placardpt
    Sporting conquista a Taça

    Taça esteve quase em Braga, mas acabou em Alvalade

    2015/05/31 20:03

    Tarde de nervos no Jamor. O troféu da Taça de Portugal esteve quase a ir para Braga, mas os arsenalistas, que estiveram a vencer por 2x0, não conseguiram segurar a vantagem na segunda parte, mesmo a jogar em superioridade numérica. O Sporting, que esteve em desvantagem no marcador até à passagem do minuto 90, salvou-se nos instantes finais e depois resolveu a questão nas grandes penalidades. Alvalade tem motivos para voltar a festejar.

    Éder começou por dar vantagem ao SC Braga ©Carlos Alberto Costa
     O Sporting foi a equipa que entrou melhor no jogo, criando perigo por intermédio de Nani, mas depressa o fulgor inicial se perdeu e os arsenalistas foram equilibrando a partida. O desequilíbrio apenas voltou a surgir à passagem do primeiro quarto de hora, altura em que Djavan subiu pelo corredor esquerdo e num lance individual apenas foi travado em falta dentro da área por Cédric Soares. Marco Ferreira, o árbitro do encontro, de pronto assinalou grande penalidade e mostrou cartão vermelho direto ao lateral-direito leonino, para irritação dos responsáveis do Sporting. Chamado a converter o castigo máximo, Éder não desperdiçou a possibilidade de colocar o SC Braga na frente do resultado.

    A perder e com menos uma unidade em campo, Marco Silva decidiu mexer na equipa aos 20 minutos para tentar equilibrar a equipa. Miguel Lopes foi lançado em campo e o preterido foi João Mário. O jogo por essa altura estava marcado pelas muitas faltas que eram feitas de parte a parte e num desses momentos aconteceu um dos erros do árbitro Marco Ferreira, árbitro que admoestou (e bem) Baiano com o cartão amarelo aos 23 minutos, jogador que segundos depois cometeu uma nova falta em que se justificava a exibição de um segundo amarelo e o respetivo vermelho. Nesse instante, as equipas deveriam ter ficado novamente em igualdade numérica.

    Não faltou entrega nesta final da Taça de Portugal ©Carlos Alberto Costa
    Isso não aconteceu para desespero de Marco Silva, visivelmente desagradado com as decisões da equipa de arbitragem, e pouco depois surgiu o segundo golo do SC Braga, num lance em que Rafa ganhou a bola a Miguel Lopes – não ficou bem na fotografia apesar de estar em campo há pouco tempo – e entrou dentro da área para bater Rui Patrício e ampliar a vantagem. Aos 25 minutos, os minhotos venciam por dois golos que resultaram da eficácia e da forma como souberam aproveitar os erros dos opositores e conseguiram conservar a diferença até ao intervalo, apesar das tentativas do Sporting – mais com o coração do que com a cabeça – em remar contra a maré desfavorável. Faltava acerto na defesa, inspiração no ataque mas, acima de tudo, meio campo aos leões, frente a uma equipa compacta, organizada e confiante pelos golos que apontou.

     

    Empate surgiu mesmo à última e só nos penáltis a situação ficou resolvida

    Golo de Slimani relançou o jogo e permitiu ao Sporting acreditar no empate ©Carlos Alberto Costa
    Nada levava a crer que o desfecho dos 90 minutos ia ser um empate a dois golos. Como se esperava, o SC Braga procurou gerir a vantagem obtida na primeira parte e procurar jogar no erro do adversário. No entanto, o Sporting, obrigado a recuperar de uma desvantagem de dois golos e com menos uma unidade em campo, não começou bem.

    Os leões atacavam com poucos jogadores e a fluidez de jogo não existia. No fundo, estava a ser uma fotocópia do primeiro tempo, com bastantes passes errados e poucas situações incomodativas para Kritciuk. Isto até à entrada para os últimos 15 minutos. A partir daqui e já depois de Marco Silva ter operado todas as substituições – Carlos Mané para o lugar Carrillo e Fredy Montero por Miguel Lopes – o Sporting cresceu.

    O guarda-redes do SC Braga começou a exibir-se com defesas que iam evitando o pior, mas o pior acabou mesmo por acontecer, tanto por mérito dos leões, como de erros defensivos dos arsenalistas que até então não tinham acontecido. Primeiro, aos 84 minutos, Slimani reduziu a diferença no marcador após aproveitar um mau corte de Baiano e o mau posicionamento de Kritciuk, tendo o 2x2 surgido já no período de compensação, numa altura em que muitos adeptos sportinguistas já tinham abandonado os seus lugares, descrentes numa possível reviravolta. Fredy Montero, uma das apostas de Marco Silva na etapa complementar, aproveitou os erros de Aderlan Santos e Kritciuk para assinar o empate e levar a final para prolongamento.

    Nani começou bem, depois eclipsou-se e voltou a aparecer em bom nível no prolongamento ©Carlos Alberto Costa
    Claramente, Sporting e SC Braga não quiseram arriscar demasiado no prolongamento. O cansaço físico dos jogadores era demasiado evidente e ficou bem demonstrado na falta de discernimento nas jogadas de ataque e também no ritmo a que os 30 minutos extras foram disputados. Ritmo baixo – aquele que as pernas ainda permitiam – e à espera das grandes penalidades. 

    A exceção foi um lance de contra-ataque em que só Rui Patrício evitou que Salvador Agra conseguisse desfazer a igualdade. Imediatamente a seguir, faltavam cinco minutos para o término do encontro, Marco Ferreira expulsou Mauro, médio do SC Braga que viu o segundo amarelo. Os últimos minutos foram disputados por dez atletas contra outros dez, mas estava escrito que seria na conversão de castigos máximos que tudo ficaria decidido.

    Houve adeptos do Sporting que chegaram a deixar o estádio quando o SC Braga vencia por 2x0. Mas a festa acabou por ser verde e branca após penáltis ©Carlos Alberto Costa
    Alvalade volta a ter motivos para festejar

    Os nervos eram muitos entre os adeptos do Sporting e do SC Braga. Uns suspiravam por Rui Patrício, outros por Kritciuk e alguns até levavam as mãos ao céu, como que à espera que uma força divina ouvisse as preces após um fim de tarde emotivo. Nisto das grandes penalidades o que decide é a frieza e a eficácia e essa esteve do lado dos verdes e brancos, que acabaram por vencer por 3x1 para gáudio dos milhares de adeptos presentes no Jamor que anteriormente chegaram mesmo a dar a final como perdida.

    U Domingo, 31 Maio 2015 - 17:15
    Estádio Nacional do Jamor
    Marco Ferreira
    2-2
    (3-1 g.p.)
    Islam Slimani 84'
    Fredy Montero 90'
    Éder 16' (g.p.)
    Rafa Silva 25'
    Estádio Nacional do Jamor
    Lotação37 593
    Medidas105x68
    Inauguração1944

    GALERIAS

    Conferência de Imprensa SC Braga
    Conferência de Imprensa SC Braga
    Outras Galerias
    Conferência de Imprensa Sporting
    Sporting v SC Braga Final Taça de Portugal 2014/15
    Conferência de Imprensa Marco Ferreira, Adrien e Alan

    Fotografias(74)

    Sporting v SC Braga Final Taça de Portugal 2014/15
    Sporting v SC Braga Final Taça de Portugal 2014/15
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    SC BRAGA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Supertaça
    2015-06-01 19h00m por roby___98 via mobile
    Bom jogo que vai ser mas acredito que irá para a Luz. O Benfica é mais equipa e o bi campeão.
    SP
    henrikejonas
    2015-06-01 18h31m por Spiderland
    Está lá caladinho, que na minha cidade houve adeptos do teu clube a festejar a treta da taça da liga como se fosse a champions.
    ZE
    henrikejonas
    2015-06-01 17h41m por ZedaEuropa1906
    Caro henrikejonas, o que lhe vale a si, e aos restantes benfiquistas, é a memória curta e selectiva. Terei eu de lhe relembrar que na época de 2003-2004, quando o benfica venceu a Taça de Portugal ao porto, celebraram como se o benfica tivesse conquistado a liga dos campeões?? relembro igualmente que nessa altura o benfica já não vencia um troféu desde a época de 1995/1996, quando também conquistou uma taça. Agora que têm plantéis de 90 milhões, num campeonato de tostões, é que são os ...ler comentário completo »
    NO
    (cont)
    2015-06-01 16h19m por notaartistica
    para ganhar, 2-0 ao intervalo, adversário com 1 a menos, a mandar no jogo, e ate nos penalties tinha do outro lado um GR a coxear. . . não se admite a ninguém aquilo. não ganharam porque não quiseram ou então porque não dao para mais. . . parabéns ao sporting porque apesar de tudo acabou por merecer e é bom ve-los de volta aos títulos. agora é reforçarem-se para haver uma luta pelo titulo a 3.
    NO
    incrivel braga
    2015-06-01 16h16m por notaartistica
    sem tirar mérito ao sporting que notou-se um claro dedo do treinador. . . o que o braga fez ontem foi ridículo. uma equipa que tem TUDO
    HE
    Aquele momento. . . .
    2015-06-01 16h09m por henrikejonas
    . . . em que oiço os cânticos dos sportinguistas na tv e penso cá pra mim: epá!! já não me lembrava que os sportinguistas sabiam festejar. "Só eu sei porque não fico em casa"?? estiveram desde 2008 até ontem fechadinhos em casa à rasca por um título e festejaram como se tivessem ganho a Champions (já nem digo o campeonato) ou que seria o último título conquistado pelo clube. É bem é bem.

    Saudações Benfiquistas.
    HE
    jatt95
    2015-06-01 16h02m por henrikejonas
    Agora é que disseste tudo.
    Não tirando o total mérito do Sporting, obviamente, e que fez de tudo por merecer a taça, questiono-me como é que é possível uma equipa numa final estar a ganhar 2-0 aos 84 min e em vantagem numérica durante quase o jogo inteiro (75min, tempo regulamentar), deixa-se assim empatar sem mais nem menos. Nem com um clube da 2ª divisão isto acontecia. Agora se fosse contra o Benfica podia apostar que o Braga defenderia com unhas e dentes essa vantagem e ganh...ler comentário completo »
    FU
    UK-SPORTING10
    2015-06-01 11h14m por FutebolClubedoPorto1
    nao me gozes me, o seteporting n foi campeone. apenas n perdeu contra o braga b e la foi empurrado para a vitoria mas dai a ser campeao o sporting nunca sera.
    PO
    LOLADA
    2015-06-01 11h04m por PORTO_FORTISSIMUS
    Vcs são campeões? que eu saiba os benfas e que foram campeoes. vcs so venceram uma taçita qualquer que n vos da o direito de serem campeões LOL

    vencem uma taça qualquer e pensam que venceram 20 champions de uma vez LOLADA
    BITW_LastHope
    2015-06-01 10h35m por DiegoSLB
    deixa lá a lagartada festejar. . isto sao muitos anos de desespero por um titulo. .
    Sporting Clube de Portugal ❤
    2015-06-01 09h10m por UK-SPORTING10
    Voltamos aos títulos!

    Campeões da Taça de Portugal, para mim, a segunda mais importante competição.

    Foi um jogo NADA fácil, 80 minutos reduzidos a 10 e a perder por 0-2. Valeu o Esforço, Dedicação, Devoção e no fim veio a Glória!


    Um grande obrigado a todos os jogadores, todos mesmo, inclusive Nani, que está de saída, por ter ajudado a trazer o clube à rota dos títulos.

    Obrigado à equipa técnica e à direção (Bru...ler comentário completo »
    SA
    EPICO
    2015-06-01 07h42m por sandocha
    Estive no Estádio a ver o jogo e só posso dizer que foi uma coisa inacreditável.

    Levei o meu filho e o meu afilhado que se fartaram de pular, dançar e gritar pelo SCP.

    Foi maravilhoso. Começamos bem, depois tínhamos tudo perdido e a seguir a reviravolta com muita dedicação e devoção.

    Por fim a gloria.

    Um cumprimento especial para Bruno de Carvalho.

    sergioconc
    2015-06-01 02h24m por Special_Two
    Vitória mais que justa do scp. A chave do jogo na minha opiniao é sergio conceicao!A vencer 2-0 ao intervalo e a jogar contra 10 recua a equipa e defende o jogo todo?? Foi assim que ele preparou a final da taça???

    Nota positiva para sliman!
    Negativa para carrilo e cedric!

    Saudaçoes desportivas!!
    PA
    pois é
    2015-06-01 01h31m por PauloGT
    a bola toca no Montero aos 92 minutos certinhos. . .
    RR
    correção
    2015-06-01 01h21m por rrl15 via mobile
    Mereceram
    RR
    Jogo
    2015-06-01 01h20m por rrl15 via mobile
    Parabéns ao Sporting
    Sou portista mas é de louvar a atitude dos jogadores do Sporting
    Parabéns
    Merece ram a taça
    VE
    Momento chave
    2015-06-01 00h50m por Verdusco
    A chave do jogo para o zerozero é o penalti do braga? Lol. Ainda dizem que o Braga cresceu no jogo e o SPorting clube de Portugal teve dificuldade de se encontrar no jogo, como se tivéssemos perdido. . . Não só nos encontrámos no jogo como encontrámos a taça! E viva o Sporting clube de Portugal
    VE
    A taça é nossa!
    2015-06-01 00h47m por Verdusco
    OS portistas e os benfiquistas, especialmente estes , porque sentem necessidade de denegrir para se engrandecer nos últimos anos, em que foram claramente fracos, só de há 5 anos para cá é que estão bem, ficaram todos aziados! Queriam que o Braga ganhasse! Sabe sempre bem ver um rival perder e estavam à espera disso! Inchem a Taça é nossa e a supertaça também vai ser! Força Sporting
    LI
    PArabéns
    2015-06-01 00h32m por lionpride
    ao meu Sporting!!!!contra uma arbitragem "matreira" (devido a cartões perdoados ao Braga) com menos 1 durante mais de um jogo inteiro mostraram raça e atitude!!
    Uma palavra para os adeptos de outros clubes que comentam aqui regularmente e conseguem ser imparciais!!!aos Bitw perdador e omg. . . zerozero já é altura de acabar com isto. . . em especial ao user que fala de mouros. . .
    CL
    SCP
    2015-06-01 00h09m por classif1ed
    Podem dizer o que quiserem, a taça é do Sporting e é mais que merecida. Aziados é o que não falta, mas devagarinho o Sporting vai construindo o seu caminho, e BdC no seu segundo ano já ganhou um troféu, além de fazer um grande trabalho a nível financeiro, e graças a BdC o Sporting já é dos 3 grandes, aquele com menor passivo, e apresenta lucros sem ter que vender ninguém.
    O GRANDE SPORTING!!!
    2015-05-31 23h53m por JOTAONE1
    Isto é o GRANDE SPORTING. . . !!
    1B
    Presidente
    2015-05-31 23h35m por 1ber2
    Não gostei absolutamente nada da atitude dele com o treinador. Na minha opinião o treinador fez um excelente trabalho. Se ele mantiver o treinador e manter a aposta num plantel maioritariamente composto por Portugueses, aí já darei o braço a torcer. O godinho lopes e o bettencourt eram maus demais é um facto, mas eu não quero um orelhas traficante ou um bimbo sul-americano à frente do SCP.
    1ber2
    2015-05-31 23h21m por Pete15
    O presidente marche? É só o melhor presidente desde o João Rocha, essa barbaridade que lançaste. lool
    1B
    Orgulho
    2015-05-31 23h05m por 1ber2
    O meu maior orgulho nestes jogadores e neste treinador foi o nunca terem desistido e terem alma até ao fim.

    Espero que o Marco fique. E que o Presidente marche. Não tem nível e parece que quer enveredar por uma politica tipo galinhas estrangeiras ou porto espanhol/sul americano. A meu ver o SCP deve apostar fundamentalmente na cantera (e essa deve ser composta a quase 100% por tugas) e depois ir buscar bons jogadores portugueses que as galinas estrangeiras não querem nem os po...ler comentário completo »
    goleador_17
    2015-05-31 22h56m por rmhmp
    Gr: (Rui Patrício), Boeck, (Luís Ribeiro), (1aquisição caso saia alguém)
    DD: (Cedric), (Miguel Lopes), (André Geraldes), (Riquicho), (Esgaio)
    DE: (Jefferson), Jonathan, (1aquisição caso saia alguém)
    DC: Paulo Oliveira, Ewerton, Tobias, (Nuno Reis ou 1 aquisição)
    MD: (William), (Oriol), (1aquisição caso saia alguém)
    MC: Adrien, João Mário, Wallyson
    MO: Glaud, (1aquisição)
    ME: Iuri, Labyad, Matheus Pereira
    MD: Mané, Gelson...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Técnico abordou a arbitragem do último jogo
    Nuno Espírito Santos, técnico do Nottingham Forest, recordou a arbitragem da última partida diante do Everton. O técnico português corroborou do comunicado do clube ...