placardpt
    FC Porto vence Marselha no Dragão

    Aquele conforto europeu

    Quando as coisas não correm bem em casa, por vezes é fora dela que encontramos a tranquilidade. É uma velha máxima da vida, mas é também algo que se pode aplicar ao FC Porto. Com um arranque de campeonato complicado, é na Europa e na Liga dos Campeões que os campeões nacionais vão encontrando a sua qualidade e tranquilidade. 

    Desta feita, a equipa portuense bateu o Marselha por claros 3x0 e passou a somar seis pontos no seu grupo da Liga dos Campeões. Depois de uma derrota polémica em Inglaterra, o FC Porto cumpriu e bateu sem espinhas o Olympiacos e o Marselha e está a ficar em boa posição na luta pelo apuramento. 

    No reencontro com Villas-Boas, foi mais forte o FC Porto e Sérgio Conceição que deram uma lição de organização e de inteligência esta terça-feira. Teve momentos de brilhantismo, momentos de raça e muitos momentos de concentração e esperteza a vitória dos dragões.

    Depois da derrota em Paços de Ferreira, Sérgio Conceição mexeu. Tirou Leite, Grujic e Evanílson, colocando Sarr (Pepe ficou mesmo de fora), Luís Diaz e ainda Zaidu. Uma espécie de equipa Champions.

    Raça e organização

    ©Catarina Morais / Kapta +
    Apesar de parecer talhado para jogar em 4x3x3, Sérgio Conceição optou por colocar Otávio na esquerda, lançando Luís Diaz para jogar ao lado de Marega. Para além dessa «surpresa», o FC Porto esteve também muito bem na organização. Quer para anular o losango do Marselha, quer para absorver a pressão dos franceses na saída de bola. 

    Essa concentração e organização também ficou mais fácil e vincada com um golo bem cedo apontado por Marega, após um jogada de insistência de Corona, que misturou arte, com raça e alguma sorte para ter a oportunidade de oferecer ao maliano. 

    Em vantagem, e mesmo depois do Marselha ter conquistado e falhado uma grande penalidade, o FC Porto esteve quase sempre a controlar o jogo. Quer no momento defensivo, quer nas saídas rápidas para o ataque. Essas saídas por vezes aconteciam após um bola longa, ou profunda, ou até por recuperações em zonas bem altas do terreno, sendo que para isso muito contribuía a intensidade que Marega e Diaz colocavam na procura de bola. 

    O Marselha estava demasiado envolvido na teia do Dragão e não foi uma grande surpresa quando apareceu o 2x0, num penálti convertido por Sérgio Oliveira. 

    Gerir e matar

    ©Catarina Morais / Kapta +
    Se o FC Porto tinha estado tranquilo no 1º tempo, ainda mais esteve na segunda parte. Fechando os espaços para as saídas do Marselha e povoando bem a segunda fase de construção da equipa francesa, os dragões nunca foram verdadeiramente ameaçados.

    Por isso, o jogo tornou-se uma espécie de «vamos aguardar o momento certo para matar». E foi o que aconteceu. Uma ou outra saída com perigo, mas tudo culminou quando Corona pegou na bola, queimou metros e, quando todos pediam passe em diagonal para Marega, preferiu deixar redondinha para um remate em arco de Luís Diaz e o consequente para o 3x0.

    Com um 3x0 e com uma superioridade tão clara sobre o adversário, os últimos minutos foram de gestão, rotação e de controlo perante um Marselha que deixou muito a desejar no Estádio do Dragão e certamente deixou preocupado André Villas-Boas. Até acabou por ser o FC Porto a desperdiçar 3/4 situações claras de golo em contra-ataque.

    São seis pontos em nove possíveis. Agora segue-se a fase complicada do calendário, com a viagens a França e à Grécia, bem como a receção ao poderoso Manchester City. Uma coisa é certa, a vertente europeia deste FC Porto é a mais sólida até ao momento.

     

    U Terça, 03 Novembro 2020 - 20:00
    Estádio do Dragão
    Mateu Lahoz
    3-0
    Moussa Marega 4'
    Sérgio Oliveira 28' (g.p.)
    Luis Díaz 69'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo C
    Lances Capitais
    GOLO FC Porto!
    Moussa Marega marca
    Moussa Marega marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    10´
    Dimitri Payet (Marseille) falha a grande penalidade! O número 10 da equipa francesa faz um remate completamente desenquadrado com a baliza de Marchesín!
    28´
    GOLO FC Porto
    Sérgio Oliveira marca de grande penalidade!
    Sérgio Oliveira marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    30´
    GOLO INVALIDADO FC Porto
    Moussa Marega
    finaliza depois de passe de Corona, mas o lance é anulado por fora-de-jogo do maliano.
    69´
    GOLO FC Porto!
    Luis Díaz marca
    Luis Díaz marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
    A Chave

    O golo de grande penalidade de Sérgio Oliveira foi o momento que entregou o jogo à equipa de Sérgio Conceição. A equipa portuguesa controlava e com uma vantagem de dois golos o Marselha nunca mais entrou no jogo.

    O Árbitro

    Teve vários lances de risco. Penáltis, golos anulados e utilização do VAR. Em todos eles a arbitragem decidiu bem. 

    O Melhor
    Concentração e entrega

    Se Sérgio Conceição tinha ficado preocupado com a consistência e com a entrega em Paços de Ferreira, o jogo desta 3ª jornada da Liga dos Campeões apagou isso tudo. Foi uma exibição a roçar a perfeição no que  diz respeito à entrega, à postura tática e ao anular o adversário.

    O Pior
    Payet foi o espelho

    O penálti falhado por Payet logo aos 10 minutos foi o espelho de uma exibição muito pobre por parte do ataque do Marselha. Mesmo tendo uma aparente superioridade sobre os dois médios do FC porto, a equipa francesa pouco conseguiu criar no ataque. Com os jogadores que a equipa de Villas-Boas tem à disposição no ataque, foi muito pouco.

    Forma
    FC Porto
    2020/2021
    9J
    5V
    1E
    3D
    21-12G
    Marseille
    2020/2021
    11J
    4V
    3E
    4D
    11-15G
    Sabia que...by playmaker stats
    FC Porto aplica a maior vitória de sempre entre as duas equipas [3-0]:
    > Segunda vez que marca 3 golos num jogo
    > 4 vitórias
    > 3 delas vitórias em casa
    > 1 empate
    > 10 golos marcados e 4 sofridos
    5.ª vitória consecutiva do FC Porto frente a adversários franceses; marcou 14 golos e sofreu apenas dois frente ao Mónaco em 2017

    Fotografias(35)

    Liga dos Campeões: FC Porto x O. Marseille
    Liga dos Campeões: FC Porto x O. Marseille
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    MARSEILLE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Ranking da UEFA
    2020-11-08 19h06m por PeevesThePoltergeist
    FC Porto continua a ser o clube português melhor classificado no ranking da UEFA.
    Sabemos que doí a muitos lá no burgo da Mouraria mas quando não há padres e vouchers esta é a realidade do futebol português. O FC Porto sempre no top 20 da Europa há já quase 20 anos consecutivos. Já os outros que se dizem de Gloriosos são um pouco como os golfinhos: vêm cá acima, fazem umas brincadeiras e depois voltam a mergulhar. É o apito dourado dizem eles. . .
    SO
    Porto
    2020-11-04 13h59m por somososmelhores
    Alguem me sabe dizer um site para rever o jogo do porto vs marselha ?
    Marega
    2020-11-04 13h58m por moreno07
    Marcou um golo de encostar mas quantos GOLOS falhou com o olympiakos? Pelo menos uns 3 golos certos
    Para não falar que com o paços além de não ter feito nada de jeito, ainda foi à nossa própria área FAZER UM PENALTI
    da_ni82
    2020-11-04 13h49m por moreno07
    Mas eu tenho o direito de criticar não é por o marega fazer um jogo mediano que já é um craque e com as chances que já teve pra marcar um avançado normal já teria pelo menos uns 10 golos. O manafá também marcou 1 golaço contra o santa clara que parecia o messi, mas ele é bom por acaso ou é 1 cepo? Eu avalio os jogadores pelo o que fazem em 10 jogos e não em 1 jogo, pois o nosso campeonato são 34 jogos não 3.
    Depois se eu fosse treinador não metia quase nenhum que jogou contra o paços,...ler comentário completo »
    da_ni82
    2020-11-04 13h13m por moreno07
    Tinha razão?
    Com o paços :
    Otávio a extremo, diogo leite enterrou, marega o cepo do costume não fez nada em paços para se manter a titular
    Depois ainda coloca o corona a lateral (quando é extremo) e o diaz não joga de inicio
    Porto
    2020-11-04 12h30m por moreno07
    Para min um portista critica quando tem que criticar, elogia quando tem que elogiar. Ontem eu não tenho nada a dizer pois fizemos uma exibição razoavel e não permitimos sequer ao marselha criar perigo. Mas isso não invalida que o treinador é limitado, pois no campeonato estamos a 6 pontos do sporting, 5 do benfica, atrás do braga, mas há portistas aqui que não aceitam as críticas (os puros)
    Por exemplo
    Vai na cabeça de alguem meter o marega quando se tem gajos 10x melhores ...ler comentário completo »
    MA
    Fcp
    2020-11-04 12h17m por Markes88
    Eis que o Marselha pretende imitar o registo do meu clube. . . . provavelmente não irá conseguir, devem fazer pontos contra o Olympiakos no 2jogo contra eles. . . . .

    O Fcp esteve bastante bem, foram 3 e podiam ter sido 6, não fosse alguma falta de acerto depois dos 3-0 em contra-ataques que se viu que aquele meio campo francês estava uma miséria. . . . .

    Corona deu cabo dos franceses. Deve ser do nome. . . . . .

    Zaidu fez um jogo muito compete...ler comentário completo »
    CarracaFCP
    2020-11-04 11h59m por Boba-Fett
    O Leonardo Jardim foi campeão em França contra o PSG. O JJ ganhou uma Libertadores que é a Champions da América do Sul. O Nuno Espírito Santo está a fazer mais em Inglaterra e num clube menor.

    O Porto há 10 anos atrás tinha uma super equipa, ou vão dizer que com o plantel que tinham na época não eram candidatos a ganhar a Liga Europa, e foi uma competição dominada por clubes portugueses, 3 equipas na meia final com 3 treinadores portugueses Vilas Boas, Domingos Paciência e JJ. O Vilas Boas depois de sair do Porto não fez mais nada.
    Dragonking
    2020-11-04 11h43m por Boba-Fett
    E qual é o clube que anda há duas décadas sem ganhar nada?
    Boba-Fett
    2020-11-04 11h36m por DragonKing
    Pala essa ordem de ideias, um clube que ande há duas décadas sem ganhar nada, também não pode ser considerando grande. . . é só passado.
    Contratudoecont ratodos
    2020-11-04 11h34m por Dragaoazulebranco
    Sei que o SC tem cometido muitos erros, mas na minha opinião nenhum outro treinador fazia melhor do ele tem feito, o Pinto da Costa tem este dom de culpar sempre os outros, ele nunca tem culpa de nada, no final da temporada tem mais jogadores a sair à custo zero, tem jogadores emprestados que nem sequer vêm com cláusula de compra, depois gasta fortunas e nanus, Toni Martinez, carraça etc, acho que o Sérgio é o menos culpado mas são opiniões.
    Quantos aos afilhados, o Sérgio pare...ler comentário completo »
    CarracaFCP
    2020-11-04 11h33m por Boba-Fett
    O Marselha tem 0 pontos em 3 jogos 0 golos marcados e 7 sofridos, esta equipa não pode ser colocada ao nível de equipas como o Ajax, Dortmund ou Leipzig. Se fosse o Sporting ou o Benfica a fazer o mesmo estavam aqui no gozo, como o Marselha é adversário do Porto já é uma equipa forte. Faz sentido. . .

    O Vilas Boas é dos melhores treinadores portugueses porquê? Porque foi campeão e ganhou uma Liga Europa com o Porto há 10 anos atrás? Isso faz dele um grande treinador? Como é...ler comentário completo »
    Contratudoecont ratodos
    2020-11-04 11h09m por Dragaoazulebranco
    Sabes muito bem que ele preferia ter ficado com o milito, Felipe, Herrera, brahimi etc, depois de perder mais de meia equipa, achas que investir 60 milhões é muito?
    Fcp
    2020-11-04 11h04m por fmn_69
    Jogar na champions é diferente de jogar no campeonato. No campeonato as equipas conhecem-se muito mais. As equipas defendem muito mais. Na champions a não ser contra equipas de top, td querem atacar. É mais fácil jogar com espaço.
    Na champions é fácil motivar os jogadores. Contra o Paços, marítimo e Sporting não vi esta vontade de correr, de criar. Vamos ver no próximo jogo do campeonato como vai ser. . .
    Porto v s Marselha
    2020-11-04 10h41m por estaramosold
    Alguns teóricos profissionais da conspiração que andam a pedir para a PJ investigar e-mails e os jogos do Braga contra o Benfica, tinham aqui pano para mangas. . .

    Deixando a ironia de parte, o Porto de SC é uma equipa sólida e experiente, e, é necessário uma noite muito má para perder essa solidez. Pode acontecer de apanhar um adversário também agressivo defensivamente e não tenha "magia" para chegar ao golo, mas raramente sofre defensivamente. (ao contrário do jogo contr...ler comentário completo »
    Peço desculpa
    2020-11-04 10h22m por Boba-Fett
    O Porto ontem jogou contra uma equipa temível e candidata a vencer a Champions.

    Independentemente do resultado a minha opinião sobre Vilas Boas - e nunca disse que perdeu de propósito - continua a ser a mesma. Como treinador não é nada de especial, como profissional é péssimo, eu não queria alguém que está mais preocupado em fazer campanha para a presidência do Porto (clube que não lhe paga o ordenado) do que em fazer o seu trabalho. Ele não é pago para dizer coisas bonitas s...ler comentário completo »
    Mais vale um Vilas Boas na mão. . .
    2020-11-04 09h34m por Boba-Fett
    Para a moral portista estes jogos são perfeitos e, com certeza, que vamos ler e ouvir várias opiniões (rótulos) acerca deste jogo.

    Como é normal no adepto português e depois de um resultado como este, o nível de confiança aumenta, afinal, não são tão maus como parecia, o problema é que do outro lado, esteve um adversário tão mau como parecia e um treinador - sentado numa cadeira de sonho - a viver um conflito. . . Para Vilas Boas era difícil festejar golos contra o Porto ...ler comentário completo »
    CarracaFCPJ
    2020-11-04 09h27m por Dragaoazulebranco
    100% de acordo com a tua análise ao jogo
    SC
    2020-11-04 09h23m por Dragaoazulebranco
    Apesar de eu não concordar com muita coisa que o homem faz dizer que ele não é um grande treinador e não tem mérito no que tem feito no Porto, é de uma ingratidão enorme.
    Para quem é novo e não se recorda, o Porto antes do SC chegar estava á 4 anos sem conquistar nadinha com Paulo fonceca, lopetegui, NES.
    Antes desses maravilhosos e grandes treinadores tivemos o grande Vítor Pereira que saiu do Porto porque os adeptos fartava-se de assobiar e criticar, fiquei a saber hoje a...ler comentário completo »
    Jogo
    2020-11-04 07h40m por MiPorto
    Bom jogo do Porto mas ainda assim nao gostei a 100%. Ganhamos 3-0 é verdade. . Mas deviam ter sido 4 ou 5 pelo menos. Nao podemos falhar oportunidades tão boas. Ontem nao foi necessário fazer mais golos mas se fosse. . De resto so nao percebo uma coisa. Como é que o Marega é titular. Tou a gozar, isso ja nem é pergunta. Mas o que nao percebo mesmo é como é que o Conceição guarda as substituições para o fim com o resultado feito? Depois andamos com Pepes e Luis Diaz lesionados. . Ja par...ler comentário completo »
    Adorei este comentário
    2020-11-04 05h39m por Porto1985
    Depois de uma expressiva e convincente vitória sobre o Marselha, há adeptos a criticar os jogadores e o treinador. Aqueles jogadores que se arrastaram na época anterior mas fizeram do clube campeão nacional e vencedor da taça de Portugal. Aqueles jogadores que não têm nível para jogar na Liga dos Campeões mas vão somando vitórias. vo treinador que tirou o penta ao rival de Lisboa e tem 2 campeonatos em 3 anos e uma 1 taça de Portugal. Ontem alguém sugeriu o despedimento do SC para entrar o ...ler comentário completo »
    Contratudoetodo s
    2020-11-04 01h14m por Lazyfox
    acredito que possivelmente nos últimos 3 anos estiveste a fazer estágio para as missões a Marte do Elon Musk, e não tenhas seguido o futebol português. Contudo, atualizando-te, insinuar sequer que equipas do Sérgio Conceição não suam a camisola, é de uma ignorância total! Se os portistas comemoraram 2 títulos nos últimos 3 anos, deve-se EXCLUSIVAMENTE ao suor nas camisolas que Sérgio Conceição incute às suas equipas. Confundir uma maça podre (como o é um jogo) com a macieira inteira, é d...ler comentário completo »
    afilhadomanafa
    2020-11-04 00h49m por rs24bfc
    Olhando para o meu post, dou-te razão e peço desculpa por te ter julgado. Não era a minha intenção e não gosto de o fazer.

    Em relação ao resto, percebo as exigências que referes. . . O problema é que o SC é bom com uma equipa de pedreiros e não tanto com uma equipa de bons jogadores. Aliás acho que ele consegue tirar mais sumo dos primeiros. Compreendo que essa ideia seja deprimente para um portista. Mas em relação a escolhas para o jogo e assim. . . O SC tem estilo de jo...ler comentário completo »
    Cepos
    2020-11-04 00h41m por moreno07
    entre escolher entre o afilhado manafá e o nanu, é como escolher entre comer jornal ou cartão, ou seja não comes nenhum. Mas pronto o nanu não deve ser pior que o manafá isso é verdade
    MALTA DO DUPLO PIVOT
    2020-11-04 00h09m por sporting4leReturns
    Fundadores e membros do mítico blog criado pela malta do zerozero em 2012, quem é que ainda anda por aqui?

    Abraços e bom jogo do Porto

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...