placardpt
FC Porto x Benfica DIRETO

Travão ou embalo?

Está aí o clássico! FC Porto e Benfica encontram-se no Dragão separados por cinco pontos numa classificação muito favorável para as águias, que, em caso de triunfo, podem ganhar uma folga ainda mais interessante à procura do tetra. Contudo, passar no estádio portista é coisa nada comum nos últimos anos e é a isso que os azuis e brancos se agarram.

A isso e à força do seu estádio, com os seus fervorosos adeptos e uma atmosfera que costuma ser bastante contagiante para os seus jogadores e imponente para os adversários encarnados. Ainda esta semana, um adepto do Benfica admitia (numa reportagem que pode ver aqui) que, no Dragão, as águias tinham a tendência para «bloquear» no palco portista.

Contudo, o contexto é um pouco diferente do que tem sido hábito, já que os encarnados são tricampeões e vivem um momento áureo que, nos últimos 20 anos, era bem mais comum ver do outro lado.

Só que esse aspeto relativo à confiança pode sair beliscado pela questão das opções. Se, na classificação, o FC Porto quer travar a marcha encarnada e o Benfica pretende embalar, em questões de plantel é o grupo de Rui Vitória que tem estado mais travado (por causa das inúmeras lesões), ao passo que o de Nuno Espírito Santo vai cada vez mais embalando para a consolidação da equipa.

Plano A ou plano B?

Neste tipo de jogos, há sempre a tentação de alterar um pouco mais em função do adversário e, nesse sentido, apesar de lançarmos no campo abaixo os onzes mais prováveis, apontamos eventuais planos B que Nuno e/ou Vitória possam reservar.

Nos dragões, para além da dúvida na lateral direita (Layún e Maxi em grande duelo), existe a questão relativa ao segundo avançado, que tem sido Diogo Jota. Numa opção mais alternativa, o técnico poderá abdicar do português por um mexicano: Brahimi pode entrar para dar mais criatividade ou Corona poderá ser escolhido para a direita e implicar a mudança de Herrera para o meio. Ou ainda André André, se bem que aí numa opção bastante mais conservadora.

Nas águias, o facto de Fejsa e Grimaldo não estarem disponíveis aumenta as dores de cabeça do técnico. Sobretudo a meio, pois se Eliseu é o lógico substituto do espanhol, para a vez de Fejsa as dúvidas são um pouco maiores. Samaris é a solução mais evidente, só que pode ser algo curta em termos defensivos (pois o grego não tem jogado muito), o que deixa em dúvida a possível inclusão de André Almeida (ou Danilo ou André Horta) a seu lado, sacrificando Cervi (ou Gonçalo Guedes, numa solução mais contida).

U Domingo, 06 Novembro 2016 - 18:00
Estádio do Dragão
Artur Soares Dias
1-1
Diogo Jota 50'
Lisandro López 90'
Tópicos Relacionados
U Domingo, 06 Novembro 2016 - 18:00
Estádio do Dragão
Artur Soares Dias
1-1
Diogo Jota 50'
Lisandro López 90'
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 10
Forma
FC Porto
2016/2017
16J
10V
4E
2D
29-8G
Benfica
2016/2017
15J
12V
2E
1D
33-10G
A diferença passa por...
FC Porto
Lado direito
Sabendo-se que Eliseu tem apenas 181 minutos somados esta época e que irá a jogo, a estratégia portista pode passar pela exploração desse menor ritmo do português. Herrera tem sido o jogador do lado direito do meio-campo e a sua presença pode funcionar como uma condicionante às incursões ofensivas do adversário, ao mesmo tempo que Jota e/ou André Silva aí podem cair para criar o desequilíbrio, sobretudo em momentos de contra-ataque.
Benfica
Acerto central
Sem Fejsa, surgem dúvidas em relação à zona medular, onde Samaris parece ser o nome mais certo (podendo o companheiro variar entre Pizzi, Horta, Danilo ou mesmo André Almeida). A forma como os escolhidos se comportarão nessa zona, perante um FC Porto que concilia a robustez de Danilo com o fino recorte de Óliver, é fulcral para que a equipa perceba, logo de início, que pode ficar tranquila quanto à mudança.

Confrontos

Golos
Resultados

Estatísticas (Liga NOS 2016/17)

FC PortoBenfica
82Posição17
820Pontos257
818Golos marcados227
4Golos sofridos4
9
Jogos
9
7
7
Golos Marcados
4
8

Fotografias(51)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
BENFICA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
DE
Se o Benfica ganhar
2016-11-06 14h29m por Depurador
O Futebol Clube do Porto, jogando em casa e com atraso pontual, tentou desde o início ter a iniciativa de jogo. Todavia, jogando sem extremos, com Herrera e Otávio com tendência "genética" para interiorizar o seu jogo e posições, o jogo do Porto tornou-se facilmente anulável pelo Benfica. Apesar de, à partida, se vislumbrar apenas Samaris e Pizzi para quatro médios do Benfica, o labor e cultura táctica de Gonçalo Guedes (a somar-se ao meio-campo, quando sem bola) e dos extremos Salvi...ler comentário completo »
DE
Se o Porto ganhar
2016-11-06 13h56m por Depurador
(algumas coisas que se dirão pela futebolândia - parte delas poderão, efectivamente, passar-se, ser assertivas, outras não)


Com Samaris e Pizzi a ser "goleados" pelos quatro médios do Porto, Danilo, Herrera, Oliver e Otávio, a superioridade do Porto foi sempre evidente. Samaris não é Fejsa, está sem ritmo de jogo, e com o condicionamento do amarelo ainda cedo, não conseguiu ser o antídoto para o fortíssimo jogo interior da equipa portista. Acresce que André Si...ler comentário completo »
Visão, por PalancaFCP
2016-11-06 12h34m por PalancaFCP via mobile
Como já vi algures e tal como já havia referenciado, Layún no meio-campo, tem tudo para ser a peça que nos falta. Entretanto não me parece que, tão cedo, NES o torne uma real opção para o miolo.

Outra solução que já foi testada no decorrer de alguns (poucos) jogos, tem a ver com um onze mais ofensivo, constituído do meio-campo para frente por: Danilo, Óliver e Otávio; Corona, Jota e André.

Entretanto a opção mais realista é alinharmos inicialmente com Da...ler comentário completo »
Porto
2016-11-06 11h45m por senhor-doctor via mobile
Conseguiu jogar bem nos jogos grandes, contra Roma e Sporting. Jogam em casa. Espero que seja vitória do Porto para manter o campeonato aberto, se não o Benfica vai ser tipo o Porto a uns anos, com 15-20 pontos de avanço
Porto x Benfica - antevisão
2016-11-06 02h08m por valter_reis_99
Um clássico é um clássico, normalmente. . . são jogos de equilibrio que se decidem nos pormenores. Espero um Porto que vai querer ter a iniciativa de jogo e que vai tentar vencer para não deixar fugir um Benfica que ao vencer começa a obter uma vantagem muito importante, embora seja cedo. E um Benfica que vai querer isso mesmo fugir na liderança, aposto num Benfica ofensivo ou seja não ir no jogo de recuperações de bola e contra-ataques mas encarar o Porto de frente! Hoje em dia a questão ...ler comentário completo »
Porto - Benfica antevisão
2016-11-06 01h49m por 000
Acho esta equipa do Porto ainda a precisar de limar muitas arestas, é uma equipa com várias caras, ainda muito inconsistente. Tem jogadores muito jovens do meio-campo para a frente, como Oliver, Jota, André Silva, Otávio, e acho que será difícil durante uma época inteira carburarem o necessário para lutar taco a taco pelo título. É a minha opinião, apenas, veremos o que virá.

Quanto a amanhã, dou favoritismo ao Porto. O Benfica tem Jardel, Jonas, Rafa, Grimaldo e ...ler comentário completo »
TO
Prognóstico
2016-11-06 00h09m por tomas1904 via mobile
FC Porto 1-2 SL Benfica
Estes jogos sempre difíceis.
2016-11-05 23h59m por ballantines
O ano passado ate o casilhas se lembrou que era um bom Guarda Redes.

O Benfica esta mais forte no geral, mas vai a este jogo com alguns problemas…se o porto tiver personalidade por explorar isso pode abalar a confiança do Benfica e colocar duvidas.

Esta época alguns problemas foram sendo resolvidos, é um plantel muito equilibrado. Mesmo sem jonas …Quando jonas voltar vai ser bem mais fácil fazer golos ate porque é o avançado com mais perfil para o tipo de jogo ...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
entrevista
Parte II da entrevista a Rafael Assis
111 jogos na 2ª Liga. 38 na 1ª Liga. Beira-Mar, Chaves, SC Braga, Paços de Ferreira, Varzim e Trofense. Eis um breve resumo da história de Rafael Assis em Portugal....