placardpt
    O que esperar do futuro do futebol de clubes?

    Portugueses em queda europeia? Ouvimos quatro jornalistas estrangeiros e a sua visão sobre o tema

    O 0x5 do FC Porto contra o Liverpool até pode ter sido um grande engano da equipa inglesa e um péssimo dia dos dragões (os mesmos que eliminaram Leipzig e Mónaco na fase de grupos), mas há sintomas claros e que já vêm dos anos mais recentes. Desde o FC Porto de Mourinho que não há uma equipa lusa a passar os quartos de final da Liga dos Campeões, já lá vão 14 anos, e os indicadores não apontam para um regresso a esses momentos altos. Pelo contrário...

    As razões são muitas. Começam internamente, agudizam-se externamente e, bem vistas as coisas, não há indícios de um regresso à glória a médio prazo. A própria Liga Europa parece já ter menos espaço à afirmação lusa.

    Somando tudo, e aproveitando a viagem a Inglaterra, inquirimos quatro jornalistas estrangeiros sobre como é vista a evolução recente do futebol português. As respostas estão no link em baixo e são elucidativas para muita coisa.

    As 4 visões de jornalistas estrangeiros
    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    LIVERPOOL
    EMPATE
    FC PORTO

    Fotografias

    Liverpool x FC Porto - Liga dos Campeões 2017/2018 - Oitavos-de-Final  | 2ª Mão
    Liverpool x FC Porto - Liga dos Campeões 2017/2018 - Oitavos-de-Final  | 2ª Mão

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    *
    2018-03-07 18h26m por Tacuara_Cardo7o
    Comecei a seguir o Estrela FC de Vendas Novas
    Comecei a seguir o Estrela FC de Vendas
    2018-03-07 18h24m por Tacuara_Cardo7o
    Assim que uma vizinha minha me perguntou como estão no CPP há uns meses. Infelizmente parece que o Estrela vai descer à Liga CARMIM de Évora novamente, apesar da vitória por 2-0 contra o Almancilense, mas continuo a acreditar que possam manter-se no CPP mesmo sabendo que terão de ganhar os restantes jogos. Um empate com o Olhanense em Olhão acho que seria um resultado simpático para o Estrela. No Facebook oficial, quando o Estrela subiu ao CPP, havia adeptos que queriam que o Estrela subi...ler comentário completo »
    Então queriam o quê?
    2018-03-07 04h07m por GalinhasePneus
    Com o benfica a fazer 0 pontos na champions
    TH
    Jorusescu
    2018-03-06 22h22m por TheColorBlue
    Eu até tenho uma visão que toca num pólo oposto da tua.

    Acho que temos simplesmente clubes a mais.
    Obviamente não estou a falar do teu Braga e demais clubes da Primeira Liga, mas sim de tudo o que é clube de aldeia/vila, etc. num país com uns meros 11 milhões de habitantes.

    Se a memória não me falha somos praí o 1º ou 2º país da Europa com mais clubes por km^2. Toda a "terrinha" e todo o "bairrinho" quer um clube, nem que tenham apenas 1. 000 habitant...ler comentário completo »
    Futebol Portugues em queda na Europa
    2018-03-06 22h21m por senhor-doctor
    Uma pena, e penso que vem do facto de estar em queda internamente. Esperemos que o Sporting consiga chegar longe (seria pedir muito para vencerem?). O Porto fez o que pôde depois de conseguir seguir para frente. No próximo ano vamos ter apenas 1 equipa qualificada directamente, uma nos play-offs (e se o SCP ficar em terceiro e ganhar a LE seria mais um a entrar directamente), pode ser que na Liga Europa haja uma melhor perfomance, como em 2011.
    TH
    bludouro
    2018-03-06 22h07m por TheColorBlue
    Eu não sei se será do Onur Dincer ou do ZeroZero. Estas farpas do Luís Rocha Rodrigues só vão passando despercebidas a quem anda desatento.

    Ainda hoje o Paulo Gonçalves foi preso, mas o senhor Onur Dincer não soube disso ou não procuraram informá-lo? É que custa-me muito a crer que algo como a especulação em torno do Estoril-Porto que só foi alvo de nota de rodapé (e mesmo assim só o foi pela boca da claríssima cartilha vermelha) tenha chegado lá fora, mas a questão dos e-mail...ler comentário completo »
    Metade_Sombria
    2018-03-06 19h36m por Jorusescu
    depende do ponto de vista, eu considero "Alentejo" os distritos de Portalegre, Évora e Beja, mas há muita gente que considera Alentejo todo o terreno entre Tejo e Algarve.
    *
    2018-03-06 18h59m por Jorusescu
    -Estrela Vendas Novas (AF Évora)
    pedro98fcp / superguidetti
    2018-03-06 18h58m por Jorusescu
    também fui ver e os clubes Alentejanos no cpp são:

    -Eléctrico (AF Portalegre)
    -Olímpico Montijo (AF Setúbal, não sei se é considerado Alentejo)
    -Moura (AF Évora)
    -Castrense (AF Beja)
    -Estrela Vendas Novas (AF Alentejo)

    nem meia dúzia, e 3 destes 5 praticamente já desceram por isso só 2 clubes literalmente
    pedro98fcp
    2018-03-06 18h52m por Jorusescu
    mesmo assim duvido muito
    Qual é o investidor que investe num clube para perder dinheiro? tirando o Guimarães não há nenhum clube que consegue vender bilhetes e camisolas num numero significativo, mesmo a comprar adeptos não lhes dava lucro.
    É muito arriscado, por exemplo imagina que por acaso alguém compra mesmo o Setúbal e leva para lá estrelas de nome mundial, mete o clube a lutar por títulos, etc. haveria muita gente da cidade que começava a apoiar o clube, mas duvido que...ler comentário completo »
    SU
    pedro98fcp
    2018-03-06 18h50m por superguidetti
    Esqueci-me do Castrense.
    SU
    pedro98fcp
    2018-03-06 18h48m por superguidetti
    O Moura e o Estrela de Vendas Novas não são alentejanos?
    Gilista1924
    2018-03-06 18h28m por Jorusescu
    estava-me a referir aos clubes fora dos 3 grandes, acho que seria escusado dizer "só há 3 clubes fora dos 3 grandes com audiências superior a 10k" porque obviamente os 3 estarolas tem audiência bem superior a 10k

    Eu referi o Alentejo porque é uma das maiores regiões (se não é mesmo a maior) e é a maior absenção de futebol em Portugal, como referi só há 3 clubes que chegaram à Primeira de lá, e neste momento não há nenhum clube alentejano numa liga profissional e se houver meia-dúzia deles no cpp é muito
    Artigo
    2018-03-06 18h00m por moreno07
    Artigo muito interessante as 4 opções são válidas, mas para min pontos que não foram referidos e são igualmente relevantes. .
    - Salários. . Portugal é dos paises da europa que paga menos em salários, menos até da turquia e da ucrania e mesmo assim estamos á frente deles.
    E marketing. . todos sabemos que a uefa quer é que as suas provas sejam vistas. Portanto qual o interesse de ter 1 vitória de guimarães na uefa quando se pode ter um everton ou 1 arsenal que atrai muito mais gente. . ?
    Queda?
    2018-03-06 17h17m por Kurika
    Acho que se está a exagerar um bocado com a história da “queda europeia”. É normal que Portugal esteja em 6º, 7º do ranking. Anormal foram aqueles anos em que Portugal andou em 5º lugar. Não era minimamente sustentável. O 6º e o 7º são mais ajustados.
    O pessoal é que se habituou mal àqueles anos de 2010-14 e achou que Portugal tinha capacidade para ser top-5. É claro que não temos. Sobretudo a nível de clubes médios, os principais países estão muitíssimo acima. Já se faz muito por cá com o pouco que há.
    *
    2018-03-06 16h09m por Jorusescu
    vocês sabem porque é que o Alentejo é a pior região em nível futebolístico?
    Porque sem mentira nenhuma, para aí 60% da população apoia o Benfica, 30% apoia o Sporting e para aí 9%/10% apoia o Porto (são poucos mas há)
    Se houver 1% que apoia outro clube ou que apoia o clube da região em primeiro lugar é muito ou não existe. Em toda a história do futebol só houve 3 clubes do Alentejo na primeira divisão, o Alentejo que é umas das maiores regiões (se não for a maior) só teve 3 clu...ler comentário completo »
    NO
    artigo
    2018-03-06 16h09m por notaartistica
    muito interessante, em que se fala realmente de futebol e da visao que jornalistas estrangeiros tem sobre o nosso futebol. é interessante que para muitos portugueses temos um dos melhores campeonatos da europa, enquanto que "la por fora" veem-nos como um "potenciador de brasileiros", e comparam-nos ao campeonato turco e ate ao escocês.
    nos não temos um grande campeonato, temos 2/3 equipas que de vez em quando fazem umas coisas engraçadas la fora e o resto é paisagem. infelizmente ...ler comentário completo »
    Para mim o grande problema é
    2018-03-06 15h53m por Jorusescu
    os adeptos
    Enquanto a maioria dos adeptos em Portugal torcerem pelos 3 grandes a qualidade em geral do nosso país nunca vai mudar, nem nunca vai haver investidores "de jeito" nos clubes mais pequenos.
    Não estou a dizer isto só porque apoio um clube fora dos 3 grandes, mas se os adeptos das cidades grandes apoia-sem os clubes das suas cidades, não diria que haveria mais candidatos ao título mas sim haveria mais competitividade e haveria investidores de jeito, porque qual é o in...ler comentário completo »
    RO
    Nem 8 nem 80 . . .
    2018-03-06 15h45m por roquezz
    Portugal a nível de clubes pode ter maior dificuldade agora em chegar a uma final da Champions: Sim! Também pelo formato da mesma . . . A começar pelo (que conheço) os anos 80, Portugal chega a 3 finais. O porto chegou em 87 (Bayern) e benfica em 88 e 90 (PSV e Milan) Mas na altura tb havia desaires pesados: SLB contra Liverpool 1-4, FCP 0-5 contra PSV que acabara de ganhar final contra benfica. Sporting teve resultados nivelados com Nápoles (Maradona) campeão de Itália - Liga mais forte...ler comentário completo »
    FA
    A verdade sobre Portugal
    2018-03-06 14h26m por falcom4ever
    Os pontos fracos do campeonato português

    1. A demografia
    Portugal tem pouco mais que 10M de habitantes. Ou seja, menos que a cidade Paris.
    Faz algum sentido comparar Portugal com a Espanha ou a Ingleterra ou até a França?
    Claro que não.

    Os países europeus com uma população similar são a Suecia, a Rep. Tcheca, a Grecia, a Belgica. Nós temos de longe um bem melhor campeonato!
    Temos de longe menos população que a Holanda, a Romêni...ler comentário completo »
    Jogadores Portugueses na liga Portuguesa
    2018-03-06 14h26m por Darox
    Até para jogadores Portugueses a liga Portuguesa não é á sua prioridade, a liga Portuguesa só serve para os jogadores mostrarem-se a nível de chegar mais facilmente á seleção portuguesa (ex Bruno Fernandes que veio de Itália para Portugal para poder se mostrar melhor a F. Santos para uma eventual convocatória) depois de terem um lugar na seleção muitos acabam por sair da liga Portuguesa, casos de João Mário, Adrien Silva e André Silva.
    Concordo
    2018-03-06 14h16m por Darox
    Plenamente que se um clube Português conseguisse segurar os seus melhores jogadores durante mais tempo, poderia fazer muito mais nas competições europeias, basta ver, adicionem João Mario, Adrien Silva e Islam Slimani ao Sporting, Lindelof Nelson Semedo e Ederson ao Benfica, o Porto é um caso a parte pois para neste momento tem o melhor plantel dos últimos 5 anos, mesmo assim deve vender jogadores no final deste ano desportivo (e ao que parece Marcano e Diego Reyes já vão sair)
    GE
    Investidores
    2018-03-06 13h48m por genial_25
    Quem é que vai vir investir em clubes FALIDOS, sem adeptos, e num país tranquilo como o nosso?
    Ninguém. . .
    GE
    Campeonato Português
    2018-03-06 13h46m por genial_25
    Falta lhe essencialmente, 90% do que é preciso para ser um campeonato competitivo e intenso.
    Falta em primeiro lugar: Cultura desportiva e entre-ajuda, preocupação com a qualidade, que os clubes pensem no bem geral e não só em si.
    Falta dinheiro, e na falta de dinheiro há várias componentes a contribuir para isso - é preciso arranjar formas inovadoras de gerar receitas, e as televisivas no meu entender não são assim tão importantes ; é preciso saber gerir e aplicar o pouco d...ler comentário completo »
    Campeonato Portugues
    2018-03-06 13h32m por dragaoazul_18
    Falta lhe essencialmente maior investimento. Por outras palavras, ao nosso campeonato FALTA DINHEIRO.

    Dinheiro para dar condições aos clubes de manter os melhores jogadores por mais tempo, mais dinheiro para os clubes serem mais sustentáveis e não terem que vender por trocos, maior assistência nos estádios .

    Não acho que melhor gestão das receitas televisivas iria ajudar na totalidade. Iria ajudar os mais pequenos mas o campeonato continuava na sua total...ler comentário completo »
    12
    jogos históricos
    U Terça, 06 Março 2018 - 19:45
    Anfield
    Felix Zwayer
    0-0

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Andebol
    Mercado
    Notícia avançada pelo Record
    A confirmar-se, é uma bomba para o andebol português. A edição desta sexta-feira do jornal Record levanta a possibilidade de, caso André Villas-Boas vença as ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Vic-54 26-04-2024, 08:15
    Inuyashapt 26-04-2024, 05:02
    moumu 26-04-2024, 03:12
    moumu 26-04-2024, 02:50
    moumu 26-04-2024, 02:49
    Diasmartins 26-04-2024, 01:43
    marciosantos321 26-04-2024, 01:34
    marciosantos321 26-04-2024, 01:24
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:55
    carocha2023 26-04-2024, 00:48
    AS
    asa_scouting 26-04-2024, 00:31
    brutal_power 26-04-2024, 00:14
    Ronaldinho-gaucho 26-04-2024, 00:06
    AN
    andra-alexandre485 26-04-2024, 00:00
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:52