placardpt
    Benfica vence em Tondela por 2x0

    Águia vitoriosa a precisar de Licha(r) processos

    Três pontos a abrir para o tricampeão português Benfica. Em Tondela, na noite deste sábado, um golo de Lisandro López (39') e outro de André Hora (91') colocaram as águias ao nível de FC Porto e Sporting, que já tinham vencido os respetivos encontros da 1ª jornada da Liga NOS.

    As saudades eram muitas...

    A fome de bola era tanta que assim que o palco abriu não houve quem os segurasse. E movidos pela ânsia de ter tudo de uma vez, os primeiros minutos do Tondela x Benfica foram marcados pela anarquia. Esqueceram-se as regras, reinou a loucura; um autêntico desastre para os treinadores, pura paixão que alastrava do relvado às bancadas do João Cardoso, cheio como nunca.

    À cadência de cada minuto, um lance de calafrio. Lindelöf fez tudo mal na abordagem ao duelo com Fernando Ferreira e o Tondela podia ter marcado logo no primeiro minuto. Aos dois e aos três, Mitroglou e Luisão. O grego devia ter feito bem melhor na cara de Cláudio Ramos, o mesmo que na sequência do canto segurou o cabeceamento do capitão encarnado.

    Time out?
    Quando aos 35 minutos Fernando Ferreira pediu assistência médica, quase todos os 22 jogadores se dirigiram aos bancos para beberem água. Só três não se hidrataram, sendo que até Cláudio Ramos deixou a baliza para ir beber água. A noite foi quente e abafada em Tondela.
    Quem contava ficar sentado a contemplar o arranque da nova época viu as intenções goradas. E muito por culpa do Tondela, que quis sempre ser protagonista; e Hélder Tavares que o diga, que ficou a centímetros do golo aos cinco minutos. Na resposta, Cervi combinou com Pizzi e rematou por cima. Ufa!!!

    A anarquia precisava de parar; e parou. E quem conseguiu sair melhor foi o Tondela, curiosamente. Com Miguel Cardoso e Hélder Tavares a fazerem a «cabeça em água» a Nélson Semedo e Grimaldo, Júlio César viu o perigo demasiado perto em alguns momentos. Do tricampeão só a espaços se via a qualidade que está lá, quase sempre quando Pizzi aparecia.

    Lisandro «bombeiro» entrou para resolver

    Não há que escondê-lo: o Tondela não foi inferior ao Benfica – no arranque da segunda parte teve duas excelentes ocasiões para marcar. Mas depois há aquele je ne sais quoi que marca uma equipa grande; uma facilidade maior para virar uma contrariedade em bónus. E é aí que entra o nome de Lisandro López, o eterno terceiro da hierarquia central.

    Chamado a substituir o lesionado Luisão, aos 27 minutos, acabaria por desatar o nó a uma gravata que ameaçou sempre «esganar» o campeão. Livre soberbo de Pizzi e o argentino a surgir de cabeça em zona frontal a dar vantagem ao Benfica, aos 39 minutos. Falar de justiça ou injustiça seria, como sempre, um exercício supérfluo na tômbola do futebol.

    Até porque todo o jogo foi uma história fraturante. O Benfica nunca foi capaz de se impor como se esperava e o Tondela ia esbracejando perigosamente. Mas faltou-lhe sempre frieza, aquela eficácia letal para ficar com pontos que não se conquistam apenas pelo mérito, mas também pela experiência, pela tal frieza, como o golo de André Horta, já no período de compensação (91').

    U Sábado, 13 Agosto 2016 - 20:30
    Estádio João Cardoso
    João Pinheiro
    0-2
    Lisandro López 39'
    André Horta 90'
    Estádio João Cardoso
    Lotação5 000
    Medidas105x68
    Inauguração2008
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 1
    A Chave
    Minuto 39. Não estava fácil para o Benfica conseguir criar perigo depois de um início com ocasiões de parte a parte. O Tondela até estava melhor no encontro, mas um excelente cabeceamento de Lisandro López - na resposta a um livre de Pizzi - rompeu com o nulo no marcador.
    O Árbitro
    Critério largo, sobretudo na primeira parte, foi um dos responsáveis pelo ritmo intenso e dinâmico do jogo. Deixou jogar, não apitou todo e qualquer contacto e mostrou-se autoritário quando teve de ser. Se for para ser sempre assim, os adeptos do futebol vão agradecer.
    O Melhor
    Petit
    Depois de ter conseguido o milagre da salvação na última época, Petit parece estar a querer construir uma equipa com personalidade forte e bom futebol em Tondela. A estratégia para esta noite nunca foi de expectativa; foi de ataque, de futebol positivo, sempre à procura do golo. 
    O Pior
    Nélson Semedo
    É verdade que toda a linha defensiva do Benfica esteve a milhas de mostrar uma imagem segura esta noite, mas o lateral direito foi sempre o mais aflitivo quando a hora era de defender. Foram vários os lances perigosos para a baliza de Júlio César a nasceram do flanco direito da equipa encarnada.
    Forma
    Tondela
    2016/2017
    1J
    0V
    0E
    1D
    0-2G
    Benfica
    2016/2017
    2J
    2V
    0E
    0D
    5-0G
    Sabia que...by playmaker stats
    Os chamados 3 grandes venceram todos na 1.ª jornada, o que acontece pela 2.ª época consecutiva.
    O Tondela voltou a perder em casa depois de 4 jogos sem derrota na condição de visitado.
    Um português estreante pelo SLB na Liga a marcar na 1.ª jornada: já tinha acontecido na época passada com Nélson Semedo.
    O último jogador português de 19 anos a marcar na estreia no campeonato pelo SLB tinha sido André Gomes, em 2012/13.
    12 vitórias consecutivas fora de casa no campeonato: melhor registo do Benfica desde a década de 70 (72/73).
    13.ª vitória consecutiva do Benfica na Liga Portuguesa.
    12.ª vitória consecutiva do Benfica fora no campeonato, num total de 16 jogos sem perder longe da Luz.
    O Tondela perdeu os 4 jogos em casa que já realizou frente aos 3 grandes na Liga Portuguesa.
    Repete-se o cenário da época passada: o Tondela abre o campeonato com uma derrota caseira frente a um dos 3 grandes.
    Desde 2004/05 que o Benfica não arrancava um campeonato com uma vitória fora de casa (2x3 frente ao Beira-Mar).
    3.ª vitória em 3 jogos do Benfica sobre o Tondela.
    Benfica arranca a Liga a vencer pela 3.ª época consecutiva.

    Fotografias(30)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    CD TONDELA
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    TR
    Epoca
    2016-08-14 12h28m por treinadordebancada1
    Só digo 1 coisa: em abril teremos 2 equipas já campeãs; primeiro o PSG e depois o benfica
    Tondela
    2016-08-14 01h06m por Wesley87
    Tondela tem boa equipa. Petit faz bom trabalho e se reforçaram bem. O Arouca mostrou que não se pode levar por esteriótipo de ser um clube muito pequeno ou não. Com organização e boa atenção ao mercado, os resultados são alcançados. E vejo esta equipa com boas chances de ser uma boa surpresa na liga. Acredito que nem passará perto de brigar pela despromoção.


    Só tenho pena do Nazon ter chumbado nos exames médicos, era um jogador que havia ido muito bem no Laval na segunda liga francesa e certamente iria aparecer bem no Tondela.
    BITW
    2016-08-14 01h06m por Cuitte via mobile
    Revê o jogo é vais ver isso.
    Sem falar do Rafa a entrar pelo lado dele, mas esse compreendesse por ser um jogador com muita qualidade.
    Mas se tu achas que ele não defende mal, vou respeitar, cada um vê aquilo que consegue.

    Mas como eu já disse, ele tem grande margem de progressão e tem muito tempo para melhorar o aspecto defensivo.
    BITW
    2016-08-14 00h45m por Cuitte via mobile
    Vai ver o jogo contra o Braga e verás que o Tiba passou várias vezes pelo o Grimaldo.

    Eu sei que às vezes o amor é cego. . . mas se deixares os sentimentos de parte pode ser que encontres as lacunas defensivas do Grimaldo.
    FR
    Gloriosovp
    2016-08-14 00h45m por Fragha
    O Jardel é o melhor central a atuar em Portugal há duas épocas consecutivas.
    Um central é para defender, e nisso não há melhor que ele. Só por aí estamos conversados.
    E como eu disse, Grimaldo será muito melhor do que é. Não queiram é fazer dele aquilo que ainda não é.
    FR
    Gloriosovp
    2016-08-14 00h41m por Fragha
    O Reinildo?
    É pá, safavas-te melhor num curso de bordado. Futebol não é para ti.
    Fragha
    2016-08-14 00h37m por Cuitte via mobile
    Exatamente, o Grimaldo é um jogador muito bom a atacar, mas a defender ainda tem que melhorar muito. Como disse num comentário abaixo, ele ainda tem muita margem de progressão e ainda tem tempo para melhorar esses aspectos menos positivos.

    E como tu escreveste e muito bem, mais respeito pelo o Eliseu. . se perdêssemos campeonatos por causa dele ainda percebia o hate de muita gente. .
    FR
    BITW_1of1
    2016-08-14 00h32m por Fragha
    Nem o Eliseu é a besta que todos dizem ser (eu não me lembro de um lateral esquerdo tricampeão, tu lembras-te?), nem o Grimaldo é a estrela que todos querem que seja.
    Se-lo-á, mas ainda tem muito caminho para trilhar.
    Melhorou neste jogo em relação ao da supertaça, mas chegará lá, porque é inteligente. A atacar é uma máquina e até se nota que tem ganhado massa muscular.
    Mas deixem de bater no Eliseu, por favor, e mais respeito. Primeiro era o Jardel e muita gene ...ler comentário completo »
    BITW
    2016-08-14 00h31m por Cuitte via mobile
    Vais ver o jogo contra o Braga e verás as lacunas dele.
    Ataca muito bem e mas depois defende mal. Teve vários passes errados e passava a vida a escorregar.

    Agora, por tu estares apaixonado pelo jogador, não quer dizer que ele não tenha defeitos e tens que saber ver os aspectos menos positivos dele.
    JE
    pedro98fcp
    2016-08-14 00h21m por JeffFran-
    Parabéns pelo excelente comentário, mais adeptos assim é o que o futebol precisa
    BITW
    2016-08-14 00h21m por Cuitte via mobile
    Eu não comparei as qualidades dos jogadores, eu só comparei o estilo de jogo, ou seja, os dois são laterais muito ofensivos mas depois a defender. . . tá quieto!
    Gloriosovp
    2016-08-14 00h17m por Cuitte via mobile
    Eu tou me a referir ao aspecto defensivo, como disse, ele a atacar é muito forte mas a defender é péssimo.
    BITW
    2016-08-14 00h09m por Cuitte via mobile
    É um buraco a defender, é só veres o jogo contra o Braga e este.

    Pode melhor neste aspecto, ainda tem margem de progressão. . . mas que ele defende mal, isso é mais que óbvio.
    Benfica
    2016-08-14 00h01m por Cuitte via mobile
    "Quando se ganha, nem tudo está bem. . . e quando se perde, nem tudo está mal!"

    O Benfica ganhou, mas notou-se em muitos momentos do jogo que a equipa se desequilibra com alguma facilidade. O que compensa essa desorganização é muitas vezes a qualidade individual dos jogadores. . . como por exemplo, o Fejsa a segurar o meio campo.

    Muitos criticavam o Eliseu de só querer atacar e defender mal, mas o Grimaldo nada lhe fica atrás, ou seja, ataca muito bem mas...ler comentário completo »
    migasinthehouse
    2016-08-13 23h58m por Philippe_Coutinho_10
    Ah. . . O típico argumento do "és uma criança".
    CFB1929
    2016-08-13 23h56m por Philippe_Coutinho_10
    oi? xD
    Ganda benfas
    2016-08-13 23h51m por frank481
    A champions já está ganha vamos todos para o marques !!!
    marco_reus
    2016-08-13 23h44m por migasinthehouse
    estamos de acordo então, assim já vale a pena comentar
    migasinthehouse
    2016-08-13 23h41m por marco_reus
    Qualquer desporto, muda passado os anos, o futebol não foge à regra. O futebol de hoje e muito mais tatico do que o futebol de 2004, como o futebol de 2004 é mais evoluido taticamente do que o futebol dos anos 70.
    Passado é passado, não vale a pena discutir se foi há 10 ou há 30, é passado, já aconteceu, podia muito bem dizer que o Real Madrid é o melhor clube do mundo só porque tem mais titulos e ect. . . no entanto considero o Barça superior ao RM. . só um exemplo.
    Philippe_Coutin ho_10
    2016-08-13 23h37m por migasinthehouse
    o que dizes que pensas, não é o que pensas porque sabes o que é que eu quis dizer, mas agora o zerozero anda com crianças que se divertem com isto
    marco_reus
    2016-08-13 23h36m por migasinthehouse
    É passado, concordo, mas é um passado com para aí 30 anos de distância do vosso passado, é um passado em que o futebol já era tático e não uma rebaldaria com 5 avançados, a bola era redonda, o campo não tinha buracos. . é diferente e isso tens de admitir
    ZE
    benfica
    2016-08-13 23h32m por zecarlos_slb via mobile
    Jogo de inicio de epoca, em que falta jogadores fundamentais e que claramente ainda falta algum entrosamento!
    Falta ederson, jardel, andre almeida e jonas para entrarem no onze!
    E falta ainda perceber aquilo que o treinador quer do 8, porque o andre horta tem uma classe incrivel mas defensivamente deixa a desejar e a intensidade é pouca!
    Lisandro é um excelente central mas jardel é um patrão que faz falta!
    Nelson semedo é um bom lateral mas andre almeida traz outra se...ler comentário completo »
    Tondela x Benfica
    2016-08-13 23h31m por lockam
    Só uma questão para o ZZ: Quem é o André Hora? Porque eu não conheço esse jogador. . . Agora se pusessem o André Horta, já conheço o jogador. Enfim. . .
    Quando ao jogo, gostei muito da estratégia do Petit neste jogo, cumpriu com a sua palavra que foi jogar olhos nos olhos. O Tondela em casa, vai ser muito díficil de bater. Quanto ao Benfica, esteve q. b, esperava melhor.
    migasinthehouse
    2016-08-13 23h31m por Philippe_Coutinho_10
    Acabaste de dizer o que penso que acabaste de dizer? lol
    migasinthehouse
    2016-08-13 23h29m por marco_reus
    Ganhem-nas agora?
    Pensas que algum grande de Portugal ganha uma Champions contra os tubarões da europa? E não me venhas falar da Champions do Porto em 2004, pois isso também é passado! podem ter visto a cores, mas é passado também.
    Andamos a comer gelados com a testa ou que?

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...