placardpt
      Em comunicado oficial

      Belenenses reclama mais três títulos de campeão nacional

      2017/12/15 19:49
      Gaspar Castro

      A direção do Belenenses veio esta sexta-feira a público, através de comunicado oficial, reclamar a atribuição de mais três títulos de campeão nacional, na sequência da criação de uma comissão técnica por parte da FPF para estudar a categorização das competições internas em Portugal.

      O clube do Restelo considera que as conquistas do Campeonato de Portugal em 1926/27, 1928/29 e 1932/33 devem ser somadas ao título de campeão nacional de 1945/46, confirmando-se assim «o cariz único de um clube que sempre esteve ao nível dos maiores».

      O emblema lisboeta realça que «à época das conquistas do Belenenses não se realizava, em Portugal, qualquer outra competição nacional de clubes» e recorre ao exemplo das «Taças dos Campeões Europeus conquistadas antes da denominação Liga dos Campeões e que são incluídas nos palmarés europeus dos clubes, na mesma categoria».

      Confira o comunicado na íntegra:

      «Com uma história única no desporto e, particularmente, no futebol português, o Clube de Futebol “Os Belenenses” tomou conhecimento de que a FPF aprovou a criação de uma comissão técnica independente que tem por fim estudar e categorizar as competições disputadas em Portugal.

      Campeão Nacional em 1945/46 e vencedor da Taça de Portugal em 1941/42, 1959/60 e 1988/89, na história do Clube de Futebol “Os Belenenses” constam mais três títulos nacionais relativos à conquista do Campeonato de Portugal em 1926/27, 1928/29 e 1932/33.

      Entende o Clube de Futebol “Os Belenenses” que estes títulos, tendo sido conquistados na única prova de cariz nacional que se disputava no nosso País, devem ser justamente contabilizados e somados ao título de Campeão Nacional de 1945/46, confirmando-se desta forma o cariz único de um clube que sempre esteve ao nível dos maiores.

      Tem o Clube de Futebol “Os Belenenses” noção de que uma corrente de pensamento defende a equiparação desta competição à Taça de Portugal, mas recorda – voltando a frisá-lo – que à época das conquistas do Belenenses não se realizava em Portugal qualquer outra competição nacional de clubes – a Liga portuguesa arrancou apenas em 1934/35.

      Tal como as Taças dos Campeões Europeus conquistadas antes da denominação Liga dos Campeões são incluídas nos palmarés europeus dos clubes, na mesma categoria, entende o Clube de Futebol “Os Belenenses” ser justo que estes títulos lhe sejam reconhecidos.

      A grandeza do Clube de Futebol “Os Belenenses” nunca nos levará para discussões inflamadas sobre o tema, antes para um caminho de estreita colaboração com o nosso parceiro FPF, ao qual disponibilizamos todo o auxílio que venha a ser necessário para que deste debate resulte luz e esclarecimento».

      Comentários (20)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Unificação dos Campeonatos
      2020-04-26 16h07m por yousandro
      Nunca percebi porque só em Portugal é que há tanto problema em se fazer a unificação dos campeonatos, em todo o lado se fez exemplos de Itália e Brasil que também tiveram os primeiros anos por eliminatórias e tal como Portugal mudaram para campeonato, mas os campeões continuam a contar como é obvio. Até a Liga dos Campeões que mudou de formato e nome continuou a contar.

      Ainda por cima toda a gente fica a ganhar, seja com mais titulos ou mais presenças de Primeira Liga. Passa...ler comentário completo »
      Campeonato Portugal vs Liga Experimental
      2019-01-20 00h35m por Blue_Bitter
      Acho que a solução poderá passar por 2 alternativas:

      1) Anulam-se os títulos da Liga Experimental (1934/1935 - 1937/1938) e contabilizam-se os do extinto Campeonato de Portugal (1921/1922-1937/1938).

      2) Contabilizam-se os títulos de ambas as competições em que a diferença será que os títulos do Campeonato de Portugal (1921/1922 - 1937/1938) sejam incluidos na secção da Taça de Portugal e os da Liga Experimental constem, então, como títulos de campeão nacional.

      Acho a 2ª hipótese mais justa para todos.
      PA
      Erro
      2017-12-16 17h21m por parita
      Queria dizer Bodas de Diamante, e não de Ouro, quando me referi ao título do livro da Federação.
      PA
      . . .
      2017-12-16 16h46m por parita
      Já agora, a liga experimental, nos anos em que decorreu, não passou disso, uma EXPERIÊNCIA. Até porque nem todos os clubes portugueses participaram nela. Era um formato novo que estava a ser testado para ver se resultava e se poderia ser implementado "a sério". Por isso, não acho que faça qualquer sentido contabilizá-las como títulos de campeão nacional, algo que até foi sugerido, espantem-se, pelo Benfica, e que a FPF nem hesitou em aderir a tal proposta. Aliás, um blogue benfiqui...ler comentário completo »
      PA
      Factos são factos
      2017-12-16 16h32m por parita
      Concordo com a posição do Belenenses, assim como com a posição do Sporting. As Ligas Experimentais nunca contaram para este número de títulos até ao ano de 2005, cerca de 70 anos (!) depois de terem sido realizadas. Foram adicionadas ao palmarés de Porto (1) e Benfica (3) talvez porque dava jeito na altura. Mas a verdade é que durante aquele tempo o verdadeiro campeão nacional era quem ganhava o Campeonato de Portugal, como está escrito no livro da FPF "Bodas de Ouro" e em vários outros do...ler comentário completo »
      se isto servir para pacificar
      2017-12-16 11h58m por voltou_apito_dourado
      que ofereçam meia dúzia de campeonatos ao sporting, julgo não haver problema
      assim o rapazola presidente já se pode gabar melhor
      diário da mentira!
      2017-12-16 11h48m por RajaCasablanca
      lampiões batoteiros = portistas repescados = leozinhos desesperados!

      isto é tudo uma aldrabice!

      título de 1934-1935 - Dizem que ganhou o porto? Não conta!
      título de 1935-1936 - Dizem que ganhou o benfica? Não vale!
      título de 1936-1937 - Dizem que ganhou o benfica? mentira!!
      título de 1937-1938 - Dizem que ganhou o benfica? aldrabice!
      título de 1938-1939 - Dizem que ganhou o porto? outra mentira!
      título de 1939-1940 - Dizem que ganh...ler comentário completo »
      Ironia!
      2017-12-16 11h40m por RajaCasablanca
      o campeonato de portugal entre 1921 e 1938 permitiu sempre a participação de equipas do Algarve na prova. . .

      o olhanense venceu-a por 1 vez. . . a segunda edição da prova até foi jogada no velhinho estádio de São Luis.

      o campeonato nacional dos lampiões que todos dizem não ser o sucessor do anterior, não permitia a participação de todos os clubes. Havia um cartel dos clubes de lisboa e do porto. . . e eles todos felizes e contentes a jogar sozinhos, para gan...ler comentário completo »
      É POR CAUSA DO SC FARENSE. . .
      2017-12-16 11h27m por RajaCasablanca
      É POR CAUSA DO SC FARENSE E DA SUA VITÓRIA DE 1939-1940 COMO CAMPEÃO DA SEGUNDA DIVISÃO - VITÓRIA QUE CONTRARIOU TODOS OS REGULAMENTOS DA ALTURA FEITOS À MEDIDA DE OUTROS - QUE OS CAMPEONATOS NACIONAIS SE TORNARAM DE FACTO NACIONAIS, ABERTOS A TODOS OS CLUBES.
      A ÚNICA VERDADE!
      2017-12-16 11h22m por RajaCasablanca
      em 1941-1942 por causa do sucesso e da posterior nega dada ao SC FARENSE. . . foram alterados os regulamentos para abrir totalmente a competição a todos os clubes. Nesse ano participou o olhanense. . .

      a verdade mandaria dizer que todos os campeonatos até ao de 1941-1942 são irregulares e não oficiais pois não permitiam a participação de todas as equipas em igualdade de competição.

      ATÉ 1941 É TUDO TRETA. . . NÃO HÁ CAMPEÕES NENHUNS, TODOS ESSES CAMPEONATOS DEVE SER EXPERIMENTAIS.
      bludouro
      2017-12-16 10h35m por da_ni82
      Escusas explicar tudo, está gente não quer saber, apenas quer apanhar em fragmentos de informação (o que interessa) e usar como arma de arremesso aos rivais.
      Dizer que o Porto perdeu esse jogo por ter 4 jogadores expulsos não é relevante. . .
      Dizer que há época QUATRO equipas de Lisboa tinham lugar garantido e apenas 2 do Porto passavam à liga também não é relevante.
      Dizer que o Porto foi o campeão nesses anos também não lhes importa. O que importa é dizer "as regras foram alteradas para beneficiar o Porto".
      O Alargamento de 1939/40
      2017-12-16 10h21m por bludouro
      Eis uma vez por todas os FACTOS sobre Alargamento da Primeira Divisão em 1939/40:

      O início desta época ficou marcada pela polémica, devido a uma batalha administrativa entre o FC Porto e o Académico do Porto relativamente a um jogo decisivo do Campeonato Regional da AF Porto. Este acabou sendo interrompido pelo árbitro após um anormal número de expulsões e lesões, sobretudo do lado do FC Porto, atribuindo a vitória ao Académico. No entanto a decisão viria a ser contestada pel...ler comentário completo »
      a única e verdadeira injustiça!
      2017-12-16 09h23m por RajaCasablanca
      em 1939-1940 o SC FARENSE venceu a zona sul da segunda divisão.
      em 1940-1941 o SC FARENSE devia disputar a primeira divisão, então com 8 equipas.

      devia mas não lhe foi autorizado.

      a FPF tinha um regulamento que autorizava a participação de equipas algarvias na segunda divisão mas não permitia que as equipas do Algarve disputassem a primeira divisão, caso vencessem a segunda.

      Fizeram um alargamento em 1939-1940 para ir buscar o Porto à segunda divisão.
      Até hoje Ignoraram o SC FARENSE nesta vergonha.
      MA
      . . . .
      2017-12-16 00h39m por Markes88
      Durante 70 anos, salvo erro, ninguém questionou isso. Agora vem tudo reclamar isso. Não entendo o porquê da FPF se ter dado ao trabalho. Só lhes fica mal. . . . de uma vez por todas, acabem com esta palhaçada e emitam comunicado oficial, pela 2ªvez e finito: é prova que antecede a taça de portugal, ponto final.
      Belenenses Tetracampeão?
      2017-12-15 23h44m por bludouro
      O problema em a FPF reconhecer o Campeonato de Portugal como títulos oficiais é de ordem técnica. Na era de 1938/39 (no limiar da Grande Guerra) houve uma profunda transformação nas provas nacionais de futebol. A Primeira Liga, disputada desde 1935 em regime oficioso e "experimental" viria (4 épocas volvidas!) a ser substituída pela Primeira Divisão, de cariz oficial, enquanto o Campeonato de Portugal - mais antigo, disputado desde 1922 em formato eliminar - viria a ser naturalmente substi...ler comentário completo »
      TO
      Última hora
      2017-12-15 22h41m por tonefcp
      FIFA retira à Itália os campeonatos do mundo de futebol ganhos em 1934 e 1938 pois os mesmos foram disputados somente através de eliminatórias não tendo a famosa fase de grupos inicial.

      Ainda Itália: os 7 primeiros campeonatos de Itália foram disputados por eliminatórias e em 1898, 1899, 1900, 1903 e 1904 o Genova foi campeão disputando somente 1 jogo (o da final) nesses anos.

      Obviamente que, na minha opinião, o Campeonato de Portugal designava isso mesmo, o...ler comentário completo »
      3fff
      2017-12-15 21h58m por Onil
      A (grande) diferença é que a mls, assim como o campeonato brasileiro até 2003, é decidida num play-off MAS possui uma fase regular que decide quem avança para as eliminatórias, não como o campeinato de portugal onde era "ao calhas".
      Onil
      2017-12-15 21h41m por bludouro
      Desde quando é que um "campeonato nacional" tal como aqueles reivindicados pelo Belenenses é obrigatoriamente disputado em formato de liga? Podes ficar a saber que grande parte (senão a maioria) dos campeonatos nacionais na Europa iniciais eram disputados em forma eliminar, sobretudo entre os diversos campeões distritais ou regionais. De certeza absoluta que foi o caso em países como a Alemanha, Dinamarca e Suécia, por exemplo, enquanto as provas nacionais eliminares por muitos anos anteced...ler comentário completo »
      hm. .
      2017-12-15 20h25m por Onil
      Não concordo, pessoalmente não acho que dizer que na altura não existia mais nenhuma competição de clubes em Portugal seja um bom argumento pois em países como a Inglaterra a FA cup é bem mais antiga que o campeonato Inglês (também apelidada de competição mais antiga do mundo). Além disso, não acredito que uma fase de bota-fora possa ser apelidada de "liga".
      Mesmo assim compreendo perfeitamente a posição do Belém, a defender os seus ideais.
      Acho
      2017-12-15 20h24m por ruipatricio
      Muito bem, que os clubes que venceram o campeonato de portugal sejam reconhecidos como campeões nacionais e que se juntem os 2 troféus! Era para ontem!
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      CM
      cmche 21-09-2021, 17:28
      futebol11fc 21-09-2021, 17:19
      KE
      keylor1904 21-09-2021, 17:14
      WO
      WowBit 21-09-2021, 17:06
      GoldenBoy3095 21-09-2021, 17:04
      keyser_soze 21-09-2021, 16:55
      luisFilipe791 21-09-2021, 16:25
      Velicente 21-09-2021, 16:23
      Maxaqueen 21-09-2021, 16:17
      Maxaqueen 21-09-2021, 16:17
      VE
      VerdadePura 21-09-2021, 16:11
      WO
      WowBit 21-09-2021, 16:03
      Ultras-__FCP 21-09-2021, 15:59
      KN
      Knickout 21-09-2021, 15:58
      pedrinho_dgl 21-09-2021, 15:55
      xithombo 21-09-2021, 15:53