Sporting mais forte nas grandes penalidades

Leão ganha a lotaria e tem como prémio uma viagem ao Jamor

2018/04/18 23:34
Texto por Rodrigo Coimbra

O Sporting está de regresso ao Jamor! Os leões conseguiram anular a vantagem portista da primeira mão e foram mais fortes do que o rival na marca dos onze metros. Sebastian Coates permitiu que o conjunto de Jorge Jesus levasse a discussão da meia-final para o prolongamento, mas foi nas grandes penalidades que tudo se decidiu. Marcano foi o único a falhar e ajudou os leões a seguirem caminho até ao Jamor.

Equilíbrio como nota dominante

Poucos dias depois de vencer o Benfica no Estádio da Luz, por 0x1, resultado que valeu o regresso à liderança da Liga NOS, os azuis e brancos visitavam o rival do outro lado da Segunda Circular para discutirem a passagem à final da prova rainha do futebol português: a Taça de Portugal.

Os comandados de Sérgio Conceição traziam consigo uma vantagem preciosa conquistada na primeira mão das meias-finais, no já distante dia 7 de fevereiro, altura em que os dragões venceram os leões, por 1x0, no Estádio do Dragão, e jogaram muito com esse resultado na casa do rival lisboeta.

Os primeiros 45 minutos não trouxeram nada de extraordinário à eliminatória, com as duas equipas muito longe das áreas contrárias, muito por culpa do FC Porto estar muito bem no processo defensivo, dando mais a iniciativa do jogo ao Sporting, privilegiando as transições, perante um adversário pouco imaginativo e refém dos rasgos individuais de Gelson Martins.

O internacional português foi o único a conseguir criar algum perigo ao longo do primeiro tempo, quando trocou as voltas a Alex Telles e cruzou rasteiro para o coração da área de Iker Casillas, onde deveria estar mas não estava o goleador Bas Dost. No fundo, muito pouco sumo para um Clássico.

O FC Porto estava confortável com o 0x0, enquanto o Sporting estava obrigado a (muito) mais na segunda metade para conseguir igualar a eliminatória e assim sonhar com o regresso ao Jamor.

Três anos depois, o Sporting está de regresso ao Jamor ©Carlos Alberto Costa

Golo de Coates despertou (finalmente) as equipas

Numa altura em que a época desportiva caminha a passos largos para o final, o maior número de jogos do Sporting face ao FC Porto notou-se um pouco em Alvalade. Os leões demonstraram um certo desgaste físico e mental, justificado sobretudo pela eliminatória europeia suada frente ao Atlético Madrid (1x0) e o 'jogaço' no Estádio do Restelo (3x4), mas souberam dar uma boa resposta.

Felipe na 'pele' de Soares
Momento insólito no clássico entre Sporting e FC Porto. Felipe entrou na segunda parte com a camisola 29, com o nome de Tiquinho Soares. Um lapso que passou despercebido por alguns minutos ao árbitro Jorge Sousa, mas que acabou por valer um cartão amarelo ao defesa brasileiro, por volta do minuto 60, ao camisola... 28. Felipe não escondeu a insatisfação pela situação.
A equipa de Jorge Jesus teve algumas dificuldades em causar real perigo a um rival 'super' motivado pelo último jogo do Campeonato e bastante confortável na eliminatória. O nulo era suficiente para o FC Porto carimbar o passaporte para a final da Taça de Portugal e esse fator também pesou na forma como os portistas encararam e geriram a partida em Alvalade. Ou seja, não precisaram de carregar muito no acelerador.

Ainda assim, o conjunto verde e branco conseguiu igualar a eliminatória na reta final do tempo regulamentar, através de Sebastian Coates, aos 84 minutos, num lance em que Marcano ficou mal na fotografia. O central espanhol aliviou a bola de forma deficiente e o esférico sobrou para o camisola 4 do Sporting fuzilar a baliza de Iker Casillas. Isto tudo quando Conceição já tinha apostado num miolo mais defensivo.

O golo leonino despertou as duas equipas e viveram-se oito minutos muito mais intensos do que os 83 minutos iniciais, ao ponto do FC Porto ficar muito perto de sentenciar a eliminatória dois minutos depois do golo leonino.

Diego Reyes cabeceou para lá da linha da baliza de Patrício, depois de duas bolas enviadas à trave, num lance que gelou as bancadas de Alvalade, mas que o auxiliar de Jorge Sousa não deixou escapar o fora de jogo de Felipe. Excelente a análise do assistente.

Leão esteve perto de evitar decisão na lotaria

Galvanizados pelo golo, os leões cresceram perante um Dragão que estava a contar com o empate nos 90 minutos – Sérgio Conceição apostou num meio-campo mais defensivo ainda antes do Sporting fazer o golo -, e estiveram muito perto de consumar a cambalhota na eliminatória no tempo extra.

Gelson, completamente sozinho atirou ao lado, Montero, que rematou frouxo, e Bruno Fernandes, que também não fez melhor do que o colombiano, tiveram tudo para fazerem o 2x0, com Rui Patrício a ser um simples espetador no outro lado do campo, mas não conseguiram bater Casillas e evitar que o jogo se prolongasse para a lotaria das grandes penalidades.

Na marca dos onze metros, o Sporting voltou a ser mais feliz, tal como havia sido na Taça da Liga frente aos dragões, e celebrou a ida ao Jamor. Marcano foi o primeiro a assumir a responsabilidade, mas o central do FC Porto teve pontaria a mais e acertou em cheio no poste para gáudio dos milhares de adeptos presentes em Alvalade.

O Sporting está na final da Taça de Portugal, onde vai encontrar o Desportivo das Aves no Jamor.

U Quarta, 18 Abril 2018 - 20:30
Estádio José Alvalade
Jorge Sousa
1-0
Sebastián Coates 85'
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseMeias-Finais
Mão2ª Mão
VIDEOS
Lances Capitais
85´
GOLO Sporting!
Sebastián Coates marca
Sebastián Coates marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
86´
GOLO INVALIDADO FC Porto
Golo do FC Porto, anulado por o árbitro assistente. Após 3 carambolas de remates aos ferros, Reyes introduz a bola no fundo da baliza de Rui Patrício. O lance foi anulado por fora de jogo.
A Chave
Minuto 84: Canto de Bruno Fernandes, Marcano falha o alívio a bola sobra para Coates, que de 1ª fuzila Iker Casillas. O Sporting igualava aqui a eliminatória.
O Árbitro
Muito sereno. Jorge Sousa esteve muito bem do ponto de vista técnico. Houve alguns lances de dúvida, tanto na área leonina como na área portista, mas o árbitro da AF Porto esteve na análise dos mesmos. Ficou o segundo amarelo por mostra a Acuña no prolongamento, por falta deliberada do internacional argentino, mas, ainda assim, nota positiva para o trabalho de Jorge Sousa.
O Melhor
O despertar após o golo de Coates
O golo do central uruguaio trouxe uma dinâmica completamente diferente ao encontro, com as duas equipas a subirem de rendimento após esse momento marcante para o jogo. As oportunidades finalmente apareceram e o jogo ganhou outro interesse. Ganharam os adeptos das duas equipas.
O Pior
80 minutos de (muito) pouco futebol
Muito poucas oportunidades e muito pouco futebol ao longo de... 80 minutos. Foi preciso aparecer o golo de Coates, que igualou a eliminatória, para que o jogo ganhasse outro nível de protagonismo. Até aí, lá está, muito pouco de parte a parte.
Forma
Sporting
2017/2018
55J
34V
12E
9D
103-45G
FC Porto
2017/2018
48J
34V
8E
6D
110-37G
Sabia que...by playmaker stats
O Sporting fez história: não sofre golos em casa nas competições nacionais há 13 jogos, o melhor registo de sempre do clube
Sporting vai disputar a 2.ª final da época, depois de ter ganho a Taça da Liga. Curiosamente, eliminou o FC Porto nas meias-finais das duas competições, sempre no desempate por grandes penalidades
28.ª final para o Sporting (16 vitórias)
Sporting na final da Taça de Portugal 3 anos depois

Fotografias(41)

Taça de Portugal Placard: Sporting x FC Porto
Taça de Portugal Placard: Sporting x FC Porto
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
FC PORTO
Comentários (85)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Nao pude ver o jogo
2018-04-19 21h28m por iSMURF4
Mas parabéns ao Sporting por chegar à final. . . agora espero que ganhe o Aves. . . há uns anos n tiveram a sorte de subir no playoff subida/descida espero q ganhem a taça desta vez. . .

quanto ao Porto só resta o campeonato, se n vencermos será um fracasso. . . e temos que treinar penaltis é uma vergonha aquilo.

e voltar ao mercado sul americano. . . n sei pq deixamos de investir lá. . . e não é só Brasil! -. -
Analise árbitro
2018-04-19 16h08m por FinalFantasy
Não ficou por mostrar o 2º amarelo ( ou mesmo vermelho directo ) apenas ao Acuña.
Que desilusão
2018-04-19 15h16m por porto_invicta
Lá se foi a Taça -. -
E por este andar o campeonato vai mesmo caminho. . .
1919 azul
2018-04-19 15h15m por dani321
Sim, pelo era mesmo, talvez seja melhor assim já que faz com que tenhamos rio ave ou um clube do gênero, ( meio da metade superior da tabela) a representar pt na europa ao invés de clubes de mais inferiores, com respeito para eles claro, mas é melhor, precisamos de pontos.

Alias um dos grandes ira para liga europa portanto, teremos mais pontos na europa no ano seguinte em princípio.
Baritodo
2018-04-19 14h38m por dani321
Ah, ok , percebido, obrigado! :)
Avançados nos grandes jogos
2018-04-19 14h38m por dani321
Só comentar tbm que é uma pena os pl dos grandes, desde que slimani saiu de Portugal, tem aparecido muito pouco nestes jogos, só mesmo o Soares, porque Jonas, Bas dost, aboubakar, etc, todos os eles não aparecem nos jogos como se espera, o que diminui muito a qualidade de espetaculo do jogo.

Sim, taticamente estes jogos pedem aos PL outras funções durante o jogo muitas vezes, contudo espera se sempre mais um pouco deles, não fossem eles os goleadores. ( Soares tem s...ler comentário completo »
BA
dani321
2018-04-19 14h36m por baritodo
Não, as regras mudaram agora quem vai á europa é o vencedor da taca, no caso de o vencedor se ter apurado pelo campeonato é apurado o primeiro não apurado do campeonato
Taca, parabens.
2018-04-19 14h31m por dani321
O Sporting venceu o jogo e passou a eliminatoria, portanto parabens a eles e aos adeptos do SCP.

Foi uma eliminatoria equilibrada, onde na minha opiniao, o Sporting nao merecia Passar, claramente produziu menos ofensivamente e qualitativamente que o Porto no conjunto das duas maos, mas nesse jogo apesar de nunca ter sido dominador nem esteve perto, foi superior, e teve muita muita sorte, sobretudo quando levou com a bola no poste. E como teve essa sorte e mais competênci...ler comentário completo »
KI
Sporting não e Benfica
2018-04-19 13h02m por Kissas
Alvalade não e a casa da Mãe da Joana.
RI
manso98afl
2018-04-19 11h15m por rikardoslb
Agora é que disses te tudo, este jogo foi muito similar ao de Domingo passado se bem que ma primeira parte houve mais benfica no jogo de ontem como é obvio a equipa do Sporting tava mais disponivel para o jogo na segunda parte o mesmo que se passou com o benfica o porto para alem de estar desgastado tinha a eleminatoria na mao, e penso que o Sergio Conceição se mentalizou nisso quando poe o Reys em campo logo depois sofre o golo, a partir dai e com o jogo foi do sporting.
Exelente jogo de futebol mas ontem ganhou a melhor equipa.
Toda a gente fala somente desta 2a mão
2018-04-19 10h38m por HGuima
Leio apenas comentários relativamente a este jogo da 2a mão da taça.
Sei que a 1a mão já foi ha algum tempo mas convém relembrar que o Porto merecia ter vindo a Alvalade com uma margem superior a um golo.

No cômputo geral das duas mãos, parece me factual que o Porto criou mais lances de golo, inclusivamente com duas bolas ao poste (Sérgio Oliveira na 1a mao e Aboubakar na 2a).

É fácil criticar as substituições de Sérgio Conceição mas se o Marcano não t...ler comentário completo »
Clássico
2018-04-19 09h13m por manso98afl
Aconteceu ontem ao Porto o que aconteceu ao Benfica no domingo, o empate servia e jogou para isso e acabou inesperadamente por sofrer golo numa altura em que o Conceição já tinha esgotado as substituições (meter um defesa em vez de ter metido Marega) e como se costuma dizer, quem joga para o empate arrisca-se a perder.

Quanto ao jogo 1ª parte com ligeiro ascendente do Porto embora sem muitas oportunidades (uma do Otávio e aquela do Gelson perto do intervalo), 2ª parte igualmen...ler comentário completo »
j-f-uite
2018-04-19 08h31m por 4lfredo
Sim, concordo. E acho que devia-se fazer isso mais vezes.
Sporting
2018-04-19 08h09m por Blue_Bitter
Nem sabem como lá chegaram! Foi preciso de uma oferta daquelas para + chutinho de chouriço para empatarem senão ninguém diria que o Sporting estava em desvantagem na eliminatória!
Ah cara_go
2018-04-19 01h35m por JHendrix
O Sporting hoje está de parabéns!
Lutou e deu tudo até ao fim pela vitória!
Merece a presença na final.
O Porto desta vez não foi tão feliz no final, naquele pontapé do Brahimi. Já nos penaltis começa a ser trauma.
Bom jogo de futebol!
4lfredo
2018-04-19 00h59m por j-f-uite
> e para jogos destes o bas dost tem sido fraquinho , ja contra o AT. MADRID jogamos melhor com a sua ausencia , com centrais de qualidade o bas dost é " comido" por isso que eu digo que gostava que o JJ volta-se a tactica da sua 1 epoca de leao , com 2 PL !
j-f-uite
2018-04-19 00h55m por 4lfredo
De facto foi uma boa curiosidade. xD
NOTA
2018-04-19 00h53m por j-f-uite
> tirando a supertaça o aves vs sporting abriu o campeonato e agora vai fechar a epoca em portugal xd
j-f-uite
2018-04-19 00h53m por 4lfredo
Sim, talvez não. Mas sendo a única opção disponível, fora o Gelson Martins e o Marcos Acuna, penso que ele iria apostar nele. Mas sim, acredito que o JJ esteja a trabalhar com ele para SA.
Sporting - Porto
2018-04-19 00h51m por CR28
Com todo o respeito pelo FCP, penso que o Sporting foi o único que procurou ganhar, muita entrega dos nossos jogadores, apesar de na primeira parte reconhecer que o FCP foi superior. Agora é esperar pelo Jamor para ver se trazemos o caneco enquanto tentamos ainda alguma coisa no campeonato.
Força Sporting!
4lfredo
2018-04-19 00h49m por j-f-uite
> com JJ o podence nunca vai ser extremo , mas sim um SA
j-f-uite
2018-04-19 00h37m por 4lfredo
Sim, concordo. Pena a lesão do Daniel Podence. Mas sim, faltava mais um bom extremo.
4lfredo
2018-04-19 00h35m por j-f-uite
> acho que este ano a maior "lacuna " tem sido as alas , se acuna e gelson se lesionam nao vejo ninguem assumir a posiçao , com matheus pereira e iuri medeiros o sporting ficava a ganhar mas pronto foram evoluir para outros clubes
Presa_Facil
2018-04-19 00h33m por 4lfredo
Olha que eu também já pensei nessa hipótese também, ainda há pouco falei disso a um amigo meu que também é sportinguista. ;)
pedro98fcp
2018-04-19 00h33m por j-f-uite
> nao concordo , o patricio desde de paulo bento que tem sido gigante , lembro de uma supertaça contra o porto que ele defendeu o penalti de lucho gonzalez
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
mafraFCP 23-09-2019, 04:37
mafraFCP 23-09-2019, 03:40
mafraFCP 23-09-2019, 03:35
PO
PortoDragao 23-09-2019, 03:24
PO
PortoDragao 23-09-2019, 03:13
FCP-Logic 23-09-2019, 02:53
LE
levencedor 23-09-2019, 02:28
DS
DSaraiva90 23-09-2019, 01:51
DS
DSaraiva90 23-09-2019, 01:48
Chama--Portista 23-09-2019, 01:43
Chama--Portista 23-09-2019, 01:39
bragaaocomando 23-09-2019, 01:32
Chama--Portista 23-09-2019, 01:28
BestInTheWRLD 23-09-2019, 01:21
BestInTheWRLD 23-09-2019, 01:19
A_MAIS_IMPORTANCIA 23-09-2019, 00:58