Sevilla bate Inter e volta a conquistar a Liga Europa

Senhoras e senhores, os príncipes da Europa

2020/08/21 22:00

Não há quem consiga parar este Sevilla. A equipa de Lopetegui bateu o Inter por 3x2 e conquistou pela sexta vez a Liga Europa, numa série cada vez mais lendária e histórica para o futebol espanhol e para o do Velho Continente. 

Sem fôlego 

Sem mudarem praticamente nada em relação aos onzes que carimbaram a presença na final, Antonio Conte e Lopetegui preferiam confiar naquilo que vinha bem feito desde trás, em detrimento de uma surpresa de última hora. Sim, porque a entrada de De Jong na frente já era mais ou menos esperada e não só pelo golo importante ao Manchester United. 

À partida para a final de Colónia, um dos duelos mais esperados era aquele que ia colocar frente a frente a dupla de ataque do Inter com a dupla de centrais do Sevilla. A primeira amostra saiu furada aos espanhóis. Diego Carlos, pelo terceiro jogo consecutivo, fez grande penalidade, tentando enfrentar o gigante Lukaku pelo confronto físico. A falta começou fora da área e acabou dentro dela, com o próprio belga a inaugurar o marcador de grande penalidade. 

De Jong fez um na meia-final e dois na final ©Getty /

A reação do Sevilla não precisou de ser brilhante. O espaço que as duas equipas deixaram nas suas respetivas zonas mais recuadas começaram a abrir uma série de possibilidade para os ataques adversários. Navas teve via aberta para o cruzamento e De Jong justificou a escolha de Lopetegui com um cabeceamento bem conseguido. 

Se a finalização no empate foi boa, o que dizer do momento do segundo golo? Uma autêntica obra de arte do holandês, novamente de cabeça. O livre nem sequer ia tenso, muito perigoso, mas a impulsão ao segundo poste por parte do avançado foi perfeita e quando Handanovic tentou fazer alguma coisa já a bola beijava a rede. 

Momento para assentar, finalmente, certo? Nada disso. Foram precisos apenas mais dois minutos para assistirmos a mais um momento de festejo. Diego Carlos - sim, um dos melhores centrais da Liga Espanhola não foi nada feliz nestas eliminatórias finais - fez falta, Brosovic bateu lá para o molho de jogadores e Godín carimbou o empate. 

Perante isto, não sobraram assim tantos minutos para perceber o que é que cada uma das equipas queria do jogo. Foi, acima de tudo, um Sevilla mais pressionante e mais dono da bola e um Inter com um olho cínico dirigido para os seus dois avançados. 

Diego quis ficar para a história

Não foi nada surpreendente que, perante 45 minutos iniciais de tanto caos, a segunda parte da final da Liga Europa tenha sido jogada num ritmo mais baixo e com outro tipo de cautelas. Também o esforço físico tinha de ser gerido que isto de se jogar de agosto a agosto tem o que se lhe diga. 

O Sevilla foi, ainda assim, a equipa que arriscou mais, que quis mais o golo, que quis mais, acima de tudo, obrigar o adversário a errar. O Inter, com as conexões entre Brozovic-Gaggliardini-Bastoni, construiu bem algumas jogadas de ataque, mas foi o conjunto de Lopetegui a forçar mais a nota, apesar de um par de transições que deixaram Bono mais apreensivo.

Bem mais errático do que foi durante toda a época no futebol espanhol, Diego Carlos compensou os erros cometidos na Liga Europa com um momento de pura inspiração. A quinze minutos do final, o central, na grande área contrária, decidiu-se por uma bicicleta que desviou em Lukaku e que só parou no fundo das redes.   

Conte lançou várias unidades a partir do banco e foram dois dos que entraram a criar o pânico. Moses, depois de um cruzamento de Bastoni, teve o golo nos pés, mas a bola só foi parar a um Alexis que, em esforço, permitiu um corte milagroso a Koundé. Também por isso o melhor central do Sevilla na final...

A partir desse momento, já todos imaginavam o final. Tem sido sempre assim. O adversário tenta, faz de tudo e o Sevilla vai para casa com a Taça. Já é a sexta em 14 anos, numa história que começou com aquele remate épico de Puerta. Lendários estes rapazes da Andaluzia. 

U Sexta, 21 Agosto 2020 - 20:00
Rhein Energie
Danny Makkelie
3-2
Luuk de Jong 12' 33'
Romelu Lukaku 5' (g.p.) 74' (p.b.)
Diego Godín 35'
Rhein Energie
Lotação50 000
Medidas105m × 68m
Inauguração1923
Lances Capitais
GOLO Internazionale
Romelu Lukaku marca de grande penalidade!
Romelu Lukaku marca o seu 7º golo na prova (6 jogos)
12´
GOLO Sevilla!
Luuk de Jong marca
Luuk de Jong marca o seu 2º golo na prova (8 jogos)
33´
GOLO Sevilla!
Luuk de Jong marca
Luuk de Jong marca o seu 3º golo na prova (8 jogos)
35´
GOLO Internazionale!
Diego Godín marca
Diego Godín marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
74´
GOLO Sevilla!
Diego Carlos marca
Diego Carlos marca o seu 1º golo na prova (8 jogos)
74´
GOLO Sevilla
Romelu Lukaku marca na própria baliza!
A Chave

Golo de Diego Carlos

Já depois de ter cometido um par de erros graves na partida, Diego Carlos vestiu o papel de super-herói do Sevilla, num lance que entrará para a história do clube. 

O Árbitro

Esteve bem ao não expulsar Diego Carlos no lance da grande penalidade, mas ficam muitas dúvidas sobre se ajuizou bem logo a seguir, novamente num lance dentro da área de Bono e com o médio Fernando como protagonista. Caso tivesse assinalado o castigo máximo não seria, de todo, uma má decisão de Danny Makkelie. É que o braço do antigo jogador do FC Porto não está propriamente colado ao corpo...

O Melhor
A vitória de uma ideia

O Sevilla voltou a não deslumbrar, voltou a ter alguma fortuna, mas há que dizer que a equipa, ao longo da época e ao longo desta Liga Europa, fez de tudo para merecer essa tal sorte. Lopetegui construiu uma identidade muito própria e a formação espanhola, com maior ou menor qualidade, respeitou essa forma de jogar ao limite. Num ano de muitas mudanças, com várias saídas importantes!

O Pior
Inter reativo demais

Depois de uma primeira parte em que o Sevilla foi ligeiramente melhor, esperava-se que Conte pudesse mexer mais cedo na partida. O facto de Eriksen, Alexis e Moses terem entrado ao minuto 78 já diz alguma coisa sobre a falta de iniciativa do técnico a partir do banco. Talvez o Inter conseguisse, pelo menos, o prolongamento com esses jogadores mais cedo em campo. 

Forma
Sevilla
2020/2021
Internazionale
2020/2021
Sabia que...by playmaker stats
Lopetegui conquista o seu 1.º título como treinador de equipas seniores, depois de ter vencido 2 competições nas camadas jovens
Itália volta a não vencer uma competição europeia:
Desde 2010 que nenhuma equipa italiana vence uma prova europeia (Inter, Champions)
Desde 1998 que nenhuma equipa italiana vence a Liga Europa (Inter)
Palmarés da Liga Europa:
6 SEVILLA
3 Juventus, Inter, Liverpool, Atlético Madrid
O Sevilla volta a vencer a Liga Europa!! 6.º título da equipa espanhola na competição (2006, 2007, 2014, 2015, 2016 e 2020)

Fotografias(18)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SEVILLA
EMPATE
INTERNAZIONALE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
bdsguedes
2020-08-22 14h54m por iSMURF4
O problema é o Conte. . . ninguem no mundo pode preferir jogar com Gagliardini q é um cepo em vez de Eriksen. . . é mau demais.
Sevilla
2020-08-22 03h48m por JHendrix
O Sevilla nisto não dá hipótese. . .

Venha quem vier, seja lá com que treinador. . . Eles quando chegam à final, levantam o caneco. . .
CA
Fernando
2020-08-22 01h45m por Carago10
Fico feliz pelo Fernando.
Continua a ser um trinco de TOP, demonstrou-o hoje e em toda a época que fez pelo Sevilla.
No entanto, continua a ser um jogador obliviado por boa parte dos comentadores "desportivos" deste país.

Não sei se foi numa notícia deste site que li uma subtitulo a dizer que já não restavam portugueses na disputa da liga europa (pós eliminação do Wolves).
Goste também que o Fernando tivesse relembrado à pessoa que escreveu esse artigo, a sua dupla nacionalidade, aonlevar a bandeira portuguesa para os festejos.
HA
Conte
2020-08-22 01h29m por Halibut
Não sou muito adepto da táctica que utiliza, eu pessoalmente jogaria num 4-3-3, deixar jogadores como Skriniar e Eriksen no banco. . . até mesmo o Alexis!

Jogaria sempre ou quase sempre com:

Handanovic, Biraghi, Dambrosio, Godin, Skriniar, Brozovic, Barella, Alexis, Eriksen, Lautaro, Lukaku

O Inter na próxima época a meu ver tem que fazer uns ajustes e contratar pelo menos 1 lateral esquerdo, 2 extremos, 1 ponta de lança se Lautaro sair.
Lopetegui
2020-08-22 01h26m por VerdeRubro
O Lopetegui falhou no FC Porto por culpa própria pois evidenciou desconhecimento e falta de humildade em aprender e se adaptar ao futebol português, mesmo perante o insucesso ele jamais alterou o quer que fosse e as suas conferencias de imprensa repetitivas demonstravam falta de estudo e preparação dos jogos consoante os adversário essa arrogância e intransigência foi fatal para ele e para o FC Porto que ainda hoje está a sofrer pelos erros cometidos nessa altura.
PE
. . . . . . . . . .
2020-08-22 00h59m por PedroFerreira82
Tazonde c. r. l. ?!?!?!
*
2020-08-22 00h38m por carlosfcpfan
só perde*
Viram o jogo?
2020-08-22 00h32m por carloscorreia368
O Sevilha foi mais equipa foi equilibrado mais tranquilo controlou mais o jogo foi mais tudo ponto final! Mereceu mas o Inter vendeu caro a derrota e foi um grande adversário. Não foi nem mais nem menos do que isto.
Tanta coisa por uma final que nem sequer tinha uma equipa portuguesa nem jogadores!
. . .
2020-08-22 00h32m por carlosfcpfan
Não vale a pena. Uma equipa espanhola só perder uma final europeia se for contra outra equipa espanhola. Chega a ser ridículo.
Fico feliz pelo Lopetegui com esta conquista.
Empurrão
2020-08-22 00h24m por pedroregorego
Sevilha vence com empurrão do VAR.
Sevilha
2020-08-22 00h17m por Minnowkr
A mais valia da vitória do Sevilha, é que o Benfica indo à fase de grupos da Champions, com esta vitória passa a estar no 2° pote.
Lopetegui
2020-08-21 23h24m por joelpereira346
"Lopetegui construiu uma identidade muito própria"

Concordo totalmente, já quando estava no Porto eu admiti que ele tinha boas ideias , e que se tivesse humildade para aprender com os erros podia vir a tornar-se um grande treinador, espero que se mantenha neste projeto do Sevilha , e quem sabe daqui a uns anos volte a tentar outros voos
Não acredito
2020-08-21 23h24m por pedropereira934
Então o pior treinador da história do Porto para alguns iluminados fica em 4 lugar na liga espanhola(empatado com o Atlético) e ainda por cima ganha a Liga Europa eliminando Roma, Wolves, Manchester United e Inter? Grande Julen, quantas bocas calaste. Quanto ao Inter, as gargalhadas de Spalleti ouvem se na Antártida, jogar com um meio campo praticamente só de destruição deixando os criadores Eriksen e Sensi(o melhor Inter foi com ele, no início da época antes da lesão) no banco devia dar ...ler comentário completo »
AN
Merecido
2020-08-21 23h22m por angryagain
Até estava a torcer pelo Inter (equipa por quem tenho simpatia), mas o Sevilha mostrou smp mais vontade de ganhar e jogar um futebol positivo.
Já o Inter (leia-se Conte) em vez de jogar com um criativo (Eriksen) para ligar o resto da equipa com Lautaro e Lukaku, joga com 2 "pedreiros" e um miúdo no meio-campo e a equipa acusou sempre muita falta de imaginação e criatividade para romper o bem organizado Sevilha.
Portanto, parabéns Sevilha.
DI
Sevilla 3-2 Inter
2020-08-21 22h54m por DiogompM
Uma final acima da média porém, na segunda parte a Inter esteve muito abaixo e não conseguiu criar perigo praticamente nenhum. Queria que a Inter ganhasse para tirar o futebol italiano do jejum de títulos europeus mas pronto, ganhou a equipa que mais lutou por isso e a mais experiente e vencedora da competição!
Sivilla campeão
2020-08-21 22h50m por otamendidossantos
É o resultado que particularmente esperava.
Um_portista_qua lquer
2020-08-21 22h42m por Rui_Malheiro1998
O Lukaku é o melhor marcador da seleção belga, o Marega só tem três golos pelo poderoso Império do Mali xD
Lopetegui.
2020-08-21 22h39m por JotaAlves
Parabéns, Lopetegui!
Fizeste ver aos incrédulos portistas, aquilo que conseguiste no Sevilha.
Parabéns a toda a equipa, em especial aos ex-jogadores do F. C. Porto.
BestInTheWRLD
2020-08-21 22h35m por Um_portista_qualquer
O Lukaku é um Marega com (bastante) qualidade. O belga atrapalha-se algumas vezes, mas acaba por meter muitas vezes a bola lá dentro, e não falha lá muitas receções. Já o nosso lord maliano. . .
Mais_informacao
2020-08-21 22h35m por Rui_Malheiro1998
O que escrevi não está necessariamente mal até porque considero que alguns jogadores se encaixam em múltiplas categorias. Por exemplo o Fernando e o Navas não só estão do lado errado dos 30 - como se costuma dizer - como foram descartados por um clube como o City além de que o Fernando de facto passou por Portugal. Listar várias vezes um jogador ou listá-lo numa categoria em deterioramento de outra até poderia fazer pior. Mas pronto, desde que fique entendido. . .
Comentadores da SIC
2020-08-21 22h30m por Rui_Malheiro1998
Sempre que os oiço tenho um aneurisma. Como é possível estes bonecos serem pagos para relator jogos de futebol profissional? Espero que sejam pagos em sandes de presunto porque mais não valem. Pode estar um jogador a partir isolado para golo que os marmelos estão a ler a página de wikipedia de um jogador que tocou na bola há cinco minutos atrás. ''Começou a carreira aqui, foi para acolá, foi treinador por X e ganhou Y''. Devia existir a hipótese de desligar os comentários e ouvir apenas o ...ler comentário completo »
Jesus
2020-08-21 22h29m por RicardoFranco
Jornalista: O q tem a dizer da vitória de Lopetegui na liga Europa?
Jesus: Parabéns ao Lotopegui, eu também ganhei uma Libertadores que a meu ver é uma competição bem mais dificile q a Champions, mas só quem está lá é q consegue perceber
Fernando
2020-08-21 22h27m por RicardoFranco
Achei q já estivesse acabado. Enganei-me. . . O Reguilon tbm é um renegado
Sevilla
2020-08-21 22h25m por Rui_Malheiro1998
É para a Liga Europa o que o Real Madrid é para a Liga dos Campeões: não perdem nas finais por nada deste mundo
Parabéns, Sevilha! Parabéns, Lopetegui!
2020-08-21 22h24m por GERRARDandRONALDINHO
Agora é ver o Melão rebentar. . .
12

OUTRAS NOTÍCIAS

Países Baixos
Goleada contra o Heerenveen
Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...