FC Porto empata em casa

Apuramento está a complicar-se... sem necessidade

Está a complicar-se o apuramento do FC Porto na fase de grupos da Liga Europa. Depois da derrota na Holanda, um empate (1x1) no Dragão com o Rangers, numa exibição que certamente enervou Sérgio Conceição pela falta de consistência no ritmo colocado em campo.

Como seria de esperar, para a Liga Europa, voltaram as principais figuras da equipa. Corona estava em dúvida e apareceu como lateral e tudo o resto estava montado no 11 azul e branco. 

Tanto «pára-arranca»

Com a estrutura e as peças habituais, o FC Porto entrou bem e com vontade no jogo. Explorando bem os flancos por Corona na direita e por Díaz pela esquerda, parecia que os azuis e brancos iam para uma exibição sufocante. No entanto, e de forma estranha, esse ritmo foi muito inconstante...mas já lá vamos.

©Vítor Parente / Kapta+
O Rangers tinha uma filosofia fácil de entender no jogo. Não tinha grandes problemas em dar a bola ao FC Porto, percebendo cedo que o jogo dos azuis e brancos se limitava a jogadas de entendimento nos flancos, tentado depois encontrar na área a dupla Marega/Zé Luís. Para fazer face a isso, a equipa de Steven Gerrard também não tinha problemas em encostar os médios aos centrais. 

O segundo ponto do Rangers era, por ventura, a sua maior arma, uma facilidade tremenda em trocar a bola ao primeiro toque e em sair muito rápido para o ataque, sem precisar de muitos «rodriguinhos» com a bola. Portanto, o oposto do FC Porto que, com tantos passes para trás e tantos toques na bola sem objetividade estava mesmo a enervar a impaciente bancada do Dragão.

Voltando à equipa de Conceição. Era estranho ver que os dragões eram capazes de criar espaços nos flancos, mas, ao mesmo tempo, era também uma equipa capaz de jogar de forma tão lenta e previsível. Mesmo assim, Luís Díaz soube dar um verdadeiro pontapé na monotonia e colocar a bola na gaveta da baliza do Rangers. 

©Vítor Parente / Kapta+
Apesar desse golo, percebia-se que o FC Porto não estava confortável em gerir as saídas da equipa escocesa e foi mesmo dessa forma que surgiu o empate. Contra-ataque a roçar a perfeição, Marcano a falhar um corte e Alfredo Morelos a ficar isolado para o 1x1.

Só acordou no fim

A segunda parte acabou por ser mais do mesmo no FC Porto, com esse mesmo a serem as questões negativas. Equipa demasiado amarrada e obcecada em jogar pelos flancos, faltando a profundidade de Marega para os normais desequilíbrios. 

©Vítor Parente / Kapta+
Não estranhou, portanto, ver que as primeiras oportunidades foram mesmo do Rangers. Marchesín voltou a cumprir a cota de uma defesa «milagre» por jogo e negou o 1x2 a Alfredo Morelos e algumas bolas paradas estavam a causar calafrios à defesa portista. 

Foi com a passagem para 4x3x3, com Marega pela direita e Nakajima pela esquerda, que se viu o despertar azul e branco. Mesmo com os erros em passes simples, o FC Porto foi capaz de ter claras oportunidades de golo e, não fosse o falhanço incrível de Pepe e as duas defesas brilhantes de Allan McGregor e o 2x1 tinha mesmo aparecido.

Faltou continuidade à exibição portista. Uma exibição de arranques e que resultou num empate stressante para a equipa de Sérgio Conceição... segue-se uma visita à Escócia.

U Quinta, 24 Outubro 2019 - 17:55
Estádio do Dragão
Nikola Dabanovic
1-1
Luis Díaz 36'
Alfredo Morelos 44'
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo G
Lances Capitais
36´
GOLO FC Porto!
Luis Díaz marca
Luis Díaz marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
44´
GOLO Rangers!
Alfredo Morelos marca
Alfredo Morelos marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
A Chave

A mudança de 4x4x2 para 4x3x3 no FC Porto foi essencial na segunda parte. A equipa estava a ter dificuldades em gerir a troca de bola do adversário e as saídas para o ataque. Com três homens no meio viu-se um uma equipa mais capaz.

O Árbitro

Começou por apitar de forma agradável, deixando jogar. Foi-se perdendo em erros e ficam muitas dúvidas em dois lances na área do Rangers. Estranhamente, tanto o apito para intervalo como final de jogo surgiram numa altura em que o FC Porto tinha conquistado um pontapé de canto.

O Melhor
Golo

O golo de Luís Díaz acaba por ser o momento alto de uma noite cinzenta no Dragão. O extremo está cada vez melhor e o golo mostrou isso. Um verdadeiro tiro à gaveta, num lance que começa com uma recuperação de bola do próprio. 

O Pior
Tanto erro

Talvez tenha sido pela paragem prolongada, mas viu-se um FC Porto a cometer muitos erros esta quinta-feira. Passes, domínios, fintas a mais...Com uma exibição que não estava a ser brilhante, essas coisas serviam para enervar ainda mais as bancadas.

Forma
FC Porto
2019/2020
14J
10V
1E
3D
28-11G
Rangers
2019/2020
22J
16V
4E
2D
54-12G
Sabia que...by playmaker stats
1.º empate do grupo
FC Porto sofreu golos em casa na UEFA nos 7 últimos jogos
1x1: repete-se o resultado e a marcha no marcador do último jogo entre as duas equipas no Estádio do Dragão (2005)
FC Porto com 4 pontos à 3.ª jornada de uma fase de grupos UEFA: aconteceu por 7 vezes, com 4 qualificações e 3 eliminações
1.º empate do FC Porto esta época, ao 14.º jogo

Fotografias(30)

Liga Europa: FC Porto x Rangers
Liga Europa: FC Porto x Rangers
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
RANGERS

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
RA
FC Porto
2019-10-25 21h55m por ra1620
O melhor jogador do Mundo, Fabio Silva, não jogou porquê?
Sérgio Conceição
2019-10-25 15h45m por Ultras-__FCP
O grande problema deste treinador é ser teimoso e o Marcano parece-me o caso mais óbvio, tem sido o elemento mais fraco do 11 desde que a época começou, já por mais que um vez sofremos golos derivados de erros dele, o Mbemba e o próprio Leite têm demonstrado estar em grande forma e melhor preparados para jogar, particularmente o Mbemba, mas o Sérgio, por pura teimosia, vai continuar a insistir no Marcano até a situação se tornar insustentável e ele tiver enterrado ainda mais, porque eu t...ler comentário completo »
Silêncio
2019-10-25 14h35m por 1919CFB

Lamentavelmente espaços de opinião como este site são feitos à medida de portistas, benfiquistas, sportinguistas ou quaisquer outros que padecem do vírus da clubite aguda. Talvez por ter escolhido o Belenenses, não sofro dessa doença o que me proporciona uma perspectiva mais imparcial que a maioria desses adeptos. Todavia, admito que por vezes é um erro e uma perda de tempo apelar à reflexão de quem não pretende reflectir e que rebate as opiniões alheias com ataques pessoais e insi...ler comentário completo »
AN
flopotegui
2019-10-25 14h13m por angelothetruth
Ham e esqueci de dizer, ha qualidade e materia prima para fazer mais mas nao vai ser o SC a faze-lo, ontem ja disse ao PortoDragao que ha na equipa principal +/- 16 jogadores que podem render o dobro com outro treinador(proxima epoca) sao eles?

Marche e Diogo Costa
Saravia
Pepe, Leite e Mbemba
Uribe, Baro, Loum e Bruno Costa
Corona, Luis Diaz, Nakajima e Otavio
Ze Luis e Aboubakar

Estes aqui bem treinados com um treinador qu...ler comentário completo »
AN
flopotegui
2019-10-25 13h43m por angelothetruth
Consigo compreender a critica mas nao me parece 100% justa ou correcta, nao estas a ser lucido na tua analise.

1. Marcano, totalmente de acordo, apenas fez 1 bom jogo ate agora e foi no estadio da luz, era previsivel que nao rende-se o seu ciclo terminou no ano em que saiu a custo 0 mas o SC entendeu que um Marcano reserva na Roma era superior a todos os outros centrais do FCP excluindo Pepe.

2. Lateral direito, tens alguma razao, mas tens de entender que ...ler comentário completo »
O Problema
2019-10-25 11h22m por jfs79
Não é os resultados, o problema é mesmo o pobre futebol praticado, temos executantes para fazer Muito melhor! Ontem quando cheguei a casa estive a ver o Vitória e fiquei orgulhoso daquilo que eles fizeram, perderam mas fizeram um excelente jogo, marcaram dois golos onde nenhuma equipa portuguesa tinha marcado antes!
1919cfb
2019-10-25 11h16m por jfs79
Realmente a culpa não é dos jogadores ou dos treinadores, é minha e dos adeptos que vão para o estádio e pagam para ver futebol e acabam a ver tênis. . .
1919CFB
2019-10-25 11h07m por tcb9277
Concordo que os treinadores precisam de estabilidade e não deviam ser descartados tão facilmente como tendencialmente o são.

Mas o Sérgio Conceição no FC Porto já está na 3ª época e só mesmo na primeira temporada é que cumpriu o objetivo. Na temporada passada falhou redondamente, o único ponto positivo foi os 4os de final da Liga dos Campeões. Mas nesta época falhou esse mesmo acesso à Liga dos Campeões.

E a equipa parece jogar cada vez pior futebol, e as desc...ler comentário completo »
Já dá para criticar o Sérgio Conceição?
2019-10-25 10h37m por tcb9277
. . . ou ainda não e vão dizer que "ele ganhou o campeonato em 2017/18 sem reforços, só com jogadores emprestados, bla bla bla"?

Vai na 3ª época no FC Porto, já com mais de 90 M€ investidos e o FC Porto joga da maneira que toda gente vê.

Absolutamente ridículo.
jsilva77
2019-10-25 09h14m por kropotkin
Sim, referia-me ao Uribe.

O Danilo, em forma, é só jeitoso. É, na minha opinião, melhor que o WC mas não chega para nenhum dos dois grandes portugueses. Seria, no entanto, um reforço excelente pra o Famalicão ou para o Sporting.
FCP
2019-10-25 09h13m por jfs79
Ao nível do FCP de Otávio Machado, não me lembro de ver o FCP jogar tão mal, perdido em campo, sem ideias, perdi 2 horas e 10 € num bilhete, devia de exigir o reembolso. . .
AZ
SC & PdC
2019-10-25 06h38m por azulado
SC: as assobiadelas ja' comecaram. Agora so' faltam os lencos.
PdC: fez o que fez, mas agora pertence ao passado.
Jogadores: alguns nao tem qualidade pra jogar no FCP. . . todos sabem quem sao.
Isto só vai lá
2019-10-25 05h46m por Porto1985
se o SC for menos teimoso!
no Porto não se olha a nomes, tem de jogar quem merece mais

Marchesin
Sarav ia
Pepe
Mbemba
Telles
Loum
Uribe
Corona
Diaz
nNakajima por trás de
Zé Luis

Danilo após 2-3 jogos pode voltar a ser titular, agora merece banco, mais nada!
será tão dificil por esse 11 a jogar, é que a brincar a brincar ainda ficamos fora da Liga Europa e atrasados na corrida pelo titulo!
antes ainda defendia que o Porto jogava melhor futebol que os rivais mas os ultimos 3-4 jogos foram uma [. . . ]
RI
. . .
2019-10-25 00h10m por ricardinhu
Um grupo difícil mas onde o Porto tem a obrigação de fazer melhor. Aliás, acho que temos mesmo de passar o grupo.
Quanto ao jogo, do que fui vendo, o Porto foi uma equipa muito apática. Vi a equipa baixar imenso quando não tinha bola. Vi uma equipa que o seu estilo de jogo não muda e que se tem tornado previsível.

Gosto muito do Sérgio Conceição mas acho que começa a ficar curto para este Clube. Aliás, o mal já vem de cima, de quem já cá não devia estar.
AN
(infelizmente) Tenho que dizer
2019-10-24 23h39m por angryagain
Ainda bem que não estamos na Liga dos Campeões. . . O que seria, nem quero pensar!

Honestamente, atualmente estamos ao nível de um Rangers ?! A sério? Que triste!

No máximo, temos um equipa boa, mas não temos uma grande equipa, como já tivemos em anos passados. Se tivéssemos, nunca tinhamos perdido o jogo de Feyenord e muito menos alguma vez empatávamos em casa com este Rangers!

Até doi
2019-10-24 23h37m por champions2004
Um jogo em condições esta época, uma porrada de jogos de envergonhar os adeptos e de resto uns jogos medianos que até dão sono. Isto não é futebol. São 10 jogadores que não sabem o que fazer com a bola, sem técnica nem dinâmicas. Força bruta enquanto não ficam todos rotos e qualidade quase nula. O redes não merece jogar numa equipa que se apresenta como anedótica. Até tenho pena do homem. Mas o que mais tenho, é vergonha em ver os jogos do meu clube, cada vez mais banal e medíocre.
JS
O bom médio centro . . .
2019-10-24 23h34m por jsilva77
. . . espero que estejam a falar de Uribe e não do tenebroso Danilo Pereira desta época . . . que graças a um SC casmurro, irá jogar todos os jogos, independentemente de, ao contrário do que sempre conheci no Danilo . . . ter entrega zero . . . passes tenebrosos e incosequentes . . . lentidão de jogo e processos . . . alheamento total pelo jogo e pelos colegas de equipa . . . No entanto, continua jogo após jogo, a merecer a confiaça do técnico e a braçadeira de capitão . . .
...ler comentário completo »
Luisfilipe
2019-10-24 23h18m por CabraCega
No sporting tá parado 😂
luisfilipe517
2019-10-24 23h15m por kropotkin
O que são os três grandes? O Porto, o Benfica e quem mais?
jsilva77
2019-10-24 23h09m por kropotkin
Tens razão e digo isto bem a sério: acho que este Famalicão encostava facilmente o Rangers lá atrás. O FCPorto tem na minha opinião (como disso anteriormente) um excelente guarda-redes, um óptimo defesa-esquerdo, um bom médio de centro e um extremo fora-de-série. E depois disso o que tem? Só se for o Corona de vem em quanto. . . o resto é mau demais para se acreditar!
JS
Também tenho esse feeling
2019-10-24 23h04m por jsilva77
Jorge Jesus será o substituto de SC, ele deverá querer acabar a sua carreira percorrendo os 3 clubes grandes e . . . Terminar com a Seleção Nacional . . . Se gostava ??? Nem por isso . . . Mas penso que seria a única forma de termos um FCPorto à antiga, infelizmente . . .

Por isso . . . Ou no Natal . . . Ou no final da época . . . Ou logo depois de ganhar o Brasileirão e a Libertadores . . . Jesus sairá do Flamengo e esperará pacientemente . . . Ou isso, ou o SLBenfica...ler comentário completo »
JS
Depois de 4 pontos com colossos
2019-10-24 22h58m por jsilva77
Dessa Europa de futebol . . . Desses tubarões que até da medo só de pronunciar o nome . . . Glasgow Rangers . . . Young Boys, que lidera o grupo, pleeeeeeease . . . E Feyenoord . . . Só tenho uma coisa a dizer . . . Este irreconhecível FCPorto nem merece figurar na 2a divisão europeia . . . Fora das competições europeias já, antes que venham as equipas a sério da CL . . .

Está campanha num grupo tão fácil como este, envergonha qualquer portista que está habituado a te...ler comentário completo »
BestInTheWRLD
2019-10-24 22h48m por iSMURF4
Esqueceste-te de referir o Clyne do Rangers.

bom lateral.
EstorilSLBVBRM
2019-10-24 22h46m por kropotkin
15 milhões?! 15 milhões por quem?! Estás a falar do Marega?! Os adeptos do FCP PAGAVAM para que o levassem!. . . quais 15 milhões?!
FCP
2019-10-24 22h44m por kropotkin
Na minha opinião o FCP precisa de jogadores melhores em quase todas as posições para ter uma equipa minimamente aceitável. Tirando o GR, o DE, um MC e um extremo, o resto é fraco. É até muito fraco para um grande português. Seria precisos 7 jogadores para a equipa titular-

OUTRAS NOTÍCIAS

Países Baixos
Goleada contra o Heerenveen
Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...