placardpt
    Bayern conquista Champions

    Robben oferece o título e torna-se no novo herói da Baviera (2x1)

    2013/05/25 21:41

    O Bayern Munchen é o novo campeão da Europa, tendo levado a melhor sobre o Borussia Dortmund com uma vitória por 2x1, conseguida apenas a um minuto dos 90.

    Arjen Robben é o novo herói na Baviera e o título da crónica não é inocente. Há um ano, o holandês foi tido como um vilão pelos adeptos do Bayern Munchen após ter falhado uma grande penalidade na final da Liga dos Campeões frente ao Chelsea, numa final que se disputou em casa dos bávaros.

    Agora, um ano depois, foi o mesmo Arjen Robben que tomou as rédeas da final e decidiu o jogo a favor do Bayern Munchen, marcando o segundo golo da formação orientada por Jupp Heynckes quando já quase toda a gente em Wembley pensava no prolongamento.

    Mas, sem tirar qualquer mérito à vitória justa do novo campeão da Europa, o Borussia Dortmund não merecia ser penalizado desta forma, pela forma como tornou, juntamente com o Bayern Munchen, o jogo excitante, imprevisível e com bastantes ocasiões de golo (só não houve mais porque os guarda-redes não deixaram). Mas o futebol é também é feito de imprevisibilidade e à terceira tentativa em quatro anos, os bávaros chegam ao topo da Europa.

    Só faltaram os golos para dar brilho ao excelente espetáculo

    A primeira parte foi tudo o que se espera de uma final da Liga dos Campeões. Apesar do equilíbrio registado ao longo dos primeiros 45 minutos, este não impediu que houvesse jogadas de perigo. Aliás, por entre um encontro emocionante e muito bem jogado de parte a parte, jogadas existiram, golos é que nem por isso mas muito por culpa dos guarda-redes.

    A primeira etapa da primeira parte teve domínio claro do Borussia Dortmund. Os comandos de Jurgen Klopp entraram melhor que os adversários e durante esse período criaram quatro ocasiões para marcar sem que o Bayern Munchen se aproximasse da baliza de Roman Weidenfeller. Lewandowski foi o primeiro a tentar a sorte, seguiram-se dois remates de Marco Reus e um outro de Bender. Todos eles foram parados por Manuel Neuer.

    Perante o domínio do Borussia Dortmund, o Bayern Munchen tentou equilibrar e passou a jogar mais sobre as alas, chamando Ribéry e, principalmente, Arjen Robben ao jogo. Mandzukic, após cruzamento, deu o primeiro sinal de perigo dos bávaros (Weidenfeller defendeu) e logo a seguir foi a vez de Javi Martínez cabecear por cima.

    Até ao final da primeira parte Arjen Robben teve à sua conta duas excelentes ocasiões para inaugurar o marcador, mas em ambas permitiu a defesa de Weidenfeller. Entre as duas situações, o Borussia Dortmund, já com menos fulgor do que aquele que tinha mostrado nos instantes iniciais, também ameaçou marcar, valendo ao Bayern Munchen, uma vez mais, Neuer a defender o remate perigoso de Lewandowski.

    Robben desfaz ideia do prolongamento

    Ao contrário da primeira parte, Borussia Dortmund e Bayern Munchen não entraram com o mesmo entusiasmo para o segundo tempo. Pelo menos durante os primeiros 15 minutos, com os comandados de Jupp Heynckes a tentarem descobrir o caminho da baliza de Weidenfeller, no entanto bem tapados pelos jogadores adversários.

    A primeira ocasião de golo pertenceu ao Bayern Munchen e surgiu aos 59 minutos, com Mandzukic a permitir a defesa de Weidenfeller. No entanto, no minuto seguinte, os bávaros acabaram mesmo por chegar à vantagem por intermédio do avançado croata, num lance construído por Ribéry e Robben.

    Nessa altura era o Bayern Munchen que estava claramente por cima do jogo, mas o Borussia Dortmund não se deixou ir abaixo, embora tal fosse impossível pelo espetáculo que Jurgen Klopp dá no banco de suplentes e pela energia que transmite aos jogadores.

    Consequência disso, o Borussia Dortmund foi premiado com o golo do empate, que surgiu através da conversão de uma grande penalidade. Aos 68 minutos, Dante foi imprudente, cometeu falta dentro da área sobre Reus e Gundogan não desperdiçou a oportunidade restabelecer a igualdade.

    O jogo entrou numa fase louca, tornou-se bastante aberto, com o golo a poder aparecer em qualquer altura e junto de qualquer uma das balizas até aos 90 minutos, mas os momentos mais fantásticos aconteceram sempre perto da baliza do Borussia Dortmund.

    Primeito, Subotic milagrosamente e com a baliza aberta porque Weidenfeller tinha sido ultrapassado por Muller, negou o golo a Robben. Pouco depois, Alaba, com um remate de fora da área, obrigou o guarda-redes do Borussia Dortmund a voar para lhe negar o golo e depois foi Bastian Schweinsteiger a testá-lo novamente.

    No entanto, a aproximação do Bayern Munchen à baliza de Weidenfeller teve consequências para o Borussia Dortmund. A um minuto dos 90, Arjen Robben entrou na área, levou a melhor sobre o guarda-redes e rematou para o fundo da baliza, tornando-se no novo herói da Baviera, um ano depois de ter sido vilão contra o Chelsea.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BORUSSIA DORTMUND
    EMPATE
    BAYERN MÜNCHEN

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    BF
    . .
    2013-05-26 21h00m por BFPCM
    levados ao colo é facil. . ribery agressao e dante no penalty era 2 amarelo. . ficava a jogar com 9 .
    RI
    Bayern
    2013-05-26 20h15m por Riquelme10
    Se o futebol é justo só podia ter ganho o Bayern ontem!! Equipa que dominou todo ano na Europa fosse taça, campeonato ou Europa!! Ganhou quem mais mereceu e está tudo dito!!

    Halibut
    2013-05-26 18h12m por txtlive
    Achas mesmo que haverá outro vencedor sem ser o Messi?
    Em 2010, o Sneijder jogou espectacularmente bem, venceu tudo pelo Inter, no Mundial chegou à final com a Holanda, e nem assim venceu a bola de ouro. . Este ano, infelizmente será igual. .
    RS
    Casos do jogo:
    2013-05-26 17h08m por rspct12
    Ribery agride lewandowski e nem amarelo leva.
    dante aos 70 minutos agride novamente reus, essa falta dá origem ao golo do dortmund, mas tambem nem amarelo levou(e se o levasse iria para a rua, visto que ja tinha levado amarelo, numa falta tambem cometida sobre reus) . O bayern jogou melhor, mas é de lamentar estas situaçoes. . .
    HA
    Bayern
    2013-05-26 14h55m por Halibut
    Justo vencedor, o Dortmund se vencesse também merecia, e agora pergunto. . . Quem é que vai ser o melhor jogador do mundo na próxima edição da bola de ouro? O Bayern foi a melhor equipa este ano, será um dos jogadores desta equipa o melhor?
    RS
    hipocrisia tá forte por aqui
    2013-05-26 14h35m por rsk
    Falam do dante e do ribery mas esquecem-se de referir o que o lewandowski fez ao boateng.
    TR
    DSantos11
    2013-05-26 12h24m por treinadordebancada1
    Exato
    Tambem reparei nisso. . .
    É o platini. . . controla tudo, até a história do jogo
    Curioso
    2013-05-26 11h43m por DSantos11
    Os golos da final da Liga Europa e da final de Champions foram marcados praticamente ao mesmo tempo. Senão reparem:
    Torres 60'/Mandzukic 60'
    Cardozo 68' GP/Gündogan 68' GP
    Ivanovic 90+'/Robben 89'
    Há coisas do diabo.
    Grande jogo
    2013-05-26 11h13m por Nomak
    Infelizmente manchada pela arbitragem. Ribery não devia ter ficado em campo , Dante então, é ridículo não ter levado segundo amarelo. A historia do jogo seria outra e a desculpa do" não querer estragar a final" não faz sentido, regras são regras seja na final ou não.
    O INTERESSANTE
    2013-05-26 10h50m por caf23
    e que para o ano muito provavelmente a supertaça europeia será um duelo de GUARDIOLA VS MOURINHO.
    PI
    Final
    2013-05-26 09h23m por Pinho352
    Foi um jogo muito bom, digno de uma final da Champions, duas grandes equipas viradas para o ataque e uma arbitragem irrepreensível, ao nível do jogo.

    Depois de uma primeira parte equilibrada, com claro domínio do Dortmund nos primeiros 30 minutos, os bávaros mudaram o jogo e dispuseram das melhores oportunidades para marcar, incluindo 2 falhanços de Robben e 1 de Mandzukic.

    A segunda parte foi a continuação do final da primeira, com o Bayern a chegar ao gol...ler comentário completo »
    vdef
    2013-05-26 09h10m por Mario_Gotze_10
    e o robben não? para mim robben para homem do jogo, que marcou e assistiu
    DaniMo
    2013-05-26 08h55m por Mario_Gotze_10
    se isso for verdade, a politica de contratações do barca nao melhorou nada, nao acertam uma contratação
    DA
    NEYMAR NO BARÇA OFICIAL!!!!!
    2013-05-26 02h08m por DaniMo
    Neymar confirma na sua conta do twitter
    kung-fu dante
    2013-05-26 00h44m por _edu_
    k" sarda" k o dante deu, devia ter levado no mínimo o 2º amarelo, se não vermelho direto.
    VD
    final champions
    2013-05-26 00h19m por vdef
    bom jogo a que assistimos. . . muito movimentado durante os 90 minutos. . . acho que o bayern foi um justo vencedor. . . . ribery homem do jogo para mim pois esteve envolvido nos 2 lances de golo do bayern.
    EL
    Robben
    2013-05-26 00h11m por elmander221
    Foi justíssima esta final . E para o Robben foi a prenda perfeita . Visto que na época passada ele falhou o penalty que podia dar logo ali a vitória ao Bayern mas o Grande P. Cech também esteve muito bem .

    E neste jogo o Robben falhou 3 ou 4 ocasiões de golo claríssimas . O Borussia esteve muito bem e só é de lamentar a lesão do Gotze .

    Quanto ao Bayern , justa a vitória e época de alto nível . O Guardiola vai ter uma época muito difícil porque o Jupp Heyncke...ler comentário completo »
    _A
    grd final
    2013-05-26 00h06m por _Anger_
    grande jogo, grandes equipas e grande ambiente. . . . . preferia a vitoria do dortmund mas a vitoria do bayern tb traz boas noticias
    MA
    Enfim. . .
    2013-05-25 23h54m por Markes88
    Foi um excelente jogo entre equipas com muito bom futebol ofensivo.

    Só não percebi porque a expulsão do Dante no penalti não se concretizou. E poderia ter mudado tudo, ainda havia 20min para jogar, e com mais um em campo era tudo muito diferente seguramente. . .

    E finalmente o Robben deu-se bem numa final. Tanto talento nos pés e tão pouca sorte nos momentos decisivos, foi um 'aleluia' para ele. . .
    Dortmund 1-2 Bayern
    2013-05-25 23h13m por FCPORTO_AMO-TE
    Achei este resultado um bocado injusto pois gostei muito de ver o Borussia nesta final. Entrou sem medo e assumiu o jogo e foram eles que tiveram as melhores oportunidades de golo na 1ª parte. Ainda assim, excelente exibição tanto do Neuer, como do Weidenfeller.

    Na 2ª parte, o Bayern já entrou mais no jogo e fez o golo. Alguns minutos depois, o Dortmund faz o empate de penalty e volta tudo ao mesmo. Deviam ter expulsado o Dante. Aliás, o Bayern devia era ter acabado com...ler comentário completo »
    !
    2013-05-25 23h02m por JHendrix
    Foi uma excelente partida.

    Primeira parte do Borussia, segunda parte do Bayern.

    Grandes jogadas entre Ribery e Robben nos golos do Bayern.

    Por falar em Robben. . . Finalmente sorri numa final. Hoje parecia que a sua triste sina se ia repetir, mas eis que no final, teve a sua recompensa, com uma finalização de classe.

    O Borussia foi um digno vencido. Grande conjunto, grande treinador, grande alma, grande massa! Um clube muito especial!
    treinadordebanc ada1
    2013-05-25 22h53m por Kurika
    É isso.

    Não percebo esta aversão ao ranking. É a melhor coisa que podia ter acontecido a países como Portugal.

    Se não houvesse ranking e fosse tudo feito por "nome" e "dimensão", Benfica e FCP nunca mais punham os pés no pote 1!
    TR
    porto e benfica pote 1
    2013-05-25 22h50m por treinadordebancada1
    É verdade que porto e benfica sao as equipas mais fracas do pote 1, mas teem resultados, especialmente na liga europa, e em que todos os anos 1 chega no minimo aos oitavos da champions, enquento o city, com o dinheiro, que é o que mais interessa, que todos sabemos, 2 anos em que nao passa o grupo.
    Quanto aos sorteios lá está, nao se sabe, podia calhar um grupo com City, dortmund e nápoles mas tb com galatasaray, metalist e copenhaga por exemplo
    Jogo
    2013-05-25 22h46m por Alma_de_Leao
    Eu ainda não percebi como é que o Dante e o Ribery não foram expulsos
    TR
    Rankings
    2013-05-25 22h45m por treinadordebancada1
    Seriam mais realistas se contassem apenas 2 ou 3 anos, em 5 anos muita coisa muda, o mónaco por exemplo, passa em 5 anos de finalista da champions e equipa de titulo á 2 divisao
    jogos históricos
    U Sábado, 25 Maio 2013 - 19:45
    Wembley Stadium
    Nicola Rizzoli
    1-2
    Ilkay Gündogan 68' (g.p.)
    Mario Mandžukić 60'
    Arjen Robben 89'

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Sobre uma possível saída
    Na antevisão ao embate diante do SC Braga, questionado sobre a elevada contestação, Roger Schmidt voltou a salientar a excelente relação que tem com Rui Costa, ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Inuyashapt 26-04-2024, 13:57
    edgarlima 26-04-2024, 13:55
    Peixe28 26-04-2024, 13:51
    edgarlima 26-04-2024, 13:51
    Shunsuke__Nakamura 26-04-2024, 13:48
    RI
    RicardoHGoat21 26-04-2024, 13:39
    RI
    RicardoHGoat21 26-04-2024, 13:38
    ikercasillasbestgk 26-04-2024, 13:33
    Vic-54 26-04-2024, 13:04
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 12:50
    Vic-54 26-04-2024, 12:46
    JS
    jsilva77 26-04-2024, 12:37
    FA
    fabiopereirascp 26-04-2024, 12:37
    JS
    jsilva77 26-04-2024, 12:36
    JAguiar52 26-04-2024, 12:32
    GFG 26-04-2024, 12:22