placardpt
    Mude para o zerozero Basquetebol. Tudo sobre o Basquetebol aqui!
    Terceira e última parte da entrevista

    Miguel Maria Cardoso: «Vejo isto muito complicado para voltarmos a jogar»

    2020/04/05 18:21
    E0

    Miguel Maria Cardoso é um dos nomes mais importantes do basquetebol nacional. O internacional luso já passou por clubes como FC Porto, Vitória SC, Benfica ou Nanterre, já venceu todos os títulos de primeiro nível em Portugal, uma Taça de França e já disputou algumas das principais competições a nível europeu.

    O zerozero aproveitou a paragem nos campeonatos para entrevistar o base de 27 anos sobre toda a sua caminhada. Desde o início em Ponte de Lima, às passagens por França, Alemanha e à mais recente aventura ao serviço do CB Almansa, do segundo escalão espanhol, passando ainda pela EuroLiga e pelo início da pandemia do Coronavírus em Espanha.

    A terceira e última parte da conversa foi focada na pandemia do Coronavírus, desde como foi lidar com a situação em Espanha, à quarentena em Portugal e às dificuldades em manter a forma. No final, houve ainda tempo para discutir o futuro dentro e fora do basquetebol e para responder a algumas perguntas rápidas.

    Parte I Do início em Ponte de Lima à estreia na EuroLiga com 20 anos: «Esses minutos fazem tudo valer a pena»

    Parte II «Sabia que estava preparado para voltar e fazer uma excelente época»

    «Mais importante do que o basket são as vidas humanas»

    ©FPB

    Zerozero: É impossível fugir ao tema do momento, ainda por cima estando tu a jogar num dos países mais afetados. Como é que viveste o início da propagação do Coronavírus em Espanha?

    A verdade é que continuo meio perplexo em relação a isto tudo. Eu nunca pensei na minha vida ter de viver um momento destes. Estar fechado em casa sem aquela liberdade que tanto gostamos e nunca pensamos que nos pudessem tirar. Eu e a minha namorado vivemos juntos em Madrid e, antes de vir embora, tínhamos estado em Madrid e a verdade é que a cidade não parava. Não tinha muitos carros, mas os bares, os restaurantes, o centro da cidade, estava tudo cheio de gente. Só que de um dia para o outro…foi o caos. Nós chegamos para treinar na quarta-feira, porque tínhamos jogo na sexta e eles disseram que ia ser à porta fechada e depois acabaram por cancelar os jogos. Sábado à noite eu peguei no meu carro e vim embora com a minha namorada e chegamos no domingo de manhã, porque em Espanha já estava tudo fechado e eu estava com medo que fechassem as fronteiras e não me deixassem voltar. Agora estou em quarentena em casa com a minha família, em Ponte de Lima.

    ZZ: Os outros jogadores estrangeiros também abandonaram?

    Sim. Quando isto começou a acontecer, houve um grupo de estrangeiros que criou um grupo no instagram com todos os jogadores estrangeiros dos diferentes clubes e a verdade é que muitos já voltaram para os seus países. No nosso caso, houve dois que ficaram, um porque costuma ficar lá no verão e outro porque teve problemas com os voos, mas os outros já regressaram às suas casas.

    ZZ: Manténs contacto com os jogadores e com o treinador e têm algum plano de treino?

    Sim, sim. Ao início o plano era enviado diariamente, agora é semanal, mas nós continuamos a treinar.

    ©FPB
    ZZ: E é possível manter a forma em casa?

    Não… É possível ir treinando fisicamente, mas sentes falta do contacto com a bola e do cesto. É extremamente complicado e eu não sei como é que isto vai acabar. Podes treinar em casa e eu treino em casa, mas não é igual a estares num campo de basquete a fazeres lançamentos ou a jogar cinco para cinco. Mas eu tenho treinado e sinto-me bem. E vou continuar a fazê-lo até termos uma resposta da Federação Espanhola. O estado de emergência foi agora prolongado e eles vão ter de voltar a adiar o campeonato - a fase regular terminava agora a 8 de maio. E não sei como é que vão fazer, mas vejo isto muito complicado para voltar a jogar basquete, na minha opinião. Porque mais importante do que o basquete são as vidas humanas e as pessoas que estão a sofrer neste momento.

    ZZ: Além de manter a forma, como é que tens vivido estes tempos de quarentena?

    Tenho tentado aproveitar a minha família, porque, como já disse, saí de casa com 15 anos e é bom estar na minha casa. Temos de ver o lado positivo das coisas e há muito para aproveitar com a minha família. Há tempo para estarmos sentados no sofá, para falarmos, para ler, para ouvir música, para despertar em mim uma parte criativa à qual não damos atenção quando estamos focados a treinar. Para mim as coisas mais essenciais da vida estão nesses prazeres básicos, que é a família, ter saúde e poderes desfrutar da tua casa.

    ZZ: Regressando agora ao basquetebol, para terminar. Contigo acontece um fenómeno curioso que também se passa com outros atletas. Como surgiste tão novo, às vezes esquecemo-nos que ainda só tens 27 anos e que ainda tens um futuro longo pela frente. Quis são os teus planos para esse futuro?

    Eu aprendi que fazer planos para a minha carreira não é o melhor. O melhor é desfrutar do momento, como já te disse. Eu foco-me realmente no presente e não sei como é que vai ser o meu futuro. Tenho algumas ideias em mente, mas não sei se para o ano vou jogar no estrangeiro ou não. Quero jogar basquete enquanto tenho prazer em jogar basquete. No dia em que eu deixar de ter prazer, seja daqui a dez anos, seja daqui a cinco, seja daqui aos anos que for, dedicar-me-ei a outra coisa que de certeza que vou gostar de fazer. Gosto de modo, de línguas, não sei se vou conseguir deixar o basquete também… Em termos de basquete, quero jogar sempre ao mais alto nível e juntando o melhor para a minha família e para a minha futura mulher.

    Lances Livres

    Melhor jogador com quem já jogaste?

    O Trent Meacham, o David Lighty, o Deshaun Thomas e o Nuno Marçal.

    Adversário mais difícil de defender?

    O Boby Dixon e o AJ Slotter.

    Treinador que mais te marcou?

    Tive vários. O Fernando Sá, o professor Abílio aqui de Ponte de Lima, o Sérgio Marante na formação do FC Porto, o Moncho López que me lançou no FC Porto, o Pascal Donnadieu no Nanterre…

    Momento mais alto da carreira até ao momento?

    Os minutos na EuroLiga, fazem tudo valer a pena.

    Sítio onde mais gostaste de viver?

    França, em Paris, sem dúvida.

    Sítio onde gostaste menos de viver?

    Talvez Berck, porque chovia muito e era muito ventoso e eu gosto de Sol.



    Portugal
    Miguel Maria
    NomeMiguel Maria Varajão Leal Cardoso
    Nascimento/Idade1993-01-15(31 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoBase

    Fotografias(50)

    Liga Betclic 23/24| Benfica x FC Porto (J15)
    FIBA Europe Cup 23/24| FC Porto x BG Gottingen

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Diasmartins 26-04-2024, 01:43
    marciosantos321 26-04-2024, 01:34
    marciosantos321 26-04-2024, 01:24
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:55
    carocha2023 26-04-2024, 00:48
    AS
    asa_scouting 26-04-2024, 00:31
    brutal_power 26-04-2024, 00:14
    Ronaldinho-gaucho 26-04-2024, 00:06
    AN
    andra-alexandre485 26-04-2024, 00:00
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:52
    johnspencer 25-04-2024, 23:42
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:38
    FO
    Formiga1979 25-04-2024, 23:37
    FO
    Formiga1979 25-04-2024, 23:34
    RA
    raguar 25-04-2024, 23:26