placardpt
      FC Porto vence Marselha no Dragão

      Aquele conforto europeu

      2020/11/03 21:50
      Igor Gonçalves

      Quando as coisas não correm bem em casa, por vezes é fora dela que encontramos a tranquilidade. É uma velha máxima da vida, mas é também algo que se pode aplicar ao FC Porto. Com um arranque de campeonato complicado, é na Europa e na Liga dos Campeões que os campeões nacionais vão encontrando a sua qualidade e tranquilidade. 

      Desta feita, a equipa portuense bateu o Marselha por claros 3x0 e passou a somar seis pontos no seu grupo da Liga dos Campeões. Depois de uma derrota polémica em Inglaterra, o FC Porto cumpriu e bateu sem espinhas o Olympiacos e o Marselha e está a ficar em boa posição na luta pelo apuramento. 

      No reencontro com Villas-Boas, foi mais forte o FC Porto e Sérgio Conceição que deram uma lição de organização e de inteligência esta terça-feira. Teve momentos de brilhantismo, momentos de raça e muitos momentos de concentração e esperteza a vitória dos dragões.

      Depois da derrota em Paços de Ferreira, Sérgio Conceição mexeu. Tirou Leite, Grujic e Evanílson, colocando Sarr (Pepe ficou mesmo de fora), Luís Diaz e ainda Zaidu. Uma espécie de equipa Champions.

      Raça e organização

      ©Catarina Morais / Kapta +
      Apesar de parecer talhado para jogar em 4x3x3, Sérgio Conceição optou por colocar Otávio na esquerda, lançando Luís Diaz para jogar ao lado de Marega. Para além dessa «surpresa», o FC Porto esteve também muito bem na organização. Quer para anular o losango do Marselha, quer para absorver a pressão dos franceses na saída de bola. 

      Essa concentração e organização também ficou mais fácil e vincada com um golo bem cedo apontado por Marega, após um jogada de insistência de Corona, que misturou arte, com raça e alguma sorte para ter a oportunidade de oferecer ao maliano. 

      Em vantagem, e mesmo depois do Marselha ter conquistado e falhado uma grande penalidade, o FC Porto esteve quase sempre a controlar o jogo. Quer no momento defensivo, quer nas saídas rápidas para o ataque. Essas saídas por vezes aconteciam após um bola longa, ou profunda, ou até por recuperações em zonas bem altas do terreno, sendo que para isso muito contribuía a intensidade que Marega e Diaz colocavam na procura de bola. 

      O Marselha estava demasiado envolvido na teia do Dragão e não foi uma grande surpresa quando apareceu o 2x0, num penálti convertido por Sérgio Oliveira. 

      Gerir e matar

      ©Catarina Morais / Kapta +
      Se o FC Porto tinha estado tranquilo no 1º tempo, ainda mais esteve na segunda parte. Fechando os espaços para as saídas do Marselha e povoando bem a segunda fase de construção da equipa francesa, os dragões nunca foram verdadeiramente ameaçados.

      Por isso, o jogo tornou-se uma espécie de «vamos aguardar o momento certo para matar». E foi o que aconteceu. Uma ou outra saída com perigo, mas tudo culminou quando Corona pegou na bola, queimou metros e, quando todos pediam passe em diagonal para Marega, preferiu deixar redondinha para um remate em arco de Luís Diaz e o consequente para o 3x0.

      Com um 3x0 e com uma superioridade tão clara sobre o adversário, os últimos minutos foram de gestão, rotação e de controlo perante um Marselha que deixou muito a desejar no Estádio do Dragão e certamente deixou preocupado André Villas-Boas. Até acabou por ser o FC Porto a desperdiçar 3/4 situações claras de golo em contra-ataque.

      São seis pontos em nove possíveis. Agora segue-se a fase complicada do calendário, com a viagens a França e à Grécia, bem como a receção ao poderoso Manchester City. Uma coisa é certa, a vertente europeia deste FC Porto é a mais sólida até ao momento.

       

      U Terça, 03 Novembro 2020 - 20:00
      Estádio do Dragão
      Mateu Lahoz
      3-0
      Moussa Marega 4'
      Sérgio Oliveira 28' (g.p.)
      Luis Díaz 69'
      Estádio do Dragão
      Lotação50 033
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2003
      FaseFase de Grupos
      GrupoGrupo C
      VIDEOS
      Lances Capitais
      GOLO FC Porto!
      Moussa Marega marca
      Moussa Marega marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
      10´
      Dimitri Payet (Marseille) falha a grande penalidade! O número 10 da equipa francesa faz um remate completamente desenquadrado com a baliza de Marchesín!
      28´
      GOLO FC Porto
      Sérgio Oliveira marca de grande penalidade!
      Sérgio Oliveira marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
      30´
      GOLO INVALIDADO FC Porto
      Moussa Marega
      finaliza depois de passe de Corona, mas o lance é anulado por fora-de-jogo do maliano.
      69´
      GOLO FC Porto!
      Luis Díaz marca
      Luis Díaz marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
      A Chave

      O golo de grande penalidade de Sérgio Oliveira foi o momento que entregou o jogo à equipa de Sérgio Conceição. A equipa portuguesa controlava e com uma vantagem de dois golos o Marselha nunca mais entrou no jogo.

      O Árbitro

      Teve vários lances de risco. Penáltis, golos anulados e utilização do VAR. Em todos eles a arbitragem decidiu bem. 

      O Melhor
      Concentração e entrega

      Se Sérgio Conceição tinha ficado preocupado com a consistência e com a entrega em Paços de Ferreira, o jogo desta 3ª jornada da Liga dos Campeões apagou isso tudo. Foi uma exibição a roçar a perfeição no que  diz respeito à entrega, à postura tática e ao anular o adversário.

      O Pior
      Payet foi o espelho

      O penálti falhado por Payet logo aos 10 minutos foi o espelho de uma exibição muito pobre por parte do ataque do Marselha. Mesmo tendo uma aparente superioridade sobre os dois médios do FC porto, a equipa francesa pouco conseguiu criar no ataque. Com os jogadores que a equipa de Villas-Boas tem à disposição no ataque, foi muito pouco.

      Forma
      FC Porto
      2020/2021
      9J
      5V
      1E
      3D
      21-12G
      Marseille
      2020/2021
      11J
      4V
      3E
      4D
      11-15G
      Sabia que...by playmaker stats
      FC Porto aplica a maior vitória de sempre entre as duas equipas [3-0]:
      > Segunda vez que marca 3 golos num jogo
      > 4 vitórias
      > 3 delas vitórias em casa
      > 1 empate
      > 10 golos marcados e 4 sofridos
      5.ª vitória consecutiva do FC Porto frente a adversários franceses; marcou 14 golos e sofreu apenas dois frente ao Mónaco em 2017

      Fotografias(35)

      Liga dos Campeões: FC Porto x O. Marseille
      Liga dos Campeões: FC Porto x O. Marseille
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      FC PORTO
      EMPATE
      MARSEILLE
      Comentários (120)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      A culpa
      2020-11-08 19h09m por ReturnoftheEagle
      De terem levado um banho de bola do Paços de Ferreira foi dos padres?
      Isto, se não fosse tão deprimente, até metia alguma piada. . . só espero é que um fanático do outro lado não encontre isto, para não termos sangue.
      Ranking da UEFA
      2020-11-08 19h06m por PeevesThePoltergeist
      FC Porto continua a ser o clube português melhor classificado no ranking da UEFA.
      Sabemos que doí a muitos lá no burgo da Mouraria mas quando não há padres e vouchers esta é a realidade do futebol português. O FC Porto sempre no top 20 da Europa há já quase 20 anos consecutivos. Já os outros que se dizem de Gloriosos são um pouco como os golfinhos: vêm cá acima, fazem umas brincadeiras e depois voltam a mergulhar. É o apito dourado dizem eles. . .
      PEPE
      2020-11-04 16h15m por Dragunners
      Já renovou até 2023
      rre
      2020-11-04 15h26m por Dragunners
      Wait, quando falas em laterais do nível do CNS falas de quem afinal?
      rre
      2020-11-04 15h00m por da_ni82
      E eu que pensava que colocar um extremo na defesa era para aumentar o poder criativo da equipa. . . Que burrice minha. . . Um lateral do Porto nem deve passar a linha de meio campo. . .
      rre
      2020-11-04 14h26m por da_ni82
      "Depois é diferente jogar contra equipas grandes podes usar o Corona a lateral agora jogar contra pequenos com o melhor extremo a lateral é ser Nabo"

      Ai sim??? E o SC é que é nabo??? Jogar com um lateral mais ofensivo em jogos mais exigentes é bom mas contra equipas teoricamente mais fracas já não??? Deve ser porque essas equipas atacam tanto que precisamos de laterais mais defensivos para jogar contra eles. . .
      rre
      2020-11-04 14h14m por Dragunners
      Não meu caro não confundi, a parte da licenciatura foi só um extra. O Tarantini para ti é bom jogador para o Porto por acaso? Nem precisas responder que já sei a resposta.

      O que quero dizer é que tens de parar de babar ovo pelos Evanilsons da vida e depois ofender os Zaidus. Claro que umas contratações causam mais hype do que outras mas temos de dar o benefício da dúvida.
      SO
      Porto
      2020-11-04 13h59m por somososmelhores
      Alguem me sabe dizer um site para rever o jogo do porto vs marselha ?
      Marega
      2020-11-04 13h58m por moreno07
      Marcou um golo de encostar mas quantos GOLOS falhou com o olympiakos? Pelo menos uns 3 golos certos
      Para não falar que com o paços além de não ter feito nada de jeito, ainda foi à nossa própria área FAZER UM PENALTI
      rre
      2020-11-04 13h54m por Dragunners
      Ai não sei? Fui eu que afirmei que preferias jogar com Fábio Silva, perder mas vendê-lo no final por milhões do que jogar com o Marega e ser campeão? Também não me lembro de demonstrar tesao de mijo por qualquer jovem que saiba dominar uma bola lol.

      Mas o Cancelo e o Grimaldo têm cabeça e têm técnicas, mesmo assim são fracos? Estou intrigado 🤔. O Taranti tem técnica e cabeça, acho até que licenciou-se em desporto, mas aposto que o consideras um cepo da vida 😂...ler comentário completo »
      da_ni82
      2020-11-04 13h49m por moreno07
      Mas eu tenho o direito de criticar não é por o marega fazer um jogo mediano que já é um craque e com as chances que já teve pra marcar um avançado normal já teria pelo menos uns 10 golos. O manafá também marcou 1 golaço contra o santa clara que parecia o messi, mas ele é bom por acaso ou é 1 cepo? Eu avalio os jogadores pelo o que fazem em 10 jogos e não em 1 jogo, pois o nosso campeonato são 34 jogos não 3.
      Depois se eu fosse treinador não metia quase nenhum que jogou contra o paços,...ler comentário completo »
      moreno07
      2020-11-04 13h25m por da_ni82
      Estávamos a falar do jogo de Paços ou do de ontem?
      O jogo de Paços foi horrível, não houve um que se salvou. . . criticar o jogo de ontem tendo por base o jogo em Paços é implicância pura e incapacidade de admitir quando não se tem razão.
      da_ni82
      2020-11-04 13h13m por moreno07
      Tinha razão?
      Com o paços :
      Otávio a extremo, diogo leite enterrou, marega o cepo do costume não fez nada em paços para se manter a titular
      Depois ainda coloca o corona a lateral (quando é extremo) e o diaz não joga de inicio
      moreno07
      2020-11-04 13h00m por da_ni82
      Vai na cabeça de alguém criticar as escolhas de um treinador mesmo quando ficou demonstrado que ele tinha razão???
      FR
      Boba-Fett
      2020-11-04 12h57m por franscisquinho342
      Comparar aquela Champions completamente"mijada" do Chelsea com a vitória do Porto na liga Europa com goleadas e o melhor futebol visto em Portugal nos últimos 15 anos é só má fé.

      Vai ver o que os adeptos do Marselha dizem do AVB e vais perceber que ele tem lá feito milagres. Neste momento com um jogo em falta, está a 6 pontos do 1 classificado. . já para não falar que a última vez que ficou em 2 lugar foi 12/13 com o atual campeão do mundo! De resto era 4, 5 e 6 lugares. . fraco treinador realmente!
      Porto
      2020-11-04 12h30m por moreno07
      Para min um portista critica quando tem que criticar, elogia quando tem que elogiar. Ontem eu não tenho nada a dizer pois fizemos uma exibição razoavel e não permitimos sequer ao marselha criar perigo. Mas isso não invalida que o treinador é limitado, pois no campeonato estamos a 6 pontos do sporting, 5 do benfica, atrás do braga, mas há portistas aqui que não aceitam as críticas (os puros)
      Por exemplo
      Vai na cabeça de alguem meter o marega quando se tem gajos 10x melhores ...ler comentário completo »
      Fcp
      2020-11-04 12h17m por Markes88
      Eis que o Marselha pretende imitar o registo do meu clube. . . . provavelmente não irá conseguir, devem fazer pontos contra o Olympiakos no 2jogo contra eles. . . . .

      O Fcp esteve bastante bem, foram 3 e podiam ter sido 6, não fosse alguma falta de acerto depois dos 3-0 em contra-ataques que se viu que aquele meio campo francês estava uma miséria. . . . .

      Corona deu cabo dos franceses. Deve ser do nome. . . . . .

      Zaidu fez um jogo muito compete...ler comentário completo »
      rre
      2020-11-04 12h16m por Dragunners
      "se calhar melhores já que muitos sabem dominar uma bola"

      É engraçado que os grandes se calhar melhores já que muitos sabem dominar uma bola do passado não conseguiram fazer do Iturbe, Quintero, Kelvin, Kleber, Ibson, Bollati, Leandro Lima entre outros "craques" grandes jogadores. O que falhou? As condições estavam todas lá já que basta ser jovem e ter técnica para ser bom jogador para ti 😐. O Cancelo para ti deve ser um excelente defesa, o Semedo ou o Grimaldo j...ler comentário completo »
      Porto
      2020-11-04 12h06m por Dragunners
      Eu acho engraçado algumas situações que se verificam quando o meu clube joga e fico muito triste de ver adeptos do próprio clube enveredarem por esse caminho quando deveriam defender o clube acima de tudo.

      - O Porto NUNCA tem mérito, ou os adversários são fraquinhos, ou estão comprados, ou não se reforçaram em condições para atacar o penta e um monte de justificações;

      - SEMPRE somos levados ao colo, como se já não bastasse fazermos parte do lote dos 3 "estarol...ler comentário completo »
      CarracaFCP
      2020-11-04 11h59m por Boba-Fett
      O Leonardo Jardim foi campeão em França contra o PSG. O JJ ganhou uma Libertadores que é a Champions da América do Sul. O Nuno Espírito Santo está a fazer mais em Inglaterra e num clube menor.

      O Porto há 10 anos atrás tinha uma super equipa, ou vão dizer que com o plantel que tinham na época não eram candidatos a ganhar a Liga Europa, e foi uma competição dominada por clubes portugueses, 3 equipas na meia final com 3 treinadores portugueses Vilas Boas, Domingos Paciência e JJ. O Vilas Boas depois de sair do Porto não fez mais nada.
      FCP-Logic
      2020-11-04 11h49m por CarracaFCP
      Esse gajo é tão portista como o barbas. . .
      CarracaFCP
      2020-11-04 11h48m por Dragunners
      "E claro que o Marselha é um adversário fraquíssimo! É uma equipa miserável cheia de jogadores que nunca jogaram pelas suas selecções. Se ainda fosse um Tondela aí sim esta vitória do FCP teria valor"

      Que estouro 😬. Carrega Carraça 💪
      Boba-Fett
      2020-11-04 11h46m por CarracaFCP
      Em termos de plantel pode ser colocado ao nível dessas equipas sim, só pq teve 3 maus jogos na Champions não passa a ser uma má equipa. Na Champions não existem jogos fáceis! E tu como sportinguista devias saber isso melhor que ninguém uma vez que o teu clube nunca sequer passou dos oitavos de final. Mas preferes vir desvalorizar as vitórias do Porto como se isso fizesse algum sentido.

      Só pq ganhou uma competição europeia pelo FCP? Diz-me lá quantos treinadores portugueses ga...ler comentário completo »
      Dragonking
      2020-11-04 11h43m por Boba-Fett
      E qual é o clube que anda há duas décadas sem ganhar nada?
      Boba-Fett
      2020-11-04 11h36m por DragonKing
      Pala essa ordem de ideias, um clube que ande há duas décadas sem ganhar nada, também não pode ser considerando grande. . . é só passado.
      OUTRAS NOTÍCIAS
      UEFA
      Entidade pede diálogo
      A FIFA já reagiu à criação de uma SuperLiga por parte de 12 clubes europeus de Itália, Espanha e Inglaterra. A entidade que rege o futebol mundial mostrou-se a ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      falcom5ever 19-04-2021, 05:48
      fcpinvicta 19-04-2021, 03:41
      gattuso_v2 19-04-2021, 03:00
      fcpinvicta 19-04-2021, 02:55
      Galo1924 19-04-2021, 02:52
      Galo1924 19-04-2021, 02:51
      Rui_Malheiro1998 19-04-2021, 02:45
      Galo1924 19-04-2021, 02:44
      Galo1924 19-04-2021, 02:36
      Galo1924 19-04-2021, 02:34
      andyves 19-04-2021, 02:28
      DabidBTV 19-04-2021, 02:25
      Maxaqueen 19-04-2021, 02:14
      andyves 19-04-2021, 02:13
      Rui_Malheiro1998 19-04-2021, 02:09
      andyves 19-04-2021, 02:09