placardpt
      Sporting vence em Chaves

      Uma boa dose de tudo... até de Luiz Phellype

      2019/03/30 20:06

      O 1x3 não o dá a entender, mas o triunfo foi arrancado a ferros. Com o homem do costume, cuja titularidade nem era certa, metido ao barulho e uma outra surpresa a dobrar. A meia distância de Bruno Fernandes e o bis de Luiz Phellype fizeram a diferença num jogo apertado e com duas partes completamente distintas. A tarefa foi dificultada por um valente Chaves que nunca virou a cara à luta, nem em inferioridade numérica. Até final o jogo não se livrou de uma grande dose de polémica com Manuel Mota, expulsões, VAR e empurrões entre protagonistas no epicentro da confusão. 

      A estreia de Phellype

      A primeira parte iniciou com superioridade leonina e prolongou-se, com alguma naturalidade, até ao final da mesma. Raphinha mostrou aptidão para as bolas em profundidade e, como uma carraça, obrigou, em algumas ocasiões, os centrais flavienses a esforços redobrados.

      O Chaves conseguiu, por momentos, equilibrar o encontro, mas, com bola, e apesar de alguns passes falhados, o adversário mostrou mais critério sobretudo no centro do terreno. Daí, longe da baliza de António Filipe, Gudelj tentou a sua sorte e abriu as hostes na estatística dos remates enquadrados. A cor era maioritariamente verde e branca, só que as transições defensivas voltaram a ser, uma vez mais, o tendão de Aquiles dos leões. Faltou maior definição e aproveitamento dos transmontanos nesse momento do jogo.

      Luiz Phellype marcou o primeiro golo com a camisola do Sporting ©Catarina Morais / Kapta +
      Por volta do minuto 20 surgiu o primeiro grande momento. As gentes de Chaves exigiram grande penalidade por mão na bola de Ristovski e Manuel Mota nada assinalou. Passados poucos minutos... o Sporting não perdoou. Bruno Fernandes descobriu Ristovski na direita, o macedónio assistiu de bandeja e Luiz Phellype empurrou para o fundo das redes. Ao 12º encontro envergando o símbolo do leão, o ex-Paços de Ferreira estreou-se a marcar.

      Estava desfeito o nulo e o golo surgiu, curiosamente, do lado menos ativo. É que Borja e Acuña aproveitaram o espaço concedido por um ofensivo Paulinho e criaram constantes jogadas de perigo pelo flanco esquerdo durante largos minutos. No meio, Wendel e Bruno Fernandes deram várias amostras de classe com e sem bola e beneficiaram da pouco conseguida pressão contrária no momento da recuperação.

      À exceção de um corte arriscadíssimo de Coates, o Chaves pouco ou nada incomodou Renan Ribeiro. E o Sporting, no capítulo da finalização, deixou muito a desejar, pese algumas excelentes combinações.

      Ah, valentes!

      Não houve inversão de papéis, mas sim muito mais Chaves logo após o apito de Manuel Mota. Destemidos, os flavienses baralharam a confusa linha defensiva visitante e provocaram uma explosão no Municipal.

      António Filipe saiu de maca ©Catarina Morais / Kapta +
      O Sporting, por sua vez, entrou apático e acabou, com toda a justiça, por pagar a fava. A má gestão do jogo e a gritante permeabilidade defensiva das laterais ditaram o empate. E, note-se, contra 10 elementos. É que Jefferson, com uma entrada dura, recebeu duplo amarelo e rumou aos balneários bem cedo.

      Campi cheirou a igualdade e André Luis tratou mesmo de a carimbar. Tudo começou na visão de jogo magnífica de Gallo e terminou na forma como o brasileiro retirou Renan do caminho. Como seria de esperar, o 1x1 despertou o Sporting e a corda, já rompida, foi-se partindo ainda mais. Bruno Fernandes  tentou manter-se como um dos destaques, ao invés da sociedade Borja-Acuña, Raphinha procurou trocar as voltas a Luis Martins e Marcel Keizer aproveitou para lançar os mais frescos.

      Já com Ricardo em campo, uma vez que uma lesão delicada impossibilitou António Filipe de permanecer em campo, a meia distância fez a diferença. É preciso mencionar o nome? Bruno Fernandes, pois claro! Até final a polémica tomou conta da partida, sendo que Ristovski, antes dos 90', recebeu ordem de expulsão e Luiz Phellype, em dose dupla, sentenciou o resultado.

      U Sábado, 30 Março 2019 - 18:00
      Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
      Manuel Mota
      1-3
      André Luís 60'
      Luiz Phellype 24' 90'
      Bruno Fernandes 80'
      Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
      Lotação8 400
      Medidas103x68m
      Inauguração1949
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 27
      Lances Capitais
      24´
      GOLO Sporting!
      Luiz Phellype marca
      Luiz Phellype marca o seu 1º golo na prova (7 jogos)
      60´
      GOLO Chaves!
      André Luís marca
      André Luís marca o seu 3º golo na prova (14 jogos)
      80´
      GOLO Sporting!
      Bruno Fernandes marca
      Bruno Fernandes marca o seu 14º golo na prova (26 jogos)
      90´
      +11
      GOLO Sporting!
      Luiz Phellype marca
      Luiz Phellype marca o seu 2º golo na prova (7 jogos)
      A Chave
      Minuto 28: A importância do corte não é discutível, mas no caso de autogolo a aflição seria bem maior para o leão. 
      O Árbitro
      Manuel Mota não teve a tarefa facilitada desde o início e no fim a polémica instalou-se por completo. Disse não à mão involutária de Ristovski no primeiro tempo, deixou a desejar no capitulo disciplinar - a expulsão de Jefferson é acertada - e no final retificou uma decisão, por um vermelho errado a Maras, da pior forma, uma vez que o amarelo faria mais sentido para sancionar o lateral macedónio dos leões.
      O Melhor
      Bruno Fernandes
      Já não é talismã. Bruno Fernandes é, de longe, a grande figura deste Sporting versão 2018/19 e decidiu, desta vez, um dificílimo encontro em Chaves com um belo pontapé de meia distância. E isto falando de um jogador que até esteve para não entrar de início.
      O Pior
      Permeabilidade defensiva dos leões
      É difícil compreender a forma como o leão sofre para defender. Viu-se aflito numa fase em que o adversário jogava apenas com 10 elementos e, no decorrer do encontro, deixou evidentes vários lapsos de concentração no setor mais recuado.
      Forma
      Chaves
      2018/2019
      34J
      10V
      8E
      16D
      31-45G
      Sporting
      2018/2019
      45J
      28V
      8E
      9D
      91-45G
      Sabia que...by playmaker stats
      Desde a 15.ª jornada que o Sporting não estava no pódio da Liga
      O Sporting não perde há 7 jogos (6 vitórias e um empate): melhor registo dos leões na Liga NOS 2018/19
      Sporting sobe ao 3.º lugar da Liga NOS, ultrapassando o SC Braga (as duas equipas têm os mesmo pontos, mas os leões têm vantagem no confronto direto)
      Sporting iguala o número de vitórias do Chaves em casa dos transmontanos: as duas equipas somam 5 vitórias
      2.ª vitória consecutiva fora do Sporting neste campeonato, o que acontece apenas pela 2.ª vez

      Fotografias(35)

      Liga NOS: Chaves x Sporting
      Liga NOS: Chaves x Sporting
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      GD CHAVES
      EMPATE
      SPORTING

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Schmeichel
      2019-03-30 20h26m por andrerib
      Não digo qe 3 claríssimo. . . Mas é duvidoso
      Sporting
      2019-03-30 20h21m por CreedEinsteinBratton
      4ª é obviamente jogo de tripla mas este Sporting não mete medo. Acabará por ficar em 3º apesar de ter-se de contar com a sua derrota na ultima jornada já que este SC Braga também deve cair (estava num patamar superior à 4/5 anos).
      J F suite
      2019-03-30 20h17m por andrerib
      Sem querer a voltar a bater no ceguinho. . . Mas gostaste de ver mais. Uma "bela" exibição do Gudelj?
      Acuna
      2019-03-30 20h16m por andrerib
      Que alta paragem cerebral teve. . . Como é possível um gajo destes dar aquele empurrão?????

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Benfica
      Excerto do episódio 39 do Ataque Rápido
      Neste excerto do episódio 39 do Ataque Rápido, Pedro Filipe Maia, jornalista do zerozero, destaca o desconforto do treinador alemão do Benfica nos momentos de ...