betclicpt
      Crónica
      FC Porto derrotado em Dortmund

      Uma parede intransponível

      2016/02/18 19:51
      ENVIADO ESPECIAL REPORTAGEM: Duarte Monteiro em Dortmund;

      O FC Porto saiu de Dortmund com uma derrota por 2x0, na primeira mão dos 1/16 avos de final da Liga Europa. Um dragão ultra defensivo acabou por pagar a fatura e tem agora uma missão complicada para virar a eliminatória daqui a uma semana no Porto.

      Peseiro prometeu e... cumpriu: um Porto a defender

      José Peseiro sabia que para derrubar a gigantesca parede amarela não teria todas as ferramentas disponíveis, e por isso socorreu-se da tão portuguesa arte do «desenrascanço». Lançou Varela como defesa direito – e o Dortmund forçou, forçou, forçou... -, puxou Layún para o lado de Indi e, talvez a maior das engenhocas, apostou em Sérgio Oliveira, contra todas as perspetivas.

      Petardos valem aviso
      Aos 12 minutos de jogo, a claque do FC Porto fez rebentar um petardo no Signal Iduna Park. O ato mereceu de imediato um aviso no sistema sonoro do estádio. Ainda assim, aos 21', 66' e 69, acabariam por rebentar mais petardos, agora com uma monumental assobiadela
      O que aconteceu foi um FC Porto constantemente à procura de uma identidade. Até à meia-hora, todas as abordagens no sentido da «parede amarela» - para onde jogou o FC Porto na primeira parte – morreram nos pés de um dos três médios: Rúben Neves, Herrera e Sérgio Oliveira. E havia, depois, as preocupações maiores; as defensivas. E o início foi penoso.

      Marcel Schmelzer, lateral esquerdo do Borussia Dortmund, viu em Varela um «alvo» a explorar e não lhe deu um minuto de sossêgo. Sempre, sempre e sempre por ali. Mats Hummels, senhor patrão da defesa alemã, era, geralmente, o iniciador de um lance repetido em loop. Depois, Schmelzer fazia o resto.

      Aos 4' só Ángel evitou males piores após um cruzamento do defesa germânico; aos 28' foi o próprio Schmelzer quase a enganar Casillas e aos 32' seria Kagawa, em posição frontal, a atirar ao lado, depois de nova jogada com génese na esquerda. E foi de um canto da esquerda, batido por Mkhitaryan, que o Porto sofreu o 1x0. Lukas Piszcek, à segunda, encostou para golo.

      A sentença de Reus

      Houve sempre pouco Porto, mesmo quando o Borussia Dortmund acalmou. E acalmou porque percebeu que havia pouco Porto. Causa-efeito. Os alemães passaram a privilegiar a circulação em detrimento de um jogo mais vertiginoso. Agradeceram Layún e Indi, sofreram mais os médios e... Varela. De azul e branco, a “assustar” Bürki, só um remate de Sérgio Oliveira, aos 34 minutos. E mesmo esse foi à figura.

      Tuchel, o jardineiro
      Imagem curiosa já no decorrer do segundo tempo. Thomas Tuchel, treinador do Borussia Dortmund, foi ele próprio dentro do rectângulo do jogo... calcar a relva.
      De uma coisa José Peseiro não pode ser culpado: o de faltar à palavra. O técnico portista tinha dito que a sua equipa iria ter cuidados defensivos redobrados e foi isso que se viu. Uma equipa não raras vezes retrancada no seu meio-campo. E pagou a fatura, com o golo de Marco Reus, aos 70 minutos. O internacional alemão finalizou já dentro da área uma jogada que veio da direita pelo pé de Mkhitaryan. Uma consequência lógica.

      O que se viu depois foi Peseiro a tentar emendar alguns erros de casting. Mas o mal estava feito. O Dortmund continuou soberano na posse e na circulação, ciente de que a sua parede estava sólida e intransponível. E só não ampliou - e resolveu a eliminatória - porque a eficácia pecou em vários lances a seguir ao 2x0; ou porque o poste o negou, como aos 85 minutos, a Mkhitaryan.

      Este texto termina com uma nota de rodapé (porque não passou disso). Aos 88 minutos, Suk, depois de Marega ter ganho na «raça» teve nos pés uma oportunidade de ouro para posicionar a eliminatória de forma bem mais favorável para os dragões, mas Bürki deu o peito à bola e evitou o golo do FC Porto.

      U Quinta, 18 Fevereiro 2016 - 18:00
      Signal Iduna Park
      Luca Banti
      2-0
      Lukasz Piszczek 6'
      Marco Reus 71'
      Signal Iduna Park
      Lotação81 359
      Medidas105x68
      Inauguração1974
      Fase1/16 de Final
      Jornada1ª MãoJornada 7
      VIDEOS
      A Chave
      Minuto 6. O primeiro golo, de Piszcek, chegou já numa altura em que se percebia a superioridade do Dortmund. O golo deu confiança aos alemães que nunca mais perderam o controlo da partida.
      O Árbitro
      Jogo sem grandes momentos de maior dificuldade. Esteve bem num lance na área do FC Porto, já na segunda parte, quando Kagawa chocou contra um defesa portista. Pediu-se penálti, mas não havia motivos para tal.
      O Melhor
      Mats Hummels
      É verdade que o FC Porto pouco ou nada atacou, mas o patrão da defesa do Borussia Dortmund foi a segurança e a classe em pessoa. Sempre muito adiantado, qual clássico libero, saiu quase sempre do seu pé direito a bola para muitos dos lances de perigo do Dortmund. E quando o Porto «cheirava» o ataque, lá aparecia Hummels a limpar sem «espinhas». Imperial.
      O Pior
      José Peseiro
      A postura na conferência de imprensa já o tinha levado a autocorrigir-se quando falou, demasiado, em defender no Signal Iduna Park. Mas a verdade é que foi essa a mensagem que passou à sua equipa. O FC Porto foi zero no ataque e saiu da Alemanha com uma tarefa difícil na Liga Europa. Ou muda a postura no Dragão ou a sentença está ditada...
      Forma
      Borussia Dortmund
      2015/2016
      35J
      26V
      4E
      5D
      94-36G
      FC Porto
      2015/2016
      36J
      23V
      5E
      8D
      62-29G
      Sabia que...by playmaker stats
      FC Porto não vence na Alemanha há 4 jogos consecutivos (1E 3D)
      Borussia 100% vitorioso contra equipas portuguesas (4V). A única equipa a marcar ao Dortmund foi o Boavista (FCP e SLB = 0 golos)

      Fotografias(30)

      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      BORUSSIA DORTMUND
      EMPATE
      FC PORTO
      Comentários (88)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      BA
      Jogo fraco de um FCP fraco
      2016-02-19 12h34m por badmammajama81
      Mais uma vez esteve a vista o fraquissimo plantel deste FCP. . ter de chegar a um jogo destes e ser obrigado a meter o Varela a DD e o Layun a DC (embora este cumpriu e bem !!!) demonstra claramente a tremenda " [. . . ] da" desta SAD. Mas nesse aspect nada de novo. .
      Em relacao ao jogo, penso que fizemos o jogo possivel nesta altura. Equipa retalhada, em grande parte sem o minimo de qualidade exigivel para uma equipa de "alto nivel". O Ruben esteve desastroso no passe, o Varela ...ler comentário completo »
      NO
      BITW
      2016-02-19 08h41m por nopolitics
      layun ate a guarda redes deve saber jogar!! o gajo nao so e o melhor lateral (discutivel se comparado com maxi) como tambem e uma peca fundamental no ataque (defeciente) do porto. Para alem disso contra o dortmnund foi so dos melhores em campo, resolvendo sempre da melhor maneira possivel e nao compremetendo. . arrisco me a dizer que neste momento e o nosso melhor central tambem lol
      NO
      Porto Invictos
      2016-02-19 08h19m por nopolitics
      Diz me la o que que o brahimi devia fazer quando e marcado por 2 ou 3 e os colegas nao abrem linhas de passe??? alias ja disse e volto a dizer que brahimi, nos ultimos jogos, tem feito um esforco para jogar mais para o coletivo, mas se os companheiros nao o acompanham, desmarcam ou abrem linhas de passes ele so tem e que tentar a finta. Neste jogo ate acho que o brahimi foi dos melhores em campo. . foi o mehor (dos unicos) a fazer uma pressao defensiva eficaz. . e dos poucos que mostrou at...ler comentário completo »
      PORTO_INVICTUS
      2016-02-19 01h38m por dinda
      podes acrescentar adrian lopez a lista. . . e esta carrada de estrangeiros que cá estão são pagos a peso de ouro. Veja-se os casos de casillas, tello, angel. . . nao estao aqui a ganhar trocos. isso e investimento tambem. . . um mau investimento, no meu ponto de vista.
      PORTO_INVICTUS
      2016-02-19 01h32m por dinda
      investimento ja fez a SAD e muito. . . o mal esta precisamente ai. Poucos jogadores com a nossa cultura.

      Antes de mais, é preciso uma boa mescla, com jogadores nacionais e estrangeiros de qualidade.
      PORTO_INVICTUS
      2016-02-19 01h29m por dinda
      nessa lista acrescentaria hernani. nunca percebi a sua saida apos bons 6 meses no porto
      Luis_FCP1980
      2016-02-19 00h44m por dinda
      Subscrevo na integra.

      Plantel fraco em determinadas posiçoes chave e desiquilibrado, e isto nas competiçoes europeias, onde ha regras de inscriçao de jogadores, tem um peso gigante. A SAD(e Lopetegui) não foram capazes de reparar o erro, apos aquela derrota vergonhosa em Munique?
      SP
      dinda
      2016-02-19 00h29m por SPECIALONESLB34
      Acho que mesmo que ganhe, não sei se o Peseiro fica.
      *
      2016-02-19 00h20m por seamus
      [. . . ]= cag4va
      SPECIALONESLB34
      2016-02-19 00h19m por dinda
      Eu só espero ganhar a taça sinceramente. Ha alguma falta de qualidade no plantel do Porto em posiçoes chave, e ha muita falta de querer. No futuro vamos ver. . . se o Porto mantiver os seus jogadores chave e comprar activos com cabeça, e não apenas para roubar a clube A, B ou C. . . Tudo é possível.

      Se nem a taça for capaz de ganhar, estende-se a passadeira para Peseiro voar para fora do clube. Hoje deu uma de Lopetegui, quer queiram quer não.
      DragonX
      2016-02-19 00h19m por seamus
      Concordo plenamente! Eu sou benfiquista, mas, quando as competições europeias batem à porta, apoio sempre as equipas portuguesas, mesmo as que me são rivais. E hoje sinto-me enojado. . .
      Já somos um país pequeno, onde o futebol jogado e a qualidade dos jogadores do nosso campeonato não permitem ambicionar grandes prestações internacionais, mas quando vejo um chico esperto a dar-se ao luxo de rodar o plantel numa competição como a Liga Europa. . . aí fico mesmo f0d1d0. Já no Ben...ler comentário completo »
      SP
      dinda
      2016-02-19 00h17m por SPECIALONESLB34
      Herrera e Sergio Oliveira são jogadores diferentes. Ambos com qualidade mas o Herrera não é jogador para o estilo de jogo do Porto.
      SP
      dinda
      2016-02-19 00h12m por SPECIALONESLB34
      Exatamente. O Porto está com muitos problemas e sinceramente duvido que ganhem este campeonato se tudo correr dentro do costume. Acredito que as próximas épocas serão dificeis.
      Sergio Oliveira
      2016-02-19 00h11m por dinda
      1000x mais qualidade do que Herrera. E olhem que não simpatizo nem com um nem com outro. Apenas falo do que vejo.
      SPECIALONESLB34
      2016-02-19 00h10m por dinda
      As principais contrataçoes nesta epoca do Porto passaram por jogadores portugueses. Veja-se o caso de Andre e Danilo, que hoje são jogadores nucleares no plantel. Esta SAD devia e podia reconstruir a defesa com jogadores portugueses. . . qualidade em alguns não falta. Veja-se o caso de Hugo Basto do Arouca, Frederico Venâncio do Setubal, etc etc. Tudo jogadores capazes e ainda com potencial para crescerem.

      A estrangeirada é sempre bem vinda, desde que seja para acrescentar qualidade. . .
      SP
      dinda
      2016-02-19 00h05m por SPECIALONESLB34
      Sergio Oliveira pelos vistos é vivo. Horrivel o que fizeram a este jogador depois da época que fez no ano passado e o europeu de sub 21. Mais que nunca, o Porto precisa destes jogadores. Olhem para o André André.
      apesar das invençoes
      2016-02-19 00h02m por dinda
      gostei de layun e de sergio oliveira, que foi o unico jogador capaz de ter bola. de resto todos muito aquem das expectativas.

      A mentalidade deste clube nunca foi nem nunca será jogar nas expectativa. . fizemos o que? 2 remates a baliza?
      SP
      dinda
      2016-02-19 00h02m por SPECIALONESLB34
      Quase de acordo com tudo.
      foi isto que eu vi
      2016-02-19 00h00m por dinda
      exibição muito fraquinha do porto, onde o treinador claramente inventou. Apesar de não ter muitas opções para a defesa, ele só tinha que colocar jogadores para as respetivas posiçoes, leia-se victor garcia e verdasca, e deixar as invençoes para os amigáveis. Ah, para mim Angel não conta.

      Peseiro não tem culpa do plantel desiquilibrado que tem (apenas 3 baixas e ficamos assim desfalcados? lol acho que nem o leixoes), mas tem culpa nas opçoes que tomou. Marcar em Dortmund ...ler comentário completo »
      SP
      DreamOn
      2016-02-18 23h50m por SPECIALONESLB34
      Não concordo. Este Porto não tem essa capacidade. Já assisti a grandes equipas do Porto e essas conseguiam mas esta não me parece. Fala-se muito da Luz mas achei que foi um jogo muito mau do Porto que é branqueado e bem com a vitória, até porque no final isso é que conta. Mas sinceramente, essa conversa de terem feito um grande jogo na Luz é um mito.
      DR
      SPECIALONESLB34
      2016-02-18 23h47m por DreamOn
      É difícil. mas como eles provaram na Luz, o Porto tem mil vidas. Parece que já foi, e aí estão eles. E depois do banho de bola, só levarem 2-0. Os alemães arriscam-se a vir aí pensando que isto está decidido, e que o Porto não dá luta. Um golo madrugador, ou uma expulsão do Dortmund, e isto está aberto.
      SP
      DreamOn
      2016-02-18 23h44m por SPECIALONESLB34
      Muito dificil o Porto passar. Para além de o Porto ter de marcar três golos, basta o Dortmund marcar um.
      DR
      Porto
      2016-02-18 23h38m por DreamOn
      muito abaixo do que podia fazer.
      E por incrivel que pareça: o Dortmund também.

      Um Porto a sério podia ir lá marcar uns golitos. E perder por um, ou até empatar.
      Um Dortmund que não andasse a passear no campo tinha goleado o Porto hoje.

      Acho que no geral, acaba por ser um bom resultado para o Porto, que ainda têm hipóteses em casa. Se se aplicar. E boa sorte para a segunda mão.
      Lol ARDEU!
      2016-02-18 23h37m por TheOneReincarnated
      Esqueçam lá isso. Foi bom participar.
      JM
      Pequeno problema
      2016-02-18 23h16m por Jmbosg
      Reparei que a estatística anterior só contava com resultadoa até 2008. Penso que desde o 2008 (Schalke 04) a última vez que o Porto jogou contra alemães foi o Bayern o ano passado, o que perfaz um total de 13 vitórias, 5 empates e 9 derrotas.
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Benfica
      Únicos clubes que tentaram contratar o técnico
      Mauricio Pochettino continua um treinador livre desde que deixou o Tottenham no início da época 2019/20 e apesar de ter sido associado a vários emblemas só dois tentaram ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      jolokiabhut 18-09-2020, 07:41
      j-f-uite 18-09-2020, 03:32
      tommy7x 18-09-2020, 03:29
      KE
      Kempes 18-09-2020, 02:59
      JO
      jorslb1 18-09-2020, 02:56
      Mais_informacao 18-09-2020, 01:30
      ReturnoftheEagle 18-09-2020, 01:28
      Mais_informacao 18-09-2020, 01:27
      Mais_informacao 18-09-2020, 01:24
      coolstreamm 18-09-2020, 00:57
      Kurika 18-09-2020, 00:41
      Francis9PT 18-09-2020, 00:33
      SCBFAN 18-09-2020, 00:32
      JO
      josebrito123 18-09-2020, 00:32
      lvr1vsc 18-09-2020, 00:31
      KE
      Kempes 18-09-2020, 00:28