placardpt
    Conheça este clube de Ílhavo

    Da loiça ao futebol: esta é a história do Vista Alegre, uma fábrica de vitórias em casa

    2020/03/06 19:24
    E0

    *com Tiago Bebiano

    Vivem-se momentos de grande expectativa e ansiedade em Ílhavo. O motivo prende-se com o clube que ostenta o nome da mais famosa marca de porcelana do mundo. Vista Alegre, isso mesmo. É muita a alegria que tem acompanhado a equipa de Aveiro na presente temporada. Mergulhados na AF Aveiro (1ª Divisão), o talé tem feito as delícias dos fieis adeptos que picam o ponto aos fins-de-semana. Joga-se bom futebol, o primeiro lugar está à distância de três pontos e este domingo há um duelo quentinho com o grande rival, SC Fermentelos.

    Dias antes desse autêntico duelo de titãs, o zerozero foi até ao quartel-general do Vista Alegre para falar com o presidente, António Lourenço. Venha daí, porque há muito para contar...

    A parceria da fábrica com o futebol

    A fábrica, fundada em 1824 por José Ferreira Pinto Basto, registou-se como clube federado apenas em 1952. Inicialmente um bairro operário autossuficiente, para além de condições de habitação, dotou o mesmo com equipamentos sociais, culturais, creche, teatro ou bombeiros. Atualmente, é um clube de empresa, como Bayer Leverkusen ou Wolfsburg. Foi na família Pinto Basto que surgiu a introdução do futebol em Portugal, quando os bisnetos do fundador da fábrica da Vista Alegre - Guilherme, Eduardo e Frederico - introduziram a prática do desporto no país.

    Fábrica da Vista Alegre ©Getty / Horacio Villalobos
    «Eles fizeram a formação em Inglaterra e promoveram o futebol no Campo Pequeno, em Lisboa, contra os ingleses. A fábrica tem algumas peças alusivas em relação a essa família, que tem uma vertente turística e que a fábrica tem sempre cuidado de manter a ligação», começou por dizer o presidente do Vista Alegre, António Lourenço.

    «Era política dos fundadores da empresa promover a atividade cultural e desportiva. Da parte cultural, tinha o teatro, que já é do tempo da fundação, assim como o coro, uma banda, creche, uma série de atividades que existia tudo dentro da empresa. Quando o Vista Alegre decide passar a competir federado, registou-se o estatuto do clube a 1 de março de 1952. A ligação à empresa é absoluta, ou seja, as principais funções dentro da direção [Presidente, Vice-Presidente e Tesoureiro] têm que ser funcionários da empresa», assinalou.

    Ambições a curto e médio prazo

    Esta época, que marca o regresso à primeira divisão distrital após o décimo sexto lugar que causou a despromoção do campeonato elite na temporada passada, os talé competem pelo título e o jogo frente ao Fermentelos pode ser crucial na conquista do mesmo. Com apenas três pontos de desvantagem, a vitória garante a passagem para primeiro devido à diferença de golos sofridos e marcados. Posto isto, o presidente quer que os jogadores entrem em campo com mentalidade de vitória.

    qO futebol é um mundo diferente, não é ético
    António Lourenço
    «O Vista Alegre tem seniores há oito anos e nos últimos oito anos temos vindo a estabilizar o clube. Temos uma desvantagem em relação às outras equipas, que é não conseguir ter estabilidade na formação que permita aumentar a equipa sénior. Este ano apostámos na subida embora eu ache que o Vista Alegre tenha condições para se manter no campeonato elite a próxima época e não digo mais porque não há apoio para mais. Os apoios aqui não é só uma equipa, é toda uma estrutura à volta que é preciso ter e que o clube neste momento ainda não tem porque não anda cá há mais tempo... a carolice já é pouca»., proferiu o presidente da equipa de Ílhavo antes de revelar o que o futebol lhe mostrou. 

    «Foi um choque para mim, que vim do mundo do basquetebol [enquanto atleta] e não estava por dentro do mundo do futebol. Os valores que transmite chocam-me muitas vezes quando comparo com os valores que me foram transmitidos no desporto. O futebol é um mundo diferente, não é ético», revelou.

    Fermentelos no horizonte... e o futuro

    Esta temporada, o Vista Alegre é o melhor ataque do campeonato (57 golos marcados) e, a par com o SC Fermentelos, é a melhor defesa também, com apenas 14 golos sofridos. Este domingo, a equipa orientada por Rui Valente entra em campo frente ao líder da divisão I. Com uma desvantagem de apenas três pontos, o Vista Alegre tem a oportunidade de subir à primeira posição case ganhe aos pimpões da pateira. Quando questionado sobre a força defensiva e ofensiva do plantel esta época, António Lourenço destaca que «a equipa foi construída numa base de manutenção no campeonato de elite e é um objetivo claro a subida de divisão. Temos uma forte aposta na formação, não existe séniores sem formação nem formação sem séniores

    qNestes jogos não há favoritos
    António Lourenço
     Com onze jogos em casa esta época, na divisão I, o talé ainda não sofreu nenhuma derrota e só tem vitórias. O maior apoio do clube é a claque Ultra Porcelana, que faz sentir a sua presença nos jogos caseiros. Porém, num jogo destes, o presidente considera que não é tão relevante para fazer uma diferença significativa na partida.

    Presidente do Vista Alegre no campo do clube ©Tiago Bebiano
    «A visão que eu tenho é que nestes jogos não há favoritos, vai ser entre pormenores. O que eu costumo dizer aos nossos jogadores é que eles não podem ser mais que nós. Temos que ir com a mentalidade de ganhar ao SC Fermentelos. Nesta fase, temos o objectivo de sermos campeões, temos de o mostrar dentro de campo. É para isso que os jogadores lutam. O fator casa é importante nesta divisão. Jogar fora ou jogar em casa é totalmente diferente, com o factor caseiro as equipas são mais aguerridas. Pode ser preponderante, embore eu ache que nestes jogos mais de topo isso perde um bocadinho a relevância, apesar de termos um apoio incrível dos adeptos e da claque», afirmou.

    «O projecto é estabilizar na divisão de elite e mantermos-nos lá. A curto/médio prazo não há outra ambição superior porque obriga a outros voos que nós claramente não estamos aptos. É impossível sustentar um clube todo na formação, mas a espinha dorsal está lá, é preciso alimentar mais isso. O nível competitivo na divisão elite é muito elevado, embora tenha baixado um bocadinho esta época, no ano passado era muito elevado. A formação dos  treinadores começa a ser outra e o futebol começa a ser profissional cada vez mais cedo», finalizou. 

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    VISTA ALEGRE
    EMPATE
    FERMENTELOS

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    jogos históricos
    U Domingo, 08 Março 2020 - 15:00
    Campo Municipal da Vista Alegre
    2-2
    Rodrigo Fazzio 24'
    Bruno Resende 68' (g.p.)
    Diogo Mendonça 64' 90' (g.p.)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Destaque
    Levantamento dos clássicos perto do 25 de abril
    Portugal, país do futebol, o desporto do povo. Abril, mês da revolução, pela liberdade do povo. 

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    tcb9277 26-04-2024, 10:46
    unsub 26-04-2024, 10:46
    mundial200 26-04-2024, 10:43
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:30
    HA
    Halibut 26-04-2024, 10:26
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:19
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:16
    joaobencatelense 26-04-2024, 10:14
    mario1953 26-04-2024, 10:13
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:11
    BM
    bmsantosousa 26-04-2024, 09:54
    moumu 26-04-2024, 09:48
    Vic-54 26-04-2024, 08:15
    Inuyashapt 26-04-2024, 05:02
    moumu 26-04-2024, 03:12
    moumu 26-04-2024, 02:50