placardpt
    Ex-treinador do Benfica abordou polémica

    Trio encarnado contribuiu para a saída de Bruno Lage? «Criei um grupo chamado Canal Panda...»

    2024/05/16 13:02

    Bruno Lage foi um dos treinadores mais marcantes no Benfica dos últimos anos. Atualmente com 48 anos, o técnico concedeu uma longa entrevista ao Record onde abordou vários temas relacionados com o universo encarnado que vivenciou.

    Um dos principais pontos acabou por ser a saída do clube, na reta final da temporada 2019/2020. «Naquela altura, aceitei a decisão e o presidente avisou que iria comunicar a decisão na conferência de imprensa e que eu já não iria à conferência para me proteger. Ao olhar para trás, faria diferente.»

    «Hoje, eu diria: quer mandar-me embora? Está no seu direito, pois é presidente. Então vamos os dois lá fora e o senhor vai dizer que eu deixo de ser treinador do Benfica, mas que o reforço do plantel não aconteceu como eu desejava. E dizer que dei sempre o corpo às balas na defesa do projeto, que comecei a época sem lateral-direito, adaptando o Nuno Tavares, e que me vai despedir quando faltam quatro ou cinco jogos para terminar o campeonato e tendo a final da Taça para disputar», atirou, antes de responder se já perdoou Luís Filipe Vieira.

    «A pergunta tem de ser se o presidente já se perdoou a ele próprio. Não me pelo facto de me despedir, mas por ter abandonado o projeto que tinha dado tantos frutos no passado. Quer seja ao nível desportivo, como financeiro», confidenciou.

    Para além disso, o treinador abordou o facto de ter tido a casa vandalizada, assim como Pizzi e Rafa, dois dos elementos de um grupo de WhatsApp chamado... 'Canal Panda'. «Foi um acordar diferente e com um ruído à volta de uma equipa de futebol que não tenho memória. Casas vandalizadas, ataque ao autocarro, notícias em todo o lado da mensagem do presidente. Um autêntico furacão… e no Porto, que tinha perdido o jogo anterior, não se passava nada. Isso fez toda a diferença.»

    «Quando saí do Benfica criei um grupo de Whatsapp com os jogadores em questão [Rafa, Pizzi e André Almeida], chamado 'Canal Panda' e enviei-lhes uma mensagem: 'Malta, lá fora eles estão a dizer que me fizeram a cama, mas eu sei o que fizeram por mim, o que deram por mim. O André jogou quase com a perna partida, o que acabou por condicionar o início da época seguinte. O Pizzi e o Rafa marcaram juntos muitos golos e fizeram muitas assistências. Para mim, não há assunto (...) Hoje teria feito as coisas de outra forma e essa é a aprendizagem que fica», referiu.

    «Queria que o João Félix ficasse mais um ano»

    Para além do trio acima mencionado, o timoneiro falou ainda de três atletas: João Félix, Ferro e Adel Taarabt. O primeiro, que acabou por sair para o Atlético de Madrid, recebeu uma «proposta irrecusável», apesar da vontade contrária de Bruno Lage.

    @Carlos Alberto Costa
    «Eu queria que ele ficasse mais um ano, mas isso foi a minha opinião enquanto treinador. Teria feito de tudo para o manter por mais um ano, mas era praticamente impossível. Em termos financeiro trata-se realmente de uma proposta irrecusável. Vender um jogador por aquela quantia era o culminar da visão da construção do centro de estágio e da estratégia de apostar em jovens formados no clube», explicou, antes de abordar a situação do central.

    «Começámos a pré-época na equipa B e o Ferro sentia-se injustiçado por não ter subido à equipa principal. Ele dizia que queria sair, que tinha propostas da 2.º divisão de Itália. Fechei-o no meu gabinete, fui muito duro com ele e até puxei dos galões: 'Então eu vim de Inglaterra para te treinar e queres ir para a segunda divisão italiana?' (...) Seis meses depois acabou por ter a oportunidade dele, na sequência de uma lesão do nosso capitão Jardel, e nunca mais saiu da equipa», argumentou.

    «O Adel ficou em lista de espera. A primeira conversa que tive sobre o Adel foi com o Jonas. Ele disse-me que era um jogador top, que gostava muito dele, que eram amigos. Como segunda opinião, quis ouvir o nosso capitão Jardel que me disse 'o Adel é top' e que nunca tinha tido problemas com nenhum jogador, mas sim com o treinador anterior. Fui chamando o Adel para treinar com a equipa principal. A dada altura houve um treino à porta aberta e ele estava com a equipa», disse.



    Portugal
    Pizzi
    NomeLuís Miguel Afonso Fernandes
    Nascimento/Idade1989-10-06(34 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoMédio (Médio Ofensivo)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Bem lajeado foste
    2024-05-16 21h04m por rubenamapaulinho
    O Pizzidente bem te lixou. . . .
    AS
    se o João Félix tivesse ficado
    2024-05-16 20h19m por asa_scouting
    não seria vendido nem pela metade do valor que foi ao atlético de Madrid.
    Lage
    2024-05-16 17h25m por moumu
    Vitima da queda de rendimento da equipa mas era homem da casa pena agora estar sem clube mas penso que teria mercado em Portugal, pode ser um clube menos grande que o SLB se quer continuar no activo.
    Ispeaksempolemi cas
    2024-05-16 16h47m por AngelEyes
    Sim, é um treinador claramente inexperiente, mas se tivesse tido outro apoio, talvez não tivesse acontecido o que aconteceu. Continuo a achar que foi queimado pela direção, apesar de achar que, neste momento (e talvez nunca mais), não tem nível para treinar o Benfica. O rendimento da equipa também baixou bastante na segunda metade da época, mas com uma melhor gestão emocional e com uma maior profundidade no plantel, tudo podia ter sido facilmente revertido.
    Bruno Lage
    2024-05-16 16h47m por zlatan_21
    Despedido por muito pouco. O JJ fez bem pior e aguentou bem mais tempo do que ele, mas como para se despedir o Lage, não se gastava quase nada, foi fácil despachá-lo.
    Fez muito com poucos recursos.
    Lage
    2024-05-16 16h37m por Tobin
    Tanto tempo calado porque agora aparece?

    A conclusão que tiro é que está a fazer-se ao Benfica.
    Angeleyes
    2024-05-16 16h34m por Ispeaksempolemicas
    O Vieira aproveitou que o Lage era um yes man para poupar dinheiro nas aquisições visto que nos tempos do Jesus gastou à maluca, Lage compartilhava tbm a visão da formação ainda mais tendo tido ele um papel importante na mesma. . . foi comido de cebolada. Ainda assim a experiência no Botafogo tbm não foi positiva e o Lage ainda é um treinador muito inexperiente no que toca a futebol senior. . . o Benfica era mais do que ele conseguia engolir, teve foi um efeito chicotada psicologica e os jogadores gostaram dele ao início.
    Lage
    2024-05-16 16h27m por Taument_da_Silva
    O pessoal já decidiu que há sempre um pequeno um grupo de jogadores no Benfica que existem para fazer a folha ao treinador (seja ele quem for). Não importa o quanto tal ideia seja desmentida pelos próprios intervenientes: nós, que estamos cá fora e nunca pusemos um pé dentro do balneário, é que "sabemos" tudo o que lá se passa.
    Epa
    2024-05-16 15h56m por AngelEyes
    Mas agora já não pode haver contestação? Isto já anda a tomar proporções completamente irrealistas. É assim que a liberdade morre. Agora um gajo incompetente não pode ser assobiado nem pode ser responsabilizado. Enfim, mas alguém cá fora tem culpa do que se passa lá dentro? Que eu saiba não…
    Agora, quanto ao Lage, foi obviamente queimado pelo Vieira, que não reforçou a equipa como devia ser (à semelhança do que aconteceu em 2017) e depois o resultado foi o que se viu. O treinador ...ler comentário completo »
    É incrível. . .
    2024-05-16 15h46m por NuAroundHere
    como após companheiros de equipa, elementos da estrutura e até o treinador em questão (!!!?!!) virem sucessivamente a público abrir completamente o jogo desmentir a ideia, há adeptos que continuam a dizer que houve um grupo de jogadores que "fizeram a cama" ao treinador. . .

    Isto é como levar um daqueles idiotas "terraplanistas" ao espaço e no final o gajo dizer que ainda não acredita e que lhe colaram um poster na janela. . . Há gente com ideias fixas e que nem na presença de provas irrefutaveis dá o braço a torcer. . .
    ZH
    Lage
    2024-05-16 14h46m por zhar
    Depois da melhor 1a volta de sempre , curiosamente logo após o fecho do mercado de inverno. . . de repente e algo perfeitamente normal a equipa do Benfica passa 5 meses em que ganha um só jogo. . . ou está a admitir ser o pior treinador de sempre ou que é um banana. . . quem sabe. . até os 2. . . a seguir também vem defender os jogadores do botafogo que com o campeonato "ganho" começaram a perder jogos após jogos após jogos ate o palmeiras ser campeão?

    Nem falando que o gru...ler comentário completo »
    Canal Panda
    2024-05-16 14h15m por mikev
    "É o Panda! É o Panda é" apontando um lightsaber ao Pedro Guerra
    Momento épico da televisão portuguesa.
    Lage
    2024-05-16 13h23m por Ispeaksempolemicas
    Uma coisa é certa, existe muita contestação no Benfica e assim realmente não é fácil conquistar troféus mas por outro lado os dirigentes do Benfica deixam os treinadores queimar em lume brando para se refugiarem eles próprios da crítica e isso é uma vergonha, os adeptos culpam mais vezes os treinadores e algumas vezes os jogadores mas raramente uma direção que tornou o Benfica pequeno e com uma mentalidade fraca e a pensar só nos negócios nunca tendo uma equipa base para os anos seguintes. La...ler comentário completo »