. Já provamos que contra equipas menos fechadas conseguimos bons resultados.

    Fizemos uma boa pressão ainda na metade do campo deles. Gostei. Agora é tentar fazer o mesmo contra o Paços, que vai ser um osso mais duro de roer.

    Notas positivas para os regressos de Darwin e Weigl. O uruguaio é muito importante nas combinações no último terço. Oferece algo que Seferovic não consegue. O alemão entrou muito bem, parecia que estava mais confiante hoje e aproveitou e fez um bom golo.
    Teorias da conspiração
    2020-12-03 22h22m por slbmeireles
    Já começam as teorias da conspiração, o Benfica ainda nem sequer entrou em campo e ja querem dizer que se ganhar foi por o Paços abrir as pernas.
    O Paços ganhou ao Porto como ganhou a outras equipas, por alguma razão está em quinto no campeonato a 2 pontos do Porto, depois de ja ter jogado com Porto Sporting e Guimarães.
    Se fossemos nessas teorias entao o Boavista so veio ao campeonato matar-se contra o Benfica, porque foi a unica equipa que eles ganharam e logo por 3-0. De resto tem 4 empates e 3 derrotas.
    Liga Europa
    2020-12-03 22h17m por jorslb1
    Benfica em crescente claro depois dos jogos das selecções.
    Contra o Paredes, supostamente equipa mais fraca, não conseguiu trocar a bola desta forma.
    Boa movimentação dos medios e atacantes a dar sempre linha de bola e fazer circular a bola.

    De salientar para os rankings da Europa que hoje foi apurada uma equipa francesa e eliminadas uma francesa e uma russa.
    Jogo
    2020-12-03 22h16m por Minnowkr
    Importante para ganhar confiança e consolidar processos.
    Como já tinha dito aqui no fim de semana, onde já se começou a notar melhorias na equipa, prevejo uma melhoria de qualidade de jogo de agora em diante.

    Acredito que com esta equipa e com mais uns jogos, temos equipa para voos muito mais altos. só falta mesmo um defesa direito, o Gilberto é mau demais.
    Jaime_Pacheco
    2020-12-03 22h14m por LoboDasNeves
    "Contra o Paços quero ver como o Pepa se vai portar"
    E se calhar ganha mas marca um e fecha-se lá atras e não tenta procurar outro como no jogo contra o Porto. Mas ya duvido que apresente a msm garra
    slbmeireles
    2020-12-03 22h14m por Jaime_Pacheco
    O Porto apanhou o Boavista numa boa altura pois ainda estavam num período muito inicial e sem jogadores que agora são titulares.
    O mesmo com o Braga onde os processos do Carvalhal ainda não estavam bem acimentados.
    Foi sorte do calendário, não me queixo.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Internacional
    Oficial
    Terminava contrato no final da temporada e os rumores sobre uma eventual saída para Barcelona surgiram. No entanto, tudo isso foi travado: Lauren Hemp renovou a ligação com o ...
    26-04-2024 23:45