placardpt
    França apura-se para a final do Mundial

    Azuis carrascos de gerações de ouro

    2018/07/10 21:02

    Não foi o jogo esperado. De facto, o França x Bélgica prometia mais. Globalmente, podemos considerar que o jogo foi assim-assim. A França eliminou a Bélgica e garantiu bilhete direto para a final do Rússia 2018. Os belgas tentaram, sobretudo no primeiro tempo, mas nunca conseguiram levar a melhor sobre Lloris e companhia. Depois da Croácia em 1998 e Portugal no Europeu 2000, Les Bleus voltaram a destruir o sonho de uma nova geração de ouro.

    Bélgica cozinhou... e ameaçou

    Não foi nem longe, nem de perto a melhor primeira parte deste Mundial. O duelo começou frio, passou para morno e, lá pelo meio, aqueceu de vez.

    A Bélgica começou com o domínio da posse e a França encostava atrás. Uma estratégia que não contribuiu para o espetáculo, mas que fazia parte da estratégia de Roberto Martínez que optou por manter o esquema habitual de três centrais, pese embora a ausência de Thomas Meunier.

    Intensidade, muitos passes, e poucas oportunidades. Aos poucos, a seleção belga foi-se aproximando e, depois de tanto cozinhar, começou a sentir-se o cheio do perigo. E Eden Hazard assumiu o protagonismo. Tentou duas vezes e o perigo rondou de tal forma as redes de Lloris que o guardião francês viu-se mesmo obrigado, instantes mais tarde, a efetuar uma defesa estrondosa a remate de Alderweireld.

    Só dava Bélgica e a França vivia momentos de grande aperto. Com o passar do tempo, e para felicidade de Didier Deschamps, o ritmo abrandou e os bleus conseguiram soltar-se e conseguir algo mais do que as bolas longas para a profundidade de Giroud e/ou Mbappé.

    Já depois de um cabeceamento estranho e, ao mesmo tempo, perigoso do avançado gaulês, a jogada entre Pavard e Mbappé esteve mesmo perto de dar golo. Valeu Courtois, com os pés, a levar o empate para o intervalo.

    Na cabeça de Umtiti

    Os minutos iniciais até começaram bem para o lado belga, mas o golo de Samuel Umititi - o primeiro do central pela seleção francesa em competições oficiais -, numa bela antecipação a Fellaini no primeiro poste, virou o cenário de pernas para o ar. 

    A fantástica defesa de Lloris a remate de Alderweireld ©Getty /
    O rumo ganhou tons de azul e durante alguns instantes as ameaças francesas fizeram-se sentir, com Mbappé à cabeça. Se Giroud tivesse dado melhor seguimento aquele passe delicioso...

    A balança voltou a inverter e a formação belga conseguiu (finalmente) reagir ao golo sofrido. Fellaini, de cabeça, Witsel e companhia deram imenso trabalho à defensiva gaulesa e, por sinal, a Hugo Lloris. Maior caudal ofensivo para os diabos vermelhos que, em função do resultado, procuravam algo mais.

    A baliza gaulesa ficou a zeros e o sonho da geração dourada da Bélgica no Rússia 2018 ficou-se pelas meias-finais. A França, na cabeça de Umititi, volta a chegar à final de uma grande competição. Esperam os franceses um desfecho diferente, desta vez.

    U Terça, 10 Julho 2018 - 19:00
    Krestovsky Stadium (Zenit Arena)
    Andrés Cunha
    1-0
    Samuel Umtiti 51'
    Krestovsky Stadium (Zenit Arena)
    Lotação68 134
    Medidas-
    Inauguração2017
    FaseMeias-Finais
    A Chave
    Minuto 22: Uma defesa fabulosa de Hugo Lloris impediu que Alderweireld colocasse a Bélgica na frente do marcador na primeira parte. Intervenção banhada a ouro...
    O Árbitro
    Andrés Cunha nem sempre tomou as melhores decisões, sobretudo na amostragem de cartões amarelos.
    O Melhor
    Exibição coletiva da França
    Só uma grande França conseguia parar a talentosa formação belga. E, depois do apito final, ficou a sensação de dever cumprido. A prestação dos homens de Deschamps foi bem sólida e impediu males maiores. Quando o aperto subiu de nível, Lloris respondeu à maneira.
    O Pior
    Incapacidade belga de romper linhas
    A verdade é que o mérito de um lado acaba por se tornar demérito do outro, mas a Bélgica nunca conseguiu, verdadeiramente, romper a teia montada pelo adversário que viu sobretudo Hazard criar o pânico no flanco de Pavard. Ficou a faltar algo mais...
    Forma
    França
    2018/2019
    Bélgica
    2018/2019
    Sabia que...by playmaker stats
    A Bélgica vai, ainda assim, tentar fazer história e terminar o Mundial no 3.º lugar
    Bélgica volta a perder 24 jogos depois. Não perdia desde setembro de 2016, num amigável frente à Espanha)
    Deschamps volta a disputar a final do Mundial 20 anos depois. Vai procurar ser o 3.º campeão como jogador e treinador, depois de Zagallo e Beckenbauer
    8.ª final da França (Mundiais/Europeus/Confederações):
    1984
    1998
    2000
    2001
    2003
    2006
    2016
    2018
    2 finais consecutivas (Euro/Mundial): a França volta a repetir este feito:
    1998/2000
    2016/2018
    2 anos depois da derrota frente a Portugal em 2016, a França volta a disputar uma final, agora do Mundial
    Mais finais do Mundial:
    8 Alemanha
    7 Brasil
    6 Itália
    5 Argentina
    3 Holanda
    3 FRANÇA
    2 Uruguai
    2 Hungria
    2 Checoslováquia
    A última meia-final perdida pela França foi em 1996, quando foi eliminada pela Rep. Checa no desempate por grandes penalidades
    França qualificou-se nas 7 últimas 7 meia-finais de uma grande competição (Mundial/Europeu(Confederações):
    1998 Croácia
    2000 Portugal
    2001 Brasil
    2003 Turquia
    2006 Portugal
    2016 Alemanha
    2018 Bélgica
    França na final do Campeonato do Mundo pela 3.ª vez:
    1998
    2006
    2018
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FRANÇA
    EMPATE
    BÉLGICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    SA
    TheFCPorto
    2018-07-11 12h29m por Saraiva313
    Entendo o que estas a dizer, mas discordo ligeiramente. O KDB apresenta bem mais intensidade que um Ozil, e isso ja se viu durante esta época. Eu pessoalmente sinto que é dos jogadores que melhor joga actualmente. Controlo de bola, passe, tomada de decisão, remate e até alguma dinâmica fazem dele um jogador fantástico. Dos melhores playmakers do mundo. Ontem simplesmente teve um jogo difícil (Kante é um jogador incrível no que diz respeito a limitar as ações dos criativos das outras eq...ler comentário completo »
    De Bruyne
    2018-07-11 10h55m por TheFCPorto
    Sem dúvida que é um jogador com uma técnica espetacular, mas sempre me pareceu e ontem voltou-me a parecer demasiado errático, apático e sem carisma. Vai ser mais um Ozil, jogador fantástico mas falta-lhe aquele bocadinho para ser um jogador preponderante nos momentos decisivos e de grandes conquistas.
    AZ
    William Carvalho
    2018-07-11 05h07m por azulado
    Imaginem se o William consequia correr, em todos os jogos, um decimo que o Kante correu ontem, de certeza que Portugal era campeao Mundial!
    Boa semifinal
    2018-07-11 03h03m por bmgb_bmgb
    Não foi um jogo espectacular, mas tacticamente foi muito interessante e as duas equipas deram sempre o máximo quer no momento de atacar quer no momento de defender. Qualquer uma podia passar, mas a França superiorizou-se em alguns aspectos durante a segunda parte e isso fez a diferença. O Witsel fez um jogo muito, muito bom no meio-campo e demonstrou que seria um reforço credível para qualquer grande equipa europeia. Fiquei ainda surpreendido com os laterais franceses, pela confiança com ...ler comentário completo »
    ispeakwiththetr ue e SLB_PFAA
    2018-07-11 00h37m por Mateus_diz
    Acho que não compreenderam o que quis dizer. . . Eu disse que é muito difícil que nenhuma seleção que não tenha história não consiga chegar a final, pois existem Brasil, Alemanha, Argentina, Itália, França, Holanda e beira quase o impossível que todas essas passem por uma mal momento em conjunto, não quis dizer que somente essas tem capacidade de chegar, tentem interpretar melhor da próxima vez, por favor.
    Para concluir, fica claro que todas essas seleções que mencionei em alg...ler comentário completo »
    SL
    Mateus_diz
    2018-07-10 22h53m por SLB_PFAA
    Tem tanto peso que dos 4 semi finalistas, 3 não têm muita tradição em mundiais. Camisolas não ganham nada, se fosse por aí o Brasil estava aqui. O que ganham os jogos são os jogadores.
    França 1-0 Bélgica
    2018-07-10 21h46m por RQ7T
    A Bélgica nos primeiros 30 minutos teve o controlo do jogo e foi mais perigosa mas a partir dai a França cresceu no jogo e logo no início da segunda parte aconteceu o momento chave, o golo do Umtiti que deu confiança à França e tirou-a à Bélgica.
    Depois a Bélgica ficou algo dependente do Hazard e não conseguiu desfazer a boa organização defensiva da França que nos últimos 10 minutos tirou a bola à Bélgica e teve ocasiões para acabar com o jogo.
    Difícil fugir do habitual
    2018-07-10 21h25m por Mateus_diz
    Sempre será com uma seleção tradicional na final, seja Brasil, Alemanha, Itália, Argentina, França, Holanda. . . Para que se mude isso é necessário ter constância durante anos!! Acho muito difícil que a Bélgica consiga, talvez em 2022 ainda façam alguma graça, mas acho que para por ai, depois segue-se um hiato até que outra "geração de ouro" surja, em campeonatos mundiais a camisa tem um peso enorme.
    Grande Jogo!
    2018-07-10 21h16m por Daxo
    Apesar de ter havido só 1 golo (graças aos guardardes) foi um jogo cheio de grandes jogadas, este jogo bem podia ter sido a Final.
    Ganhou a melhor equipa, a França
    Como tinha dito na minha previsão, a França jogou melhor, teve mais oportunidades.
    É impressionante o nível táctico da equipa francesa, que só é parado grande parte com o uso das faltas (6 -16).
    A Bélgica mostrou porque chegou a meia final, tem umas das suas melhores equipas de sempre.

    Agora vamos ver quem será o 2º finalista (Inglaterra ou Croácia)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Jogador argentino foi submetido a uma cirurgia
    Enzo Fernández, médio argentino que atua pelo Chelsea, foi operado com sucesso na manhã desta sexta-feira a uma hérnia inguinal como vinha sendo notícia. O ...