placardpt
    Sporting imperial na Luz

    11 jogadores contra uma equipa e... um cérebro

    Exibição de sonho e resultado exemplificador de superioridade. O Sporting apresentou-se imperial na Luz, com uma muito maior inteligência na abordagem à partida em relação a um Benfica que Rui Vitória tinha prometido ser uma equipa, mas que se mostrou ansioso, instintivo e, depois, desnorteado. Nas águias, muito a rever depois deste dérbi onde o melhor jogador foram os adeptos. No Sporting, a certeza de que o leão é, senão o, um dos grandes candidatos ao título. E Jesus é o grande obreiro.

    A inteligência de abordagem ao bloco reduzido

    Troca de alas
    Rui Vitória tentou surpreender e lançou Guedes na esquerda e Gaitán na direita
    No papel, Benfica e Sporting são equipas semelhantes. No desenho tático, as semelhanças posicionais do 4x4x2 são muitas. Nos princípios, igualmente dois conjuntos que gostam de bola e que pressionam em cima, compilando o raio de ação num espaço muito reduzido. Então, o que começou por desequilibrar este dérbi? O tempo e a forma de abordagem aos lances.

    Um Benfica mais empolgado e menos frio no início, a arriscar e a jogar à queima, ansioso por mostrar atributos. Um Sporting cerebral, contido e à espera do último timing para ganhar, quase sempre, as bolas. Ruiz e João Mário não eram extremos, mas sim médios interiores que formavam um losango bastante compacto.

    Tal como na Supertaça, Teo marcou ©Carlos Alberto Costa
    Os resultados estavam à vista. O leão matreiro mordeu com força sempre que a águia tentou o voo. Não houve nenhuma descolagem, mas sim um desnorte incrível de jogadores como Gaitán, Samaris ou Eliseu, já para não falar dos centrais, claramente a não conseguirem lidar com o afunilamento de futebol do Sporting pelo meio.

    Tudo isto foi demérito do Benfica? Não, nem metade. A lição que Jesus deu aos seus discípulos passou na íntegra e teve nota 10 na primeira parte, conseguindo o mais díficil (golos) e, depois, o mais fácil (enervar o adversário). E William... Bem, William é a diferença entre uma boa e uma grande equipa. Que jogaço do português!

    Se, ao primeiro e mesmo ao segundo golo encaixado, os adeptos encarnados ainda esboçaram a reação, ao terceiro já muitos se levantavam e assobiavam, atónitos perante o que se ia passando. No topo norte, a bancada superior moldava o rosto de verde e de alegria, num êxtase próprio de quem, ao intervalo, ganhava por 0x3 em casa do grande rival.

    O que mudou ao intervalo?

    Fejsa entrou e saiu
    Era dado como titular, ficou no banco, foi lançado ao intervalo, mas teve que sair, supostamente por problemas físicos.
    Em boa verdade, mudou Rui Vitória uma peça, tirando Eliseu, metendo Fejsa para o meio (que ficou condicionado com um amarelo logo ao segundo minuto) e recuando Almeida para a esquerda. Mas pouco mais mudou. O Benfica continuava desnorteado, tentando alcançar a tranquilidade e a baliza contrária com posse. O Sporting permanecia no seu jogo de contenção, baixando a intensidade, com o jogo de feição.

    Se ao Benfica se pedia verticalidade, essa continuava a não existir. Os movimentos entre linhas de Jonas já tinham desaparecido, os de Gaitán eram muito flanqueados e os de Gonçalo Guedes eram próprios de um jogador imaturo e que não conseguia reagir com frieza à adversidade.

    Bruno de Carvalho esteve no banco e festejou ©Carlos Alberto Costa
    Se do Sporting se esperava uma gestão capaz e segura, essa aconteceu quase na perfeição, tirando uma desatenção que Jiménez não soube aproveitar. João Mário e Bryan Ruiz continuaram com uma ação invisivelmente perfeita, a acompanhar um miolo robusto e capaz.

    Uma vitória justa, sem espinhas e exemplificativa da diferença de poderio das duas equipas atualmente. Jorge Jesus deu banho tático a Rui Vitória e, do Benfica, o melhor que se viu foi na bancada. De longe, a melhor face de um Benfica que ainda não se refez do duro verão quente que teve.

    U Domingo, 25 Outubro 2015 - 17:00
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Carlos Xistra
    0-3
    Teofilo Gutiérrez 9'
    Islam Slimani 21'
    Bryan Ruiz 36'
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Lotação64 642
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 8
    Lances Capitais
    GOLO Sporting
    Teófilo Gutiérrez marca!
    21´
    GOLO Sporting
    Islam Slimani marca!
    36´
    GOLO Sporting
    Bryan Ruiz marca!
    46´
    Benfica
    Ljubomir Fejsa por Eliseu
    67´
    Benfica
    Pizzi por Ljubomir Fejsa
    77´
    Benfica
    Kostas Mitroglou por Gonçalo Guedes
    78´
    Sporting
    Alberto Aquilani por Adrien Silva
    86´
    Sporting
    Gelson Martins por Islam Slimani
    A Chave
    Minuto 21: O Benfica tentava reagir ao golo de Teo, mas o Sporting, na segunda investida à baliza contrária, fez o segundo golo, num excelente cruzamento de Jefferson que Slimani desviou com êxito.
    O Árbitro
    Terá ficado um penálti por assinalar sobre Gaitán, já perto do fim, tal como, com o critério mais rígido, alguns jogadores não teriam acabado o jogo (sobretudo do lado encarnado, com Samaris à cabeça). Mas, num jogo de alta tensão, Xistra decidiu, e bem, ampliar o critério. Sem influência no resultado.
    O Melhor
    William Carvalho
    A diferença entre uma boa e uma grande equipa está, por vezes, num jogador. No Sporting, William é esse jogador. Pelo que joga, pelo que faz jogar, pela segurança e confiança que dá à equipa, com e sem bola. Um regalo para a vista, este William!
    O Pior
    Ansiedade encarnada
    Uma equipa candidata não pode acusar tanto quando sofre golos. Num ápice, as águias transformaram garra em ansiedade, mostrando um número incrível de passes falhados. Samaris, Eliseu e André Almeida foram os rostos mais visíveis.
    Forma
    Benfica
    2015/2016
    12J
    7V
    0E
    5D
    23-12G
    Sporting
    2015/2016
    15J
    10V
    3E
    2D
    32-14G
    Sabia que...by playmaker stats
    HISTÓRICO!!! É a maior goleada do Sporting na Luz para o campeonato (V 0-3) sem golos sofridos
    Rui Patrício bate o seu recorde de jogos sem sofrer golos contra o Benfica (2), já lá vão 180 min. com folha limpa
    Jorge Jesus é o 1.o treinador da história a vencer os 2 primeiros jogos contra o Benfica depois da troca direta com o Sporting
    Jorge Jesus vence pela 1.ª vez na carreira na Luz como visitante em 9 jogos (1V 8D)
    Ao fim de 55 jogos consecutivos sem perder em casa para o campeonato, Sporting (D 0-3) quebra o recorde dos encarnados
    12 jogos depois (8 anos) o Sporting vence na Luz!
    Há 25 anos o Sporting não vencia 4 jogos consecutivos por uma diferença 3 ou + golos (1990 Guimarães, Penafiel, Salgueiros e Boavista)
    Sporting entra na melhor série de vitórias consecutivas (4) da época 2015/16
    Há 20 anos que o Sporting não sofria golos em 2 jogos consecutivos contra o Benfica (Carlos Queiroz 1995/96)
    Sporting marcou mais nos últimos 4 jogos (18 golos) do que nos primeiros 11 encontros (17 golos)
    Sporting chega às 10 vitórias (Jorge Jesus) em 15 jogos, melhor só Leonardo Jardim e Domingos Paciência (11)
    HISTÓRICO!!! Sporting NUNCA esteve com 8 pontos de avanço sobre o Benfica à 8.ª jornada do campeonato
    Mesmo que o SLB tivesse vencido o U. Madeira, (jogo em atraso) seriam 5 pontos de atraso para SCP (última vez em 1976/77 à 8.ª jornada)
    Rui Vitória em 12 jogos já tem tantas derrotas (5) como Jorge Jesus em 2013/14
    Não fora a desastrosa época 2010/11 de Jesus nos primeiros 12J, Rui Vitória teria o pior registo dos últimos 58 anos (5 derrotas) do SLB
    Há 2 anos que o Benfica não perdia 2 jogos consecutivos, em 2013 V. Guimarães (D 1-2 Taça) e Marítimo (D 2-1 Liga)
    Desde que a pontuação por vitória vale 3 pts (95/96), Jesus é o 1.º treinador Sporting a fazer 20 ou + pts no campeonato à 8.ª jorn.
    Sporting infligiu a derrota 300 do Benfica no Campeonato Nacional em 2269 jogos
    Há 20 anos que o Sporting não tinha 20 pontos à 8.ª jornada (23 Out. 1995) Carlos Queiroz foi o último a fazer 20 pts ou + em 94/95
    Melhor aproveitamento Sporting (5 jogos fora na Liga):
    87% J. Jesus (15/16)
    87% P. Sérgio (11/12)
    87% P. Bento (06/07)
    É a 3.ª época consecutiva que o Sporting soma 10 golos nos 5 primeiros jogos longe de Alvalade para a Liga (Jesus, M. Silva e Jardim)
    Sporting é o melhor ataque da Liga NOS 2015/16 à 8.ª jornada com 17 golos
    Sporting regressa à liderança isolada da Liga 2 anos depois. A última vez aconteceu 2013/14 (Jardim v Belenenses à 13.ª jornada +2pts)
    Há 7 anos que o Benfica não perdia em casa por uma diferença de 3 ou mais golos na Luz (D 0-3 Académica)

    Fotografias(41)

    Benfica v Sporting Liga NOS J8 2015/16
    Benfica v Sporting Liga NOS J8 2015/16
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Nova Era
    2015-10-26 15h04m por rickycosta17
    Acho que começou uma nova era no futebol português.
    Um sporting com uma base da formação que foi buscar 4 jogadores para acrescentar experiência a um plantel jovem mas com muita qualidade.
    Com este treinador que consegue tirar proveito máximo dos seus jogadores o sporting prepara-se para atacar um titulo que lhe foge á muito tempo.
    Sporting= Muito Forte Porto = Muito Forte Benfica = Fraco


    PS: Benfica não têm equipa para lutar pelo titulo. Deve lutar com o braga pelo terceiro lugar.
    cacs10
    2015-10-26 11h42m por vmjs
    não concordo muito. . . apesar de saber que alguns jogadores de qualidade inegável podiam ser uma mais valia, penso que o problema não está na equipa e sim no treinador. O benfica tem jogadores de muita qualidade individual, Jonas, Gaitan, Carcela, Samaris, etc etc. . . nota-se que falta entrosamento e coesão. . . a equipa sofre golos em todas as partidas, não sabe defender, a atacar, ataca pelas alas sem um construtor de meio campo. . . isso é tactica de equipa pequena.

    ler comentário completo »
    Rui Vitoria
    2015-10-26 11h27m por vmjs
    tem que acreditar mais nele. . . . . então continua com a mesma tática do ano passado com a diferença de que não saber fazer render a tática e toda gente sabe que jogava em 4-3-3 no Guimarães. Joga com 2 médios defensivos que são muito limitados a atacar e prefere contruir jogo pelas alas. . . ?! Poe Gaitan constantemente do lado errado. . . com Gaitan na esquerda o Sporting ia-se ver as aranhas. . . até o Eliseu parecia que ia de mota na primeira parte quando apanhava o Joao Pereira.
    ...ler comentário completo »
    GRANDE SPORTING!!!
    2015-10-26 10h31m por demonflair
    Existem dois grandes responsáveis pelo resultado deste jogo.

    Jorge Jesus, pela inteligência como conseguiu de forma clara e evidente anular o meio campo do Benfica, reduzindo-o a 0. Alias o próprio Rui Vitória reconheceu-o durante o jogo, pois modificou-o com Fejsa e mais tarde com Pizzi, sem nunca dar bons resultados. Trabalhou a equipa para a eficácia, e interpretou a 2ª parte com grande demonstração de inteligência e maturidade.

    E o outro responsável é...ler comentário completo »
    PA
    Bem dizia o Bruno de Carvalho
    2015-10-26 04h23m por PaoloDiCanio
    que o Benfica ia para a 2ª divisão. . . é que futebol de 2ª divisão já praticam. . . .
    Boa Sorte na luta pela manutenção
    rui v
    2015-10-26 03h45m por ACferrari
    esta equipa do benfica esta muito mal constituida. . . como é possivel ter tantos extremos e NENHUM médio nativo que saiba construir jogo, fazer o timing the ataque defesa etc. . . um João Mário é o que o benfica precisa. . . ou entao apostar no Cristante, pode nao ser o melhor mas é o que o benfica tem. . .
    GV
    Objectivo que resta para a época. . .
    2015-10-26 02h36m por GV5395
    Antes de mais, parabéns ao Sporting, que desta vez foi claramente uma equipa muitíssimo superior à do meu Benfica, que não dispôs praticamente de qualquer oportunidade de golo frente ao adversário, acabando por perder, na minha opinião, não por grande demérito próprio, mas muitíssimo mais por grande mérito do adversário que hoje teve pela frente.

    Mas também acho que não é ainda a altura para os benfiquistas se porem com lamúrias e choradeiras inúteis que de nada servem. E...ler comentário completo »
    SL Benfica 0x3 Sporting CP
    2015-10-26 01h37m por UK-SPORTING10 via mobile
    Lição bem estudada do Sporting. Soubemos aproveitar os erros do Benfica e converter em golos.

    Digo desde já que não esperava que marcassem tantos e não sofressem. Desde já os meus parabéns à estrutura do Clube, que cada vez retira o Sporting daquele "buraco" do qual estava a caminhar sem rumo.
    Brilhante trabalho da estrutura, do treinador e dos jogadores que se estão a adaptar bem às suas ideias.

    E O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR.
    SP
    La_capone
    2015-10-26 00h06m por SPECIALONESLB34
    Comentários que nada contribuem para a discussão.
    Benfica x Sporting
    2015-10-25 22h35m por tigas1995
    O que posso dizer: tenho um grande orgulho nesta equipa. Hoje o Sporting mostrou que está aqui para ganhar o campeonato! Exibição soberba destes 11 jogadores, então se fosse uma equipa. . .

    Em termos individuais a equipa esteve irrepreensível e quero destacar o João Mário, o William e o Slimani que foram os melhores em campo. Mas, no geral, estiveram todos a um nível elevadíssimo. É verdade que fomos eficazes, mas isso só acontece quando se tem confiança. O Sporting teve...ler comentário completo »
    CO
    jatt
    2015-10-25 22h25m por coelho_scp
    Mas eu não estou a falar de mérito até porque a minha equipa teve todo a que ser realista estou a falar é de tu dizeres que o primeiro logo do sporting estava em fora de jogo kkkkkkkkkkkkk não arranjes uns bons óculos que não precisas
    coelho_scp
    2015-10-25 22h02m por jatt95 via mobile
    Se tivesses lido todo o meu comentário, vias que eu dei mérito à tua equipa, principalmente o teu treinador.
    CO
    jatt95
    2015-10-25 21h57m por coelho_scp
    Tás todo queimado da cabeça o primeiro golo fora de jogo? Compra uns óculos o que podes dizer é que a tua equipa não levou mais porque o sporting não quis
    Ainda não acabou!
    2015-10-25 21h47m por iceman87
    Já começam a cantar de galo só porque ganharam no estádio do glorioso. A época ainda não acabou, vamos ver quem vai chorar no final! SL Benfica FOREVER!
    Não se iludam!
    2015-10-25 21h43m por iceman87
    Resultado enganador construído pela sorte! Não se iludam!
    SE
    abram os cordoes a bolsa ja
    2015-10-25 21h38m por semblana
    Melhor abrir os cordoes a bolsa, e trazer andre vilas boas, um portugues que poderia fazer andar o benfica. Fora isso vao ao brasil buscar o TITE , otimo taticamente grande treinador
    Derby
    2015-10-25 21h31m por jatt95 via mobile
    Parece que temos concluir que:
    - o Sporting aniquilou completamente o Benfica;
    - foi talvez o melhor jogo do Sporting neste séc XXI;
    - a campanha Anti-Benfica, em relação aos árbitros foi um dos grandes factores para o resultado de hoje, a entrevista de Marco Ferreira condicionou a arbitragem de Carlos Xistra, ele entrou pressionado no jogo de hoje, validando o primeiro golo do Sporting, irregular em fora de jogo, enfim era o Benfica que comprava tanto os árbitros que ...ler comentário completo »
    O fim do Benfica.
    2015-10-25 21h31m por Sotkio
    Perder 0-3 em casa é muito mais do que três pontos. É quebrar a ideia de hegemonia do Jesus no Benfica. É ter de aceitar que perder os 3 jogos com grandes deste ano, sem marcar um golo que seja, é o início de um período diferente na história do clube. Isto não quer dizer que o Benfica não ganhe já os próximos 5 jogos, não me entendam mal. No entanto, para o campeonato, morreram. Conviver com os 8 pontos, mesmo que só sejam 5, e com a digestão da tareia caseira, vai arruinar o ano. <...ler comentário completo »
    Jorge Jesus
    2015-10-25 21h21m por thekarga5
    É sem dúvida o mestre da tática, podia dar os louros desta vitória a muita gente, mas desta vez ele é o meu alvo, grande treinador!
    SE
    Está a chegar o natal
    2015-10-25 21h20m por semblana
    Desde sempre que falei que de vitoria so tem o nome. E quando chegar o natal vai ter uma grande prenda, ruaaaaaaaaaaaaa
    O homem é 0000000000 fracooo medrozo, sempre que defronta o sporting e JJ, inventa alterando a equipa com medo de JJ.
    E hoje levou mais do mesmo.
    Agora sim o benfica vai andar no deserto uns anos a procura de um milagreiro, para por as MARIAS a jogar bola com raça
    Nao dar 5mi a um treinador campeao varias vezes, e comprar um gimenez e um mitr...ler comentário completo »
    Cont.
    2015-10-25 21h17m por zlatan_ibrahimovic via mobile
    Se há coisas a falhar, porque é que Djuricic e Cristante não têm oportunidades? Falta claramente alguém a pegar na bola no miolo.
    Benfica
    2015-10-25 20h45m por Gnrey_SLB
    Este ano temos um porto com o melhor plantel e um sporting com o melhor treinador, nos tamos em clara desvantagem pois nem temos o melhor plantel nem o melhor treinador(deve ser é o pior dos 3), resta esperar pelo 3°lugar para a proxima época com outro mister tentar o apuramento à CL.
    Cristante
    2015-10-25 20h43m por Gnrey_SLB
    Este menino é assim tão mau para ser suplente de um meio-campo que tem o André Almeida?
    Derby
    2015-10-25 20h40m por zlatan_ibrahimovic via mobile
    Vitória justa. Tudo correu mal ao Benfica e há jogadores que em jogos de alta tensão não rendem ( Gaitán, Jonas, GG, Eliseu ). Primeiro e terceiro golo notou-se a falta de ritmo de Sílvio, a teoca dos alas nada acrescentou, tardou o RV a dar-se conta disso. O Jonas está muito em baixo de forma, devia ser dada oportunidade a uma dupla grega e mexicana, pois Jiménez hoje deu tudo e mais alguma coisa, fiquei surpreso, merecia o golo no lance que ganhou a bola ao Naldo.
    O Sportin...ler comentário completo »
    SC
    Entao?
    2015-10-25 20h31m por SCP_lfx
    Limpinho, limpinho. . É este o Benfica que vai lutar pelo título? Poupem-me. . Se perdessem com o Moreirense direito e não com os benefícios do árbitro voçês neste momento estavam em 1º. . sim OUVIRAM BEM, com benefícios do árbitro na 4ª jornada contra o Moreirense. . . Aquele corrupto bem prejudicou o Moreirense para safar o maior corrupto da história do futebol português por isso. . .

    Sporting é o candidato nº1 do campeonato este ano, sem espinhas. . o Porto ve...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...