placardpt
    Derrota por 2x1 na Alemanha

    Dragão ferido mas não caído

    A visita do FC Porto a Leverkusen redundou numa derrota por 2x1, esta quinta-feira, na primeira mão dos 16 avos de final, num encontro em que o VAR se mostrou decisivo e a defesa portista pouco fiável. O golo de Luís Diaz, no entanto, abre perspetivas otimistas para o encontro do estádio do Dragão.

    Jogo atado mas seguro pelo Bayer

    Debaixo de um autêntico dilúvio nos primeiros minutos, o medo de errar imperou sobre a ousadia de arriscar. A consequência lógica foi um jogo de muitas amarras e poucas ações ofensivas, até que os alemães começaram a tomar conta da bola, esse bem tão precioso. 

    VAR hesitante
    O golo de Alario foi, numa primeira instância, anulado por fora-de-jogo, mas a decisão acabaria revertida depois de alguns segundos de confusão. Pouco depois a claque alemã exibiu uma tarja onde pedia que se acabe com o VAR.
    Sem pressas e dono da paciência, o Bayer Leverkusen podia ter desfeito o colete-de-forças aos 17 minutos quando Havertz atirou à trave e Alex Telles desviou a segunda bola de Demirbay para canto. Estava dado o mote para o minuto 29 na BayArena. 

    Lars Bender teve tempo para o cruzamento, Marcano perdeu o duelo pelo ar com Demirbay e Lucas Alario, ao segundo poste, só teve de encostar, porque Mbemba não estava por perto. Era a recompensa - justa, diga-se - para a melhor equipa em campo, sobretudo porque soube esperar em segurança o momento para ferir o dragão.

    Do lado oposto, muito pouco. O FC Porto não era capaz de criar jogo que alimentasse Marega e Soares, pelo que os raros sinais de perigo tiveram de sair do catálogo da meia distância. Se o primeiro remate de Sérgio Oliveira (35') não tirou o sono a Lukas Hradecky, o de Uribe (43') levava outra história e só um voo soberbo do guarda-redes finlandês evitou o empate.

    Marchesin «denunciado» pelo VAR

    Luta ao racismo patente
    O caso Marega foi tema também na Alemanha e o Leverkusen fez questão de se mostrar solidário. Antes do jogo foi exibida uma faixa com a frase: «Leverkusen é colorida».
    Troca de campo e, dez minutos volvidos, novo golpe. Volland aproveitou toda a debilidade de Manafá e, depois de rodar sobre o defesa portista, acabou agarrado dentro da zona proibida. Grande penalidade e outra vez o VAR... Marchesin defendeu o remate de Havertz, e quando o FC Porto já tinha saído para o ataque, marcha atrás, porque as imagens mostraram o guardião argentino a deixar a linha antes do remate do alemão. Penálti repetido, e à segunda Havertz não falhou.

    Seguiram-se minutos de algum nervosismo dos dragões, até que ao minuto 73 apareceu o sempre importante golo longe de casa. Livre de Alex Telles, Zé Luís cabeceia para uma primeira defesa de Hradecky, mas Luís Diaz logrou a felicidade na insistência. Reduzia o FC Porto e, para além disso, readquiria segurança e confiança no seu jogo.

    É certo que Marchesin ainda passou por um ou outro calafrio até final, mas o FC Porto foi capaz de travar novos golpes dos alemães, levando assim a eliminatória em aberto para Portugal. 

    U Quinta, 20 Fevereiro 2020 - 20:00
    BayArena
    Slavko Vinčić
    2-1
    Lucas Alario 29'
    Kai Havertz 57' (g.p.)
    Luis Díaz 73'
    BayArena
    BayArena
    Alemanha
    Leverkusen
    Lotação30 210
    Medidas105x68
    Inauguração1958
    Fase1/16 de Final
    Mão1ª Mão
    Lances Capitais
    29´
    GOLO Bayer Leverkusen!
    Lucas Alario marca
    Lucas Alario marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    55´
    Kai Havertz (Bayer Leverkusen) falha a grande penalidade! Marchesín defende!
    57´
    GOLO Bayer Leverkusen
    Kai Havertz marca de grande penalidade!
    Kai Havertz marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    73´
    GOLO FC Porto!
    Luis Díaz marca
    Luis Díaz marca o seu 3º golo na prova (7 jogos)
    A Chave

    Minuto 73. Já se falou em acabar com a regra, mas por enquanto ainda impera. O golo fora é uma espécie de «dupla vida» para qualquer equipa numa eliminatória, pelo que o de Luís Diaz abre todo um outro cenário para a partida do Dragão.

    O Árbitro

    Recorreu duas vezes ao VAR nos golos do Bayer Leverkusen. No primeiro pareceu perdido entre a anulação e a validação, no segundo mandou repetir a grande penalidade. Não pareceu muito seguro na forma como conduziu a partida.

    O Melhor
    Solidariedade alemã

    O melhor de tudo isto foi mesmo a forma vincada como os alemães se colocaram ao lado do FC Porto e de Moussa Marega na luta contra a idiotice dos atos racistas. Antes do jogo, um vídeo com todo o plantel a dizer «não», no estádio uma tarja a sublinhar as múltiplas cores de Leverkusen. É assim que deve ser.

    O Pior
    Wilson Manafá

    Foi, de certa forma, a maior surpresa no onze do FC Porto, mas a noite do lateral direito não foi a mais feliz. Se no 1x0 a culpa terá de ser dividida com Mbemba, no segundo só ele teve responsabilidades pela forma como abordou o lance com Volland.

    Forma
    Bayer Leverkusen
    2019/2020
    31J
    17V
    4E
    10D
    50-40G
    FC Porto
    2019/2020
    40J
    30V
    4E
    6D
    83-33G

    Fotografias(11)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BAYER LEVERKUSEN
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Chama--Portista
    2020-02-21 12h42m por iSMURF4
    Uma coisa é ser craque outra é ser burro.

    Uns preferem o dinheiro. . . outros a carreira. . . . e outros como o Quintero preferem as gajas.

    são escolhas não o condeno. .

    :-)
    AN
    jsilva77
    2020-02-21 12h20m por angelothetruth
    1. O SC quis contratar o Fabio Coentrao mas o pessoal nao quis, era um jogador competente que poderia dar descanso ao Telles, e a ideia incial acho que era ter o Manafa como suplente do Telles, mas SC sempre gostou de velo na direita.

    2. Essa do Saravia tambem nao faz sentido, pelo que eu ouvi o SC nao quis deixa-lo sair porque acreditava que podia render (ja fez isto tantas vezes), a verdade é que nao esta a render. . .

    3. Danilo ja deveria ter saido do F...ler comentário completo »
    HA
    Drifter
    2020-02-21 11h59m por Halibut
    Não podes julgar um jogador por apenas um jogo, onde é que o Marcano é melhor? E Mbemba tem sido o central mais certinho. . .
    O Porto
    2020-02-21 11h59m por iSMURF4
    só tem 2 jogadores acima da média e talvez com nível para equipas melhores. . acho que nem preciso de dizer quem são.
    HA
    Próximo jogo
    2020-02-21 11h58m por Halibut
    Marchesin, Telles, Corona, Pepe, Mbemba, Sérgio, Uribe, Otavio, Diaz, Marega, Soares

    Era o que escolheria, o Marcano não está a jogar melhor que Mbemba e não é superior ao Pepe, haja coragem de metê-lo no banco. . .
    *
    2020-02-21 11h57m por iSMURF4
    mas digo e volto a dizê-lo. . . .
    Chama--Portista
    2020-02-21 11h56m por iSMURF4
    Oliver Torres craque? credo. . .

    Quintero sim esse é craque. . .

    mas logo digo e volto a dizê-lo. . .

    cepos. . . fracos. . . ou pseudo craques como queiras.
    HA
    Próximo jogo
    2020-02-21 11h55m por Halibut
    Sem inventar, Corona volta à lateral, Otavio volta e regressa ao meio campo porque precisamos de mais criatividade. . . Não colocava Danilo por Sérgio Oliveira que tem estado bem, é injusto tirá-lo neste momento, se a equipa tem conseguido bons resultados com Sérgio e Uribe é manter, de resto o Mbemba tem estado superior ao Marcano por isso acho que caso o Pepe recupere o treinador terá que saber escolher, embora eu ache que ele vá prescindir do Mbemba. . . .

    Soares, embora haja críticos eu mantinha a titularidade dele.
    JS
    angelothetruth, bom comentário
    2020-02-21 10h37m por jsilva77
    Concordo, na generalidade, com aquilo que escreveste . . . Apenas acho que a parte do Alex Telles foi um pouco injusta . . . É talvez o nosso melhor jogador e deverá render uns 40M, se o FCPorto o convencer a renovar, no final desta época . . . Não esquecer que ele faz praticamente todos os jogos da temporada, não pode estar em alta rotação, problema que já vem desde o início da era Conceição, nunca fomos buscar um lateral esquerdo para rodar com Telles e, sendo ele vendido, não se a...ler comentário completo »
    AN
    FCP de Ontem
    2020-02-21 09h56m por angelothetruth
    Fiquei bastante irritado com este jogo, nao consegui perceber se o FCP jogou mal na primeira parte propositadamente ou se houve incapacidade da equipa em jogar melhor (detesto esta mentalidade que se apoderou no universo do FCP em que todas as epocas o campeonato é o mais importante e tudo o resto é apenas para se ir jogando, isto nao é o FCP que me habituei a ver, o FCP sempre foi conhecido por TODOS os jogos sao para ganhar e nao jogar fosse contra que adversario fosse E as finais sao para ...ler comentário completo »
    Manafa
    2020-02-21 09h20m por Eternoazul
    Cm é possível este tronco ter chegado a jogador profissional??. . . . cm é possível jogar num clube cm o porto. . . a titular???. . . num jogo da liga Europa??? Meu deus isto não pode ser verdade. . . . tava chateado cm é lógico mas qd fez o penalty " larguei um sorriso". . porque será?? SC é assim qd ganha crédito junto dos adeptos trata logo de o perder. . . manafa Marega Soares. . . so lixo!!! E não venham com as tretas do " ah e tal a defesa da espaço é bom pro Marega" onde??? A bola bate na...ler comentário completo »
    HA
    Manafa
    2020-02-21 01h10m por Halibut
    Aquele penalti que ele faz, só à chapada mesmo. . . infantil
    Marcano
    2020-02-21 00h44m por iSMURF4
    nem sequer falei de Marcano, que por acaso é em termos de central dos melhorzinhos que temos (ironia das ironias. . . ).
    Chama--Portista
    2020-02-21 00h42m por iSMURF4
    Todos os jogadores que disse são cepos e já não é de agora.

    tenho dito já à várias épocas que o nível do plantel do Porto tem vindo a piorar de ano para ano. . . e o tempo tem-me dado razão. . . e o mesmo se aplica a Benfica e Sporting.

    Uma pessoa vai ver os planteis do Porto e Benfica de 2014 por exemplo e vê os de hoje e até fica mal disposta.

    Nos últimos 6 anos ganhamos apenas 1 liga portuguesa mas parece que está tudo bem.
    Lalaland
    2020-02-21 00h37m por CabraCega
    Pelo menos 1 metro? Também não vamos exagerar. . . Estão os dois em cima da linha da pequena área. . . É normal causar dúvida, visto que por exemplo no jogo com o Benfica houve linhas para marcar o fora de jogo ao Marlos e neste jogo não houve porque razão?
    Chama--Portista
    2020-02-20 23h37m por iSMURF4
    Nós portistas descemos muito a nível de exigência nos ultimos anos.

    Quero mais Luchos, Moutinhos e Guarins não quero Sergio Oliveiras ou Otávios por amor de deus.
    Neste jogo
    2020-02-20 23h23m por CabraCega
    Notou se a falta de qualidade do VAR
    No primeiro anula o golo e logo a seguir valida de novo. . . No penalti não viu a paradinha do Harvertz mas viu os pes do Marchesin. . . Aí nem sei se foi o VAR ou o árbitro, não sei se aí o VAR pode intervir
    Drifter
    2020-02-20 23h17m por CabraCega
    O marchesin da um pequeno passo à frente, mas isto porque o harvertz fez uma paradinha, que me pareceu ilegal. . .
    PO
    Jogo em aberto. . .
    2020-02-20 23h16m por PORTOTUGA2
    Mas com tudo para passarmos.
    Ganhar a Liga Europa seria lindo e muito mais saboroso que o titulo de campeao nacional que la fora dao o valor de tusto. . .
    O que me interessa é estar sempre na Europa como melhor equipa portuguesa. . . como tem acontecido ao longo de 3 decadas. . . e é por aqui que a unica equipa portuguesa vai à superliga europeia. . . vocês vao ver daqui por 3/4 anos. . .
    resultado
    2020-02-20 23h09m por iSMURF4
    o resultado até foi melhor do que eu estava à espera. . .

    1 golo fora é sempre importante. .

    agora com o Sergio Conceição a continuar a apostar em cepos como Manafa, Soares, Marega, Sergio Oliveira. . . . não vamos a lado nenhum.
    RA
    Porto
    2020-02-20 23h02m por raguar
    Tudo em aberto se não jogar manafa Danilo e se meter o marega na linha. Se assim for sao 3 a menos. .
    Quero ver sei Sérgio vai fazer o mesmo ao manafa o que fez ao sarabia.


    Porto x Bayer
    2020-02-20 22h47m por moreno07
    Não é um mau resultado mas mesmo assim será muito dificil passar. .
    1-0 Com o bayern leverkusen acho um resultado improvável, já que a nossa defesa está longe das últimas épocas. O ponto bom é que o leverkusen revelou hoje algumas fragilidades defensivas.
    Só num dia muito bom teremos chances de passar e espero que seja sem danilo e manafá!
    Bayer vs Porto
    2020-02-20 22h41m por Roby_Comunista
    Previ que o Porto perderia este jogo 2-0 mas este resultado não é nada mau atenção.

    Em casa penso que o Porto poderá ganhar mas têm que ter atenção pois o Bayer é uma equipa muito bem organizada, com uma frente de ataque boa.
    TSG Hoffenheim
    2020-02-20 22h36m por Porto1985
    não sei se hei-de rir ou chorar???
    Que tamanha asneira, até amigos benfiquistas admitem que o Porto tem o adversário mais forte mas pronto o senhor Joaquim Rita deve ver coisas que só ele consegue ver 😒
    Porto
    2020-02-20 22h33m por slbmeireles
    Eu disse que o Benfica estava mal, mas engane-se quem ache que o Porto esta melhor. Alias digo isso desde o inicio da epoca. A diferença é que o Benfica tem jogadores que individualmente conseguem resolver jogos, e o Porto jogou os jogos com o Benfica como fossem os jogos da epoca. De resto futebol muito fraco de ambas as equipas.
    O nosso campeonato nao tem nenhuma equipa de qualidade a jogar futebol.
    E não é preciso ir muito longe, basta olhar para os treinadores das princ...ler comentário completo »
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...