placardpt
    Jovem inicia a carreira esta época no Oliveira do Hospital

    Valença deixou as balizas aos 28 anos para ser treinador no Campeonato de Portugal

    2018/07/04 10:34
    E0

    *com Mário Rui Mateus

    Miguel Valença vai ser o ou um dos treinadores mais jovens do Campeonato de Portugal, ao serviço do Oliveira do Hospital. Fora dos relvados, prossegue os seus estudos (licenciatura em Treino Desportivo), ao mesmo tempo que conjuga a sua atividade empresarial no ramo da organização de eventos. Até à temporada passada, também acumulava as funções de treinador nas camadas jovens do Nogueirense e de coordenador da formação da União 1919.

    Aos 28 anos, este homem dos ‘sete ofícios’ é uma figura respeitada e conhecida, não só no futebol conimbricense, mas também em toda a zona centro. O antigo guarda-redes também é uma espécie de ‘agente’, em quem vários treinadores e equipas procuram conselhos e jogadores que complementem os seus plantéis.

    Liga SportZone (Futsal) e regresso às distritais

    ©Miguel Valença
    Miguel Valença cumpriu formação na Académica e União de Coimbra e conta com passagens por Moinhos, Nogueirense e Naval. O ex-guardião confessou que, ao longo da sua carreira, já teve duas propostas para rumar à segunda liga e duas para jogar no estrangeiro, mas por «questões burocráticas (empresários)» e por opção nunca se concretizaram. Contudo, em 2016/17 chegou ao escalão mais alto… do futsal português, ao serviço do Centro Social de São João.

    «Foi muito positivo e enriquecedor a todos os níveis. Na altura não foi uma decisão fácil porque nunca tinha tido nenhuma experiência na modalidade, mas queria sair da minha zona de conforto e ‘conhecer’ outra realidade. Foi uma aposta mais que acertada, da minha parte, pela experiência na modalidade, mas não correu como eu desejava ao nível individual e coletivo», afirmou o conimbricense.

    Após esta passagem pelos pavilhões portugueses, Miguel Valença regressou às ‘raízes’ para jogar no futebol distrital. Ainda na mesma época, mudou-se para Leiria, onde representou o Clube Caçadores de Ansião, um clube com história no distrito e conhecido pelo seu ambiente familiar.

    «Tomei a decisão de voltar aos relvados, por vários factores. O mais relevante foi o intuito de me preparar para a época seguinte e tentar o regresso aos campeonatos nacionais. O Ansião deu-me essa oportunidade e estou muito grato. Um grande clube com excelentes pessoas. Foi um gosto ter partilhado o balneário com um grupo de trabalho com pessoas cinco estrelas», referiu o atual timoneiro do Oliveira do Hospital.

    Aos 28 anos, o novo treinador do Oliveira do Hospital

    Após cumprir 26 jogos na temporada de regresso ao Nogueirense, que garantiu a manutenção, chegou a nova etapa. O novo comandante dos campeões da Divisão de Honra da AF Coimbra 2017/18 admitiu que treinar sempre foi um sonho, no entanto, não esperava que a oportunidade surgisse tão cedo.

    ©José Moreira/Miguel Valença

    «Não tenho intenções de voltar atrás na minha decisão porque esta é a carreira que quero e sempre quis seguir, mas seria hipócrita se dissesse que estava a espera desta oportunidade tão cedo. (…) Já era um ‘namoro’ antigo, mas por outras razões. O Presidente entrou em contato comigo e apresentou-me o projecto. Não foi fácil a decisão confesso, por todas as condicionantes a que estava sujeito, mas foi pensada e ponderada», contou o antigo guarda-redes do Nogueirense.

    Na hora de traçar objetivos pessoais e coletivos, Miguel apontou a manutenção como o objetivo principal «porque todos sabem as dificuldades que um clube, depois de subir, tem para se conseguir manter». Já a pressão e a ‘estranheza’ impostas pela sua juventude, o técnico considera-as «perfeitamente normais» e quer «transformá-las em reforços positivos» para si e para o grupo.

    Os trabalhos na formação da ‘Beira Serra’ já arrancaram, uma vez que a época começa a 11 de agosto. Quanto ao plantel, transitam de 2017/18 os guarda-redes Nando Pedrosa e Francisco Júnior (juniores), os defesas Tiago Dias, Romário e Pedro Zago (juniores), os médios Diogo Brito, Jorge Guti, Luís Pedro, Luís Martins, David Almeida e Guimba (juniores) e os avançados Fred Santana e Henrique Oliveira.

    ©FC Oliveira do Hospital
    Quanto a reforços, o jovem técnico vai poder contar com o guarda-redes João Alves (ex-Académica), os defesas Ariano Sanches (ex-Operário) e Bruno Beato (ex-Nogueirense), os médios Daniel Fonseca (ex-Gouveia) e Rui Barreto (ex-Sourense) e os avançados André Freitas (ex-Lagares da Beira), Zé Francisco (ex-Mortágua), Tijane Silla (ex-Crato) e David Brás (ex-Nogueirense). Contudo, ainda devem entrar, pelo menos, mais três jogadores.

     

    O modelo do Campeonato de Portugal e a manutenção

    Os formatos do Campeonato de Portugal têm suscitado discussões no seio do futebol português. Miguel Valença é uma das vozes críticas deste modelo, que «não está ajustado a orçamentos, equipas e desempenho ao longo da época», preferindo «a II Divisão B, modelo que vigorava anteriormente». Apesar destas dificuldades para os ‘recém-chegados’, o jovem treinador acredita que a manutenção é possível.

    «Vai ser difícil as equipas provenientes das distritais se manterem enquanto este formato se mantiver porque existem orçamentos muito dispares nas séries. Em contrapartida, em 2018/19 existem mais equipas e menos lugares de despromoção, o que aumenta as nossas probabilidades. Confio muito nas minhas capacidades, no projeto desenvolvido e na equipa, que dá garantias para alcançar o objetivo», rematou o timoneiro natural de Coimbra

    Portugal
    Miguel Valença
    NomeLuís Miguel Floro Valença
    Nascimento/Idade1989-12-15(34 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoGuarda Redes

    Fotografias(2)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Mundial
    Destaque
    Através de um sistema alternativo
    Caro leitor, imagine um universo paralelo onde o campeão mundial não é definido, única e exclusivamente, pelo maior torneio da modalidade. Um universo paralelo ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 17:16
    moumu 26-04-2024, 17:14
    ZH
    zhar 26-04-2024, 17:10
    moumu 26-04-2024, 17:07
    ZH
    zhar 26-04-2024, 17:02
    AngelEyes 26-04-2024, 16:55
    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 16:42
    fcpinvicta 26-04-2024, 16:40
    Minnowkr 26-04-2024, 16:05
    ZH
    zhar 26-04-2024, 16:03
    O_Pestinha666 26-04-2024, 15:52
    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 15:44
    VocesSabemLa 26-04-2024, 15:36
    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 15:36
    publagrima 26-04-2024, 15:24
    mundial200 26-04-2024, 15:20