placardpt
    FC Porto bate Betis nos penáltis

    Houve intensidade e a morte de um fantasma

    O tempo vai passando, as ideias também e o FC Porto parece, aos poucos, estar a melhorar. É claro que ainda faltam corrigir alguns erros, ganhar algum entrosamento e também tomar algumas decisões, mas Sérgio Conceição, que tem uma equipa bastante diferente daquela que terminou a época passada, tem razões para ir dormindo melhor. 

    No teste perante o Betis, o FC Porto teve bons períodos, outros com maiores dificuldades, mas saiu com nota claramente positiva. O resultado é o que menos interessa nesta fase, mas o empate (1x1) no tempo regulamentar acabou por ser justo para as duas equipas. Nos penáltis, um fez toda a diferença e é a equipa azul e branca a disputar a final.

    Subiu a intensidade e a vontade de brilhar

    Já há intensidade. Ainda em processo de preparação para o arranque da época, com muitas mudanças, mas com um aspeto em comum à equipa. Este já é um FC Porto intenso, ainda com processos por resolver, com alguns períodos de dificuldade na transição defensiva, mas forte na pressão e muito objetivo no ataque, perante um rival exigente, mas um pouco mais atrasado na preparação, com um novo treinador - saiu Setién e entrou Rubi - para aprender novas ideias.

    Em pleno verão, Conceição não levou os miúdos ao Algarve para eles irem à praia. Tomás Esteves, Baró e Fábio Silva começaram de início e trataram de dar razão ao treinador portista, mostrando vontade de ganhar espaço no plantel, como fizeram as caras novas, Nakajima e Zé Luís. O último marcou, o primeiro acertou no poste, isto já depois de o Betis ter chegado ao golo.

    A formação de Sevilha deixou no passado uma tática com três centrais e apresentou-se num 4x4x2 com muita mobilidade, mas com capacidade para ter bola. William Carvalho, neste regresso à equipa depois das férias e também a Portugal, foi, juntamente com Canales, fazendo rodar a bola e o meio-campo portista demorou a acertar. Loum esteve pouco tempo em campo, saiu lesionado e Danilo tardou a chegar ao ritmo necessário. Aproveitou o Betis, com um ex-FC Porto.

    ©Catarina Morais / Kapta +

    Com Manafá também de regresso, à esquerda, o extremo que passou pelos dragões fez uma jogada à Tello e, com velocidade e talento, colocou na cabeça do reforço Juanmi, que apareceu sozinho na área, com Baró e Tomás Esteves a olharem um para o outro. Os dragões pareciam um pouco mais apáticos, mas aos poucos ganharam confiança para pressionar e quando a bola andava distante os avançados recuavam para ter jogo. A intensidade voltou a subir e Zé Luís, até então escondido, quis ganhar pontos e com um remate em arco, de pé esquerdo, aproveitou o espaço deixado em aberto por Fábio Silva para fazer o empate num jogo de teimosos.

    A equipa espanhola insistia em jogar desde trás, o FC Porto apostava na verticalidade, mas com pormenores interessantes nos espaços interiores. Depois de Zé Luís ter encontrado espaço na zona central, Nakajima procurou imitar o colega de equipa, mas o poste impediu que o regresso a Portimão, onde foi tão feliz, fosse coroado com um golo. Valeu a intenção e o sorriso, na cara do japonês e dos portistas, ansiosos pelo que o ex-Portimonense pode mostrar. O empate chegava com o FC Porto por cima, mas esperava-se uma equipa completamente diferente na segunda parte, nem que fosse pelos 11 (!) jogadores que iam aquecendo e que entraram no início da segunda parte.

    A diferença esteve no fôlego

    É normal, na segunda parte dos jogos de pré-época, escrevermos que o ritmo da partida baixou com as substituições e que as equipas perderam qualidade, mas desta vez não foi assim. Se o Betis mexeu apenas uma vez, o FC Porto entrou com uma equipa completamente diferente. Nem um sobrevivente. Aliás, sobreviveu a equipa.

    Durante cerca de 20 minutos foi um FC Porto à imagem do que tinha feito na primeira parte, com muita pressão na saída de bola da equipa bética e com um quebra-cabeças à esquerda. Bem diferente de Nakajima, Luis Diaz mostrou que pode ser um dos destaques do FC Porto, mas sobre isso é mesmo melhor ler o nosso artigo com análise individual às caras novas. 

    ©Catarina Morais / Kapta +

    Adiantamos-lhe que o lado esquerdo dos dragões foi o mais perigoso e que o ataque mostrou potência, ainda que com armas diferentes. Soares obrigou Robles a brilhar, isto enquanto um dragão com chama ia engolindo um Betis claramente sem fôlego. 

    De forma a resolver esse problema, Rubi mexeu na equipa e a solução veio mesmo do banco. Mais dinâmico e com mais velocidade, o Betis causou mais problemas ao FC Porto. Diogo Costa tinha tido 25 minutos mais tranquilos, mas a etapa final foi de aperto sevilhano, ainda que sem grandes ocasiões de perigo.

    Aí foi testada a transição defensiva portista, apesar do aperto, Sérgio Conceição terá ficado satisfeito com o exame. Houve dificuldades, mas também houve aprendizagem, exatamente o que se procura nesta altura. Para decidir quem ia à final da Copa Ibérica foi preciso ir a penáltis e aí o FC Porto afastou um fantasma da última época. Diogo Costa defendeu um, Marín não defendeu nenhum e os dragões têm um troféu para disputar no domingo.

    U Sexta, 19 Julho 2019 - 20:30
    Estádio Municipal de Portimão
    António Nobre
    1-1
    (5-4 g.p.)
    Zé Luís 31'
    Juanmi 13'
    Estádio Municipal de Portimão
    Lotação4 907
    Medidas102x64
    Inauguração1937
    FaseMeias-Finais
    A Chave
    Defesa de Diogo Costa, nos penáltis: O empate foi justo, num teste marcado pelo equilíbrio, e por isso a defesa do jovem guardião foi decisiva para a passagem à final.
    O Árbitro
    Foi um jogo intenso, mas bem gerido pelo árbitro da partida. Mais dificuldades teve o quarto árbitro, que até chegou a desistir de levantar a placa com os números das substituições. 
    O Melhor
    Intensidade portista
    Foi um jogo de pré-época, mas já se viu um FC Porto intenso e muito forte na reação à perda da bola. Claro que nesta altura não dá para jogar a um ritmo forte durante 90 minutos, mas a ideia está lá e certamente agradou a Sérgio Conceição.
    O Pior
    Algumas dificuldades na transição defensiva
    Não foi um aspeto muito explorado pelo Betis, mas a equipa espanhola conseguiu, a espaços, deixar claras as dificuldades portistas no momento de transição defensiva. Quando a equipa de Conceição pressionava e o Betis conseguia passar a primeira linha de pressão, as ligações entre setores iam quebrando.
    Forma
    FC Porto
    2019/2020
    0J
    0V
    0E
    0D
    0-0G
    Real Betis
    2019/2020
    0J
    0V
    0E
    0D
    0-0G

    Fotografias(33)

    Copa Ibérica: FC Porto x Bétis
    Copa Ibérica: FC Porto x Bétis
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    REAL BETIS

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    LU
    Bom jogo de preparaçao. . .
    2019-07-20 11h21m por Luis79
    De acordo com a generalidade das opinioes aqui já deixadas por outros portistas. . .

    Na globalidade quase todos os que jogaram estiveram a um bom plano, gosto acima de tudo da vontade demonstrada por todos em querer agarrar um lugar e o prazer de estar no clube. . . . . .

    Destaques neste jogo Zé Luis (pelo golo) e Fábio Silva mostra de facto que será um caso sério, precisa obviamente de controlar a ansiedade, mas com o tempo vai lá. . .

    Romário ...ler comentário completo »
    MI
    .
    2019-07-20 11h13m por Misterioso_80
    Possíveis adversários do Porto na eliminatória na Champions League (é um destes)

    Club Brugge
    Basaksehir
    Krasnodar
    Link

    Sorteio segunda feira de manhã.
    MO
    A mesma "sorte" . .
    2019-07-20 11h01m por mokenga
    Ou seguir o "exemplo". .
    Baía e Casillas foram "atirados aos leões" de forma muito semelhante para quem se lembrar. E tiveram carreiras que ficaram para sempre registadas na história do futebol mundial. . Diogo Costa só precisa da mesma "sorte" e certamente terá o mesmo destino. . se não for a "sorte" então que haja coragem para seguir estes exemplos que o próprio destino quis juntar no FCPorto. .
    Quanto ao resto parece que este ano as coisas estão a ser bem feitas com c...ler comentário completo »
    PI
    Pré época
    2019-07-20 10h09m por pimentafcp
    Excelente jogo do FCPORTO nesta altura da pré época onde se nota alguma falta de velocidade e frescura. . . muito bem os sub19 , assim como Diogo Leite e Sérgio Oliveira!
    Fcp
    2019-07-20 09h50m por Andrefcp90
    O plantel está com a base já feita o que fui muito bem planeado . . . a defesa está fechada. . .
    o guarda redes ainda falta mas o resto da defesa está fechada e bem fechada. . .
    Tou em crer que Tomás Esteves vai começar a titular. . . depois pepe e Marcano e por mim ficava o Diogo leite e o Osório. . . emprestava o Queirós e vendia o chidozie e o mbemba. . . a esquerda será Telles e manafa com alternativa. . .

    No meio campo falta a tal contratação que terá de ...ler comentário completo »
    Diogo leite
    2019-07-20 09h17m por Tiki-Taka_
    O diogo leite não é nenhum cepo e é melhor do que o mbemba embora o Queirós seja outro grande central devia apostar nos dois. O Sérgio Oliveira é bom mas para suplente acho que o baro está acima dele e o Bruno Costa ao msm nível. Precisamos de reforçar essa posição essencialmente para a champions.
    Petitor
    2019-07-20 08h52m por Tiki-Taka_
    Concordo com tudo o que disseste tem que se apostar no Diogo Costa para titular e vana no banco não precisamos de pagar salários altíssimos ao Trapp embora seja um ótimo gr não é preciso. Íamos buscar o tal extremo canhoto que faz diagonais que tu falas. E vender o marega, Soares e Abou todos juntos conseguimos uns 65M e ir buscar um ponta de lança craque e "matador" e ficávamos com Zé Luís, Fábio Silva e "matador" na frente com o Fábio a ser aposta várias vezes. O Tomás Esteves e o baro tê...ler comentário completo »
    PORTOCAMPEAO201 82019
    2019-07-20 08h42m por Gabri14
    :) Achas que o Danilo não tem já os bolsos cheio? Num ano de Porto ganha mais que eu na vida toda!

    Somos Porto
    Força porto
    2019-07-20 08h08m por petitor
    Vi o jogo e não entendo as críticas ao Sergio Oliveira e Saraiva. Gostei de todos muita entrega, destaco Nakajima que pode ser usado solto atrás do PL, e ser uma enorme surpresa e Luís Dias que craque já o sabia mas que jogador.
    Em vez de Galeno gostava que tivesse sido integrado Angel Torres para testar colombiano neste nível.
    Acho que se houver coragem Diogo Costa está preparado, e que todos o apoiem quando vierem os erros mas será um GR brutal cláusula de 80 milhões por ...ler comentário completo »
    Marshmallow
    2019-07-20 02h28m por PORTO__INVICTUS
    Tantos?!

    Danilo, Loum, CONTRATAÇÃO, Otávio, Baró

    5 jogadores, 2 titulares!!

    Com Otávio e Baró a poderem também jogar nas alas. .
    Putos+ reforços
    2019-07-20 02h00m por jfs79
    Gostei do T. Esteves, R. Baró, D. Costa, Nakajima, Luiz Diaz, bom golo do Ze Luis, fiquei algo apreensivo com o Saravia, mas ainda é muito cedo, Galeno lembra-me o Hernâni, não gostei da exibição do S. Oliveira, está a falhar muitos passes fáceis, assim o B. Costa vai ficar com o lugar!
    MA
    PORTO_INVICTUS
    2019-07-20 01h29m por Marshmallow
    A mim dói-me um bocado essa história de mais um médio caro e de grande qualidade quando já temos tantos e passamos a maior parte da época a jogar só com dois. . .
    MI
    .
    2019-07-20 01h19m por Misterioso_80
    Na minha opinião, vale o que vale, a este Porto faltam essencialmente um médio (ou dois) e um ponta de lança. Depois a questão do guarda redes, mas para mim, as prioridades seriam um médio e um ponta de lance goleador.
    Marshmallow
    2019-07-20 00h57m por PORTO__INVICTUS
    Falta essencialmente 1 GR, 1 MÉDIO e 1 AVANÇADO. . .

    O Médio tem que ser o melhor reforço deste ano!!
    MA
    Porto
    2019-07-20 00h34m por Marshmallow
    Bom jogo dos miúdos da formação. Diogo Costa não engana, Tomás Esteves enche-me as medidas. Dos mais velhos, Corona que se ponha a pau, a jogar assim começa a época sentado no banco. Dos reforços, Galeno está com um pé fora do plantel. Gostei do Zé Luís, não apenas pelo golo mas pelo que deu ao ataque em termos de largura. Shoya dispensa comentários, é um perigo á solta, pode sempre sair um coelho da cartola quando tem bola. Luís Diaz tem futebol nos pés. O Porto tem claramente mai...ler comentário completo »
    PORTO
    2019-07-20 00h29m por PORTO__INVICTUS
    Bom treino!!

    E um aspeto positivo. . Já não me lembro de ver o Porto marcar TÃO, MAS TÃO BEM uns penaltis. . . lol espero que não seja fogo de vista. . .
    HA
    plantel próxima época
    2019-07-20 00h21m por Halibut
    Eu acho que o Diogo Costa tem mais que qualidade para ser o nº1 da baliza, até o Casillas já o disse uma vez que ali estava o futuro, para quê gastar dinheiro em Trapp ou qualquer outro?

    Gastem antes num médio centro de grande qualidade e um "matador", vendam o marega e temos dinheiro para estes 2 jogadores.

    Meio campo fica entregue a Danilo, Loum, Sergio, Médio, Baró, Bruno Costa e com Otavio tanto para o meio como na ala se necessário. . .

    ...ler comentário completo »
    Saravia.
    2019-07-20 00h10m por Blindsnake
    My friend, tens todo o meu apoio. Está encontrado o novo patinho feio depois do Herrera. Não entras-te a matar e tens um puto da formação (que tem qualidade) que qualquer coisa que faça será o maior. . . Força porque ao primeiro azar este pessoal não perdoa.

    Quanto ao jogo apenas uma surpresa para mim. . . Bruno Costa. . . De todos os "diamantes" foi sem dúvida aquele que mais sobressaiu. Gostei mesmo muito da prestação neste jogo.
    Jogo
    2019-07-19 23h24m por moreno07
    Dos reforços gostei de todos menos do saravia.
    Dos da formação no imediato romario baró e diogo costa parecem-me os melhores o resto tem qualidade mas não para a equipa principal. .
    Sinceramente não percebo como vão contratar 1 gr. . será que o diogo costa é jogador de ténis? Esta quebra da maldição das grandes penalidades foi graças ao diogo costa. .
    Ainda há muito a melhorar mas o betis também fez 1 bom jogo e tem uma boa equipa (a melhor que vamos defrontar ou defrontamos na pré-época de longe)
    Jogo
    2019-07-19 23h12m por _MagicoPorto_
    Esqueci-me de mencionar o Galeno. Bem, com muita pena minha, porque fez uma boa época no Rio Ave e tem claramente qualidade, assim não vai dar. Esteve pouco tempo em campo e tempo que esteve deixou muito a desejar, falhou 2 ou 3 passes cruciais, nada acrescentou a defender e a ajudar o Alex Telles. . . não há muito mais a dizer.
    PORTOCAMPEAO201 82019
    2019-07-19 23h09m por Ultras-__FCP
    Também não disse que estiveram mal, não é por isso que deixamos de precisar de um matador.
    Jogo
    2019-07-19 23h07m por _MagicoPorto_
    Bom desafio para esta altura da pré-época, o Betis demonstra que não é uma equipa qualquer, bom toque de bola.

    Quanto ao nosso Porto, bons últimos 10/15min da 1ª parte e excelentes primeiros 30/35min da 2ª parte. Gosto de ver o Porto a pressionar alto, a reagir rápido à perda de bola, faz lembrar os tempos de AVB e que grandes tempos foram esses!

    Falando das individualidades:
    - Luís Díaz está a demonstrar que foi uma enorme contratação, excelente toq...ler comentário completo »
    ultras-___FCP
    2019-07-19 22h54m por PORTOCAMPEAO20182019
    Os nossos avançados hoje estiveram muito bem, não houve grandes oportunidades na área.
    Os lances mais perigosos foram até de remates inventados por Soares, Zé Luis.
    Gostei do jogo de Soares.
    Porto x Bétis
    2019-07-19 22h52m por PORTOCAMPEAO20182019
    Bom jogo, jogo intenso jogado com alta rotação e qualidade.
    Em grande plano os miúdos principalmente Baró e Tomás Esteves, Fábio Silva trabalhou muito e tentou aparecer no jogo.

    Zé Luis faz um grande golo e cala os críticos (espero eu :) )
    Nakajima jogou bem, mesmo pressionado consegue passar e decidir da melhor forma e de uma maneira rápida, ainda mereceu o golo quando o seu remate de muito longe embate no poste.
    Luis Diaz em bom plano, rápido, dinâm...ler comentário completo »
    Porto
    2019-07-19 22h49m por Ultras-__FCP
    Bom jogo, há jogadores com qualidade, quantos aos novos, notasse que ainda não estão no seu melhor fisicamente nem entrosados com os colegas, o que é normal, mas dá para perceber que Naka, Ze Luis e Diaz têm qualidade.

    O jogo foi bom mas na minha opinião houve duas coisas que ficaram bem patentes, falta ali um médio e um ponta goleador, particularmente o médio, que foi o que a equipa mais sentiu, e quando digo um médio de qualidade não me refiro ao Lucas Fernandes, não, alguém melhor que o SO com entrada direta no 11.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Levantamento dos clássicos perto do 25 de abril
    Portugal, país do futebol, o desporto do povo. Abril, mês da revolução, pela liberdade do povo.