placardpt
    Mude para o zerozero Basquetebol. Tudo sobre o Basquetebol aqui!
    Entrevista do jovem poste ao zerozero

    Bruno Fernando: «Se não tens pesos, usas malas cheias de roupa e toca a andar!»

    2020/04/07 16:00
    E0

    Bruno Fernando é um dos vários atletas lusos a jogar fora de Portugal, mais precisamente em Espanha, ao serviço do Gandía. Formado no Algés, o jovem poste passou as últimas três temporadas no Esgueira, tendo rumado ao país vizinho no início da presente temporada.

    O zerozero aproveitou a paragem nos campeonatos para falar com poste sobre a sua primeira aventura fora de portas e sobre o seu futuro. O inevitável tema do Coronavírus também fez parte da conversa, desde a forma como jovem tem lidado com toda esta situação a como viveu o início do surto em Espanha.

    «Dois dias depois já ninguém saía à rua»

    ©Units Pel Bàsquet Gandía

    Zerozero: Antes de mais, é impossível fugir ao assunto que tem abalado o mundo inteiro, ainda por cima quando jogas num dos países mais afetados. Como é que viveste o início da pandemia em Espanha?

    Começou tudo no início de março, na segunda semana, se não me engano. Era quarta-feira, estávamos a treinar normalmente e só sabíamos que os jogos iam ser à porta fechada. Era a única indicação que tínhamos. Não sabíamos mais nada, se íamos ter mais treinos ou não. O meu treinador disse que íamos ter uma confirmação mais tarde e enviou uma mensagem nessa noite a dizer que os treinos estavam adiados até sexta-feira. No dia a seguir, os jogos foram todos cancelados e foi assim que nós soubemos da notícia de que ia fechar tudo e íamos entrar em estado de emergência.

    ZZ: Foi algo surpreendente ou já estavam à espera?

    Na semana anterior havia casos, mas nada como está agora. Havia alguns casos em Valência - eu jogava lá perto -, mas era controlado. A partir dessa segunda semana já começaram a crescer os casos e a ficar mais perigoso.

    ZZ: Alguém da estrutura (jogadores, staff, dirigentes) ficou afetado?

    Não, ninguém ficou afetado. Na zona onde eu estava, até ao momento em que eu saí, ninguém estava infetado.

    ZZ: Então já regressaste a Portugal?

    Sim, sim.

    ZZ: Regressaste logo?

    Não, porque eles ainda estiveram a ver toda a situação, mas depois do Primeiro Ministro espanhol decretar a quarentena nacional, o clube achou melhor fazer regressar todos os jogadores estrangeiros. Todos os clubes de Espanha tomaram essa decisão.

    ZZ: No período em que estiveste lá, achas que as pessoas estavam a seguir as ordens à risca ou nem por isso?

    Por acaso, as pessoas cumpriam muito. Dois dias depois já ninguém saía à rua, só para ir ao supermercado ou à farmácia. Eu também só saí para ir até ao aeroporto e as pessoas estavam a cumprir, por isso não percebi como é que Espanha se tornou um dos países com mais casos. O sítio onde eu estava também era uma cidade pequena, mas eles fecharam logo os campos de basquetebol exteriores, fecharam tudo.

    ZZ: E como é que tens vivido a quarentena?

    Tenho treinado, feito exercício físico, estado com a família e…mais nada! Netflix [Risos] e não dá para fazer mais nada.

    ZZ: E consegues manter a forma em casa?

    Sim, dá para manter a forma em casa se souberes o que se está a treinar. Basicamente tens de alterar tudo o que fazes no ginásio. Se não tens pesos, usas malas cheias de roupa e toca a andar!

    «Estou feliz com aquilo que fiz, aprendi muito»

    ©Units Pel Bàsquet Gandía
    Na segunda parte da conversa, Bruno começou por revelar que já não está ligado à equipa - «foi uma rescisão amigável» -, contou como é que viveu a primeira experiência fora de Portugal e ainda aquilo que espera para o seu futuro.

    ZZ: Indo agora para o basquetebol, primeira experiência fora de Portugal depois de três épocas no Esgueira enquanto sénior, como é que surgiu a hipótese?

    Surgiu através de um contacto com o meu agente. Ele entrou em contacto comigo, acreditou no meu potencial e eu também já queria sair de Portugal neste último ano em que tive no Esgueira. A partir daí foi encontrar uma solução e ele achou que eu em Espanha ia evoluir muito, porque, como todos sabemos, Espanha é a melhor escola de basquetebol na Europa, eu também achei interessante e a partir daí fomos trabalhando.

    ZZ: A adaptação foi fácil?

    Digamos que foi fácil e, ao mesmo tempo, também não foi. Isto porque eu estava a tentar perceber o jogo deles, que é bastante diferente do jogo português, é mais rápido e mais tático. Eu acabava os jogos quase todos da pré-época com quatro faltas porque estava habituado a um jogo mais físico, mas depois adaptei-me e a partir daí foi muito mais fácil.

    ZZ: E a adaptação à cidade?

    Também foi fácil. Gandía é quase igual a Aveiro em termos de número de pessoas. Tem mais, mas é uma cidade pequena, é uma província de Valência.

    ZZ: Estavas com médias de 13,2 minutos por jogo, 4,9 pontos e 3,6 ressaltos, são números dentro do que esperavas?

    Não, não foi aquilo que eu esperava, mas, ao mesmo tempo, estou feliz com aquilo que fiz. Aprendi muito, especialmente com o Shalawn Miller, que é um senhor dentro de campo incrível. Ele acabou a carreira agora, mas era o melhor jogador do campeonato. Apesar de ter 45 anos, parecia que tinha rejuvenescido 20, tinha uma presença incrível.

    ZZ: O Gandía compete no quarto escalão espanhol, ainda assim, acredito que as condições sejam comparáveis a alguns clube da primeira liga nacional e mesmo ao nível de jogo, não?

    Sim, alguns tinham. O nível de jogo é diferente, não quero estar a dizer se é melhor ou pior, porque é um estilo diferente.

    ZZ: Ainda tens apenas 23 anos e um futuro longo pela frente. Quais são os teus planos e objetivos a curto-médio prazo?

    Agora é passar a quarentena e começar a treinar. A partir daí é conversar com o meu agente e ver o futuro. Acho que não vai ser em Portugal, porque eu não quero continuar por cá, mas é ver as melhores opções das proposta que tenho e continuar a trabalhar.



    Portugal
    Bruno Fernando
    NomeBruno Fernando
    Nascimento/Idade1996-08-13(27 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoPoste

    Fotografias(6)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Alemão
    Presidente honorário anuncia decisão para breve
    Uli Hoeness, presidente honorário do Bayern München, confirmou contactos com vários treinadores na tentativa de resposta à situação de instabilidade no clube. ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    AngelEyes 26-04-2024, 16:55
    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 16:42
    fcpinvicta 26-04-2024, 16:40
    Minnowkr 26-04-2024, 16:05
    ZH
    zhar 26-04-2024, 16:03
    O_Pestinha666 26-04-2024, 15:52
    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 15:44
    VocesSabemLa 26-04-2024, 15:36
    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 15:36
    publagrima 26-04-2024, 15:24
    mundial200 26-04-2024, 15:20
    FC
    Fcpflaw2506 26-04-2024, 15:20
    Minnowkr 26-04-2024, 15:12
    publagrima 26-04-2024, 15:09
    Minnowkr 26-04-2024, 15:08
    mundial200 26-04-2024, 15:06