Entrevista do português ao Porto Canal

Quaresma fala de tudo: amor pelo FC Porto, hipótese de voltar ao Sporting, ganhar na Luz... e Lopetegui

2019/11/17 10:46
Texto por Redação

O extremo português, com passado no Sporting e no FC Porto, concedeu uma entrevista ao Porto Canal, na qual passou em revista a sua carreira até ao momento e onde reiterou a sua paixão pelos dragões, ganha depois de assinar pelo clube, em 2004.

Começando por aí, Quaresma admitiu ter sido esse um dos momentos complicados da carreira, por sentir que fracassou em Barcelona e pelo seu ego: «Custou-me ser moeda de troca no negócio do Deco. Não acho ninguém melhor do que eu, nunca achei. Isso, para o meu ego, custou-me, feriu-me. Sair como moeda de troca feriu-me no orgulho. Quer queiras ou não, fui uma troca».

©Getty /
Nesse ano, o regresso a Portugal aconteceu, embora a vontade do atleta fosse inicialmente o Sporting. Quaresma explicou que houve essa hipótese, mas que não gostou da forma como o seu anterior clube conduzia as conversas. Até que chegou Pinto da Costa.

«Quando o Jorge Mendes me fala de Portugal, eu queria voltar ao Sporting, o que é normal. Era o clube que conhecia e queria voltar a minha casa. Mas senti que o Sporting andou ali a contar histórias. Senti que o Sporting já não me estava a tratar com aquele carinho que tinha tido no passado. Até que falei com o presidente Pinto da Costa. E nessa altura percebi que ele me queria muito. Então decidi: vou para o FC Porto», revelou o agora jogador do Kasimpasa.

Raio X [Jogador]
vs
Ricardo QuaresmaBenfica
22Jogos
5Golos Marcados
8Vitórias
8Empates
6Derrotas
Nesta entrevista, o jogador falou também sobre o gosto especial de defrontar o Benfica, ele que, na primeira passagem pelos dragões, ganhou cinco dos nove encontros com as águias, marcando três golos decisivos nesses duelos (dois deram triunfo por 1x0, outro foi em vitória por 3x2).

«Na Luz tem um gozo especial, um sabor mais doce. Mas são sempre grandes jogos e essa rivalidade é bonita, é saudável, sentes isso, porque estás a semana toda a ouvir falar do jogo e quando entras já entras com aquela vontade de querer resolver o jogo. Com o Benfica, no túnel, sentíamos que íamos ganhar, porque tinham medo de nós, apesar de também terem grandes jogadores. Tremiam porque sabiam que não tinham hipóteses connosco. Consegues sentir quem está com mais confiança. Não sou muito de falar antes dos jogos. Fico sempre para último e ficava a olhar para os jogadores do Benfica e sentia que eles estavam com receio, sabiam que não íamos facilitar-lhes a vida. Era especial, porque sempre que ia ao Estádio da Luz ouvia muitas coisas, cigano disto, cigano daquilo... Numa jogada antes fui bater uma falta e escorreguei e o estádio ficou rir-se e a bater palmas, só que depois tiveram o azar de a bola cair nos meus pés outra vez e de fazer golo. Para um portista, das coisas mais especiais, é ir à Luz ganhar», vincou.

Na segunda passagem pelos dragões, o fulgor, individual e sobretudo coletivo, foi bem menor, já que Quaresma não registou títulos e saiu amargurado, depois de sentir «que era terceira escolha» de Lopetegui, que preferia Brahimi e Tello para extremos.

©Carlos Alberto Costa
«Foi um desafio. Sinceramente, não percebo o que é que ele tinha contra mim. Nunca lhe dei motivos para ele pensar o que quer que fosse. Cada um tem as suas opções. A verdade é que acabo a época com tantas assistência como Brahimi e o Tello, que era quem jogava mais. E em golos não fugia muitos. Sentia que jogava ou porque o Tello se lesionava ou o Brahimi tinha ido à CAN... Sentia que era a terceira opção. Sempre que jogava, jogava bem e dava tudo. Mas sentia que não era um jogador amado pelo treinador. Claro que foi uma mágoa em relação a não ganhar títulos e a jogar pouco. Tive situações que não foram fáceis de gerir com o Lopetegui. Mas já passou, prefiro olhar para o futuro. Já meti uma pedra no assunto», ressalvou.

Portugal
Ricardo Quaresma
NomeRicardo Andrade Quaresma Bernardo
Nascimento1983-09-26(36 anos)
Nacionalidade
Portugal
Portugal
PosiçãoAvançado (Extremo Direito) / Avançado (Extremo Esquerdo)

Fotografias(100)

Comentários (27)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
RA
fs9
2019-11-21 21h53m por ra1620
deves ter um fraquinho por ele. . .
PO
Grande Quaresma
2019-11-18 08h30m por PortoDragao
Muitas vezes abusa do individualismo, mas foi dos jogadores mais espectaculares que ja jogou no FC Porto. Ver gente aqui a apelida-lo de "jogador mediano" diz bem do fanatismo de alguns.
Conversa fiada é com ele. . .
2019-11-18 03h15m por GERRARDandRONALDINHO
Lopetegui pô-lo a "comer a relva" e a "deixar a pele em campo" todos os jogos.
O seu estatuto de não-titular tornou-o bem mais compenetrado e objectivo, tudo em prol da equipa.
Gostei de o ver ao serviço de Lopetegui.
SCP_SUPPORTER
2019-11-17 22h10m por FS9
A fazer pouco da formação do FC Porto, mas a verdade é que a única formação que ganhou a Segunda Liga é o Porto, a única com títulos internacionais é a formação do FC Porto, sendo a última ainda fresquinho, a Youth League, a falha era a não aposta neles na equipa principal, mas felizmente pouco a pouco estão a ser dados oportunidades
Traumatizado
2019-11-17 22h05m por FS9
Deves ter ficado tu depois das exibições do Quaresma contra o Benfica, golos fantásticos, assistências monstruosas, laterais a tremer por todos os lados e os adeptos na bancada com o [. . . ] apertado
RA
TRAUMATIZADO
2019-11-17 21h22m por ra1620
Obcecado pelo Benfica.
Nunca teve destaque em lado nenhum ( foi sempre despachado, ) sem ser nalguns lugares do concelho do Porto .
Fim de carreira igual ao que sempre foi. Mediano.
DA
SCP_SUPPORTER
2019-11-17 18h05m por Daniele
O que fiz nos últimos 10 minutos foi ir ao perfil do Nani aqui no ZZ ver se ele era do tempo do United de acessos à Liga Europa ou a ganhar a Champions. Criam-se dúvidas e até aproveitei para colocar um novo vídeo que o United publicou no youtube com uns golitos normais já que faz anos e lá se lembraram dele por acaso.

A sério, dos jogadores mais acarinhados. Sigo em duas redes sociais e fala-se em mediano, normal, etc, normal é ele ser lembrado ao longo do ano nas páginas ...ler comentário completo »
Daniele
2019-11-17 17h42m por SCP_SUPPORTER
Ainda por cima aquele coxo que treinava o United na altura. . . aquele incompetente que mais tarde veio a ser Sir e que só ganhou 49 troféus oficiais (incluindo 2 Champions uma das quais com participação do Nani) em toda a sua carreira até um amador ganhava mais sinceramente. . .
DA
reip
2019-11-17 17h29m por Daniele
Claro, nem sei como enganou na altura o treinador do Man United, devia de ser alguém muito fraquinho.
RE
SCP_SUPPORTER
2019-11-17 17h05m por reip
Só tiveste razão numa coisa, nunca considerei comparar Nani a Quaresma. . . até é insultuoso para Quaresma fazê-lo, Quaresma é abismalmente superior a Nani, é o mesmo que comparar Gonçalo Guedes a CR7, não dá simplesmente. . . Nani sempre foi um extremo mediano
SCP_SUPPORTER
2019-11-17 16h25m por kropotkin
Não o conheço pessoalmente, mas conheço bem quem o conhece. E se te digo que ele só vê "guito" à frente não é apenas por ouvir gritar "pesetero" por todo o lado onde ele está.

E o Sporting pode estar mal de finanças, mas isso nunca impediu os seus presidentes de atribuírem a si próprios salários jeitosos. E mesmo nestes últimos tempos isso foi prática comum.
kropotkin
2019-11-17 16h14m por SCP_SUPPORTER
Assumo que conheces o Figo pessoalmente. . .
Sinceramente não gostei muito de algumas atitudes dele mas não o condeno, ele começou do nada pobre e por mérito próprio subiu na vida. Se uma empresa te oferecesse o dobro recusavas só porque vives bem com metade? Eu não recusava.
E estás muito enganado, se o Figo só quisesse saber do dinheiro ficava bem longe do Sporting, por muito que me custe dizer isto mas neste momento o Sporting está perto de falido e queima a imagem de qual...ler comentário completo »
SCP_SUPPORTER
2019-11-17 16h11m por BestInTheWRLD
sim, eu estava apenas a falar de talento, nao da carreira. O Nani, ate pelos trofeus conquistados no united, teve uma carreira mais recheada e reconhecida
BestInTheWRLD
2019-11-17 16h09m por SCP_SUPPORTER
Até concordo contigo mas pir exemplo o Paim em talento puro era superior ao Ronaldo e olha a carreira de cada um (ao que o Paim teve nem merece que se chame carreira. . . )
No futebol 90% das vezes se não mais a cabeça vale mais que o talento, aliás isto foi dito pelo próprio Ronaldo, hoje em dia soó talento não chega, só talento não te leva a lado nenhum.
Quaresma
2019-11-17 16h09m por gprof
Seras sempre bem vindo no Dragao, ate porque o teu coraçao e azul e branco!!
Para os que dizem que ele nao vale nd vao ver o que disse o Ronaldo sobre o "Magico das Trivelas" dizendo que se sente sempre melhor, quando ve que o Quaresma vai entrar no jogo!
FS9
2019-11-17 16h06m por SCP_SUPPORTER
Eu choro por ele ser portista? Hahahha por mim ele pode ser o que ele quiser e aliás eu não disse que ele era mau, eu disse que quando se compara com outros extremos que o Sporting formou ele é mediano e que e que no contexto dos big5 ele é no máximo banal (basta ver os números de jogos golos e assistências). Se o filho dele quiser ir para o Porto é com ele mas é ver quantos jogadores da formação do Porto chegaram longe nos últimos anos. . .
SCP_SUPPORTER
2019-11-17 15h48m por kropotkin
Foste engraçado há pouco. Falaste do Nani, e tal, sócio do Sporting. . . e logo depois citas o Figo. . . Já nem li o resto. O Figo? O Figo?! O Figo quer saber é de "guito", se lhe pagarem para ele se candidatar à presidência do Benfica, lá vai ele!
. . .
2019-11-17 15h35m por BestInTheWRLD
o Quaresma, em termos de talento puro, smp foi mt superior ao Nani. Nunca teve foi cabecinha nenhuma nem consistencia

o Nani era um jogador de grandes momentos, mas teve longe de ser um grande jogador. Ou seja, fazia um golaço dps de falhar 2 ou 3 receçoes simples e mandar 5 ou 6 bolas pra bancada
DA
Sobre a comparação entre
2019-11-17 15h25m por Daniele
Nani que está de parabéns e Quaresma, estive a pensar se alguma vez os comparei tal na minha opinião a superioridade de Nani e por isso não me lembro da possibilidade sequer de pensar nisso ao longo dos anos.
FS9
2019-11-17 15h02m por SCP_SUPPORTER
Ahahha o aziado eu? Ainda bem que o Quaresma anda bem longe do meu clube. E sim Nani é muito melhor que o Quaresma, nem se compara. Deixo só o comparativo:
Seleção:Quares ma 80 jogos 10 golos 23 assistências, Nani 112 jogos 24 golos 23 assistências.
Premier League: Quaresma 5 jogos 0 golos 1 assistência, Nani 230 jogos 40 golos 73 assistências.
La Liga: Quaresma 28 jogos 1 golo 2 assistências, Nani 26 jogos 5 golos 8 assistências.
Serie A: Quaresma 32 jogos 1...ler comentário completo »
RA
Ressabiado pelo SLB
2019-11-17 14h35m por ra1620
Nunca lhe ter passado cartucho.
SCP_SUPPORTER
2019-11-17 14h34m por FS9
Isto tudo é azia porque o Quaresma ama o Porto e não o Sporting??Mas alguma vez o Nani é melhor do que o Quaresma??Nani teve a sorte de tão novo afirmar no Man. United porque encontrou o Ferguson, teve dois anos bons e depois foi sempre a descer, Quaresma é muito melhor do que o Nani, pelos vistos odeias a "maçã podre" Moutinho também e o Izmailov, mas deixa-me dizer algo:se amanhã o BF, Acima ou Vietto jogarem no Porto terão o mesmo sentimento do Quaresma e Moutinho!Porto é Porto, não é um clube de croquetes e um clube vendido ao benfica
DA
Sporting CP
2019-11-17 13h18m por Daniele
Li apenas o que algumas plataformas dão a conhecer desta entrevista, nunca o vi desrespeitar o Sporting e também por isso o meu respeito sempre teve e a minha não compreensão por parte de muitos que não o tem perante um atleta formado no clube e que agora tem o seu filho a fazer o seu caminho a dar os passos também cá. Mais uma vez, não vi a entrevista mas creio que o respeito haverá sempre. A falar em entrevistas, uma excelente conversa entre dois Campeões Europeus, Nuno Dias e Paulo Frei...ler comentário completo »
Quaresma
2019-11-17 12h11m por SCP_SUPPORTER
É preciso uma lata para vir dizer o que disse. Dizer que ninguém do Sporting fala nele quando falamos nos craques que sairam da formação, ninguém fala nele por que não passa de um extremo mediano. Quando falamos em grandes extremos da nossa formação falamos em Nani (titular do United durante anos, mais de 100 internacionalizações e sócio do Sporting tendo mais que uma vez baixo o seu vencimento para voltar a representar o clube), Figo (sucesso no Sporting, no Barça, no Real e na Seleção, ...ler comentário completo »
HA
Quaresma
2019-11-17 11h43m por Halibut
Pena tenho eu do Burro do Lopetegui ter sido teu treinador naquela altura, ainda hoje em dia podias estar a jogar no Porto, tiveste depois 4 épocas no Besiktas a jogar muito bem e nós a precisarmos de jogadores naquela posição. És bem melhor que Brahimi e Corona mesmo naquela altura, ou que o banal Tello. . .
12
Tópicos Relacionados
SIMULADOR ZEROZERO
APOSTA SEGURA
Realize a sua aposta múltipla com 3 eventos e se perder o Casino Portugal devolve-lhe 50% para voltar a apostar.
CONSULTE AQUI AS CONDIÇÕES
Faça a sua aposta:
Odd acumulada:
Ganhar
OUTRAS NOTÍCIAS
Liga dos Campeões
Playmaker
Jovem estreou-se a marcar
O talento extraordinário que não tem idade. O futebol tem-nos dado alguns casos de habilidade e protagonismo precoce. Jogadores que nem precisaram de atingir a maioridade para tocar no ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
bludouro 11-12-2019, 11:35
__5CP__ 11-12-2019, 11:31
JO
joaomoutinho28 11-12-2019, 11:31
jpar 11-12-2019, 11:29
ZE
Ze_Marnoto 11-12-2019, 11:27
orgulhovermelho 11-12-2019, 11:25
SCP_SUPPORTER 11-12-2019, 11:25
__5CP__ 11-12-2019, 11:24
GT
Gtony84 11-12-2019, 11:22
SCP_SUPPORTER 11-12-2019, 11:21
__5CP__ 11-12-2019, 11:18
-CFB-1919- 11-12-2019, 11:04
freskas 11-12-2019, 10:56
-CFB-1919- 11-12-2019, 10:50
HA
Halibut 11-12-2019, 10:49
NA
NandoTobias 11-12-2019, 10:45