placardpt
    River vence clássico argentino

    Um dos jogos mais épicos da história e um novo Rei sul-americano: a Libertadores é do River Plate!

    2018/12/09 22:09

    O dia de todas as decisões. Não deu em Buenos Aires, deu em Madrid. A segunda mão da inédita final argentina da Libertadores decorreu na capital espanhola num ambiente de grande festa e confraternização entre dois eternos rivais. E nem as maiores estrelas do futebol mundial escaparam: Lionel Messi, Antoine Griezmann, James Rodríguez, Nico Gaitán... todos eles marcaram presença na capital espanhola. O brilho seria diferente no Monumental, é certo, mas o fatídico 24 de novembro desapareceu, por momentos, da mente de todos. Jogava-se um River Plate x Boca Juniors, El Superclásico, o jogo de todos. O jogo que parou o mundo.

    Para que a conversa não se alongue muito, convém referir que a Taça Libertadores tem um novo dono. O River Plate conquistou a quarta da sua história e proclamou-se, uma vez mais, rei do futebol sul-americano.

    Futebol argentino... o que dizer mais?

    Se lhe falarmos em emoção, nervosismo e algum jogo feio pelo meio, a surpresa não será muita... até  porque a primeira parte teve tudo isso. E mais Boca, também. 

    O River, de Gallardo, deixou amostras de grande sofrimento. A primeira fase de construção, levada a cabo por Enzo Pérez e Leonardo Ponzio praticamente não existiu. A disponibilidade era pouca e as movimentações limitadas de Pity Martínez e Palacios, os principais desiquilibradores, condicionaram, por completo, o jogo da equipa que só por uma ocasião - Nacho Fernandez à cabeça - ameaçou a baliza de Andrada.

    A rivalidade espelhada numa fotografia ©Getty /
    Ora, o Boca Juniors, depois de ultrapassados uns bons minutos de nervosismo e futebol mal jogado, revelou um maior ascendente. A pressão alta efetuada pela dupla Pablo Pérez-Nández no miolo funcionou na perfeição para um maior aproveitamento do espaço entre linhas e as oportunidades flagrantes foram surgindo com naturalidade. Maidana esteve perto de uma asneira grande aos 10', Pérez, por duas vezes, teve golo nos pés e Villa obrigou Armani a esticar-se. 

    A insistência deu os seus frutos e adivinhe lá quem é que fez das suas. Dario Benedetto, pois claro. Uma sequência de más decisões dos Millonarios - aconteceu frequentemente durante o primeiro tempo - bastou para que se produzisse um contra-ataque letal. O camisola 18 tirou Maidana do caminho com tremenda classe... e fez o que tão bem sabe. A festa, ao intervalo, fez-se em tons de azul e amarelo.

    Um outro River

    Marcelo Gallardo identificou o problema no mecanismo e o River Plate reentrou com uma estratégia completamente distinta. Muito mais intensa, a formação branca e vermelha importunou o rival durante grande parte dos 45 minutos. Atrevido no ataque, procurando explorar as costas da linha defensiva xeneize, e bem mais equilibrado no setor mais recuado, o River assumiu o jogo e empurrou o Boca para trás. Uma espécie de inversão de papéis que deu frutos, não fosse a tremenda pressão efetuada já com Quintero em campo.

    Aos 68 minutos, e através de um envolvimento coletivo sensacional, Lucas Pratto estabeleceu o empate e apimentou, ainda mais, a batalha. Até ao último suspiro, o nível continuou tão alto que a fadiga não deu tréguas. As pernas tremiam, as cãibras não paravam de surgir, mas o jogo prosseguiu para prolongamento.

    ¡Dios mío, Juanfer!

    Quintero anotou um golaço ©Getty /
    A poucos minutos do início do tempo suplementar, o Boca viu-se em apuros. Wilmar Barrios, com uma entrada dura, recebeu ordem de expulsão e abanou, por completo, os homens de Barros Schelotto. Um golpe profundo remendado por largos minutos. O Boca defendeu-se como um escudo. Sofreu com a pressão e aguentou o que pôde... menos com Juanfer Quintero (esse mesmo!) e Pity Martínez. O talentoso e incompreendido médio colombiano desenhou uma autêntica obra de arte e Martínez decidiu uma das finais mais épicas de sempre. 

    Senhoras e senhores, a 59ª edição Libertadores é do River Plate. O museu do Monumental vai exibir, a partir de agora, a quarta peça de prata mais prestigiada da América do Sul.

    jogos históricos
    U Domingo, 09 Dezembro 2018 - 19:30
    Santiago Bernabéu
    Andrés Cunha
    3-1
    a.p.
    Lucas Pratto 68'
    Juan Quintero 109'
    Pity Martínez 120'
    Darío Benedetto 44'

    ESTÁDIO

    Santiago Bernabéu
    Lotação81 044
    Medidas105x68
    Inauguração1947
    Positivo
    Persistência branca e vermelha
    A mudança de chip na segunda parte foi decisiva. O River Plate entrou de cara lavada e contornou - com muito sucesso, diga-se - a estratégia levada a cabo pelo Boca nos primeiros 45 minutos. No prolongamento, em superoridade numérica, a vitória acabou por surgir com alguma naturalidade. Aí, Quintero fez maravilhas.
    Negativo
    Expulsão de Barrios
    Exagerada ou não, o certo é que a expulsão de Wilmar Barrios condicionou todo o jogo do Boca Juniors no prolongamento. O sofrimento foi imenso e custou caro, apesar das oportunidades flagrantes no momento de maior desespero.
    Forma
    River Plate
    2018/2019
    11J
    5V
    4E
    2D
    16-6G
    Boca Juniors
    2018/2019
    13J
    7V
    3E
    3D
    17-10G
    O Árbitro
    Manter o pulso num encontro desta magnitude é de louvar. Nem todas as decisões foram tomadas corretamente, mas Andrés Cunha está de parabéns pela forma correta como aguentou o barco de início ao fim.

    Fotografias(18)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    RIVER PLATE
    EMPATE
    BOCA JUNIORS

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    norbertofaria
    2018-12-11 00h29m por PedroFCP_RockNRoll
    Só agora é que reparei, queria escrever Boca mas escrevi River, acontece xD

    Obg pela correcção!
    NO
    PedroFCP_RockNR oll
    2018-12-10 15h55m por norbertofaria
    O Benedeto é jogador do Boca. Foi ele quem marcou o golo!!!
    Quintero
    2018-12-10 15h32m por PedroFCP_RockNRoll
    Está um grande jogador sem dúvida, pena ter tido pouca cabeça enquanto cá esteve porque qualidade está lá toda além de ter evoluído bastante como jogador até na seleção colombiana o tem demonstrado.

    No entanto ontem estava a ver o jogo e tal como já dito em baixo houve um jogador que me encheu as medidas no lado do River, o Benedetto segundo o transfermarkt está avaliado em 10M eles devem até de pedir mais mas com o dinheiro já ganho com a Champions este ano não vejo nenhum pro...ler comentário completo »
    bludouro
    2018-12-10 14h42m por gulpigaio
    ahahahah muito bom xD
    JO
    PsychBug
    2018-12-10 10h08m por Josec78
    ". . . um pouco á imagem dos jogadores do Sporting naquele 20/05 no Jamor após derrota frente ao Aves. "

    Verdade que houve muita gente que, através da comunicação social, pediu o adiamento da Final da Taça (alguns até pediam que a final não acontecesse), mas são casos completamente diferentes. O D. Aves não teve culpa nos incidentes de Alcochete, logo não tinha que levar por tabela. Se os jogadores do Sporting não quisessem jogar e a Federação o permitisse, então que entr...ler comentário completo »
    Jogo
    2018-12-10 08h10m por gulpigaio
    Acabou por ganhar a equipa que durante estas semanas todas teve sempre por cima da situação.
    Parabéns ao River, embora goste mais do Boca, mas vamos ver no que vai dar ainda os processos a decorrer.
    Se há jogador que gostaria de ter no meu Benfica seria o Benedetto! Que jogador e aquele golo. . . pura classe na forma como tira o defesa do caminho e pela frieza na finalização, mas após esta final o que não lhe deve faltar são pretendentes. Se vier para a Europa, não terá problemas no futebol italiano.
    Soueu1932
    2018-12-10 08h04m por gulpigaio
    Também o teu comentário foi indiferente lol.
    Bom jogo. . .
    2018-12-10 00h11m por bmgb_bmgb
    mas claramente longe do nível que se vê numa semi-final da Liga dos Campeões ou num grande dérbi europeu (existem excepções, claro). Ainda assim, gostei do facto de ter sido uma partida com muitos momentos de futebol bem jogado, até porque esperava que isto fosse um daqueles jogos para raçudos com milhões de faltas e muita guerrilha no meio-campo. Dos jogadores que vi hoje gostei muito do Nández, acho que safava muito numa equipa italiana/espanhola, e do Quintero, que revelou grande inte...ler comentário completo »
    Quanto ao vencedor
    2018-12-10 00h07m por WeAreUnited
    Ganhou a equipa com o melhor treinador de toda a America do Sul e isso fez toda a diferença ao longo da prova . Este Gallardo como estratega é qq coisa . Foi assim com o Racing nos quartos, foi assim com o Gremio nas meias e foi hoje ao intervalo com o seu braço direito .

    River tambem teve ao longo da competição as decisoes extra campo todas do seu lado (2a mao da meia final e pre jogo de hoje) mas nao ha campeao sem sorte nem merito .

    Boca claramente melhor pl...ler comentário completo »
    Final a 2 maos
    2018-12-10 00h01m por WeAreUnited
    Ja acabou . Pro ano ja sera em campo neutro em Santiago, no Chile .
    Libertadores
    2018-12-09 23h58m por JHendrix
    A rivalidade entre River e Boca atravessou o Atlântico, mas não perdeu a essência dentro de campo. Muita luta, duas equipas aguerridas, emoção, nervos. Pensei que o Boca ia levar a Taça, mas o River teve muita alma nos dois jogos e mereceu o troféu. Dia histórico e diferente na final da Libertadores. . .
    JOGAÇO
    2018-12-09 23h57m por EstorilSLBVBRM
    Um dos melhores jogos que vi ate hoje sem duvida . . . .
    @RQ7T
    2018-12-09 23h14m por Haubert
    Essa é também a minha ideia e é uma pena, mas agora está fora das nossas mãos, a não ser que exista para aí uma cláusula qualquer que nos permita fazê-lo regressar, pôr a jogar umas partidas e eventualmente vendê-lo, ou reemprestá-lo. Gostaria que o ver no comando do Sérgio, talvez o pusesse na linha com fez com outros. Tem ainda vinte e cinco anos e se esta situação é para continuar, será para se tornar um ícone na nas Américas, passando ao lado de uma carreira na alta roda do futebol Europeu. Ora, boa noite pessoal.
    correção
    2018-12-09 23h08m por RQ7T
    * que anda
    Haubert
    2018-12-09 23h06m por RQ7T
    Tens razão , desculpa pelo erro. A notícia não fala mas lembro-me que na altura falaram que essa opção de compra referia-se a apenas 50% do passe.
    O Quintero entrou e mudou por completo o jogo, usando a sua visão de jogo conseguiu fazer o River Plate queimar linhas e ficar mais perto de marcar, depois no prolongamento fez aquele golaço e ainda começou a jogada do terceiro golo. Apesar da qualidade anda a mostrar tenho dúvidas que ele triunfe a alto nível na europa, têm pouca intensi...ler comentário completo »
    @bludouro
    2018-12-09 23h01m por Haubert
    E tivemos aqui um fecho à estilo de jornalista. Lol.
    @RQ7T
    2018-12-09 22h57m por Haubert
    Obrigado desde já pela resposta rápida. Eu estive aqui a confirmar pelas minhas fontes de relance e vi que o presidente do River pretende acionar a opção de compra do resto do passe por €3, 725M e não €5.

    https://www. transfermarkt. pt/presidente-do-river-plate-p retende-acionar-opcao-de-compr a-por-quintero/view/news/30969 1

    É muito bom jogador, mas falhou a sua aventura no futebol europeu e agora, enfim. . . Que seja feliz por lá, porque aqui no Porto também seria difícil entrar no esquema.
    Lá está
    2018-12-09 22h56m por iSMURF4
    e quem é que decidiu o jogo. . . oh . . . . oh
    Haubert
    2018-12-09 22h41m por RQ7T
    Está emprestado ao River com opção de compra de 5M por 50% do passe. A opção de compra é valida até ao final do ano.
    TI
    Final da libertadores
    2018-12-09 22h34m por tiagojml00
    A mim é me igual quem ganhava ou não está competição mas na minha opinião este jogo nem devia ter acontecido. Em 2015(se não estou em erro) o boca foi desclassificado por atitudes iguais a do river mas este ano como era uma final e gera muito mais dinheiro vai só uma multa e 2 jogos a porta fechada para o river. Incrível como o futebol hj em dia está um lixo
    Libertadores 2017/ 2018
    2018-12-09 22h33m por Haubert
    Apenas pude ver 25 minutos do prolongamento como o meu colega aqui em baixo, mas pelo pouco que vi, apenas posso imaginar o jogo que deve ter sido. De loucos. Será que alguém me poderá elucidar acerca do estado contratual com o FC Porto do Quintero? Foi claramente o melhor jogador do prolongamento, e não foi pelo golo fenomenal que marcou. O Gago bem puxou pelo Boca do outro lado, mas com menos um homem e a equipa fisicamente esgotada, pouco havia a fazer. Parabéns às duas equipas. Viva o novo campeão da Libertadores.
    River Plate 3-1 Boca Juniores
    2018-12-09 22h28m por RQ7T
    Foi um jogo muito combativo, com bastante emoção no prolongamento e com uma expulsão que condicionou o decorrer dos acontecimentos. Na primeira parte o Boca foi ligeiramente superior e acabou mesmo por chegar à vantagem através do Benedetto num contra-ataque, segundos antes podia ter sido o River a adiantar-se. Na segunda parte, em desvantagem, o River assumiu naturalmente as rédeas do jogo e apartir da entrada do Quintero começou a conseguir circular a bola mais rápido e acabou por chegar ...ler comentário completo »
    KI
    Final a duas maos
    2018-12-09 22h13m por killer13414
    Por que raio a final se joga a duas maos se os golos fora nao contam a dobrar?

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Norte-Americano
    Equipa reduzida temporariamente a 10
    A Major League Soccer já está em curso há vária semanas, mas só à jornada 10 colocou em prática uma nova regra: a dos 10 segundos.