placardpt
    FC Porto é líder isolado

    Depois da loucura, a tranquilidade

    Foi um FC Porto q.b. aquele que este sábado se isolou na liderança da Liga NOS, antes da Páscoa. Ainda a sentir o efeito e o desgaste do jogo com o Liverpool, os dragões venceram o Santa Clara por 1x0 e estão agora com três pontos de avanço no topo da classificação. Já o Santa Clara acabou por ser algo «tenro» na partida e não conseguiu aproveitar as fragilidades do adversário para ser mais perigoso.

    Com Manafá como lateral direito e com Marega a jogar mais na direita, o FC Porto esteve sempre no jogo de forma muito realista e percebeu que os três pontos tinham de ser conquistados, mesmo sem capacidade de para fazer uma grande exibição. O Santa Clara trouxe uma ideia e apostou nela até ao fim, ainda que sem grandes resultados práticos.

    Sair a jogar assim? FC Porto chama-lhe um figo...

    ©Catarina Morais / Kapta +
    Talvez ainda a sentir os efeitos da eliminação da Liga dos Campeões, o FC Porto até entrou algo «nervoso» no jogo. Coloquei nervoso entre aspas por falta de melhor termo, mas ficou a ideia de alguns jogadores estarem ansiosos. Alguns erros na saída permitiram ao Santa Clara algumas situações perto da área de Iker Casillas. Não foram momentos de verdadeiro perigo, mas uma perda de bola de Militão, outra de Herrera e uma finta de Manafá dentro da área não agradaram ao Estádio do Dragão.

    Do outro lado do campo, o perigo criado pelo FC Porto vinha da obsessão que a equipa orientada por João Henriques tinha em sair a jogar em todos os momentos. Como já se viu em vários momentos desta temporada, jogar dessa forma na casa azul e branca normalmente resulta em derrotas. Soares quase aproveitava uma recuperação de Herrera para marcar e ainda antes dos 20 minutos, uma nova má saída do Santa Clara acabou por resultar num golo. Os portistas sabem fechar bem essa forma de sair das equipas adversárias e vão apertando uma espécie de colete de forças. Por vezes dá a ideia de que o adversário até está a encontrar soluções para sair, mas rapidamente isso se transforma em erros e em perigo.

    Esse golo veio por Marega, que aproveitou um remate de Otávio (lançado na área por Brahimi) e uma defesa incompleta de Marco para encostar. Esse 1x0 tornou o jogo mais aborrecido. O Santa Clara mantinha essa mesma postura e apenas num contra-ataque ameaçou, o FC Porto parou de errar, controlou o jogo e, mesmo num ritmo lento, ficou perto de aumentar por duas vezes.

    Tão morno

    ©Catarina Morais / Kapta +
    Entre o Santa Clara sem soluções e o FC Porto com vontade, mas sem a qualidade individual desejada, a segunda parte acabou por ser jogada num ritmo baixo e até demasiado morno. Ficaram claras algumas dificuldades físicas em jogadores portistas, como Herrera ou Alex Telles e o segundo tempo acabou por se arrastar.

    Sérgio Conceição percebeu as questões físicas e cedo lançou Corona e Fernando Andrade no jogo para tentar aumentar o ritmo. Com Marega mais fixo no meio, ao lado de Soares, o FC Porto passou a jogar em claro 4x4x2, mas nem assim o ritmo aumentava.

    O Santa Clara mantinha-se fiel ao jogo apoiado vindo de trás, mas até acabou por ser em jogo direto que surgiram as melhores oportunidades para marcar. Na mais clara, valeu Iker Casillas a negar o golo a Schettine. Por seu lado, o FC Porto tardava a «matar» o jogo, sendo que Marco também ajudou a manter essa vantagem mínima. O guardião da equipa dos Açores negou o golo a Fernando Andrade com uma defesa verdadeiramente impressionante.

    Contente com a vantagem, mas ciente que a questão física estava a pesar, o FC Porto fez um jogo eficaz até ao final e nem mesmo alguns assobios que vinham da bancada mudavam o ritmo e o rumo do jogo azul e branco. A entrada de Óliver passou a dar à equipa mais capacidade para segurar bola e, não fosse as «amarras físicas» que Marega mostrou, e o médio espanhol tinha isolado o maliano pelos menos duas vezes.

    Não foi brilhante, mas foi muito ciente da realidade o FC Porto. Venceu o Santa Clara e vai passar a Páscoa isolado na liderança da Liga NOS. Tem a palavra agora o Benfica.

    Ver também

    U Sábado, 20 Abril 2019 - 20:30
    Estádio do Dragão
    Manuel Oliveira
    1-0
    Moussa Marega 18'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 30
    Lances Capitais
    GOLO INVALIDADO Santa Clara
    Fora de jogo assinalado corretamente a Zé Manuel
    18´
    GOLO FC Porto!
    Moussa Marega marca
    Moussa Marega marca o seu 9º golo na prova (25 jogos)
    41´
    GOLO INVALIDADO Santa Clara
    Fora de jogo assinalado a Schettine. Decisão correta
    A Chave
    Numa altura em que o FC Porto tentava acalmar uma entrada algo irregular, surgiu o 1x0. Marega aproveitou uma defesa incompleta e fez o golo que deu a segurança ao Dragão.
    O Árbitro
    Manuel Oliveira anulou bem dois golos ao Santa Clara por fora de jogo. Fora isso, arbitragem sem grandes problemas.
    O Melhor
    Dragão realistico
    Cedo se percebeu que a inspiração e o físico não estavam nos melhores níveis na equipa de Sérgio Conceição. Por isso, a exibição que o FC Porto fez acabou por ser de grande capacidade, realismo e tranquilidade.
    O Pior
    Incapacidade do Santa Clara
    Percebendo que o FC Porto não estava no melhor nível, a equipa do Santa Clara podia ter forçado um pouco mais. A vontade de jogar sempre em futebol apoiado acabou por permitir que a pressão dos portistas fosse mais eficaz e mais concentrada.
    Forma
    FC Porto
    2018/2019
    52J
    39V
    7E
    6D
    114-44G
    Santa Clara
    2018/2019
    33J
    11V
    8E
    14D
    40-41G

    Fotografias(30)

    Liga NOS: FC Porto x Santa Clara
    Liga NOS: FC Porto x Santa Clara
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    SANTA CLARA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    TA
    Porto Invictus
    2019-04-21 13h41m por Tantoscasos
    Sem ser a ótima defesa (depois de o jogo já estar na fase adiantada e com o rumo definido), na primeira parte o passe comprometedor para o meio campo (Otávio recuperou a posse de bola) e, antes disso, as tentativas de bater pontapés de baliza em jeito rasteiro(coisa que nunca fez).
    Tantoscasos
    2019-04-21 12h40m por PORTO__INVICTUS
    Pois. . é o que eu digo. . . pura infelicidade. . . lol

    O Marco?! Aquela defesa ao remate do Fernando?! TOP!
    TA
    PORTO__INVICTUS
    2019-04-21 12h18m por Tantoscasos
    Epa, que gente essa. Porque razão não mencionas o nome da "outra equipa", o Benfica?´Quanto ao escorregão do Fábio (se bem me lembro, não foi o único jogador que escorregou nesse jogo, inclusive vários atletas do SLB o fizeram), acredito que seja algo suspeito, mais devido à forma infantil como cometeu o penálti. Não obstante, aconselho a que sigas a mesma linha de pensamento para os falhanços do Marco no jogo de ontem, ele que costuma ter um bom jogo de pés.
    FABIO CARDOSO
    2019-04-21 11h37m por PORTO__INVICTUS
    O Fabio Cardoso , infelizmente, ontem não escorregou. . .

    Num jogo do inicio do ano, contra outra equipa, "escorregou" isolando o jogador adversário para marcar golo, e fez um penalty que lhe custou a expulsão do jogo. . .

    Infelicidade. . . lol
    senhor-doctor
    2019-04-21 10h59m por asbaka
    São só 16 pq os outros ainda estão a curar a indigestão causada pelas salsichas ;)
    Campeão
    2019-04-21 10h41m por senhor-doctor
    Normalmente seria indiferente e diria que ganhe o melhor, mas depois da época 2015/2016. . . . só digo: que ganhe o Porto
    Porto
    2019-04-21 10h39m por senhor-doctor
    Apenas 16 comentários? Não sei se apagaram a maioria, mas é pouco comum.

    O Porto conseguiu uma Vitória importante depois do cansaço do jogo contra o Liverpool. A pressão novamente está no país do Benfica, aonde penso que terá dificuldades fora contra o Rio Ave e em casa contra o Portimonense. De resto, ganhará. O Porto terá o Sporting, jogarão em casa, o Sporting Espero que tenha o terceiro lugar garantido até lá, por isso o Porto irá querer ganhar mais. O jogo a sério será na final da Taça de Portugal.

    AZ
    Jogam nada
    2019-04-21 08h35m por azulado
    O FCP não merece este campeonato desde quando o Benfica ganhou no Dragão.
    E também sofrer 11 golos em dois anos do Liverpool e’ muito curto pra o FCP.
    O FCP joga aos trambolhões e sem qualidade. Enfim, é uma época pra esquecer.
    Portanto, o campeonato fica muito bem entregue ao Benfica e a Taça ao Sporting.
    Campeonato
    2019-04-21 02h43m por huguinhOw
    Vamos para o bicampeonato . Merecemos
    Blá blá blá blá blá blá
    2019-04-21 00h09m por jfs79
    Blá blá blá coação. . . Blá blá blá apito dourado blá blá blá blá árbitro. . . Blá blá blá
    O que eu vi foi um bom jogo de futebol, sem ser muito bem praticado, em que qualquer resultado se aceitava, parabéns ao St. Clara pelo futebol praticado e ao FCP pela vitória.
    Papagaios abstenham-se!
    MA
    varand4-2
    2019-04-20 23h30m por Marshmallow
    Agora fala sobre o jogo, pode ser? O que escreveste e o que as sanitas recebem varia apenas na forma.
    Agora
    2019-04-20 22h47m por asbaka
    É vencer as finais que faltam.
    Entretanto da para ficar entretido com os lampiões que aí virão culpar o árbitro desta partida.
    Mas nós sabemos, o que eles têm é medo, pois mais tarde ou mais cedo vão ceder ;]
    Jogo difícil
    2019-04-20 22h44m por asbaka
    Mas de resto já era esperado depois do jogo de quarta.
    Nota-se que os índices físicos já estão em baixo mas se está equipa é alguma coisa é lutadora.

    Nota mais para Santa Clara e a demonstrarem que é possível montar uma boa defesa sem abusar no anti-jogo.
    FC Porto
    2019-04-20 22h37m por calabote2017
    Não jogaram nada hoje!
    Cansaço? Não é só isso. Sem entrosamento entre colegas nada feito

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    «Queremos construir a equipa à volta dele»
    Bruno Guimarães tem atraído interesse de gigantes como Manchester City, Arsenal ou PSG, mas quem o quiser contratar ao Newcastle United terá de movimentar-se de forma ...