betclicpt
      Oficial
      Guarda-redes pendurou as luvas

      O adeus de Iker aos relvados: «O importante é o caminho que percorres e quem te acompanha...»

      2020/08/04 12:43
      Texto por Gaspar Castro

      Agora sim, a 4 de agosto de 2020, é definitivo. Iker Casillas anunciou de forma oficial o final da carreira como futebolista, que começou em Madrid e terminou no Porto.

      Numa mensagem divulgada nas redes sociais, o agora ex-guarda-redes de 39 anos agradeceu a todos aqueles que o acompanharam durante o percurso, incluindo a Real Madrid e FC Porto, os dois únicos clubes que representou no futebol.

      Transferido do Real Madrid para o FC Porto em 2015, Casillas esteve ligado aos dragões durante cinco temporadas, embora não tenha podido jogar nesta época de 2019/20, devido ao enfarte do miocárdio sofrido a 1 de maio de 2019.

      A nível internacional, Casillas conquistou um Mundial, dois Europeus e um Mundial de sub-20 ao serviço de Espanha, além de três Ligas dos Campeões, duas Supertaças Europeias, uma Taça Intercontinental e um Mundial de Clubes pelo Real Madrid.

      A nível nacional, o guardião conquistou no relvado uma Liga portuguesa e uma Supertaça pelo FC Porto, além de cinco Ligas espanholas, duas Taças do Rei e quatro Supertaças de Espanha pelo Real Madrid.

      Mensagem de Iker Casillas:

      «Olá a todos,

      Hoje é um dos dias mais importantes e, ao mesmo tempo, difíceis da minha vida desportiva: chegou o momento de dizer adeus.

      O meu percurso no mundo do futebol começou há 30 anos, foi um caminho longo e, como todos os caminhos, teve momentos bons e menos bons, alegrias e também tristezas. Neste momento da minha vida, e com perspetiva, posso dizer sem qualquer dúvida que valeu a pena.

      Tive a grande sorte de poder dedicar-me profissionalmente ao que me apaixona, me preenche e me faz feliz: o futebol.

      Lembro-me de quando era uma criança e comecei a jogar nos campos de terra da minha aldeia, Navalacruz, nos campos de Móstoles ou nos da antiga Cidade Desportiva do Real Madrid, para depois chegar a jogar nos estádios mais importantes do mundo, e entre eles, especialmente, naqueles em que fiz a minha carreira profissional, o Santiago Bernabéu e o Dragão.

      Ao olhar para trás dou conta do quão sortudo sou por tudo o que consegui, e não me refiro só aos títulos, mas sim à parte humana.

      Hoje é um dia difícil, mas não um dia triste, considero-me um sortudo por ter chegado até aqui, pela forma como cheguei, por ter conseguido tudo o que consegui, por tudo isso... estou feliz.

      Não quero terminar sem agradecer a todos os que me acompanharam durante esta viagem.

      À minha família, pelos sacrifícios que fizeram para que eu pudesse chegar onde cheguei e que me permitiram tornar os meus desejos realidade. Vocês participaram em tudo o que consegui ao longo da minha carreira.

      À minha esposa, e aos meus filhos Martin e Lucas, obrigado por todo o vosso apoio, por todas essas horas que não pude passar ao vosso lado neste último trajeto da minha vida desportiva. Obrigado por me compreenderem e incentivarem a desfrutar desta vida que escolhi. Sem dúvida que ao vosso lado tudo é mais fácil.

      Aos meus clubes: o Real Madrid, onde passei toda uma vida, onde me educaram, viram e fizeram crescer, por me incutirem os seus valores e, de forma definitiva, por ser quem sou. Ao FC Porto, por me acolher como acolheu, por me ensinar a ver as coisas de outro ângulo, por me dar a oportunidade de conhecer bem um clube e uma cidade pela qual me apaixonei e que sempre levarei no coração. Sempre farão parte de mim.

      Aos presidentes dos clubes em que joguei, por me permitirem alcançar todos os meus sonhos.

      Aos meus colegas de equipa, sem eles nunca teria conseguido nada. Uma equipa é a soma de todos e cada um dos seus integrantes, remando na mesma direção para conseguir um objetivo comum.

      Aos meus treinadores, por confiarem em mim, por me ouvirem e me ensinarem tudo.

      Aos selecionadores das diferentes categorias da seleção espanhola, por me convocarem e permitirem formar parte da equipa do meu país e alcançar os maiores triunfos.

      A todos os seguidores das equipas em que joguei, por me apoiarem e acompanharem, mas também por me terem exigido o máximo para conseguir a melhor versão de mim mesmo.

      A todas as pessoas que trabalharam e trabalham nos clubes em que estive, por tornarem as nossas vidas mais fáceis.

      Aos meus rivais e aos seus adeptos pelo respeito que sempre me transmitiram e que eu sempre senti por eles.

      Aos meus amigos de toda a vida, por isso, por me aguentarem durante toda uma vida. Aos amigos que fui fazendo ao longo dos anos, obrigado por se cruzarem no meu caminho. 

      Estou em dúvida com todos e cada um de vocês, foram absolutamente vitais em toda esta aventura.

      Mas, sobretudo, obrigado ao futebol, por me permitir fazer parte dele, por ser um desporto maravilhoso, por me permitir viver uma vida cheia de paixão e emoções, por me dar momentos de felicidade, por me fazer crescer como desportista e como pessoa, por me dar a oportunidade de conhecer e compartilhar momentos com tantas e tantas pessoas incríveis. No fundo, obrigado por me dar tudo.

      O importante é o caminho que percorres e as pessoas que te acompanham, não o destino ao qual te leva, por isso com trabalho e esforço chega por si mesmo, e creio que posso dizer, sem dúvidas, que foi o caminho e o destino sonhado.

      Tenho claro que não é um ponto final, a viagem não acaba aqui. Isto continua e de certeza que em breve nos encontraremos de novo.

      Hoje termino atrás esses três postes que viram crescer como guarda-redes, aqueles que em cada momento me colocaram no meu sítio e obrigaram a manter os pés na terra, esses três postes a que tanto devo e que de certeza me deixarão saudades. E ali também vos deixarei, meus fiéis aliados, ali pousarei as luvas.

      Iker Casillas.»

      Espanha
      Iker Casillas
      NomeIker Casillas Fernández
      Nascimento1981-05-20(39 anos)
      Nacionalidade
      Espanha
      Espanha
      PosiçãoGuarda Redes

      Fotografias(100)

      Comentários (10)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      RR
      Creed
      2020-08-04 22h49m por rravv
      Casillas não é sobrevalorizado. Casillas começou a defender a baliza do RM em 99 com 18 anos. Á medida que foi crescendo ele foi melhorando. daí que no seu topo foi o melhor guarda redes do mundo 5 anos seguidos (2008 a 2012). depois obviamente que perdeu gás.
      porventura poderás achar que o stegen e o oblak são melhores mas isto deve ser visto como um todo. quando o Casillas estava no topo a concorrência era grande (Buffon, Cech, van der sar, neuer, etc. ) valorizando ainda mais os seus feitos e qualidades.
      Iker Casillas
      2020-08-04 14h20m por Blueman
      Um senhor até pelo comunicado que emite onde mostra enorme respeito pelo Real Madrid, pelo FC Porto, pela sua Selecção e pelos adversários!

      Não estou a ver um português a emitir um despedida assim, infelizmente. A nossa cultura desportiva é zero menos um, pelo que comunicados destes são oásis no futebol português.

      Quanto à qualidade, Casillas tinha mística! Dezenas e dezenas de guarda-redes foram melhores que ele, mas. . . faz-me lembrar o Ozzy Osbourne; vo...ler comentário completo »
      PI
      Iker Casillas
      2020-08-04 14h09m por pimentafcp
      GRACIAS !!
      Casillas
      2020-08-04 13h49m por BestInTheWRLD
      grande carreira, mt titulada. Sera para smp um icone do real, independentemente da maneira cm foi tratrado qd saiu

      e sobre isso, se voltar msm a real (cm se falou ja), é pq sente msm um grande amor pelo clube. Pq sinceramente, o Florentino nao merecia mais nada dele

      boa sorte ao Casillas no resto do seu percurso
      San Iker
      2020-08-04 13h28m por pedropereira934
      Guarda redes de momentos decisivos como aquela defesa no mano-a-mano com Robben ou o penalti defendido a Cardozo no mundial 2010. Isso é muito importante, guarda redes como ter Stegen que eu adoro(junto com Oblak o melhor da actualidade), mas a verdade é que em 5 anos de Barca não me recordo de uma eliminatória de Champions em que tenha feito verdadeiramente a diferença. E Casillas, apesar de dar uns patos(até na final da Champions em Lisboa) tinha essa capacidade de salvar a equipa em situ...ler comentário completo »
      daniel_fcporto
      2020-08-04 13h14m por CreedEinsteinBratton
      Lá está, na minha opinião, Buffon foi melhor. Mas são opiniões e isto vai depender muito dos gostos.
      DA
      Creed
      2020-08-04 13h06m por daniel_fcporto
      Com todo o respeito que tenho pela tua opinião, até porque não foste insultuoso (muito pelo contrário), permite-me que discorde. Não acho que Casillas seja, de todo, sobrevalorizado. Acho, sim, que tem que ser comparado com os guarda-redes da sua geração, com características mais semelhantes. Acho que, na década passada, Iker Casillas foi, a par de Gigi Buffon, o melhor guarda-redes a pisar os relvados do futebol. Volto a concordar, mesmo sendo adepto do Real, quando dizes que t...ler comentário completo »
      . . .
      2020-08-04 13h06m por CreedEinsteinBratton
      A sua humildade, pelo menos segundo a imagem que passava cá para fora, também é de assinalar. A forma como abraçou o FC Porto também diz muito sobre ele (apesar de ter vindo com o ego muito ferido e viu no FC Porto a hipótese de ser idolatrado novamente. Isso ajuda a que tenha havido um bom "casamento").
      Iker Casillas
      2020-08-04 13h01m por CreedEinsteinBratton
      Pelo que ganhou, por ser lenda no maior clube do mundo e por ter ganho o que ganhou por Espanha, ficará na história como um dos grandes GR. E merece muito respeito pela carreira que fez. No entanto, em termos de qualidade, é das lendas deste século mais sobrevalorizadas (é o período que posso falar com completo conhecimento). Fica, em termos qualitativos, enormidades atrás dos melhores de agora por exemplo (ter Stegen e Oblak principalmente).
      Casillas
      2020-08-04 12h56m por H2ONeverDie
      Sempre se mostrou um senhor desde que veio para Portugal.
      Melhor das sortes para ele.
      Só não percebo como é que teve problemas com o Mourinho?
      De quem será a culpa?
      Mourinho arranja problemas com toda a gente, estou mesmo a ver. . .
      Tópicos Relacionados
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga Portuguesa
      Crónica
      Vitória SC derrotado (0x1) pelo Belenenses SAD
      Nas mentes dos adeptos vitorianos ainda devem estar os jogos de sofrimento da temporada passada, onde dominavam, mas acabavam por sucumbir perante adversários com outra frieza e capacidade de ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      SCB1375 18-09-2020, 23:29
      JustaCausa 18-09-2020, 23:27
      PO
      Portistaferrenho 18-09-2020, 23:26
      FL
      flying_machine 18-09-2020, 23:25
      BracaraAvgvsta 18-09-2020, 23:25
      VocesSabemLa 18-09-2020, 23:24
      150_Nicks 18-09-2020, 23:24
      Yharnam 18-09-2020, 23:24
      BestInTheWRLD 18-09-2020, 23:23
      Arshavin_Gunner 18-09-2020, 23:23
      JFreitas90 18-09-2020, 23:23
      FL
      flying_machine 18-09-2020, 23:22
      Chama--Portista 18-09-2020, 23:22
      AZ
      AzulMais 18-09-2020, 23:20
      SCBFAN 18-09-2020, 23:20
      Knuckleball 18-09-2020, 23:13