placardpt
    Benfica goleia Sporting de Braga

    Solta-te, liberta-te, abre as asas do sonho

    «Solta-te, liberta-te, abre as asas do sonho, tens todo o futuro para saborear. Solta-te, liberta-te, não há nada melhor, depois de um pesadelo poder acordar». A música de Toy esteve em altas durante o verão, mas só na altura natalícia o Benfica conseguiu entender a letra. 

    A águia libertou-se e escolheu uma boa altura para o fazer. Num duelo entre candidatos, a equipa de Rui Vitória goleou um Sporting de Braga irreconhecível por 6x2 e finalmente deixou soltar a qualidade que andava escondida e há muito era exigida pelos adeptos.

    Respeito motivou um Benfica com lição bem estudada

    Num domingo de muitos e bons jogos, o de cartaz era na Luz, pela classificação e por aquilo que podia estar em jogo numa altura de viragem de ano. Antes das rabanadas e do bolo rei, havia um duelo de guerreiros, que desde cedo foi assumido pelos da casa, que não quiseram defraudar as expetativas dos cada vez mais exigentes adeptos.

    Vencer não chegava, era preciso convencer, ainda que muitos preferissem deixar a qualidade futebolista para jogos futuros e de menos exigência, mas a partida dificilmente poderia ter corrido melhor para as águias. Antes de ambicionar chegar à frente, Rui Vitória quis uma equipa sólida, sem ficar exposta a falhas e foi precisamente no aproveitar dos erros que esteve o segredo para o início do triunfo encarnado.

    Prenda benfiquista em período natalício ©Carlos Alberto Costa

    A entrada bracarense foi nervosa, teve muitos passes falhados e uma ideia pouco ambiciosa. Os arsenalistas procuraram explorar a transição rápida, mas encontraram um Benfica sempre atento a essa possibilidade e atrás os erros começavam a aparecer com muita facilidade.

    À primeira oportunidade, Jonas desperdiçou, mas depois Pizzi não negou o espaço à sua frente e em jeito conseguiu bater Tiago Sá pela primeira vez. Com o golo encarnado apareceu também o melhor período do Sporting de Braga num primeiro tempo repleto de falhas, mas aí Ricardo Horta encontrou Vlachodimos, que evitou a igualdade minutos antes de Tiago Sá permitir a Jardel alargar a vantagem benfiquista.

    Em tempo de Natal, as àguias iam aproveitando as ofertas bracarenses e ao intervalo as palmas justificavam-se. Não era uma exibição do outro mundo, mas, até pelo adversário em questão, era um Benfica num patamar muito superior ao que se tem visto e isso entusiasmou adeptos e jogadores.

    A tal «força mental»

    Na antevisão à partida, Abel tinha falado na «força mental» e foi precisamente a nível de mentalidade que tudo mudou. Um Benfica que até então parecia estar reprimido elevou-se e saltou para cima de um Sporting de Braga cabisbaixo e a cometer erros atrás de erros. Grimaldo não demorou a aproveitar mais um, minutos antes de Dyego Sousa deixar a sua marca numa partida em que os avançados bracarenses mal se tinham visto.

    ©Carlos Alberto Costa

    O golo do brasileiro ainda fez sonhar a equipa bracarense, mas as falhas defensivas voltaram a surgir e Jonas lá teve de picar o ponto num golo de baliza aberta.

    A questão dos três pontos ficou resolvida e a pressão benfiquista, com um forte empurrão dos seus adeptos, deixou a equipa bracarense ferida no orgulho. Cervi e André Almeida (um golaço!) chegaram a um impensável sexto golo. Impensável antes do começo da partida, previsível naquele momento em que o Sporting de Braga já não era equipa e em que desejava apenas pelo final do jogo. João Novais tratou de dar uma pequena prenda aos adeptos que se deslocaram até Lisboa, mas, na verdade, foi apenas um par de meias num pré-Natal para esquecer.

    U Domingo, 23 Dezembro 2018 - 17:30
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Artur Soares Dias
    6-2
    Pizzi 19'
    Jardel 39'
    Álex Grimaldo 48'
    Jonas 54'
    Franco Cervi 63'
    André Almeida 67'
    Dyego Sousa 51'
    João Novais 74'
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Lotação64 642
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 14
    Lances Capitais
    19´
    GOLO Benfica!
    Pizzi marca
    Pizzi marca o seu 5º golo na prova (14 jogos)
    39´
    GOLO Benfica!
    Jardel marca
    Jardel marca o seu 1º golo na prova (12 jogos)
    48´
    GOLO Benfica!
    Álex Grimaldo marca
    Álex Grimaldo marca o seu 2º golo na prova (14 jogos)
    51´
    GOLO Braga!
    Dyego Sousa marca
    Dyego Sousa marca o seu 11º golo na prova (14 jogos)
    54´
    GOLO Benfica!
    Jonas marca
    Jonas marca o seu 6º golo na prova (9 jogos)
    63´
    GOLO Benfica!
    Franco Cervi marca
    Franco Cervi marca o seu 2º golo na prova (11 jogos)
    67´
    GOLO Benfica!
    André Almeida marca
    André Almeida marca o seu 1º golo na prova (14 jogos)
    74´
    GOLO Braga!
    João Novais marca
    João Novais marca o seu 1º golo na prova (9 jogos)
    A Chave
    Minuto 48: Os dois golos de vantagem davam conforto, mas não tranquilidade. O recomeço da partida trouxe novo erro bracarense, novo golo benfiquista e nem o golo de Dyego Sousa serviu para acordar a equipa de Abel Ferreira.
    O Árbitro
    Excelente gestão por parte de Artur Soares Dias. Procurou deixar jogar e isso deu velocidade ao jogo. No capítulo disciplinar acaba por não cometer erros e no lance mais complicado (suposta falta de Tiago Sá) decidiu bem.
    O Melhor
    Águia libertou-se
    As últimas vitórias benfiquistas não ajudaram a convencer os seus adeptos. O futebol encarnado passou por momentos de repressão e a águia parecia estar presa por si própria. Este domingo, a equipa de Rui Vitória libertou-se e acabou por golear um dos candidatos ao título. Pode estar aqui a chave do que resta da época.
    O Pior
    Erros e mais erros
    Foi um Sporting de Braga irreconhecível aquele que se deslocou até ao Estádio da Luz. A equipa de Abel Ferreira cometeu erros atrás de erros e facilitou bastante a tarefa de um Benfica com a lição bem estudada e que surgiu em noite inspirada. 
    Forma
    Benfica
    2018/2019
    29J
    19V
    5E
    5D
    54-29G
    Braga
    2018/2019
    21J
    14V
    5E
    2D
    42-21G

    Fotografias(30)

    Benfica x Braga - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 14
    Benfica x Braga - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 14
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    SC BRAGA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    FR
    Agora que passou a carrinha do melão. . .
    2018-12-24 16h59m por Fragha
    . . . já posso comentar o jogo do meu clube.
    A diferença para o jogo de ontem para os jogos do "período negro", é que, há umas semanas, o remate do Pizzi teria ido ao poste e o remate do Fransérgio teria entrado.
    O resto, é futebol. (para não falar no que aconteceu no último minuto de ambos os jogos com o Ajax, que, se fosse ao contrário, ter-nos-ia dado o apuramento para os oitavos da CL)
    Mas claro que também houve outras diferenças.
    O Abel veio jogar em ...ler comentário completo »
    Loki
    2018-12-24 16h21m por PedroFCP_RockNRoll
    Também ficaria admirado se no Belenenses-Porto um jogo onde houve dois penaltis completamente idênticos os benfiquistas não viessem arranjar maneira de fazer crer que os penaltis são diferentes e que só o do Porto foi mal assinalado (só para que fique claro para mim não assinalava nem um nem outro mas ao assinalar para o Belenenses para o Porto tinha apenas que manter o mesmo critério) da mesma forma que no jogo frente ao Feirense depois de terem dito que o Felipe estava muito adiantado no caso ...ler comentário completo »
    Brilhante
    2018-12-24 14h44m por Loki
    É sempre porreiro ver ou ler as justificações que se dá para os lances em que o beneficiado é o Porto. Quem disse que foi apenas um? Os portistas não sentem a falta dele porque não existe nos jogos dos dragões. . . Não vou tão longe e dizer: que o Porto foi beneficiado em todos os jogos, mas, no último frente ao Rio Ave ficou por assinalar uma grande penalidade contra o Porto. Se o Rio Ave ia conseguir o empate não se sabe, mas com o resultado num 2-1 e com um critério do arbitro igual pa...ler comentário completo »
    Melhor era impossível
    2018-12-24 13h08m por vai_a_linha_e_cruza
    "Solta-te, liberta-te, abrem-se as pernas do Braguinha"

    Tá bonito
    Campeonato
    2018-12-24 13h04m por pedropedrosa224
    O campeonato ja esta decidido:
    1 - Porto
    2 - Benfica
    3 - Sporting
    4 - Guimarães
    5 - Braga
    Vergonha
    2018-12-24 11h52m por pedropedrosa224
    Resultado normal. O Benfica a jogar contra o Braga (benfica B) so podia dar este resultado. Este futebol português e miserável
    Bludouro
    2018-12-24 09h54m por Loki
    Tens a certeza? Porque o que se vê por aqui é o contrário, sim, neste momento quem mais crítica os árbitros são benfiquistas, daí o esperado "regresso" dos outros ou melhor do regresso do especialista no penalti à Porto. Até pode ser estranho mas já sinto saudades daqueles momentos em que todas as quedas na grande área adversária era motivo para pedir penalti para o. . . Porto. Por onde andam? É verdade ainda existe um ou outro resistente que semana sim semana sim pede o tão famoso penalti...ler comentário completo »
    Não acredito
    2018-12-24 09h16m por Loki
    A sério? Eles estão de volta. . . Os especialistas em abre pernas depois de uma longa ausência regressam em força é esperar pelo regresso dos especialistas em arbitragens. Lógica dragarta: recordes do FC Porto mérito, goleadas do Sporting mérito, goleada do Benfica o adversário abriu as pernas. Ridículos. . .
    Estou com vergonha de ser Bracarense!
    2018-12-24 03h00m por e-adepto
    E a culpa não é do meu Braga!
    É de haver Esgaios que dão tudo em campo em todos os jogos e haver Hortas que dão tudo quando não contra o clube de coração. . Hortas que são conhecidas por tatuarem o simbolo da mouraria!

    E como o Horta houveram outros hoje, como o Tiago e o Goiano. . simplesmente não quiseram jogar!!

    Não tenho vergonha em ser Bracarense. Tenho vergonha em ser Bracarense com lampiões não profissionais no meu clube. Rua com Hortas, Goianos e Salvadores que só jogam contra 16 equipas do nosso campeonato! RUA!
    Dar o mérito a quem o merece.
    2018-12-24 00h21m por joao14194
    Quero aproveitar para parabenizar a genialidade do LFV. Pelos comentários aqui feitos pelos benfiquistas, a encenação desta noite funcionou completamente. Já têm animo suficiente para passar mais dois meses a ganhar a equipas de fundo da tabela por 1-0 e à rasquinha.
    Espero que tenha agradecido ao Salvador a cooperação entregando-lhe mais um trabalhinho de construção à sua empresa.
    E que bonito foi de ver a relação de amizade entre Abel e Rui Vitória no final do jogo, o prime...ler comentário completo »
    ryiuf
    2018-12-23 23h56m por voltou_apito_dourado
    Faz o histórico de transferências de jogadores com o portimonense. . . Sao cerca de 20, com o lumor a ser a cereja no topo do bolo
    Esclarecedor
    2018-12-23 23h33m por ryuuf
    Ultimos 12 jogos paa a liga entre benfica e braga
    Benfica 6 - 2 Sp. Braga
    Sp. Braga 1 - 3 Benfica V
    Benfica 3 - 1 Sp. Braga V
    Sp. Braga 0 - 1 Benfica V
    Benfica 3 - 1 Sp. Braga V
    Benfica 5 - 1 Sp. Braga V F
    Sp. Braga 0 - 2 Benfica V F
    Benfica 2 - 0 Sp. Braga V
    Sp. Braga 2 - 1 Benfica V F
    Sp. Braga 0 - 1 Benfica
    Benfica 1 - 0 Sp. Braga V F
    Sp. Braga 1 - 2 Benfica
    MA
    Bom. . .
    2018-12-23 23h21m por Markes88
    Em condições normais, o Benfica de hoje fez o jogo normal de outras épocas. Talvez tenham entrado mais dois ou três golos do que era costume, mas lá está, normalmente o Benfica jogava assim noutras épocas e no principio da época: solto, rápido, tabelinhas e eficácia fantástica!

    Gabriel não ter jogado traz rapidez ao Benfica, Alfa não ter jogado traz passes muito mais acertados, e Zivkovic no 11 traz passes mais rápidos e melhorias nas bolas paradas. . . .

    G...ler comentário completo »
    AX
    Titulo
    2018-12-23 22h51m por Axionmen
    . . . . . Solta-te liberta-te , abre as pernas á águia
    VL
    portista
    2018-12-23 21h46m por vlanishllh
    não precisam de espumar tanto da boca :) bom natal e acalmem-se lá que com o var este ano não ha penaltys contra
    AL
    Os pequenos Abel e Salvador
    2018-12-23 21h22m por AllMighto
    Numa nevosa manhã de dia 25 de Dezembro, Salvador e Abel acordam e ansiosamente saiem de suas camas, dirigem-se apressadamente à sala, contemplando o luminoso pinheiro.
    No topo da lareira estão os lindos sapatinhos encarnados, notoriamente preenchidos, porque este Natal é especial e o pai Natal foi generoso, mais do que nunca.
    Abel e Salvador abrem os presentes e simultaneamente o coração de ambos explode de alegria ao verem que os seus presentes são aquilo que sempre des...ler comentário completo »
    RE
    MoussaMarega11
    2018-12-23 21h13m por renatodt87
    Até me doem os olhos de tanta emoção amigo, tenho que passar um pouco daquela manteiga da defesa do Braga. . . O Salvador estudou bem a cartilha que o Vieira enviou por Whatsapp. É natal, ninguém leva a mal!!! Feliz natal para todos!
    ZH
    . .
    2018-12-23 21h07m por zhar
    nao gostava muito das colonias mas defendia a imagem tuga (em especial o que o mantivesse la em cima). . . mas pronto. . acho que ja chega de brincadeira por hoje. . . bom natal e bom ano novo!
    AN
    Braga
    2018-12-23 21h03m por angryagain
    Têm a maior rata de todas as equipas da 1ª liga. Vergonhoso!
    AN
    Braga
    2018-12-23 21h02m por angryagain
    Querem ser grandes mas são pequeninos. . .
    PJ
    Geraldina
    2018-12-23 21h01m por pjroberto
    6 jogadores diferentes do Benfica a marcar. Faltaram os outros 4 de campo para ser uma geraldina. Na excitação do jogo, notou-se que a defesa do Braga está bem húmida e lubrificada. Foi um vaivém constante até ao êxtase final da vitória do Benfica.
    ZH
    oh racista olha aqui a verdadeira
    2018-12-23 20h59m por zhar
    excerto da entrevista :

    "Pensou sair de Portugal?
    Oh! Oh! Bom, houve a Juventus e depois o Inter de Milão. Mas o 'padrinho', a alcunha que eu pus ao Salazar, não deixou. Acho que ele gostava do país e gostava tanto que não me deixava ir porque pensava que era importante para o país. "

    isso que escreves é tao real como a historia da alice na toca do coelho
    RE
    Comédia
    2018-12-23 20h56m por renatodt87
    Sabem qual a semelhança deste jogo para o wrestling? Toda a gente sabe que o resultado é combinado, mas enche o recinto na mesma! Hehehe👌
    ZH
    hahah
    2018-12-23 20h50m por zhar
    la vem a desconversa do costume do racista para o eusebio. . . cuidado que isso racismo hoje em dia nao é bem visto nem pelo tio chico caloteiro!
    voltou_apito_do urado
    2018-12-23 20h47m por moreno07
    Será que foi o porto que levou 5 do basileia, 5 do young boys, 5 do arsenal, 7 do celta de vigo, 5 do bayern, 4 do dortmund, 4 do napoli?

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...