placardpt
    SC Braga derrota Zorya

    Benditos onze minutos

    2020/10/29 19:58

    Graças a um arranque fulgurante na partida, o SC Braga somou esta quinta-feira a segunda vitória em dois jogos de Liga Europa, com Paulinho e o estreante Nico Gaitán a assegurarem o triunfo com dois grandes golos. O Zorya teve muita bola e ainda marcou nos momentos finais, mas já foi tarde demais.

    Foi a primeira vitória do clube bracarense contra equipas ucranianas (depois de dez jogos sem vitórias) e logo contra um adversário que era de má memória, por ter afastado os minhotos da rota europeia há dois anos.

    A equipa de Carvalhal teve menos bola do que o adversário ao longo de todo o jogo, mas esses dois bons lances no primeiro quarto de hora, com gestos técnicos de alto nível na execução, acabariam por ser decisivos. Valeu o fraco índice de finalização do adversário, que não foi tímido a apontar à baliza de Matheus mas só marcou por uma vez.

    Que belo amanhecer

    Amanhecer é a tradução literal do nome do adversário, o Zorya, mas quem amanheceu melhor no encontro foi a equipa portuguesa. Com Gaitán em estreia num flanco (Galeno não esteve na ficha de jogo), com três centrais no onze e com o jovem Francisco Moura na ala esquerda, a equipa do Braga apostou em ataques rápidos desde cedo e teve direito a duas recompensas.

    Paulinho e Gaitán fizeram os golos ©SC Braga

    Logo aos quatro minutos, a primeira. Tudo começou num lançamento longo de Matheus que Paulinho amparou com o peito na direção de Ricardo Horta, Esgaio fez um cruzamento exímio e o mesmo Paulinho apareceu para finalizar na perfeição com o pé esquerdo, apontando o 11º golo europeu da carreira, fazendo o gosto ao pé tal como tinha feito frente ao AEK.

    Meros sete minutos depois, Gaitán fez questão de festejar da melhor forma a estreia com a camisola dos guerreiros. Desta fez foi o central Raúl Silva quem recuperou uma bola e foi por ali fora para entregar ao argentino. O resto fez-se com a magia de Nico, de pé esquerdo e de primeira, ainda fora da grande área, a colocar a bola de forma exemplar no ângulo oposto da baliza.

    Com muitos homens em zona central, como era previsto, o Zorya queria e conseguia ter bola, mas não dava a melhor sequência. Ivanisenya, Nazaryna, Kochergin... todos os médios iam avistando forme de atirar à baliza do Matheus, mas sempre sem a melhor execução. Os detalhes faziam toda a diferença no resultado, e nesses detalhes o Braga era claramente melhor.

    Tantas vezes em superioridade numérica na zona em frente à linha defensiva do Braga, a equipa ucraniana conseguia chegar com muita frequência às imediações da grande área comandada por Matheus. Aliada a essa fraca execução do adversário no último momento, o Braga beneficiava também do facto de ter muitos homens em frente à bola, limitando a equipa de Viktor Skrypnyk a remates de meia distância.

    Gestão arriscada

    A reta final do primeiro tempo já tinha sido difícil para os homens de Carvalhal e o segundo tempo, depois de um lance em que Paulinho não conseguiu dar a melhor sequência, foi também complicado de gerir. O Zorya manteve-se sempre subido no terreno, continuando a ter muita bola, mas os bracarenses lá conseguiam gerir a situação.

    ©SC Braga

    O ritmo baixou lá para meio dessa segunda parte, o que beneficiava a equipa em vantagem e que vinha de uma sequência de muitos jogos (juntando a isso a longa viagem até à Ucrânia) e as continuadas falhas na finalização da equipa ucraniana mantinham o Braga relativamente tranquilo.

    Foi só nos últimos minutos do jogo que o Braga voltou a avistar oportunidades para aumentar a vantagem, podia ter conseguido chegar ao 0x3 (o que seria talvez demasiado penoso para o Zorya), mas tanto Schettine como André Horta não conseguiram bater o guardião Nikola Vasilj.

    A equipa de Carvalhal ia gerindo o esforço e conseguiu, pelo menos, atrasar até ao último suspiro o golo do adversário, que surgiu mesmo: grande remate de Ivanisenya de fora da área, já demasiado tarde para evitar o triunfo da equipa portuguesa. Os homens de Carvalhal regressam a casa com o sentimento de missão cumprida e, juntamente com o Leicester, afastaram-se mais de AEK e Zorya.

    U Quinta, 29 Outubro 2020 - 17:55
    Slavutych Arena
    Giorgi Kruashvili
    1-2
    Dmytro Ivanisenya 90'
    Paulinho 4'
    Nico Gaitán 11'
    Slavutych Arena
    Slavutych Arena
    Ucrânia
    Zaporizhya
    Lotação11 983
    Medidas105х68
    Inauguração2006
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo G
    Lances Capitais
    GOLO SC Braga!
    Paulinho marca
    Paulinho marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
    11´
    GOLO SC Braga!
    Nico Gaitán marca
    Nico Gaitán marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    90´
    +6
    GOLO Zorya!
    Dmytro Ivanisenya marca
    Dmytro Ivanisenya marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    A Chave

    Minuto 11: Raúl Silva recupera a bola em zona de meio-campo, vai por ali fora e entrega a Nico Gaitán, que dá espetáculo com um remate de primeira.

    O Árbitro

    Exibição globalmente tranquila da equipa de arbitragem, mas fica a ideia de que um árbitro menos permissivo poderia ter assinalado penálti a favor do braço por toque com a bola de um adversário, ainda que não haja intenção no toque.

    O Melhor
    Entrada de rompante

    Duas jogadas rápidas com execução exemplar deixaram o Braga com uma vantagem confortável desde muito cedo. Matheus e Raúl Silva foram determinantes ao lançar as jogadas, Paulinho e Gaitán foram excelentes na finalização. Esses onze minutos de classe permitiram gerir o resultado até ao fim, ainda que a equipa do Braga tenha sofrido a ameaça de um adversário determinado a ter bola.

    O Pior
    Ineficácia do Zorya

    Em aparente ritmo de gestão, no meio de uma sequência de vários jogos e no meio de longas viagens, a equipa do Braga poderá ter confiado demasiado nos dois golos marcados cedo. Se o adversário tivesse sido mais capaz no momento de definição, a equipa de Carvalhal podia ter ficado numa alhada. Correu bem e nada disso passou do domínio dos «ses», porque a equipa ucraniana não soube ser eficaz até perto do apito final.

    Forma
    Zorya
    2020/2021
    9J
    2V
    3E
    4D
    15-13G
    SC Braga
    2020/2021
    7J
    5V
    0E
    2D
    13-6G
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ZORYA
    EMPATE
    SC BRAGA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    SC Braga
    2020-10-30 19h50m por PeevesThePoltergeist
    Não há malapata que dure para sempre!
    O objetivo foi cumprido e o Braga leva um extra na bagagem de volta a Braga: Os 3 pontos!
    giuvc
    2020-10-30 13h28m por SCB1375
    Sim, agora é uma questão de enquadramento. Eu gostava de saber o enquadramento das tuas afirmações porque grande parte dos que dizes que tem o que merecem, criticam a falta de visibilidade dada aos clubes pequenos. Enfim, é debate que não me apetece ter contigo porque não adicionaste nada de novo e ainda dizes que a culpa da falta das audiências é culpa dos adeptos.
    Giuvc
    2020-10-30 07h34m por SCB1375
    No que toca a mim não sou hipócrita nenhum uma vez que vejo futebol desde a primeira liga ao campeonato de Portugal, sagrado seja o Canal 11. Depois, sou sócio do Braga desde que nasci, 37 anos, e sempre apoiei o Braga, sem simpatizar por outro clube. Como tal, e vendo toda a cobertura dada aos 3 estarolas em Portugal, e a falta de cobertura que o Braga tem tido quando joga para as competições europeias, tenho todo o direito de criticar a comunicação social. E as minhas críticas, desde...ler comentário completo »
    EN
    ReturnoftheEagl e
    2020-10-30 01h30m por EnormeSCB
    Seguindo essa mesma lógica e tendo o benfica mais simpatizantes e como tal mais visualizações e receitas como dizes que por exemplo o sporting será que esse canal televisivo só passaria jogos do benfica na LE se estivesse la esse outro clube ? Ou até se sujeitava a ter menos audiência e passar outros jogos desse clube português ? É que se a lógica for só essa será sempre e apenas os jogos do benfica a passar em canal aberto sempre que la estiver. Sinceramente sendo clubes do mesmo país na mesma...ler comentário completo »
    FIFAforever_ret urns2
    2020-10-30 00h12m por shoeprano
    Isso também não é bem assim, em Portugal o Braga foi descrita nas últimas semanas como a equipa que melhor joga futebol a par do Benfica, aliás não se podem queixar muito a esse respeito porque o Braga já provou várias vezes que é uma equipa que luta por títulos e toda a imprensa já fez questão de salientar isso. Como é óbvio em termos de adeptos não podem aspirar a mais do que ser o clube da cidade a não ser que comecem a ser campeões consecutivamente e criar raízes mas falta de atenção é mentira.
    Nico
    2020-10-29 23h29m por Roby_O_Imperador
    Que classe!
    E ainda não está na sua plenitude física.
    Daqui a 2 semanas já sabes, é repetir esse remate.
    Shoeprano
    2020-10-29 23h22m por Quadradinhos
    Subscrevo totalmente. A questão é visualizações, que é o mesmo que massa adepta.
    Temos que começar a ganhar, a não ter medo de defrontar os 3 grandes. As vitórias geram simpatias, adeptos e crescimento. Esse é o caminho.
    Braga
    2020-10-29 22h48m por fut_master
    Parabéns ao Braga pela vitoria. Que obra de arte do Nico Gaitan foi um golaço
    Quadradinhos
    2020-10-29 22h47m por shoeprano
    A questão é que o Braga a dar na SIC daria meio milhão de visualizações com sorte, um Benfica dá 1 milhao e meio, é o triplo das televisões. Não é uma questão de desrespeito, é uma questão de dinheiro, se o Braga for a única equipa em competição nas fases avançadas eles provavelmente ponham rm televisão. Claro que ver o Braga, o Vitoria, o Boavista ou o Rio Ave na televisão nacional seria engraçado mas nunca vão gerar as receitas de um dos 3 grandes.
    3 clubes
    2020-10-29 22h37m por Quadradinhos
    Por essas e outras é que o BOAVISTA tem que ser rival e não um 'clubezinho' mais ou menos simpático e que não chateia.
    SIC
    2020-10-29 22h37m por SCB1375
    Este tipo de atitude por parte deste canal já não é novo. Todas as épocas tem sido assim, e só transmite jogos do Braga quando não resta mais nenhum eucalipto na Liga Europa. Infelizmente, isto irá ser sempre assim porque os interesses instalados, mais a desculpa das audiências irá prevalecer. Resta ao Braga continuar a sua caminhada, e nós adeptos largar coliformes fecais para eles.
    Menteportista
    2020-10-29 22h34m por Quadradinhos
    . . . claro que não estranhava. É o costume. Nós, os clubes pequenos, estamos habituados a que em Portugal só sejam notícia o Benfica, Porto e Sporting. A questão não é Norte/Sul, é em Portugal só 'existirem' 3 clubes.
    Menteportista
    2020-10-29 22h25m por Bracara_Avgvsta
    Eu nem sabia que a SIC tinha transmitido o jogo do Benfica. Até o canal 11 é ridículo . . . Só fala do Benfica, Benfica, Benfica, Porto, Porto, Porto, Sporting, Sporting.
    Braga ? Rio Ave? Famalicão ? Boavista? Vitoria ? Não falam!

    Menteportista
    2020-10-29 22h18m por Quadradinhos
    Que exagero! Portugal é muito pequeno para essas ciumeiras regionalistas!
    Todas as equipas Portuguesas estiveram bem nesta jornada Europeia, sem excepção.
    Parabéns a todos!
    EN
    Menteportista
    2020-10-29 22h14m por EnormeSCB
    É a vergonha do costume, só acontece em Portugal e em certos canais esta palhaçada. Secalhar os pontos europeus que o Braga conquista para Portugal são diferentes dos outros clubes e talvez não devessem de valer. Enfim.
    ZeroZero
    2020-10-29 22h09m por Bracara_Avgvsta
    Isto também é para vocês.

    "Vou ter de dizer isto: uma equipa portuguesa, nas estatísticas da UEFA, fez 22 remates no jogo com o AEK e foi a equipa na Liga Europa que mais atacou naquela jornada e não houve ninguém que valorizasse esse facto. Não percebo. Como é que com equipas brutais na competição, não se valoriza a equipa que mais atacou na jornada.
    Eu fico incrédulo, porque o mais importante, depois, é a meia do Manel, o brinco do Joaquim e a tatuagem do Antón...ler comentário completo »
    Melhor
    2020-10-29 22h03m por Vitor_Balizas
    Resultado que exibição. O Braga é melhor mas no jogo foi inferior principalmente na segunda parte. Valeu a superior qualidade das suas individualidades. O golo do Gaitan foi um regalo.
    Ranking
    2020-10-29 21h59m por SCB1375
    Convém salientar que esta semana foi perfeita para fugirmos mais um pouco dos russos. Fizeram apenas um ponto, se não me engano, a dividir por 6 equipas, enquanto nós fizemos 9 a dividir por 5. Um bom empurrão para sustentarmos a posição de Portugal no ranking.
    Quadradinhos
    2020-10-29 21h56m por SCB1375
    Neste momento deve estar a redigir o auto de notícia sobre a tentativa de homicídio perpetrada no estádio DAH, no domingo.
    Parabéns Braga
    2020-10-29 21h54m por matrioska_russa
    Vitória importante, só uma catástrofe impediria este Braga de não passar neste grupo. Boa ronda europeia para os clubes portugueses, já há muito tempo que não se via isto. Poucas equipas mas competentes.
    Vitoria do Braga
    2020-10-29 21h50m por Quadradinhos
    Boa!
    Onde anda o 'fantasminha' aziado? 😂
    Braga
    2020-10-29 20h53m por SCB1375
    Entramos muito bem no jogo e com os dois golos acabamos por baixar o ritmo e obviamente que o Zorya teria de vir para cima. Acabamos por recuar bastante e a defender sempre muito compactos. Se o Zorya soubesse mais um bocado, o resultado poderia ter sido outro mas ganhamos bem. Com esta sucessão de jogos, o Carvalhal vai ter de fazer uma gestão muito cuidadosa da equipa para aguentarmos o ritmo.
    Zorya vs Braga
    2020-10-29 20h51m por jaimepacheco
    Um jogo menos conseguido do Braga que só se aproveita mesmo a vitória.
    Penso que um empate não era descabido pois pelo que vi na segunda parte o Zorya fez muito mais e estatisticamente este superior ao Braga.

    Mas 3 pontos são 3 pontos.
    EN
    Braga
    2020-10-29 20h43m por EnormeSCB
    Jogo competente fez o que tinha de fazer até aos 15 minutos com uma entrada fortissima e depois limitou se a gerir o esforço. Vitória justa e mais 3 pontos. Bela obra de arte do Nico. E um bom jogo do menino Moura que substituiu e bem o merecido descanso de Galeno. Siga para o proximo.
    Braga
    2020-10-29 20h42m por SCBFAN
    Valeu pelo resultado, a partir do 2-0 a equipa ficou mais preocupada com os índices físicos do q com o jogo em si. Mais 3 pontos rumo à qualificação
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...