placardpt
    Vitória derrota Santa Clara no Castelo

    Veio da equipa B para acabar com a seca em Guimarães

    Entre chuva e sol, o Vitória SC voltou aos triunfos ao bater o Santa Clara nos descontos. Uma partida cheia de nervos e onde esteve no banco a solução para o problema de eficácia da equipa de Ivo Vieira. No banco, na equipa B, no Campeonato de Portugal... nos Açores. João Pedro, um açoriano, voltou a fazer sorrir a equipa vimaranense em vésperas da participação na final four.

    Congelar resultou

    Há quem diga que faz parte do jogo, há quem se irrite, há quem aponte que seja uma prática legítima, há quem indique que seja algo que estraga o espetáculo. O retardar de reposições de bola e as várias paragens por quedas, a que rotula de anti-jogo em certas ocasiões, foi um aspeto que marcou invariavelmente a partida em Guimarães. E, com isso, o Santa Clara conseguiu equilibrar o jogo e esmorecer o ímpeto ofensivo da equipa de Ivo Vieira.

    ©Catarina Morais / Kapta +
    A vir de dois golos em que a criação não deu em celebração, a formação de Ivo Vieira precisava de golos para serenar e descomplexar-se. Tentou-o logo de início, mas esses 15 bons minutos iniciais, em que o Santa Clara arriscou numa espécie de postura homem-a-homem que permitiu alguns espaços ao adversário na chegada ao último terço, não tiveram continuidade no resto da segunda parte.

    Sempre que pôde, a equipa de João Henriques tentou abrandar o ritmo de jogo e, depois de começar a defender alto em 4x3x3, baixou as linhas e passou a 4x4x2 para suster o espaço entre-linhas aos vimaranenses. Goste-se ou não do estilo, resultou. Por isso, só perto do final da primeira parte se voltaram a ver lances de perigo junto à baliza de Marco.

    Pelo meio, um nervosismo crescente, que acontecia na bancada e no banco (Ivo Vieira e os seus habituais shows de ira e aplauso) e que deixavam também desconfortável uma equipa a viver do passe de Pepê e das tentativas de drible de Edwards - desta vez numa tarde apagada. André André foi a surpresa maior e é reforço para o resto da época, e, por mais que ainda esteja longe do ponto de rebuçado, já se viram bons momentos com bola.

    Ora, com isto, era o Santa Clara a estar mais confortável, longe de ter o jogo controlado. A qualidade de Costinha, no vértice esquerdo do meio-campo, permitia-lhe um equilíbrio maior, embora faltassem argumentos (leia-se remates) para pensar em algo mais do que o empate.

    ©Catarina Morais / Kapta +
    Se o tal gelo imposto pelos açorianos resultou em boa parte de um primeiro tempo misturado entre chuva torrencial e raios de sol, para o segundo tempo a intensidade vitoriana conferiu à partida maior interesse e uma tendência mais vincada para a baliza de Marco, que foi respondendo com qualidade entre os postes.

    No banco, o calor da vitória

    Foram 20 excelentes minutos, suficientes para que a vantagem fosse conseguida. Bonatini e Rochinha ficaram a devê-lo às bancadas, que se animavam com o momento. Só que Marco continuou a ser a salvação açoriana.

    Nesse período, tal como no primeiro tempo, o Santa Clara aguentou. A crença era que alguma oportunidade enfim chegasse. E assim foi, ao minuto 81, a primeira, que Thiago Santana desperdiçou.

    Antes disso, já o estádio tinha estado em ebulição com uma paragem forçada pelo guarda-redes enquanto outro colega era assistido, o que, no fundo, serviu para despertar o jogo para os últimos minutos.

    ©Catarina Morais / Kapta +
    Depois disso, Carlos Júnior teve outra, numa bomba que foi à trave. Tudo isto com o Vitória em 4x1x3x2, depois do jovem João Pedro se ter juntado a Bonatini na frente. E a nossa tentação já seria dizer que a saída de André André retirou capacidade para os últimos minutos, só que... voilà! Davidson cruzou e João Pedro marcou o golo que tão merecido foi pelos vitorianos, no fim da seca de golos que ia no terceiro jogo.

    jogos históricos
    U Sábado, 18 Janeiro 2020 - 15:30
    Estádio D. Afonso Henriques
    Manuel Oliveira
    1-0
    João Pedro 90'

    ESTÁDIO

    Estádio D. Afonso Henriques
    Lotação30 000
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração1965
    Positivo
    Segunda parte vitoriana

    Voltou do balneário com tudo e teve excelentes 20 minutos, com várias oportunidades e apenas com a finalização a impedir um jogo mais tranquilo. Acabou por ser feliz, até porque antes do golo os açorianos atiraram à trave, mas fizeram por merecer a sorte.

    Negativo
    Constantes paragens

    Desnecessário. Percebe-se que se procure, contra uma equipa dinâmica, quebrar o ritmo de jogo a cada oportunidade, mas que tal se faça com bola e não de forma menos digna, com constantes quebras e lesões... momentâneas.

    Forma
    V. Guimarães
    2019/2020
    34J
    15V
    12E
    7D
    54-29G
    Santa Clara
    2019/2020
    24J
    7V
    5E
    12D
    20-26G
    O Árbitro

    Difícil gerir de outra forma o anti-jogo, pelo que era complicado fazer melhor nesse capítulo. No resto, uma arbitragem competente, equilibrada e coerente no critério.

    Fotografias(16)

    Liga NOS: Vitória SC x Santa Clara
    Liga NOS: Vitória SC x Santa Clara
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    VITÓRIA SC
    EMPATE
    SANTA CLARA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    vnlf
    2020-01-19 01h44m por Avalanche27
    Não sou tão radical como tu, mas defendo a existência de mais dois lugares de descida por play-off (16º e 15º) Sendo assim 4 equipas a descer todos os anos.
    TA
    Emanuel92
    2020-01-18 21h50m por Tantoscasos
    O JP é um avançado com muito talento, e com boas caraterísticas físicas (rápido, boa presença). Estreou-se com profissional aos 17 anos na Segunda Liga. Foi, posteriormente, convocado por Hélio Sousa, quando estava nos juniores do Gil Vicente e participou em 7 jogos pela seleção de sub-20, tendo marcado um golo.
    B
    2020-01-18 21h37m por emanuel92
    E graças aos B que miúdos como este podem no futuro serem grandes craques.
    B
    2020-01-18 21h35m por emanuel92
    As equipas B são fundamentais para a continua evolução de jovens promessas do futebol português.
    O VSC tem a sua equipa B no campeonato de Portugal que é competivo mas a 2 liga tem outro nível de competividade.
    TA
    rayman
    2020-01-18 21h02m por Tantoscasos
    Quanto ao VSC, a vossa equipa pratica um futebol muito bom. Têm bons executantes em todos os setores, é um facto, mas quantas equipas não dispõem de mais recursos e não exibem nem de perto nem de longe tal qualidade de jogo (lembro-me do FC Porto, ou do SLB a espaços). Muitos parabéns, pois gosto imenso do Vitória. Trata-se de um clube que representa muito bem uma cidade, que, por seu turno, o sabe retribuir no apoio que lhe concede. Um exemplo, para os restantes, inclusive para a ...ler comentário completo »
    TA
    rayman
    2020-01-18 20h54m por Tantoscasos
    Claro que não, mas sei bem que o anti-jogo é prejudicial e se não gosto de ver o adversário a praticá-lo, ainda mais incomodado fico quando tal estratégia é adotada pelo CDSC. Esta forma de jogar é desgastante. Jogo após jogo, quer em casa, quer fora tem sido assim. Os adeptos e sócios já andam saturados das más exibições e culpabilizam o treinador João Henriques por isso (o que em boa parte é verdade). É inadmissível fazer, apenas, 3 remates ao longo de 95 minutos! Este senhor e algun...ler comentário completo »
    Tantoscasos
    2020-01-18 20h15m por rayman
    Espero que não tenhas ficado com ideia que tenho algo contra a instituição CD Santa Clara. Que fiquem na primeira liga muitos anos pois faz falta uma equipa dos Açores para dar visibilidade ao desporto da região. Apenas não aprecio o tipo de jogo que apresentaram hoje pois têm plantel para mais. Gosto muito do Rashid e do Fabio Cardoso por exemplo.
    Vitória SC x Santa Clara
    2020-01-18 19h20m por Avalanche27
    Resultado mais que justo do Vitória, a única equipa que sempre procurou vencer. Quanto ao Santa Clara, anti-jogo miserável, não fazem falta nenhuma no 1º escalão do nosso futebol.
    TA
    zerozero
    2020-01-18 18h38m por Tantoscasos
    O João Pedro Silva, além de ser açoriano é de São Miguel (Ponta Delgada) e concluiu, inclusive, a sua formação no CDSC (aliás, estreou-se como profissional pelo clube). Acho que deveriam ter enfatizado isso na crónica.
    TA
    rayman
    2020-01-18 18h35m por Tantoscasos
    Boa tarde. Sou, na condição de sócio e adepto ferrenho do CD Santa Clara, devo dizer que me envergonha o anti-jogo praticado por uma equipa e por um treinador que não quer, simplesmente, ganhar jogos!! O facto de termos feito 3 remates e de não termos criado quase situações nenhumas de golo (em lance corrido) aflige-me!
    Uma palavra para o VSC: jogam muito, de facto e, já agora, cuidem bem do JP. Caso lhe concedam mais minutos, não vos irá desapontar.
    Santa Clara
    2020-01-18 18h14m por rayman
    Mais anti jogo era difícil. Aquela situação do Patrick sair de campo e o Marco se deitar no chão roçou o ridículo. Felizmente para nós conseguimos vencer com um saboroso golo depois dos 90 premiando a melhor equipa em campo.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...