placardpt
    Relato de dois históricos do Vitória FC

    A queda de um histórico por quem mais o sente: «O dia mais triste da minha carreira»

    2023/05/15 21:10
    E9

    Nome habitual no tradicional cardápio de equipas de Primeira, o Vitória Futebol Clube parece destoar das lides da Liga 3, onde competiu nas últimas duas temporadas. Contudo, a recente queda confirmada ao Campeonato de Portugal, coloca o histórico emblema sadino num patamar impensável para a sua dimensão, até mesmo para o mais trágico dos adeptos.

    Trágico foi também o desfecho da equipa orientada por Luís Loureiro na Liga 3. Com a manutenção garantida com a dupla vantagem sobre o Oliveira do Hospital, a redução imposta por André Salvador, a um minuto dos 90, ditou uma sentença sentida na pele por mais de 13 mil adeptos sadinos presentes no Estádio do Bonfim, direção e jogadores. Os que ainda defendem o escudo vitoriano e os que por lá deixaram marca.

    Nessa perspetiva, o zerozero foi ao encontro de duas figuras carismáticas do Vitória de Setúbal: Cláudio Pitbull, referência do passado recente e Zequinha, capitão e atual símbolo do clube. 

    Começando com o depoimento do avançado que ajudou a colocar uma Taça da Liga nas vitrines do Bonfim, Pitbull admitiu a ressaca de tamanha hecatombe desportiva: «Ainda não digeri a descida ao campeonato de Portugal», começou por contar.

    «Parti um copo que estava à minha frente»

    «Há um mês, estava no jogo do Vitória FC contra o Sporting, em casa (1-1). Não começou bem a fase de manutenção ali, mas depois conseguiram reagir com aquela vitória, diante do Real Massamá. Com um jogador a menos conseguiram virar», enquadrou Pitbull, antes de abordar o complicado momento da última jornada.

    «Estava a ver o jogo aqui no Brasil com o meu pai, a minha mãe e o meu irmão. Se não me engano estavam 13 mil [adeptos] no Bonfim... Juro: a sensação foi a de me terem enfiado uma faca no peito. Os adeptos, as pessoas de Setúbal não mereciam isto», vaticinou.

    Pitbull teve duas passagens pelo Bonfim @Catarina Morais

    «Porque é que ninguém parou o jogo? Porque é que ninguém caiu ao chão? Sofrer golo aos 89 é um crime, é uma coisa que dói muito... Até parti um copo que estava à minha frente. A minha mãe estava a chorar, já que ela viveu comigo as coisas boas que eu passei aí [no Vitória FC]», relatou Pitbull: «Falei com o Zequinha, ele é um vitoriano e tem uma linda história em Setúbal. Estava muito triste, falei com o roupeiro... Estavam todos muito tristes.»

    Para o futuro próximo do emblema setubalense, Pitbull falou numa reformulação irreversível: «Se não tiver pessoas capacitadas para poder fazer o trabalho, não adianta. Na terceira divisão, se não tiver organização, se não tiver um planeamento... Há muitos jogadores na Liga 3 com condições para jogar na Primeira Liga. O clube vai ter de se reformular para poder dar a volta. Se quiser regressar à Primeira Liga, ao seu lugar, vai demorar, pois é um caminho longo», sugeriu ainda.

    «O essencial é pegar em todos os cacos, ver o que ficou e o que pode ser feito para começar as mudanças. Recebi milhares de mensagem por e-mailInstagram, Facebook, a pedir para voltar a jogar. As pessoas pediram, mas eu disse que não. Agora estou gordinho [risos]», revelou, em jeito de conclusão.

    «Não sei qual vai ser o meu futuro ou o futuro do Vitória»

    Um momento de agonia partilhado também por Zequinha. O capitão dos vitorianos acompanhou o clube de coração da Primeira Liga ao terceiro escalão, terminando a presente época como melhor marcador da Serie B, estatuto que viria a revelar-se insuficiente para as pretensões sadinas.

    «Setúbal está silencioso. Não parece a mesma cidade... Foi o dia mas mais triste da minha carreira», relatou Zequinha, visivelmente abalado com o momento: «Da direção, não estive com mais ninguém. O meu contrato também acabou. Não sei qual vai ser o meu futuro ou o futuro do Vitória. Ainda estou a ponderar o que vou fazer, porque foi um foi uma dor muito grande.»

    Zequinha continuou no clube, mesmo com a descida de dois escalões, em 2020/21

    Apesar do momento indiscutivelmente delicado, o capitão sadino não esquece quem o ajudou a segurar o leme, aquando da descida dos campeonatos profissionais: «Conseguimos dar a volta por cima com todas as dificuldades. Sem direção, eu, o Semedo, o Nuno Pinto e o Mano conseguimos formar a equipa e agora, quando ela estava sólida, entrou esta direção para bem do Vitória.»

    «O Hugo [Pinto, gestor da SAD] tem sido uma pessoa incansável no sistema de querer elevar o clube e descer novamente é bastante frustrante, ainda mais por um golo aos 90 minutos», constatou.

    A formação como solução e o peso da camisola

    Sem definir um cenário perfeito para a reconfiguração vitoriana, Zequinha foi questionado se a tradicional formação do clube seria uma das soluções a manter no futuro. Um caminho que o jogador defende, embora reconheça que a crescente aposta nos jovens da cantera se deva, em grande parte, ao atual contexto. 

    Em festa com adeptos, após o tento decisivo ante o Real SC @FPF

    «Quando estava na Primeira Liga, o Vitória deixou de investir um bocadinho na formação. Em condições de infraestruturas, derivado a todos os problemas que o clube teve. Antes do Hugo entrar, muitos destes jovens que agora se estão a revelar, surgiram pelo que aconteceu ao clube», explicou. «Setúbal é uma cidade com jogadores de muita qualidade em que se pode trabalhar e investir.»

    «Sou apologista de apostar na formação, mas não pode ser 12 ou 14 jogadores [de uma vez], porque ainda estão um pouco tensos. Não sei se me faço entender... Em processo de maturação. É preciso experiência e este ano faltou-nos um pouco disso logo de início», avaliou, o experiente capitão sadino. 

    A rematar a conversa com o zerozero, Zequinha avaliou a política desportiva abraçada, assim como a diferença de representar um clube desta dimensão. 

    «O Vitória foi dos clubes que investiu mais. Foi buscar muitos jogadores à Segunda Liga e, com todo o respeito, é diferente jogar num clube da Segunda Liga com menor dimensão do que estar no Vitória, na Liga 3. A camisola, às vezes, pesa um pouco. Fizeram o melhor que sabiam. Era um grupo bastante bom. Adorei trabalhar com todos, mas não conseguimos.»

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Vitória FC
    2023-05-16 10h18m por moumu
    No papel tinham jogadores com experiência mas havia equipas melhores, também acho que não deviam descer tantas equipas um assunto a repensar pela FPF, esta liga é nacional e devia ser só uma série descendo por exemplo 4 apenas.
    VE
    serginhoslb
    2023-05-16 09h28m por Vercingeto
    Não ponhas o Estrela de Sintra na mesma equação que o Belenenses. Houve negociata de SAD para subirem. Na melhor das hipóteses estaria uma divisão atrás do Belém. Agora estão a jeito como estiveram Vilafranquense e Belenenses de a SAD lhes dar com os pés e ir jogar com outro nome, de um Salgueiros ou assim.
    Vitória
    2023-05-16 04h11m por pedrovito-riafc
    O meu Amor por ti não tem divisão
    VITÓRIA FUTEBOL CLUBE 💚
    Liga Proença
    2023-05-16 03h05m por emanuel92
    E o que é que aconteceu com o histórico Belenenses?
    Teve de começar de novo mas a aberração da B SAD ficou na 1 Liga com dívidas graças ao Proença desta vida.
    E agora que o Clube subiu com todo o mérito à Liga 2 Sabseg anda só a dificultar a coisa. O Proença devia olhar para os clubes históricos e para os que sobem e tem dificuldades principalmente de infrastruturas criando um fundo que permitisse ajudar os clubes que vem da Liga 3 para a Liga 2 Sabseg.
    O ...ler comentário completo »
    Vitória
    2023-05-16 01h48m por brutal_power
    Não mereciamos descer ao Campeonato de Portugal. Esta época foram o dobro das equipas a descer do que os que desceram na época passada por causa de, na próxima época, a Liga 3 vai passar a ter menos equipas. Se não fossem mais equipas a descerem ao Campeonato de Portugal, era certo que íamos ficar na Liga 3. Depois de uma descida de divisão em campo, é mais tempo desperdiçado. O que tem de ser feito é já daqui a uns meses conseguirmos voltar à primeira divisão na próxima época pela justi...ler comentário completo »
    VFC
    2023-05-16 00h29m por emanuel92
    Levantar a cabeça todos, direção, jogadores adeptos socios e simpatizantes.
    Está na altura de se unirem para bem do clube e da cidade de Setúbal.
    Preparar bem a pré época apostar na cantera e em jogadores que possam fazer a diferença e num treinador de preferência que conheça muito bem o VFC e o Campeonato de Portugal.
    Todos juntos unidos voltarão a levantar o Vitória e o colocarão já na próxima época na Liga 3.
    Uma pena
    2023-05-15 23h54m por PSVIEW
    Que por acaso e um dos clube que têm adeptos mesmo vitórianos. Agora é levantar a cabeça e já pensar na próxima época. Apostar nos jovens do clube e tentar uns empréstimos dos escalões acima. Vitória de Setubal, Acadêmica, União de Leiria são clubes que fazem falta a primeira liga, clubes com história e adeptos mesmo do clube.
    Vitória
    2023-05-15 23h14m por robbiefowler9
    Precisam de reformular toda a estrutura desportiva e do plantel antes de pensarem a médio prazo no regresso aos campeonatos profissionais, é manter uma pequena percentagem de jogadores deste ano, acrescentar alguns jovens da formação e ir buscar jogadores com experiência de Campeonato de Portugal ou mesmo dos campeonatos distritais da zona de Lisboa/Setúbal

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    A análise do técnico
    No balanço do encontro, o técnico do Rio Ave fez uma análise detalhada dos 90 minutos diante do Benfica.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    AzulMais 18-05-2024, 07:01
    moumu 18-05-2024, 03:06
    moumu 18-05-2024, 03:03
    moumu 18-05-2024, 03:01
    RV
    RVL22 18-05-2024, 02:58
    RV
    RVL22 18-05-2024, 02:57
    RV
    RVL22 18-05-2024, 02:57
    moumu 18-05-2024, 02:14
    moumu 18-05-2024, 02:12
    moumu 18-05-2024, 02:10
    moumu 18-05-2024, 02:10
    moumu 18-05-2024, 02:09
    moumu 18-05-2024, 02:08
    moumu 18-05-2024, 02:07
    moumu 18-05-2024, 02:07
    AS
    asa_scouting 18-05-2024, 02:06